TST concede liminar aos Correios

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Márcio Eurico Vitral Amaro, acatou o pedido dos Correios e concedeu liminar na tarde desta quinta-feira (6) determinando que a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) deve garantir um efetivo mínimo de 40% (quarenta por cento) em atividade em cada uma das unidades operacionais da empresa, sob pena de multa diária de R$ 50 mil.

Esta foi mais uma decisão judicial a favor dos Correios no decorrer da semana. No Amazonas, na Paraíba, no Piauí e no Rio Grande do Sul, a Justiça proibiu os sindicatos de impedir o acesso dos empregados ao local de trabalho, bem como a execução normal das atividades.

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 22ª Região, em Teresina (PI), já havia cassado liminar do sindicato dos Correios no Estado, que buscava estender à sua base os benefícios concedidos aos sindicatos que participam da Mesa Nacional de Negociação Permanente. O sindicato do Piauí recusa-se a participar da mesa, mas, contraditoriamente, queria garantir que os acordos firmados fossem estendidos aos trabalhadores do Estado. Segundo a Justiça do Trabalho, o representante do sindicato “claramente teve a oportunidade de usufruir dos benefícios advindos da norma mais favorável, consubstanciada nos Termos de Acordos firmados com a ECT, mas não o fez”.

O levantamento desta sexta-feira (7) mostra que 95% do efetivo dos Correios do Brasil não aderiu à paralisação — o equivalente a 119.218 trabalhadores. Todas as agências estão abertas e todos os serviços, inclusive o SEDEX, estão disponíveis — com exceção dos serviços de entrega com hora marcada em algumas localidades.

Nos locais em que há paralisação deflagrada, há atraso de cartas e encomendas, pois o movimento está concentrado entre os carteiros — do total de 22.522 carteiros que deveriam trabalhar hoje nesses Estados, 5.564 não compareceram (24,7%). Em algumas localidades, até 10% dos carteiros que estavam em greve retornaram hoje ao trabalho. Neste final de semana, a empresa realiza mutirão nos 13 Estados em que há paralisação, para colocar em dia a carga em atraso.

Esta entrada foi publicada em Negociação Permanente e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

34 respostas a TST concede liminar aos Correios

  1. Khan disse:

    É meus amigos andei lendo alguns comentários aqui em outros posts e como tem gente entendida no assunto quando se refere á greve na grande maioria pseudos intelectuais que se acham inteligentes demais para participar de uma greve porque denigre a imagem de nossa querida empesa,deixa descontentes ”nossos” clientes que tudo não passa de politicagem e outras coisas mais só queria lembrar a esses ”nobres” colegas que muitos benefícios que vocês tem foram tirados da empresa boazinha através de greves,30% de periculosidade para carteiros,o próprio convênio medico ,tichet entre outros e quantos mais perdemos por conta de não mobilização contra os ataques da empresa pensem bem antes de atacarem as pessoas que tem coragem de colocar a cara á tapa porque só os covardes se escondem…

    • Dúvida. disse:

      O que é “tichet”?

    • MARCOS BRESSAN disse:

      TÁ CERTO, IRMÃO…CONCORDO E ASSINO EMBAIXO A RESPEITO DO GELO QUE A EMPRESA DÁ NA PIÃOZADA, OU SEJA, NÓIS…ACONTECE QUE EU NÃO FAÇO NADA ME DISSERAM QUE SE EU NÃO FIZESSE EU ESTARIA ERRADO, OU CERTO, SEI LÁ…CONVOCAMOS, NA ÚLTIMA GREVE, UM REPRESENTANTE DO SINDICATO PRA ESCLARECER AS NOSSAS DÚVIDAS, E PRA PODERMOS TOMAR A DECISÃO DE ENTRAR TB EM GREVE, E ISSO FOI EM SETEMBRO PASSADO…ACHO QUE ELE MORREU OU FOI PRO ESPAÇO, SEI LÁ…ATÉ AGORA NADA…NÃO VOU PARAR ENQUANTO O SINDICATO NÃO ME PROVAR QUE TEM SENTIDO, OU PELO MENOS ENQUANTO ELE SEQUER TENTAR FAZÊ-LO, CERTO?

  2. paulo disse:

    para quem queria a abusividade da greve e tambem sua ilegalidade foi uma derrota e tanto os crreioss tem que aprender a negociar nao adianta mais querer ser a dona razao

    • Marcio disse:

      Os correios tem que aprender a negociar??? ta falando serio? quem vai direto pra greve..alias faz questão de não conversar só pra não correr o rrisco de não poder “grevar”

  3. Cabral disse:

    Interessante, os senhores pediram 80% e abusividade da greve, não conseguiram nem um nem outro e ainda diz “decisão a favor dos correios” se os correios desrespeita decisões judiciais e nada acontece, precisamos saber que justiça é essa, mas não será assim, terão que respeitar o act 2013/2014 e manter o nosso plano de saúde, os senhores precisam de votos e nós somos mais de 400 mil votos e fará falta ao governo federal.

  4. carteiro sonhador disse:

    como o proprio correios divulga ja exite mais que essa porcentagem trabalhando,então greve neles por um plano de saude descente,chega de privatizar nosso plano

  5. Alves disse:

    Por que mesmo é a greve?

    • carteiro sonhador disse:

      alves e porque adoramos fazer greve,porque nossos direitos NAÕ estão sendo atacados,porque os corrieos valorizam seus empregados,porque recebemos plr justa,porque ganhamos gratificações iguais,porque SIM

      • Jeferson disse:

        viu é por isso que nunca sabem o que dizem ou querem, era pra ser pelo plano de saúde…

        se tivessem foco já teríamos muito mais adesão e direitos garantidos…

        cambada de perdido…

        • Cabral disse:

          Postal saúde e e passivos do PCCS, mas para uma pergunta irônica uma resposta igual.

        • Cabral disse:

          Precisamos saber de fato o que é a postal saúde, você já conhece o estatuto e seus pontos prejudiciais?

          • Alves disse:

            Não se trata de pergunta irônica, Cabral.

            A greve está ensaiada há muito tempo, como sempre ela vai acabar quando conseguirem uma moeda de troca.

            Sempre foi e sempre será assim, um bando de manipulados fazendo greve, para que alguém consiga uma moeda de troca, no caso uma função.

            Toda hora greve, uma pena que não é numa empresa privada, por que lá isso já teria sido resolvido há muito tempo.

          • carlos disse:

            Cabral, quais são?

          • carteiro sonhador disse:

            Alves vc esta perdido nos seus comentarios ja imaginou se todo trabalhador que esta lutando na greve conseguice uma função nos correios kkkk então não existiria mais corrieos e o principal detalhe e que para conseguir função tem que te o QI( quem indica) fala serio não queremos função alguma tou pouco me lixando para quem tem e quem tem sabe como conseguiu vejo isso todo dia,quero apenas um plano de saude descente que eu possa utilizar com o salario que tenho,que não e o maior das estatais mas posso me manter com dignidade ate poder atraves de muito estudo e dedicação passar em outro CONCURSO e não precisar puxar saco de gerente para conseguir função

  6. #vem pra rua Manaus disse:

    eu acho que a Empresa brinca com seus funcionarios mesmo, nao tem respeito por nós, cada um quer tirar o seu, só pensam em sí mesmos, cadê o vale cultura? Será que vem o
    valor acumulado desde agosto de 2013?
    Que aja justiça.
    Empresa valorize seus funcionários!

    • Alves disse:

      A empresa brinca mesmo!

      Brinca de não descontar dias parados, brinca de pagar horas extras para gente que todos os dias fazem horas extras e não sei como conseguem marcar tantas horas extras todos os dias. O gente com saúde de ferro que fazem horas extras todos os dias.

      Brinca de com excelente convênio médico, brinca tanto que dá até protetor solar, adicionais para até sair na rua.

      Brinca tanto que deixa gente anos e anos afastado para cumprir mandatos sindicais e olha que NEM SERVIDOR PÚBLICO FICA TANTO TEMPO AFASTADO. Servidor público tem limite de afastamento para mandato sindical.

    • Jorginho disse:

      Tá na hora da empresa parar de brincar e mandar pagar os direitos de alguns. Assim eles poderão ter todo tempo do mundo para protestar, fazer greve em outro lugar.

  7. almeida disse:

    Nós que somos empresa, somos vitimados dos seus acontecimentos que aterroriza os nossos direitos
    como trabalhador, Postal Saúde, cabide de emprego politico, um segundo Postalis, pergundo quem
    está cobrindo o rombo do Postalis, asssim será o Postal Saúde, quem viver verá

  8. bruno disse:

    #vem pra rua Manaus.

    Concordo com vc, que haja justiça e DESCONTEM todos os dias parados desses que se dizem “lutar” pq se é pra ficar parado e receber, não é luta e sim descanso remunerado

  9. Jorginho disse:

    Essa ECT é uma mãe com esses empregados: Os Servidores públicos, aqueles que são odiados pela população, tem no artigo 92 da lei 8112 LIMITE PARA O TEMPO DE AFASTAMENTO PARA CUMPRIR mandato sindical e tem até limite de licenças, VEDANDO a prorrogação.

    Na mainha ECT os camaradas ficam a vida toda, aposentam e por isso fica fácil fazer greve… greve…. greve….

    2014 – A primeira greve para o Postal SAÚDE!
    2ª Pela PLR que não vai ter, por que com greve não vai ter lucro não!
    3ª Greve pelo acordo coletivo que vai se resolver depois da copa
    4ª Greve para cumprir alguma coisa no acordo coletivo.

    Então a agenda está repleta de evento em 2014.

    Querem ter direitos de Servidor público, regido pela lei 8112, tais como Estabilidade, benefícios, Carreira com amplo acesso as funções, sem escolaridade, sem necessidade de cargo de nível superior, imunidade tributária, ENTÃO TÁ NA HORA, TAMBÉM DE COMEÇAR A TER O ÔNUS, como limitação para afastamento para exercício de mandatos conforme prevê o artigo 92 da lei 8112.

  10. Vejo que a empresa peca em não fazer com que os funcionarios tenham comprometimento com a sua empresa ou seja, com seu trabalho, vejo que cada funcionario é responsavel pela empresa, por que todos os diretores, gerentes, pessoas que ocupam cargos de gestão e o presidente da empresa são funcionarios de carreira. Essa greve acho sem proposito, o sindicato teria que esperar para ver se as promessas e garantia que estava sendo oferecida seriam verdadeira e compridas, ai sim valeria sentar e negociar, não agora, por que tudo que começa novo tem que ter ajustes.

    • MARCOS BRESSAN disse:

      É ISSO AÍ!!! CHUTA O BALDE PRA DEPOIS VER SE ELE TÁ CHEIO????
      NUM ACHO O MELHOR CAMINHO ISSO AÍ NÃO…

      • Bruno disse:

        Marcos,
        Desculpe, mas entendo que participar dessa greve é que é chutar o balde, para depois ver se ele está cheio. Me parece ser uma greve não cabível… é como se estivesse querendo se prevenir de algo que a Empresa já afirma que não vai ocorrer.
        Se acaso algo do Acordo Coletivo não fosse cumprido, aí sim é que o sindicato deveria se manifestar (não necessariamente com greve).

  11. Marcelo disse:

    Se a empresa continuar sendo essa “mãe” estamos de mal a pior, pq esse sindicato de alienados vai conseguir fazer a gente perder o pouco que ainda resta de credibilidade junto aos clientes.

    ECT, por favor, tome uma atitude, daqui uns meses tera greve de novo e depois de novo..ninguem mais aguenta isso..nem nós trabalhadores, digo os que trabalham e não ficam em estado de greve o ano inteiro

  12. Marcelo disse:

    cateiro sonhador, só uma dica, comece a estudar e muito pra tentar passar em outro concurso..vai precisar estudar muuuuuito

  13. Khan disse:

    Uauu!!! nobres colegas como tem donos dos correios aqui Alves ,Jorginho, Bruno, Marcelo, porque só sendo dono mesmo para serem tão aplicados na defesa da empresa,aliás li num comentário aqui “minha ECT” não passam de meros e bossais empregadinhos satisfeitos em seus mundinhos coloridos kkkkk só rindo mesmo ,nem entrem na luta mesmo……. isso é pra gente grande,quanto a descontar os dias parados concordo quem esta na chuva vai se molhar aliás nosso ticket não caiu hoje a quem possa intessar AOS GUERREIROS ATE A VITORIA ….. aos covardes fiquem na sua

    • MARIAMARIA disse:

      Quem disse q~ue o ticket não caiu ontem???? gastei o meus 809 reais ontem mesmo no intervalo para almoço por volta das 12:30 horas, voce tá atrasado hein???

      • Jorginho disse:

        Interessante é que a maioria dos sindicalistas grevistas,que fazem greve com a estabilidade, com o direito de afastamento, ESTÃO RECEBENDO OS TIQUETES INTEGRAIS.

        Só os guerreiros inocentes é que estão recebendo parcialmente.

        Muito fácil fazer greve com estabilidade e induzir uma manada para conseguir seus reais interesses: ACESSOS AS FUNÇÕES DE ANALISTAS ( 5 a 13 ), ASTEC, ASGET, todo tipo de função que exige uma blá… blá…. blá…

        Não adianta fazer greve o tempo vai mostrar que o acesso as funções é para gente comprometida, capacidade e legitimada para tais funções.

        Funções que demandam redigir um bom texto, um longo relatório técnico NÃO QUEREM NÉ?

  14. Jorginho disse:

    Já estamos fartos desse modus operandi:

    Um grupo de 07 negociadores, escolhidos não se sabe como, parte para a negociação e quando não atendido seus interesses, fazem greve até conseguir as funções de alta remuneração. Então assinam qualquer acordo coletivo.

    Na iniciativa privada compra-se negociadores de outra forma, aqui o modus operandi são as funções de confiança que SÃO RIFADAS.

    é mentira? ENTÃO BASTA VER QUANTOS GREVISTAS ESTÃO EM FUNÇÕES HOJE?

    Capacidade gerencial, não fruto do modus operandi, que consiste em ” dá tantas funções ” ou LEVO A CATEGORIA A GREVE.

    O dia em que os ” Guerreiros, como Khan, Cabral e outros tantos, tiverem um pouco mais de estudo, elevarem seus conhecimentos vão perceber essa massa de manobra.

    A ECT é culpada por isso também: POR QUE SE A ECT CUMPRISSE O SEU PLANO DE CARGOS E A LEGISLAÇÃO, iria ter critérios mais rígidos, legais, meritórios, e maior retorno ou capacidade de entrega de resultados, para que o indivíduo tenha o acesso as funções e isso inibiria a moeda de troca.

    Sim moeda de troca: Empregados de nível médio ou que prestaram concurso para cargos de 2º grau em outros órgãos públicos vem para a ECT e aumentam seus vencimentos, passam a exercer funções privativas de cargos de nível superior.

    Legalmente isso é um ataque aos cofres públicos, mas como quem nomeia na ECT não tira um centavo do bolso a farra continua.

  15. Alex disse:

    Cadê nossa PLR já estamos ao final do 2emestre do ano e os correios não se pronunciam quando pagar o que nosso de direito. Isso é uma vergonha, justiça não consegue obrigar a empresa a cumprirem com sua s obrigações., não determinam o pagamento de nossa PLR por isso os correios tem toda força.

    Art.. 1º Esta Lei regula a participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa como instrumento de integração entre o capital e o trabalho e como incentivo à produtividade, nos termos do art. 7o, inciso XI, da Constituição. Então vou aqui ser muito direto: quem não quer discutir pagamentos que envolvam os conceitos de produção, eficiência e principalmente produtividade não tem como discutir PLR. Pautar a discussão de PLR como incentivo ao trabalhador, seja como prêmio por aquilo que produziu ou para melhoria do que vai produzir sem ter metas, é impossível. Tem que ter como ponto de análise a produtividade, qualidade e lucratividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *