Reestruturação é novamente tema da Mesa de Negociação

Na reunião de negociação do ACT 2015/2016, realizada nessa quarta-feira (9), representantes dos/as trabalhadores/as puderam assistir a mais um debate sobre a reestruturação da empresa, dessa vez com a presença do assessor da presidência dos Correios, Pedro Amengol.

Solicitado pelas representações dos/as trabalhadores/as, o tema sobre reestruturação incluiu assuntos como a gestão nas regionais, CorreiosPar, MOT e Sistema Nacional de Negociação Permanente – SNNP.

No debate, a assessoria da presidência fez uma explanação sobre o assunto e abriu espaço para tirar dúvidas das representações sindicais.

As cláusulas pendentes da negociação serão tratadas nessa quinta-feira (10).

Esta entrada foi publicada em Negociação Permanente e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

62 respostas a Reestruturação é novamente tema da Mesa de Negociação

  1. SUPER CARTEIRO disse:

    Se realmente o debate foi para tirar duvidas, eu tenho uma duvida, e gostaria de uma resposta sem demagogia política:
    – Se existe um sistema de Negociação Permanente, porque não existe Negociação Permanente?
    ??? alguem lembra do momento que foi dado início, nas discuções do Acordo Coletivo, imposto pela empresa-EBCT ?
    – O que realmente os diretores da EBCT entende por Negociação Permanente ?
    ??? negociação permanente são as negociações realizadas depois do mes de agosto em que são aprovados, e somente aprovados, as propostas imposta pela EBCT ?

    Durante o ano inteiro nos blogs dos CORREIOS foi publicado(e eu imprimi algumas paginas) sobre o crescimento gigantesco do lucro dos CORREIOS… e agora não tem como dar reajuste digno para os colaboradores.

    Negociação Permanente, para quem não sabe, eu vou ensinar o que é:
    – Durante o ano inteiro a Direção dos CORREIOS mostram os lucros e os investimentos e uma projeção do que será investido nos funcionários, isso discutido em uma mesa redonda, para que em agosto seja pago salários e beneficios já reajustados.

    • TODO HOMEM TEM SEU PREÇO disse:

      DENUNCIEM NA POLICIA FEDERAL, MPF E DRT E ORGAOS DE CONTROLE….

    • Batgirl disse:

      Tem certeza que você é carteiro? Não sabe nem a sigla da empresa onde trabalha.

    • Coringa disse:

      EBCT rs? o que é isto? a fila andou senhor.

      • car disse:

        É sim empresa brasileira de correios e telegrafos,

      • car disse:

        essa foi de doer
        eta home curto

      • SUPER CARTEIRO disse:

        Empresa Brasileira de Correios e Telegrafos, não andou!
        – Batgirl, talvez você esteja na quadradeza do mundo e nem percebeu que sua correção deveria ser inteligente. voce ainda está usando a palavra “CARTEIRO”? Tudo bem, é assim mesmo, para uma comunicação o importante é transmitir a mensagem, a menos que seja um documento ou uma aula de português. (será q t alg d uma de prof ? vc usa red sc na net ?)

        – Coringa, tenho certeza que vc vai me entender, eu sei que você “está vendo a fila andar” entre na fila “rsrsrsrs”. Ainda é:
        – Empresa
        – Brasileira de
        – Correios e
        – Telegrafos

        Eu queria saber o que é NEGOCIAÇÃO PERMANENTE na visão da direção do(a) ECT uo EBCT ou ainda simplismente CORREIOS.
        Batgirl ou Coringa vcs sabem o que é esse bicho? ou vcs não são funcionários/colaboradores/empregados dos “Correios” que esperam melhores condições de trabalho.
        OBS: Sou Graduado em duas faculdades e tenho certeza que os mestres e doutores teriam outra visão do texto que vcs não leram. RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS.

    • CAR disse:

      Leia os comentario abaixo e diga: cala a boca maga

    • alquindar alves santos disse:

      Ao invés de patrocinar o “rock in rio” com milhões de reais, porque não apresenta uma proposta digna aos trabalhadores, iremos levar isso ao ministro do TST, e a empresa vem dizer que não tem dinheiro?

  2. sempre alerta disse:

    como de praxe quando chegar negociacoes coletivas aparecer mil pretexto que ect esta no vermelho etc .vejo que o trabalhador ficar sempre 3 plano pois nao deveria pois este e o principal responsavel pela manutencao da ect onde os valores sao contrario pois se esta pagando muitas gratificacaes com funcoes que nao traz nenhum retorno e tambem os patrocinios que sugar os beneficios que outrora seria repasados os trabalhadores com plr.reajuste.etc

  3. sempre alerta disse:

    anem gente…setembro e nenhuma proposta digna….até quando?

  4. sempre alerta disse:

    Dúvidas?

    1. O que se fez com a diferença de R$ 400,00 da PLR não paga na isonomia do ano de 2013/2014 ?
    2. Porque não se divulga o quanto se gasta realmente com patrocinio?
    3. Porque o Plano de Previdência não aplica o montante arrecadado em fundos dos Bancos Privados Nacionais (estes sempre batem recordes de lucratividade)?
    4. Porque existe diferença de valores pagos entre um Gerente de Agencia do Sudeste e um Gerente de Agencia do Norte/Nordeste, e isso não pode ocorrer com os Carteiros, OTTS e Atendentes?

    Respondam estas e depois envio mais, grato. Até mais.

    • alquindar alves santos disse:

      Nossas perdas salariais estão vinculadas aos patrocínios, tais como: handebol, tênis, natação, ginástica ritimica e agora mais de 3 milhões para o “rock in rio”, e para nós 200 reais. Isso é uma vergonha.

  5. Pedro Henrick disse:

    É muita perca de tempo pra pouca competência!
    Muita gente atoa dentro da ECT.
    Resultado: 0 para os empregados.

  6. LEE SOARES disse:

    A DATA BASE E AGOSTO OU JANEIRO? CORREIO NO ANO PASSADO NÃO TIVEMOS AUMENTO APENAS A GIP. SERÁ QUE NESTE ANO NÃO TEREMOS NEM AUMENTO NEM GIP

  7. antonio jabuca city disse:

    pelo andar da carruagem vai ter greve, poderia os atendentes tambem entrar e ai vamos ver.

    • Maísa disse:

      Quero ver não publicarem esta! Concordo com você Antonio, se os atendentes entrarem em greve, aí sim, a empresa vai sentir no bolso. Mas como diria a Mara, os atendentes ganham muito bem, não andam sob sol escaldante e ainda lucram com a greve dos carteiros!

  8. Paulo disse:

    Não esqueçam que a GIP concedida no ano passado deve ser reajusta esse ano!!!

    Cláusula 63 – REAJUSTE SALARIAL

    §2º Sobre a GIP incidirá anualmente o percentual linear de reajuste salarial concedido por ocasião da data-base.

    Enquanto os empregados não terão aumento de salário, o Conselho de Administração aprovou no dia 17/03/2015, conforme trecho abaixo da ata da 2ª Reunião Ordinária, aumento de 5% para remuneração dos diretores e conselheiros. E mais, o auxilio alimentação deles é pago em dinheiro e sem o desconto de compartilhamento.

    CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
    ATA DA 2ª REUNIÃO ORDINÁRIA/2015

    REL/CA-006/2015.

    O Conselho de Administração APROVA, por seis votos a um:

    a) o programa de remuneração dos diretores e conselheiros para o período de abril/2015 a março/2016, com atualização pelo índice de 5% nos termos do anexo 2 do presente relatório;

    d) a desvinculação do auxílio alimentação do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) efetuando o pagamento dos valores do referido benefício em pecúnia concomitantemente com os pagamentos dos honorários mensais.

    • marc costa disse:

      é tanta sigla, tanto nome exótico para uma coisa que deveria ser simples (“reposição anual da perda acumulada sobre os salários”), que no final os empregados vao acabar se perdendo – e perdendo muitos direitos, pois nao têm dominio sobre regras contábeis e nem sobre direitos trabalhistas – muito menos os sindicatos que deveriam nos representar. quero ver como vao acompanhar o cumprimento de acordos de gip1, gip2, gip25, gip da gip, gip da gip da gip,… De tanto olharem para o proprio umbigo, querendo ganhos a todo custo somente para “a base” -nao importa se o resto dos empregados estao sendo prejudicados -, vao acabar perdendo direitos eles proprios. Rejeitaram os abonos, e agora vendem a aprovacao de acordos que nem sequer repoem a inflacao do periodo, por conta de migalhas que vêm pingando a cada ano…

  9. AtEnDeNtE disse:

    Se a situação econômica do país está tão ruim, porque a ECT não diminui as metas?
    Ainda assim, a agência que trabalho atinge a maioria das metas e na hora do reconhecimento…. 🙁
    0,00% de aumento (na verdade, um decréscimo, pq os 100 reais dá menos que a inflação)…e o Correio ainda vai descontar 13% do convênio médico 😛

  10. GERALDO DE ARAÚJO GONÇALVES disse:

    E impressão minha ou mudaram nossa data base para janeiro?Vamos perder cinco meses para quê? Por uma mísera gratificação.Não sou favorável a greve ,mas ela é a única forma de mostrar a indignação de todos.
    O que mais entristece, desanima e revolta o trabalhador, é ver que quanto mais o tempo passa menos se valoriza quem literalmente carrega essa empresa nas costas. Certa vez um ex-diretor nos disse em reunião, “Primeira Hora”, que deveríamos estudar para que pudéssemos ter oportunidade na empresa,mas o que vejo são pessoas sem nenhum preparo ou conhecimento assumindo funções por todos os setores.E por essas e outras que a empresa esta decadente.Parece uma tribo,mas tem muitos caciques pra poucos índios.

  11. Tom disse:

    O pior é ver um monte de gente esperando o concurso pra poder entrar na empresa.

  12. ZE TUBIBA disse:

    É impressionante o quanto a empresa valoriza os seus colaboradores,pois a cada ano que passa o percentual de aumento vai ficando menor.Vai chegar a hora em que vão querer que trabalhemos de graça.

  13. gustavo disse:

    Palhaçada, palhaçada e mais palhaçada. Novamente?

    E os temas então. Beiram o ridículo. O pior que estão enfiando (isso mesmo, enfiando) as diretrizes da ONU dentro da política de empregados da ECT. Ora, isso é claro, pois estão com dificuldades para que a sociedade brasileira deixe que ideologias perversas venham até as nossas terras para nos desturir. O “povo brasileiro” não é tão burro quanto parece … ele ainda possui valores e princípios.

    Vocês sabem muito bem com é que se chama aquele que utiliza de artimanhas, de segredos, para enganar os outros, para tirar proveito dos outros e, caso necessário, aniquilar os outros. Estejam atentos, senhores empregados dos Correios.

  14. QUERO PULAR FORA disse:

    kd nosso aumento?foi para algum patrocinio?

  15. José Robson disse:

    Senhores atendentes, continuem fazendo COMBO, superando metas e ganhando brindes como queijeira, churrasqueira, etc, doando para a empresa de bandeija sua saúde, suas horas de lazer que deveriam passar com sua família, fazendo função de bancários e colocando sua vida em risco, a empresa vai te recompensar muito bem. Conquistas se consegue com lutas e não abaixando a cabeça e dizendo sempre amém. Um pouco e respeito e amor próprio não faz mal à ninguém.

  16. Paulista da Terra do Chopp disse:

    Contra proposta simples da classe dos atendentes :
    Mantem-se este aumento proposto pela Empresa no salário e beneficios e reduz a carga horária de trabalho diario para 6 horas.
    – O que acham?
    – Não é uma boa idéia (51) ?

    • AtEnDeNtE disse:

      Bom, há mais de 10 anos trabalhando nessa indústria vital nunca fiz greve.
      Mas esse ano eu e alguns colegas vamos fazer.

      Todo ano é sempre igual. Os carteiros param, mas o R$ continua entrando para os cofres da ECT por conta dos atendentes. Ou seja, nós atendentes enfraquecemos o movimento 🙁

      Esse ano será diferente…

  17. NEM A PAU JUVENAL disse:

    E a MARA,hein???
    SUMIU….

  18. car disse:

    Só não to entendendo a data base nossa não e agosto? porque vou receber em janeiro,maio talvez proximo agosto quem sabe?

  19. vai vendo!!!!! disse:

    Simplesmente absurda e irresponsável. É assim que vem sendo avaliada pelo movimento sindical a última proposta da ECT antes da grande greve geral que estourará por todo o Brasil a partir do dia 15 de setembro.

    Na manhã desta quinta-feira (10) a empresa apresentou duas alternativas de proposta para a assinatura do acordo coletivo de trabalho 2015/2016. Na primeira está sendo oferecido:

    1 – 9,56% no vale alimentação, vale cesta e demais benefícios; na GIP 1 temos R$ 150,00. A ECT incorpora R$ 100,00 dessa GIP, sendo que dos R$ 100,00, R$ 50,00 já seria incorporado em maio de 2016 (ACT 2014/2015). Portanto, o ganho é de R$ apenas R$ 50,00, pois os outros R$ 50,00 já seriam pagos.

    2 – Criação da GIP 2 no valor de R$ 150,00;

    3 – Fim do vale peru e do auxílio farmácia (serão retirados do Acordo Coletivo).

    No final ficará:

    GIP 1 – R$ 50,00;

    GIP 2 – R$ 150,00.

    Sendo assim as GIP’s 1 e 2 voltam a ser juntas R$ 200,00 com pagamento em janeiro de 2016.

    Na segunda proposta está sendo oferecido:

    3% em agosto de 2015;

    3% em janeiro de 2016.

    Após as ridículas propostas acima, vem a pior parte. A ECT mantém todos os ataques ao plano de saúde criando o pagamento de mensalidade com compartilhamentos de até 30% do valor usado. Além de criar um outro plano de saúde para os novatos chamado de Postal Mais Saúde dividindo a categoria com tratamento diferenciado e total precarização da já combalida Postal Saúde.

    Que a categoria não se engane. Dessa vez, se todos (área operacional e administrativa) não unirem forças para lutar contra o pacote de maldades da ECT, a história se repetirá e toda a categoria, sem exceção, amargará uma terrível precarização a exemplo do que aconteceu com o Postalis e com o Correio Saúde. Portanto, ou todos lutamos e paramos os Correios com o objetivo de defender os interesses da categoria, ou num médio prazo iremos amargar um plano de saúde pior e com descontos de mensalidades para cada ecetista nesse país.

    A situação é gravíssima e não dá mais para vários companheiros e companheiras arriscarem ficar furando greve ou se escorando em quem sempre lutou para o benefício de todos, inclusive dos que nunca lutaram. Mais do que nunca, neste momento furar greve ou participar de planos de contigência será “um tiro no próprio pé” porque mais na frente e por toda a vida, a conta chegará nos contracheques com pagamentos de mensalidades.

    Terça-feira, cada trabalhador e trabalhadora descontente com as mazelas da empresa deverão comparecer a assembleia geral no estacionamento do CTCE e decretar uma das maiores greves da história dessa categoria. Somente assim, a empresa recuará de suas intenções de prejudicar e acabar com direitos conquistados há décadas.

  20. cdds disse:

    aos amigos do correio muito estranho nosso sindicato aceitar tudo q a empresa fala antes tinha abono,plr,hoje parecemos iguais aquele comercial sopra maio(ou janeiro)

  21. William disse:

    Alguém, por favor, poderia me dizer quando será (ou se já foi) paga a PLR referente ao ano 2014 e o valor (ou previsão de valor)?
    Sou ex-funcionário, mas tenho direito a parte do valor, porém não consegui achar em lugar nenhum e ao contrário dos outros anos, ninguém está discutindo isto aqui. Se puderem me responder (pode ser até o moderador do blog) eu agradeço.

  22. aumento ou reposição, so em janeiro: Isso pode Arnaldo?

  23. Zé Bay disse:

    o pior de tudo isto é que os representantes da ect são ex-sindicalistas… quem tá mamando …

  24. antonio jabuca city disse:

    e aih ex-sindicalista da mes de negociação, representando a ect, é nisso que dá.

  25. Lucilene disse:

    O moderador já entrou de greve….

  26. MARQUES disse:

    Redução da jornada de trabalho, para todos os empregadaos, 6h corridas…….

    Exemplo:

    7h às 13h

    13h às 19h

  27. ATENDENTE CLASSE MUNDIAL disse:

    A QUESTÃO E GRAVE PAGA PLANO DE SAUDE NESTE MOLDES E S/ AUMENTO. CHEGA DE GIPS

  28. everson disse:

    A proposta menos pior seria reajuste de 9,56% nos salários
    nos Vales Refeição/Alimentação e Vale Cesta, Auxílio especial e no Reembolso Creche e Baba.

    Deveria haver uma politica de reavaliação (Redução de 15% por exemplo) dos valores altissimos pagos as funções da alta gestão tanto na Administração Central, como nas UEN’s, superintendências, Diretorias, Conselhos, gerentes de área, pois a disparidade é muito grande dos rendimentos com os carteiros, atendentes, etc., seria uma forma mais justa de distribuir a renda.

    Colegas já aposentados, com ITF, somando a nova função é uma unjustiça.

  29. Inassinável disse:

    Não estou surpreso com as intenções da ECT durante mais um processo de negociação, o que é surpreendente é ousadia das proposições este ano. Nem correção inflacionária do salário, nem manutenção real do plano de saúde.

  30. Marcelo disse:

    Boa noite gostaria de saber porque nosso sindicato não tiram os atendentes , pois nós carteiros damos nossa a cara a tapa e no final os atendentes ganham sem fazer esforço nenhum, pois só não conseguimos o que queremos por causa dos atendente que ficam lá no ar condicionado esperando o resultado de nossas luta.

  31. j disse:

    a vergonha é a imposição referente ao plano de saúde ou seja postal saúde ,nós não temos salários para pagar mensalmente um plano de saúde é só fazer os calculos dessa nova modalidade 6% para individuais e 12,98% para com dependente e ainda sendo sobre o salario bruto . FAÇA O CALCULO E IMPOSSIVEL DE SE PAGAR .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *