Mesas Temáticas da Mulher e da Equidade de Raça

No dia 8 de março de 2014, durante reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente – MNNP-Correios, foi instituída a Mesa Temática da Mulher Ecetista que, em seu primeiro encontro, realizado em abril, sugeriu a constituição de Mesas Temáticas Regionais, entre outros encaminhamentos. A proposta foi submetida à Mesa Nacional e aprovada, resultando em Termo de Acordo, firmado no dia 14 de maio de 2014 entre Correios e representantes das entidades sindicais. Na oportunidade também foi assinado o Termo de Acordo que institui a MNNP – Equidade Racial.

A Mesa Temática da Mulher reúne-se mensalmente e já deu inicio às discussões sobre pauta de reivindicações referente às garantias das Mulheres Ecetistas bem como estudos correlatos para apresentação de relatório sobre o tema à VIGEP. A MNNP – Equidade Racial seguirá a mesma metodologia.

A negociação permanente para tratar especificidades relativas às mulheres e à etnia amplia ainda mais o desenvolvimento de boas práticas pelos Correios em relação à equidade de gênero e raça.

As mesas temáticas nacionais e regionais são paritárias, significando um processo democrático em que representantes da empresa e dos trabalhadores e trabalhadoras tratam sobre dois temas extremamente relevantes para os empregados e empregadas dos Correios e também para o desenvolvimento do país, o que não se constitui apenas em compromisso de governo, mas também das instituições. São os Correios caminhando para a equidade de gênero e de raça.

Esta entrada foi publicada em Negociação Permanente e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

72 respostas a Mesas Temáticas da Mulher e da Equidade de Raça

  1. Atendente disse:

    Já que a Mesa trata de equidade de Gênero, deveriam conceder os benefícios de auxílio-creche e auxílio babá aos homens.

  2. Jurisconsulto disse:

    Deveriam criar a MESA TEMÁTICA DOS HOMENS para estender aos trabalhadores ecetistas o benefício CRECHE/BABÁ.

  3. FLAVIO disse:

    MEUS CARO E SOBRE A PLRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
    NADA AINDA

  4. Janice disse:

    Gostaria de saber porque no ano passado , praticamente todos os dias desde o final de Abril já , tínhamos informações referente ao pgto da PLR que em 10 dias após a aprovação das contas seria depositado…, valores, reuniões etc… Este ano já faz quase um mês(23/04) que a Assembléia Geral foi realizada e as contas aprovadas e até agora nenhuma informação… ???

    • Jurisconsulto disse:

      Eu lhe respondo meu caro. Ocorre que este ano temos a tal de Mesa Nacional de Negociação Permanente – MNNP, que foi um tiro na culatra.
      Em decorrências dessas Mesa de Negociações tudo está mais difícil.

      PLR já era!

  5. Fran disse:

    E a PLR?

    Nos últimos comentários o perfil dos correios informaou que semana passada seriam divulgadas as ATAs referentes a PLR. E como ficou? Mesmo os sindicatos não assinando ou concordando, deveria ser divulgada as negociações da mesa. Como é feito com temas referente a mulher ecetista, etc …

  6. wellington pereira disse:

    MUITO OBRIGADO SINDICATO PELA ATENÇAO QUE VCS VEM DANDO COM RELAÇAO A PLR #$%¨&**(((())))_)_ kkkkkkkkk

  7. ATENDENTE disse:

    A PLR FOI PRO ESPAÇO.

    COMO NOS TAMBÉM ESTAMOS INDO

  8. JOAO disse:

    Deveriam criar a MESA TEMÁTICA DOS HOMENS para estender aos trabalhadores ecetistas o benefício CRECHE/BABÁ.

  9. Money que é good nóis num rave disse:

    Balela! A galera toda na expectativa da PLR e a empresa vem com essa conversinha de mulher, francamente. Postem uma notícia que seja realmente do interesse de todos, A PLR 2013. Ou o valor a ser pago é tão pouco que a empresa tem vergonha (ou medo) de divulgar!?

  10. GK disse:

    Parabens as mulheres Ecetistas!!

  11. Fran disse:

    A ATA está anexo ao lado, nos documentos MNNP-Correios, mas trata apenas de como será pago e não traz valores.

  12. Sérgio disse:

    Quanto mais se fala em tratamento separado dos gêneros, mais explicito fica o prenconceito.
    Igualdade se alcança parando de enfatizar as diferenças e agindo de acordo com o que somos: iguais.

    Outro erro dessa MNNP é falar sobre equidade de RAÇAS. É mais do que sabido que não há “raças” dentro da espécie humana. De acordo com a classificação científica, somos na verdade uma subespécie:

    Domínio: Eukaryota
    Reino: Animalia
    Subreino: Eumetazoa
    Filo: Chordata
    Subfilo: Vertebrata
    Classe: Mammalia
    Subclasse: Theria
    Infraclasse: Eutheria
    Ordem: Primates
    Subordem: Haplorrhini
    Infraordem: Simiiformes
    Superfamília: Hominoidea
    Família: Hominidae
    Subfamília: Homininae
    Tribo: Hominini
    Subtribo: Hominina
    Género: Homo
    Espécie: H. sapiens
    Subespécie: H. s. sapiens

    Do ponto de vista científico o conceito de raça não pode ser aplicado a seres humanos por não existirem genes raciais na nossa espécie, corroborado pelo Projeto Genoma. Tratar adequadamente os termos é começar direito rumo “a uma empresa de classe mundial”.

    Enquanto nos fixarmos em “raça”, sempre haverá disputas. Seja pela cor da pele, pela altura, pela origem ou o que for.

    • Jurisconsulto disse:

      EXPLENDIDO!

      Há apenas a RAÇA HUMANA.
      Enquanto o Correios continuar a incitar o racismo e o preconceito às mulheres, fica difícil.

      Cadê o direito dos homens quanto ao aucílio CRECHE/BABÁ??

    • MARIAMARIA disse:

      SERGIO, Tenho que concordar com voce plenamente, só o fato de ter uma Mesa Tematica só para mulheres já é preconceituoso e discriminatorio, porque somos todos funcionários da ECT como os anjos: sem sexo, cor ou raça.

    • Administração Central disse:

      Sérgio,

      vc deu uma aula, agora duvido q essas pessoas coloquem isso na cabeça; já que uma grande quantidade de pessoas acredita na diferença.
      O correto é q na empresa somos todos iguais…

    • sfpo disse:

      Voce parece ser inteligente com toda essa explicação “linguistica cientifica”, então como voce não reconhece as diferenças entre generos?Mulher pode ate executar o mesmo trabalho que um homem, seja carteiro , OTT, atendente, motorista, gerente, etc.Mas as vezes a mulher esta gestante, e ai?Dá 8 kg de carga pra ela levar pra rua no sol por muitos quilometros, ja que ela ganha o mesmo que o colega homem .E vc pode imaginar o que é trabalhar um dia todo em pé e com colicas?As OTTs sabem o que é isso.E sorrir e atender cordialmente todos os clientes por um dia todo quando se esta de TPM, será que é facil?Então meu caro, as mulheres e homens não são iguais, e a empresa se preocupar com a mulher, com a saúde dela, com o trabalho dela, é realmente necessário .

      • MARIAMARIA disse:

        Nós, mulheres, desde há muito tempo lutamos pela igualdade entre os sexos, certo?? então agora não podemos querer tratamento diferenciado nos cargos que ocupamos,o que o colega do sexo oposto tem a ver com nossas cólicas,menopausas e tpm??? mesmo cargo exige mesmo desempenho.

        • sfpo disse:

          É MARIAMARIA, demorou pra vc sair no PDI, gente velha , com cabeça nos anos 70 .Desculpa te avisar mas ja mudamos de seculo, a ECT ta evoluindo nos seus processos tecnologicos e humanos, se vc não vai evoluir junto é melhor cair fora e ir queimar sutiã na sua casa.As mulheres precisam sim ter seus limites fisiologicos respeitados!E olha que eu sempre acreditei na igualdade intelectual entre generos e raças, mas acabo de rever meus conceitos…

          • MARIAMARIA disse:

            É SFPO… não queimo soutiens e nem faço top less(acho que é assim que escreve) para mostrar minha independencia, mostro com igualdade no trabalho seja o cargo que for,já que quero salario justo igual aos Homens então tenho que ser tão produtiva quanto, ou então SFPO já que se acha tão frágil não encare o mercado de trabalho vá pra casa lavar pratos, homens também tem estresse,tem problemas e ficam dando xiliques e nem tentando descontar em alguém,de igual para igual, isso sim é igualdade de genero e equidade de raça.Já pensou a Presidenta Dilma num encontro com chefes de Estado e reclamando das suas alterações hormonais??? seria uma gafe e tanto.AHHH não vou sair no PDIA e o REVEN da minha região disse: ainda bem que não vamos perder mais um funcionario competente e comprometido com resultados.

      • MARCOS BRESSAN disse:

        NEM TANTO…SE FOSSE, JÁ TERIA VISTO QUE O CAMINHO PRA FELICIDADE É FAZER TUDO PRA AGRADAR UMA MULHER, E REZAR PRA DEUS PRA ELA QUERER QUE TE AGRADAR EM RETRIBUIÇÃO….

    • Hellen disse:

      Sérgio, quando se fala de equidade de raça eu penso exatamente como você. Só existe uma raça humana. Legal seu comentário.

      • MARCOS BRESSAN disse:

        QUERIDA, NEM É UMA QUESTÃO DE OPINIÃO!!! NÃO HÁ, ATÉ ONDE SABEMOS, NENHUMA DISTINÇÃO DE RAÇAS NA NOSSA RECEITA, QUIE É O DNA…SIMPLES ASSIM!!!

    • MARCOS BRESSAN disse:

      RAPAZ!! LEGAL VER A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS COMO ERA ANTES DO TEMPO DO ZAGAIA!!!! MAS HOJE EM DIA SÓ SE USAM SETE ETAPAS, PELA DIFICULDADE TÉCNICA GERADA PELO TAMANHO DA COISA…TINHA-SE, POR EXEMPLO, QUE PRONUNCIAR TODOS OS NOMES QUANDO FOSSE FALAR O NOME CIENTÍCFICO DO SER…MAS, CÁ PRA NÓS, QUAL É A DIFERENÇA ENTRE RAÇA E SUBSPÉCIE??

    • MARCOS BRESSAN disse:

      há!!! usa-se atualmente apenas dois, né?? homo sapiens. Ja vi tb o homem moderno definido como sapiens sapiens, para diferenciar o homem primitivo do atual…não seri melhor escrever só isso pra dizer que a definição de raça, ou subespécie, deixou até de ser usada???

      • GOMES II disse:

        Nada disso gente, tanta coisa para definir a raça humana,pra que tudo issso?? esqueceram que agora #somos todos macacos# ?/ pronto todos iguais nem homem nem mulher, apenas macacos.

    • Correios disse:

      Prezado Sérgio
      Agradecemos sua manifestação no Blog de Negociação Permanente dos Correios. Ressaltamos que o tratamento em separado, tanto das questões relacionadas a gênero quanto das questões relacionadas a raça/etnia, no ambiente corporativo, estão abarcadas em um dos três pilares de responsabilidade social das empresas de um modo geral, quais sejam: Sustentabilidade Social, Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Econômico-Financeira.
      Quanto à observação referente ao termo “raça”, é sabido que grande parte dos especialistas entendem que, do ponto de vista biológico, raças humanas não existem. No entanto formou-se no Brasil um conceito social de acordo com as características físicas de cada homem e de cada mulher. Este conceito é reconhecido por instituições especializadas, pelos movimentos sociais e pelos órgãos governamentais responsáveis pela implementação de políticas sociais afetas a gênero e raça, a exemplo da Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (SEPPIR) e Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM). Como os Correios são uma empresa pública, deve seguir no desenvolvimento de suas ações as diretrizes do Governo Federal.

  13. cris disse:

    Mais uma vez,a empresa mostrando transparencia e respeito aos seus funcionarios; em se tratando plr no minusculo, a empresa nao sabe de nada, inocente….

  14. vicente disse:

    Era para ter uma mesa dessa para os homens, pois as mulheres aqui da DR/RN não tem o que reclamar: vão aos montes para a área administrativa, embora não abrindo RI, conseguem com maior facilidade transferência para a capital, embora exista homens que desejam trabalhar na capital também.
    Resumindo, são MAIORIA aqui na DR/RN e não minoria.

  15. EDVALDO SC disse:

    Eu vou fazer uma pergunta aos dirigentes dos correios.Por que nunca se cumpre a data base de negociação,se realmente vai ter plr porque não divulgar valores e a data que vai ser pago.nem que seja r$60,00,mais deem alguma noticia.

  16. Caçador de PLR disse:

    OWWW caros moderadores do blog…ninguem ta qrendo saber de conversa sem fundamento não,,,coloca o q o pessoal qer saber,,,PLR ,,,não perceberam ainda q é só os funcionarios q acessa esse blog…ou acham q tem outras pessoas interessadas.

  17. Carteiro disse:

    A PLR sumiu junto com a competência da empresa. Onde já se viu eles se preocupam com RAÇA. Beleza somos animais agora, já éramos máquinas que trabalha incansavelmente, agora a empresa coloca RAÇA nos “burros” e fica quieta sem divulgar informações e em um belo dia divulga que tem uma PLR de 250,00 para seus funcionários. Assim vamos seguindo. PARABÉNS CORREIOS PELOS 42 MILHÕES GASTOS NA NOVA LOGOMARCA E POR DEIXAR SEUS FUNCIONÁRIOS SEU MAIOR PATRIMÔNIO A VER NAVIOS.

  18. LOIRA disse:

    Se trataram de casos pontuais da PLR como diz um post ali, devia ter informação aqui sobre isso. O ano passado no dia 10 de maio já estavámos com o dinheiro na conta, agora esse ano, além de não termos recebido a PLR ainda (um mês após o prazo de pagamento, pois devia ser paga em abril), nem são colocadas informações sobre esse assunto. O que está acontecendo por aí, estão negociando ou não, vamos ter ou não PLR. Somos bastante cobrados na hora do cumprimento de metas, deviamos ter pelos menos o direito de estar por dentro das negociações referentes a esse assunto. Daqui a pouco chega a Data Base e nem a participação nos Lucros da Empresa recebemos.

  19. Carvalho disse:

    Sabe o que é isso?

    Com tanta greve / manifestações acontecendo, se exporem o valor da PLR agora, vai ser mais uma Empresa a parar… O Brasil já ta de pernas pro ar, aí o Correio para também… Imagina o caos…

    Acho que eh exatamente isso….

  20. Atendentes Tocantins disse:

    Cadê minha PLR? está invistada pra render, os R$ 300.000.000,00 de patrocinio das Olimpiadas?

  21. atendente gaucho disse:

    meu irmao bota a grana na mesa fala quanto e quando e ja era .

  22. CARLOS RENATO LOPES disse:

    COM O FIM DO MONOPÓLIO POSTAL, TEREMOS CONCORRÊNCIA E MELHOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COM PREÇOS MAIS COMPETITIVOS !!!

  23. AgenteAtendente disse:

    Gostaria MUITO de saber sobre PDV, o que houve, nada mais a falar, silêncio total, plr que é bom nada. Já nos acostumamos, pois somos tratados como ralés, já que não fazemos greve, damos lucro (muito), mas não nos dão valor algum. Já tá na hora de Virar o Jogo, demorô.

  24. Ze Ninguém disse:

    Enquanto for discutido direitos das raças e direitos dos gêneros, sempre haverá discriminação.
    Existem Direitos Humanos . Basta dar direitos iguais a todos independente de raça ou gênero.

    Já existe legislação para tratar dos direitos raciais e de gênero. Basta cumpri-la.
    Isso virou mais uma dispersão de outros assuntos como steps salariais atrasados, PLR desiguais e injustas, cobrança excessivas, etc.

  25. GRAÇA E PAZ disse:

    Antigamente o sonho de uma mãe era ver o filho ser advogado ou trabalhar nos correios para ser uma pessoa importante. kkkk
    Hoje elas rezam para ele não entrar nos correios. kkkk

  26. Paulo Henrique disse:

    Queremos Auxilio creche para os homens

    Não é justo apenas as mulheres receberem. Muitos homens são casados com donas de casa (sem trabalho remunerado) ou que mulheres que não recebem tal benefício na empresa onde trabalham.

    No caso do homem e da mulher trabalhar na ECT, apenas um deles receberia o auxílio

  27. Everaldo disse:

    PLR: ASSEMBLEIA DO SINTECT/SP REJEITOU A PROPOSTA DE R$ 272

    Mas dos 18 Sindicatos que participam da Mesa Nacional de Negociação Permanente, 16 aceitaram a proposta, que agora está no DEST para análise e pode ser oficializada.

    site http://www.sintect-sp.org.br/noticias/plr-assembleia-do-sintectsp-rejeitou-a-proposta-de-r-272

  28. jose plr disse:

    os correios irão pagar a plr na terça-feira ( SQN) só que nãooooooooooooo.

  29. Guilherme disse:

    LEIAM:

    Em novas reuniões com a ECT, 16 Sindicatos aceitam a PLR 2013 a ser paga em 2014

    http://www.sintect-sp.org.br/noticias/plr-assembleia-do-sintectsp-rejeitou-a-proposta-de-r-272

    • Guilherme disse:

      Em síntese:

      Em novas reuniões com a ECT, 16 Sindicatos aceitam a PLR 2013 a ser paga em 2014

      Entre os dias 12 e 15 de maio, ocorreram novas reuniões da Mesa Nacional de Negociações Permanentes, conforme também havia sido publicado no jornal O Ecetista de maio, em nosso site e nas redes sociais. Delas, participaram dezoito Sindicatos dos Trabalhadores dos Correios, de vários estados e regiões, e a direção da ECT. Dos 18 sindicatos que participam, 16 informaram que suas bases aceitaram a proposta da ECT de PLR 2013 a ser paga agora em 2014, e dois informaram a recusa de suas bases, dentre eles o SINTECT-SP.

      ECT envia proposta de PLR ao DEST

      Diante deste quadro, a direção da ECT enviou a proposta de PLR aceita pelos 16 sindicatos ao DEST (órgão do Ministério do Planejamento de Controle das Estatais) e pediu ao órgão uma definição sobre como proceder em relação ao pagamento da PLR. Cabe agora ao DEST uma resposta, que não tem como se prever se será rápida ou não. Pode ocorrer a qualquer momento.

      Fonte: SINTECT SP

      • Money que é good nóis num rave disse:

        Para a maioria dos sindicatos terem aprovado deve ser uma proposta muito boa.
        Mas de quanto estamos falando? Alguém sabe?

      • Caçador de PLR disse:

        Aceitaram não!!! Obrigaram o sindicato aceitar, ainda querem jogar a culpa na categoria em dizer q os trabalhadores estão satisfeitos e aceitar a merreca,

  30. Alves disse:

    Agora todos aqueles que se dizem insatisfeitos podem sair graças ao programa de demissão voluntária.

    Quem ficar agora vai ter que trabalhar.

    Por que fácil é ser aposentado e ficar anos e anos nas funções de confiança. Deveria ter ocorrido a dispensa de função antes de divulgar o PDV, porque tem muita gente que andava gritando pelo PDV e agora diz que não vai sair por que o valor é pouco ((( claro está na função ))).

    • Money que é good nóis num rave disse:

      Até onde sei, não vai rolar PDV, mas sim o PDA, que é o Plano de Desligamento de Aposentados, como o nome já sugere vale apenas para empregados aposentados que ainda estão em atividade.

  31. RONALDO PEREIRA DA SILVA disse:

    SAIU A P.L.R.

    A PLR saiu da pauta, não teremos mais esse dinheirino, é que nós precisamos ajudar OS CORREIOS a pagar a divida de nossa nova marca (que ficou uma porcaria) e um pouco dos gastos com a copa/2014.”sabiam que OS CORREIOS tá investido na copa/2014 ?

  32. Vinicius MG disse:

    Como se não bastasse não divulgarem nada sobre PLR, mesmo com quase um mês passado de sua data, agora até o contra-cheque não foi lançado no sistema em pleno dia 26, daqui a pouco começa a atrasar o pagamento, parabéns Correios, pra quem achou que não teria mudanças devido a alteração da logomarca, já começamos a sentí-la, o correios agora sim é uma empresa de nível mundial!

  33. Fran disse:

    Anunciam um Plano de Aposentadoria e segundo fontes de dentro da própria empresa não existe previsão para novo concurso, e nem para chamar novas turmas de outros concursos.

    Além disso começam os projetos piloto de ampliar os serviços do banco postal.

    Salário péssimo, sobrecarga e falta de pessoal … onde vamos parar?

  34. MARCOS BRESSAN disse:

    É VERDADE QUE UM ASSUNTO SÓ MORRE QUANDO É ESQUECIDO…COMO UMA LINGUA MORTA…SÓ RETORNA EM NÍVEL DE ESTUDO, ACADÊMICO…
    A DISCUSSÃO SOBRE A IGUALDADE RACIAL E DE GÊNERO SEGUE ESSA LINHA DE RACIOCÍNIO, MAS NÃO PODEMOS DEIXAR MORRER UM ASSUNTO QUE ESTÁ TÃO POUCO RESOLVIDO QUANTO ESTE, NÃO??
    VERDADE O QUE DISSERAM OS COLEGAS AÍ EM CIMA, QUE SÓ PENSAMOS EM IGUALDADE DE GÊNERO QUANDO LEMBRAMOS QUE A MULHER AINDA, POR INCÍVEL QUE PAREÇA, NÃO TEM DE FATO O ESPAÇO QUE TEM POR DIREITO…O VALE CRECHE PRA PAIS FAIS TODO O SENTIDO DO MUNDO!!! CRIANÇA QUE TEM SÓ PAI NÃO VEI NA CHECHE??? BOBAGEM SEM TAMANHO…
    VAMOS PARTIR LOGO PRO FUTURO!!! TANTA COISA REALMENTE SÉRIA PRA DISCUTIR, E AINDA SOMOS ABRIGADOS A PERDER TEMPO COM ESSAS PICUINHAS BESTAS, MAIS INSTINTIVAS DO QUE RACIONAIS!!!
    O FUTURO É AGORA, UM SEGUNDO DEPOIS QUE VOCÊ TOMA CONCIÊNCIA DELE, E ELE SE TORNA AGORA, MAS CONTINUA SENDO FUTURO, UM SEGUNDO DEPOIS, SEMPRE…

  35. daniel disse:

    RESUNDO O ASSUNTO EU PERGUNTO O QUE DIZ O ARTIGO 5º DA CONSTITUIÇÃO?ESQUECE A RAÇA,COR,SEXO E OUTRAS BALELAS MAIS E VAMOS AO QUE INTERESSA,QUADO SAI A plr?

  36. patricia alencar disse:

    e uma vergonha mesmo. pois a PLR DE CALLCENTER E MAIOR QUE ESSA AI!!!!!!! SE NAO ME ENGANO E MAIS DE 724…………… POIS A JORNADA DE TRABALHO E DE 6HORAS POR DIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *