Mesa Temática da Mulher Ecetista realiza primeira reunião

Para compor a Mesa Temática da Mulher Ecetista, representantes dos Correios e das entidades sindicais reuniram-se pela primeira vez, na segunda-feira (14), para conduzir o processo negocial relativo às questões da Mulher, cumprindo o acordo firmado na Mesa Nacional de Negociação Permanente – MNNP-Correios, em reunião ocorrida no último dia 28 de janeiro.

A Mesa terá reuniões mensais que irão subsidiar as discussões da MNNP-Correios, além de instituir metodologias de tratamento para os conflitos e as demandas da Mulher Ecetista. A Mesa Temática também negociará a pauta de reivindicações das empregadas e dos Correios e proporá procedimentos, normas e acompanhamento de ações que visem melhorias nas relações do trabalho integrado com a família.Também acompanhará a implementação do plano de ação do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça e compromisso, firmado entre os Correios e a ONU Mulheres e identificará os programas de políticas públicas do governo federal na busca de parcerias que desenvolvam atividades alinhadas às diretrizes da empresa.

A Mesa Temática da Mulher Ecetista é composta por dez integrantes, sendo cinco dos Correios e cinco das entidades sindicais, garantindo o sistema de paridade representativa.

Esta entrada foi publicada em Negociação Permanente e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

28 respostas a Mesa Temática da Mulher Ecetista realiza primeira reunião

  1. vanderlei aparecido santos disse:

    sera muito proveitoso que ja nesta 1º reuniao se discutam a situaçao dramatica que muitas mulheres trabalhadoras dos correios estao passando, em trabalharem em unidades distantes de seus filhos e familia, ou seja ha nescessidade de serem beneficiadas na questao transferencia.

  2. Cabral gccap disse:

    Muito interessante esta ação, espero que a mesa tenha conhecimento suficiente sobre as condições que as mulheres ectistas tem enfrentado, os gestores nos correios tratam o assunto não como igualdade de gênero mas como igualdade física com os homens, digo que, se a gestão trata a mulher trabalhadora com esses olhos e os mesmos representam a empresa nessa relação, muitas coisas precisam mudar com urgência, mas não deixa de ser uma importante iniciativa e que irá abrir portas para estas mudanças.

  3. ana cristina disse:

    cade a nota da plr?

    • Correios disse:

      Primeira Hora – 23/04/2014

      PLR — Na última reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP-Correios), realizada na semana passada, foram discutidos os critérios para calcular a PLR de 2013 e 2014. O resultado foi positivo, com avanços nos critérios para 2013 e uma nova proposta de metodologia para os próximos anos.
      Para a PLR 2013, ficou decidido que estão fora do cálculo os critérios “Parcela Estratégica” e “Avaliação por GCR”.
      Já para os próximos anos, foi construída em conjunto entre a empresa e a representação dos empregados uma nova metodologia de cálculo, que será mais permanente e com menos mudanças. Este formato proporciona maior segurança aos empregados no pagamento da PLR. Poderão ocorrer alterações em indicadores e metas, que serão feitas a partir de um processo de negociação entre as partes.
      Essa metodologia é resultado de um processo de diálogo permanente, agora estabelecido por meio da MNNP, e com base nas reinvindicações feitas pelos representantes dos trabalhadores e trabalhadoras dos Correios ao longo dos últimos anos.

  4. Vinicius MG disse:

    Boa iniciativa, maaaas… E a PLR? Não vamos ter esse ano?

    • Correios disse:

      Sim, Vinícius!

      Haverá PLR esse ano. Por favor, consulte o Primeira Hora de hoje (23.04.2014). Há algumas explicações sobre os critérios das PLRs 2013 e 2014

      • Wagner disse:

        Porque quando o assunto é a PLR a empresa responde rapidamente, mas quando perguntamos sobre o Vale-Cultura vocês não se manifestam ???

        • Correios disse:

          Boa tarde, Wagner!

          Explicações sobre o vale cultura foram postadas em outros tópicos. Segue uma nota para esclarecimento:

          Informamos que o Vale-Cultura é um benefício recém-criado para todas as empresas e a ECT vem envidando esforços para concessão aos seus empregados, conforme previsto na legislação que rege a matéria. Vale lembrar que esse benefício já foi contemplado no Dissídio Coletivo, porém sem prazo descrito a ser implementado, conforme descrito na cláusula 63 do Acórdão: “A ECT fornecerá aos seus empregados o vale-cultura conforme disposto no Decreto n° 8.084 de 26 de agosto de 2013”.

          Para sua concessão a Empresa está adotando as providências relacionadas ao processo licitatório que segue os prazos previstos na Lei 8.666/93. Informo ainda que conforme previsto no Art. 17 do Decreto nº. 8.084/2013, que rege a concessão do Vale-Cultura, o fornecimento dependerá de prévia aceitação pelo trabalhador. Portanto, o formulário de opção, está em fase de implantação junto à Área de Tecnologia e tendo em vista ser mais 130 mil formulários, tão logo sejam produzidos serão encaminhados aos empregados para a respectiva opção. Dessa forma, sua concessão se dará assim que houver a licitação da empresa que irá operar o benefício para os empregados da ECT. Esclarecemos ainda que o fornecimento será realizado de acordo com a lei e a comprovação de renda ocorrerá pela base do sistema da Empresa.

          A ECT agradece a compreensão e manterá todos os empregados informados à medida da conclusão de cada fase do processo de contratação.

    • Correios disse:

      Conforme Cláusula 06 do Programa de PLR 2013, o pagamento será realizado em parcela única após a aprovação das contas relativas a 2013 pela Assembléia Geral. Todavia, cabe mencionar que os Correios já oficializaram a proposta de PLR aos sindicatos signatários da MNNP-Correios e aguardam a decisão das assembléias, que serão realizadas pelos respectivos sindicatos.

      • Janice disse:

        Boa tarde!

        A Assembléia para aprovação das contas foi realizada no dia 23/04, desde então não tivemos nenhuma notícia referente á PLR . A empresa já oficializou uma proposta?

        • Correios disse:

          Boa tarde.
          As propostas para os programas de PLR 2013 e 2014 foram apresentadas para os sindicatos nos dias 15 e 16/04, em reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente – MNNP-Correios.
          Os sindicatos ficaram de levar as propostas para apreciação em suas respectivas assembleias até a data da próxima reunião, que será realizada nos dias 13 e 14/05/2014.
          Após a apresentação das avaliações, a ECT e os sindicatos definirão as tratativas quanto ao pagamento da PLR 2013.
          Logo que a negociação estiver encerrada (provavelmente no dia 14/05), daremos ampla divulgação do que foi acordado entre as partes.

    • Correios disse:

      Conforme Cláusula 06 do Programa de PLR 2013, o pagamento será realizado em parcela única após a aprovação das contas relativas a 2013 pela Assembléia Geral. Todavia, cabe mencionar que os Correios já oficializaram a proposta de PLR aos sindicatos signatários da MNNP-Correios e aguardam a decisão das assembléias, que serão realizadas pelos respectivos sindicatos.

  5. AMANDA disse:

    Não consigo acessar o Primeira Hora de ontem nem pela Intranet MG nem pela Intranet AC.

  6. caca disse:

    GOSTARIA DE SABER QUANTOS INTEGRANTES DESSA
    MESA TEMÁTICA SÃO MULHERES?

    • Correios disse:

      Boa tarde, Caca!

      Todas as integrantes da Mesa Temática são mulheres, sendo 5 integrantes da Empresa, e 5 representantes dos Sindicatos.

  7. Paulo Henrique disse:

    Deixo aqui algumas sugestões para os representantes da ECT e Sindicatos:

    1ª Proposta de incremento no Plano de Cargos e Salários:

    Adicional de Titularidade, como ocorre em diversas empresas como forma de valorizar e estimular o desenvolvimento dos funcionários.

    Adicional de Titularidade – valor mensal de caráter não cumulativo, correspondente a 7,5% (sete e meio por cento), 15% (quinze por cento) ou 30% (trinta por cento) do salário-base, concedidos aos detentores de pós-graduação “Lato Sensu”, Mestrado e Doutorado, respectivamente, que estejam enquadrados em cargos de provimento efetivos cujo requisito de escolaridade seja o curso superior.

    2ª Extinção da participação financeira (desconto) que pagamos pelo Ticket e pelo Vale Cesta.

    Conforme consta no Parágrafo 1º da Cláusula 61 do Acordo Coletivo: “Os benefícios referidos no caput terão a participação finaceira dos empregados…”

    Sei que isso foi acordado entre a empresa e a FENTEC, mas podemos negociar para mudar isso.

    Em outras empresas e órgão públicos, não há esse desconto.

    3ª Igualdade no compartilhamento das despesas do Correios Saúde

    Não é justo existirem percentuais diferente no compartilhamento das despesas do Postal Saúde, já que os funcionários, sejam eles de nível médio ou superior tem acesso aos mesmos médicos , serviços e exames. Considero isso até ilegal, devendo até ser questionado na justiça.
    Sei que isso foi acordado entre a empresa e a FENTEC, mas podemos negociar para mudar isso. Caso não seja mudado através de negociação, cabe uma ação na justiça, já que não se pode cobrar valores diferentes por serviços iguais.

    4ª Auxilio creche para os homens

    Não é justo apenas as mulheres receberem. Muitos homens são casados com donas de casa (sem trabalho remunerado) ou que mulheres que não recebem tal benefício na empresa onde trabalham.

    No caso do homem e da mulher trabalhar na ECT, apenas um deles receberia o auxílio

  8. José disse:

    Boa noite correios.

    Tem alguma novidade referente a PLR ?

    Foi fechada a decisão das assembléias, que foram realizadas pelos respectivos sindicatos?

    Gostaria de saber se vamos receber e se já tem uma data para o pagamento, pois pergunto para meus superiores e ninguém sabe de nada.

    Obrigado.

    • Correios disse:

      Prezado
      As propostas para os programas de PLR 2013 e 2014 foram apresentadas para os sindicatos nos dias 15 e 16/04, em reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente – MNNP-Correios.
      Os sindicatos ficaram de levar as propostas para apreciação em suas respectivas assembleias até a data da próxima reunião, que será realizada nos dias 13 e 14/05/2014.
      Após a apresentação das avaliações, a ECT e os sindicatos definirão as tratativas quanto ao pagamento da PLR 2013.
      Logo que a negociação estiver encerrada (provavelmente no dia 14/05), daremos ampla divulgação do que foi acordado entre as partes.

  9. José disse:

    Obrigado pela resposta.

  10. vicente disse:

    Era para ter uma mesa dessa para os homens, pois as mulheres aqui da DR/RN não tem o que reclamar: vão aos montes para a área administrativa, embora não abrindo RI, conseguem com maior facilidade transferência para a capital, embora exista homens que desejam trabalhar na capital também.
    Resumindo, são MAIORIA aqui na DR/RN e não minoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *