Correios institui Programa Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos

O ACT 2015/2016 instituiu o subtítulo “Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos”. Assim, para operacionalização do Acordo Coletivo emitiu-se Nota Técnica estabelecendo as diretrizes de programa especifico para implementar ações previstas nas cláusulas do ACT que compreendem os temas Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos.

Clique AQUI e veja a Nota Técnica.

Esta entrada foi publicada em Negociação Permanente e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

90 respostas a Correios institui Programa Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos

  1. Dúvida disse:

    E sobre as duas últimas PLRs… algum avanço no tema?

    • Palhaço disse:

      Este ano vamos fechar as contas com 1 bilhão de déficit, segundo o novo presidente dos correios, então plr pode esquecer…

      • MARIAMARIA disse:

        Finalmente alguém tira a cortina da enganação dos Correios e começa a nos mostrar a realidade da empresa.
        Parabéns ao novo Presidente da ECT.

        • Zeh Tenório disse:

          Quero ver todo entusiasmo na hora que começar a chegar os políticos e ex-politicos lá do ministério do trabalho, que fundiu com o ministério da previdência social.
          Um bonito discurso de posse para chegar cortando direitos dos trabalhadores.

          Quero ver a coragem para cortar:

          1 – Funções e estruturas duplicadas no organograma;
          2 – Acabar com a funções singulares, de forma que os empregados, ganhem, como proposto pela Mara: Empregado ocupante de função deve ganhar apenas 10% do seu salário base pelo exercício de função.

          Não haverá mudanças, mas apenas cortes de direitos, como sempre culpando o trabalhador pelo aumento de despesas.

      • Zeh Tenório disse:

        Este é o problema da empresa:

        Os súditos que se assim que se anunciam a posse de uma nova majestade, já se ajoelham perante a qualquer coisa que novo rei diga.

        Não precisamos de um presidente de empresa pública, que conte desgraças, mas de alguém que apresente solução.

    • BELARMINO disse:

      leia o primeira hora de hoje 24/11

  2. Mara disse:

    Boa tarde,

    Os acordos coletivos estão melhorando a cada ano como eu sempre falo.

    1 – Riram de mim quando sugeri o abono PET.

    Algumas empresas já estão adotando como benefício o convênio veterinário para quem tem PET como benefício alternativo e de livre adesão.

    Estamos vendo agora a questão da diversidade que se apresenta no cenário novamente, pois lembro que lá em 2001 a malvada disse que fizera pesquisa e os negros eram poucos o se autodeclaravam negros e além disso, não atingiam o quesito da escolaridade exigida para algumas funções.

    Breve análise:

    Percentual de mulheres na ECT no último balanço girava em torno de 26% da mão de obra total e o número de mulheres em função estava EQUILIBRADO 27,5% das funções. Mulheres brancas prevalece nas funções.

    Negros autodeclarados ( 4%), porém quando na análise se adota o critério acima a coisa não equilibra, pois não se chegava nem a 0,5% das funções na ECT e isso computando funções lá do nível 9, o porão do poço.

    PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR:

    1 – Haverá percentual de vagas para negros e mulheres negras nos recrutamentos internos da ECT? Em especial na área de negócios?

    Acordo coletivo, nota técnica não é para Inglês ver é para praticar e apresentar resultados antes e depois, pois o balanço social JÁ ESTÁ POR DEMAIS DE DESATUALIZADO.

  3. Mara disse:

    Os negros não estão distribuídos de forma equânime, nem entre as diferentes esferas de poder e, muito menos, entre as diferentes carreiras, posições ou níveis de rendimentos. A sua presença é muito mais reduzida em carreiras mais valorizadas, especialmente as de nível superior e que oferecem melhor remuneração. Na Diplomacia, por exemplo, eles representam 5,9% do total de servidores, contra 94% de brancos. A disparidade é grande também na Auditoria da Receita Federal, onde se verifica 12,3% do primeiro grupo em relação aos 87,7% do segundo.
    As conclusões são de nota técnica produzida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
    Na ECT: Fonte balanço social

    O efetivo em 2008 era composto de 112.331, sendo 85.943 ((76,51%)) do sexo masculino e 26.388 ((23,49%)) do sexo feminino. Já em relação às funções 46,12% das funções eram ocupadas por mulheres e o restante, ou seja, 53,88% das funções eram ocupadas por homens.

    Analisando se o número de mulheres do efetivo representava 23,49%, há de considerar que a empresa está muito acima do exigido no mercado, primeiro por que os salários são iguais entre homens e mulheres na ECT, exceto o auxílio creche que pune os homens que são pais na ECT. Segundo por que o número de mulheres em funções é de 46,12%.

    PENDENCIAS EM RELAÇÃO AO SOCIEDADE:

    1 – Poucas mulheres negras em funções;
    2 – Poucos negros em funções de representação no organograma, pois quanto mais se sob menos se tem espaço para os homens ou mulheres negras, sobretudo na área de marketing, comercial.

    Ponto crítico

    Em 2005 a ECT tinha 105.334 empregados, porém apenas 7011 empregados se declararam negros, o que representava 7% do efetivo.

    Nossa a ECT só tem 7% de negros?

    O número de negros em função de chefia era de 3,22% das funções e note que se comparando com a análise do número de mulheres a percentual é muito pequeno, pois deveria estar no mínimo em 10%, mesmo com apenas 7% de negros declarados.

    Pergunto a todos:

    Se houver cotas para negros, no recrutamento interno da ECT, para funções, singulares, aparecerão negros, loiros, de olhos azuis e caucasianos e alguns vão até jurar que são albinos?

    • Palhaço disse:

      Nossa, em que mundo vc vive? 🙁

    • RONALDO SILVA disse:

      Talvez eu seja tão mal informado que penso em igaldade de forma errada!
      1º- Se a cada cem vagas for contratado cem negros haverá discriminação?
      2º- Se contratarem cem mulheres para cem vagas tambem existiu discriminação?
      3º- Quando alguem não consegue acompanhar um grupo de igual para igual o que deve ser feito? e porquê?
      4º- Os brancos e loiros tem o mesmo direitos de cotas? Eles tem os mesmos direitos?
      TALVEZ realmente eu seja um mal informado que ainda não aprendeu que as cotas para os negros e mulheres, e daqui a pouco para os homossexuais, é algo democrático e justo. Pensava eu que democracia e o combate a discriminação fosse cotas iguais para negros e brancos; homossexuais e evangelicos; homens e mulheres e etc.

      • Respondendo disse:

        1. Sim, haverá. Haverá em relação a todas as outras pessoas que tenham cor de pele que não seja negra;

        2. Sim, existiu. Existiu em relação ao outro gênero, o masculino.

        3. Devem ser analisadas as causas dessa ineficiência, traçado um plano de melhorias para que se supere essa ineficiência e, finalmente, repetir a concorrência, agora em igualdade de condições.

        4. Não, eles não têm o mesmo direito de cotas.

        Em uma sociedade verdadeiramente democrática não há o sistema discriminatório conhecido por “cotas”.

      • Mara disse:

        Ronaldo e Palhaço

        É terrível pessoas que não sabem argumentar ou rebater os argumentos com lógica.

        O Brasil tem 25% de universitários na condição de analfabetos funcionais, que inclui exatamente isso a incapacidade de alteridade e argumentar com base em algum conhecimento ou interpretar a leitura da sociedade.

        O Brasil tem mais da metade de sua população formada por ( negros, mulatos, morenos, moreninho, marronzinhos, etc).

        Lógica: Se metade da população é negra, descendente da raça negra, logo o natural é que na ocupação de cargos públicos tenha-se 50% de descendentes de negros ou algo próximo.

        Por que não temos: Durante anos de colonização do Brasil o grupo dos negros eram capiturados no continente africano e trazidos para o Brasil na condição de escravos, sem direito a escola, moradia, salário, etc.

        Importante: A constituição de 1824 por exemplo não reconhecia o negro como Brasileiro e ainda permitia castigo físico para eles, já fazendo previsão expressa de que o Senhores de engenho poderiam açoitar os negros, seus escravos. A mesma constituição dizia que não era permitido ao negro escravo insurgir contra o senhor do engenho e seus familiáres.

        Veja a constituição o reconhecia apenas na condição de coisa, dando-lhe apenas deveres: FICAR CALADO NO TRONCO.

        Meus caros, se vieram dois homens para o Brasil colônia, um negro e um portuga loiro, qual descendentes deles hoje em dia estão em situação mais benéfica na pirâmide de Maslow?

        * Cotas não é privilégio: Forma de conduzir um grupo social, vitimizado, para tentar reparar uma atrocidade cometida durante mais de 300 anos no Brasil.

        Pessoalmente eu nao sou favor das cotas, por os espertos e expertos preferem criar um exemplo de negro ( estereótipo), PROMOVER para uma alta função, tirar fotos e dizer para o mundo, mídia: – Olha nós temos igualdade racial aqui!!!

        Igualdade racial é o livre acesso às funções, aos negros e negras, devidamente assumidos (( ASSUMIDOS))), MESMOS QUE SEJAM LOIROS E PELE BRANCA, respeitados os requisitos de meritocracia e artigo 37 inciso II da constituição federal, que é sobre o concurso público, especifico para o cargo e não a transposição de cargo ou desvio de cargo, via função de confiança.

        • RONALDO SILVA disse:

          Mara, os 25% de universitários a que você refere talvez vejam tudo com “uma opinião formada sobre tudo” como voce. Veja que um texto acima do teu o “Respondendo” tambem acredita existir “discriminação” contra brancos e homens (1 e 2) e desigualdade na aplicação de cotas (3), o que deveria ser na mesma proporção para ((TODOS)). ( Em uma sociedade verdadeiramente democrática não há o sistema discriminatório conhecido por “cotas”).
          Sou negro e tenho uma bisavó cabocla(índia que foi “pega a cachorro” no mato), e fiquei revoltado por ver alguns “intelectuais” formalizando a discriminação (por incapacidade de concorrer) atravéz das cotas.
          Me responda com sinceridade: voce é revoltada com os brancos ? Sabia que voce nunca falou que os brancos tem direitos iguais aos negros ?

          • Mara disse:

            Ronaldo

            Não sou revoltada com branco, brancos, caucasianos.

            Inclusive não sou a favor de cotas, por que os poderosos, aqueles se recusam a largr o poder ( gente que era tucano, virou petista, agora vai virar PDT desde menino) é capaz de criar um negro (a) com seu cérebro e alocar em uma grande função, TIRAR FOTO E MOSTRAR PAR AO BRASIL, NO PRIMEIRO HORA, NO BLOG, NA INTRANET e dizer :

            Olha povo nós temos negros no alto escalão!

            Eu sou a favor do estrito cumprimento do artigo 37 inciso II da constituição federal do Brasil:

            Prestou concurso para cargo X, que trabalho no cargo X, sem essa de desvio de cargo via função com remuneração singular.
            Doa a quem doer.

            A empresa está assim por que:

            1- Advogados que são contratados via concurso para advogados e não estão no departamento jurídico;
            2 – Engenheiros idem;
            3 – Administradores fazendo trabalho de auxiliares administrativos;
            4 – Outros cargos atuando como gerentes de agencias, gerentes corporativos, etc.

            Assim é fácil de sucatear uma empresa.

            Difícil agora vai ser falar que estão errado.

            Veja que quem está nesta situação nunca vai admitir que transpôs cargo público.

            Assim nunca conseguiram ver todo organograma repleto de homens brancos. 100% homens brancos com o estereótipo europeu.

            – Crema de la crema é falar sou descendente de estrangeiro, MAS UM NEGRO FALAR QUE ISSO NÃO É BEM ACEITO.

            Oras negro é descente de africanos ( africa é estrangeiro).

            Viu como o chiquê é ser estrangeiro europeu, mesmo a história afirmando que portugual jogou aqui os piores de lá para colonizar o Brasil.

          • jose disse:

            E mara voce como sempre tem razão. É a Crise moral que vivemos.

        • Palhaço disse:

          E vc espera que em brasôlia tudo isso funcione? Vai esperando!!!
          Constituição Federal é só pra inglês ver…
          Todos nós sabemos que tudo neste país é pelo avesso. O povo é conivente e deixam os políticos fazerem o que querem!
          Conselho: quem puder sair deste país faça isso antes que seja tarde!

        • Maísa disse:

          Ahhh, Mara sou tua fã! Adoro teus conhecimentos e tua inteligência. Vou imprimir essa parte. Adorei! Você não tem que estar nos Correios, e sim em algo melhor!

      • À mim mesmo disse:

        Concordo com você.
        É luta pelos direitos para as mulheres, para negros e gays. Não deveriam todos terem direitos iguais? A luta não seria pela igualdade?
        “Ah, mas socialmente… historicamente… negro, classe, gênero reprimido… inclusão e blá blá blá”.
        São justamente estas pessoas que fortalecem a divisão. Pior que sem ter consciência disto.

        • Coringa disse:

          O princípio da igualdade pressupõe que as pessoas colocadas em situações diferentes sejam tratadas de forma desigual: “Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”. (NERY JUNIOR, 1999, p. 42).

          Simplificando, João começa com 2 laranjas e José com 1. Se eu tratá-los de forma igual e dar mais 1 pra cada sempre haverá diferença.

          Não dá pra desenhar aqui, desculpa.

      • Mara disse:

        Seria interessante uma cota de 50% para cada, mas a questão é que ao falar em 10 ou 20% já está havendo um drama, imagina se for 50%?

  4. Maísa disse:

    Será que eu tenho o direito de pedir pra sair do atendimento?

    • FRAN disse:

      Pode sim, Maísa.

      Basta trocar com alguém na sua unidade que trabalhe na retaguarda ou procurar uma unidade próxima para fazer permuta com alguém que queira ir pro atendimento e trabalhe na retaguarda também. Lembrando que você perde a quebra de caixa e o adicional de banco postal, se sua agência opera como banco postal. As vezes, pelo tamanho do stress que vem sendo o atendimento, vale a troca.

      • FRAN disse:

        Eu mesmo estou pensando em fazer uma troca dessas, na minha agência está dando pelo menos 2 brigas na fila por dia, quando não são grosseiros e violentos verbalmente conosco os cliente brigam entre si. Nossa agência é categoria 2, é minúscula, com apenas 3 guichês que sofrem revesamento, então a maioria do tempo somente 2 atendem. Nosso fluixo de atendimento é altíssimo e estamos todos bem estressados no atendimento.

      • Maísa disse:

        Obrigada Fran! Mas minha unidade não tem retaguarda, por isso trabalhamos triplicado! Já comuniquei o meu interesse em sair, mas tive a resposta que isso só acontecerá se eu sofrer uma reabilitação profissional. Meu medo é que quando essa reabilitação chegar eu seja reabilitada para algum centro de loucos. Pois é nisso que estou me tornando nesse atendimento.

        • Fran disse:

          Pois é, Maisa, aqui na unidade a retaguarda tem pessoal querendo vir pro atendimento, mas infelizmente decidi por sair da empresa. Vou permanecer no atendimento até julho de 2016 e vou pedir a demissão. Vou esperar pra eliminar meus cartões de crédito e terminar de pagar algumas contas. Além disso pretendo guardar dinheiro pra ficar um tempo em casa estudando pra outros concursos.

          • Maísa disse:

            Boa sorte, Fran! Eu passei oito anos prestando concursos. Me classifiquei pro TJ, MPU, INSS, TRE e até para o cargo de jornalista aqui nos Correios. Mas nunca fui chamada. Ando tão desmotivada que agora só quero ganhar um prêmio de loteira e nunca mais ter que pisar num correio de novo.
            Obrigada pelas respostas!

    • Mara disse:

      Maisa,

      Você prestou concurso para que?

      O fato de ter atendentes em algumas agências na retaguarda é por deficiencia da falta de operador de triagem.

      prestou concurso para atendente é suportar o peso da escolha ou pedir demissão ou prestar novo concurso para outro cargo, até que seja definida a regra de transição de atividade do PCCS 2008, que estão em julgamento na ação civil pública no TRT 10

      Processo de ação civil pública:
      1413-51 2013 Vara 014 TRT Brasília.

      Inclusive esta ação tem objetivo questionar a tentativa de mudar de cargos de atendente para técnicos, via concurso interno na ECT, que é vedado pela constituição federal.

      • Fran disse:

        Acho muito burocrática e estúpida essa ideia de que quem prestou concurso pra determinado cargo deve permanecer nele. Se todos seguirem a risca pedir demissão caso não goste do cargo pra qual prestou concurso nossa empresa teria um defict muito grande, mas muito grande mesmo, de funcionários. Acho que dentro de uma empresa onde temos vários cargos e grupos de trabalho, seria excelente se tivessemos mais mobilidade dentro dela.
        Quando fazemos o concurso imaginamos algumas condições mínimas pra cimprir o cargo proposto, e não está ococrrendo isso nos correios.

        • Mara disse:

          Fran

          Faça isso e veja como está o mercado lá fora.

          Peça demissão mesmo e depois volte como Josué, enviado por Moisés para espiar a terra prometida, contando tudo que achou de bom no mercado.

          Concurso público é isso, seriedade. Se você tem o direito de chorar e sair do cargo para o qual prestou concurso, todos os demais também tem!

          Eu pergunto: Há lugares para todos na retaguarda da agência?

          Há funções para todos, os chorões, que se arrependerem do cargo de atendente comercial, no fundo da agência ou em alguma função com remuneraçao singular?

          E quem prestou concurso para outros cargos, merecem ficar encostados, enquanto um atendente, que não gostou do cargo, ocupe a vaga na retaguarda da agência?

          O rombo na folha de pagamento é exatamente por isso:

          Fulano prestou concurso para um cargo cujo salário base é R$ 1.100,00, chorou para o padrinho e foi desviado de cargo, através de uma função com remuneração singulara para assessor da presidência, onde se ganha R$ 25.000,00?

          Volto a dizer que pessoas insatisfeitas com o cargo, tem que pedir demissão, pois ela é a única responsável pela sua escolha no concurso público.
          Chora hoje, vai chorar amanhã, vai ficar insatisfeita sempre.

          É duro, mas é a realidade, não tem vaga para todos nas funções de confiança e não há remuneração singular para todos que suportar o desvio de cargos na ECT.

          • Maísa disse:

            Mara, estou no atendimento por causa de uma reabilitação. Não prestei concurso para esse cargo! Fiz vários RIs, mas só é classificado quem ele”eles” querem. Também me classifiquei para vários outros concursos e nunca fui chamada. Admiro sua inteligência mas há momentos em que sua ironia é muito petulante. Pedir contas é muito fácil, mas se eu nunca quis viver às custas dos meus pais, por que agora iria viver às custas de meu conjuge? Se você quis perder uma admiradora, parabéns, conseguiu! Vejo mesmo que você só quer aparecer e tentar ferir as pessoas que trabalham honestamente.

          • Fran disse:

            Pois é, Mara. Acho que não há mal nenhum em retornar caso não consiga se recolocar no mecado ou tomar gosto por uma profissão ou abrir um negócio. A pessoa que escolher sair pra tentar algo já tem o mérito da coragem de tentar, quem não arrisca não corre o risco de dar certo. Quantos não estão se lamentando ou estão chorando, como você mesmo se referiu aos insatisfeitos e me incluo no grupo dos chorões, poderiam sair pra tentar algo melhor. Quantos tem capacidade de estudar e passar em outro concurso ou se dedicar a outra profissão e estão sofrendo num trabalho em que estão insatisfeitos. Não adiantar torcer pra pessoa voltar e que seus planos não dêem certo.

            Eu estou me planejando, por isso meu dead line é em julho, vou guardar $$ pra ficar pelo menos 8 meses sem precisar trabalhar e meu marido está me ajudando, assim como eu segurei as pontas quando ele precisou estudar pro concurso em que ele é efetivado hoje. E pretendo também dar continuidade ao meu negócio de vendas na internet e aumentar minhas encomendas de cupcake, que compõe uma renda extra, e pode se tornar uma renda principal.

            E acho muito complicado apenas ofender os insatisfeitos chamando de chorões, apenas chorões, sendo que a maioria é reabilitado e não queria estar no atendimento, como é o caso de 4 atendentes que trabalhei. Os 2 atendentes da agência anterior eram ambos reabilitados, dos 4 da minha agência atual 2 são reabilitados e adivinha, não gostam de atendimento, fizeram concurso pra carteiro e ott. Muitos atendentes, como eu, gostam do que fazem, batem suas metas, gostam de trabalhar com vendas (tanto que sempre estou buscando formas de vender algo pra uma renda extra) mas estão sobrecarregados. Eu trabalho numa agência em que o fluxo de postagem e faturamento apenas são superados pela agência central da DR, somos apenas em 3 no atendimento e um na retaguarda que auxilia as vezes quando liberam a quebra de caixa pra ele, pois não temos uma quarta quebra. A fila na nossa agência dá voltas, literalmente, as pessoas ficam fora da agência. Somos xingados, sofremos violência verbal todos os dias devido a demora do sistema e a falta de atendentes, pois revesamos a hora de almoço e na maioria do dia ficam apenas 2 atendentes. Esse pequeno esboço é a realidade de muitas agências, atendentes sobrecarregados e com metas em todas as esferas de serviços atreladas ao GCR. Não era isso que estava em meu plano de trabalho quando entrei, eu preciso cumprir meu papel, e estou fazendo atendendo bem os clientes e batendo as minhas metas de combo, crédito e indice sedex. Quando que o correio vai cumprir o seu de dar a estrutura necessária para eu trabalhar? Tenho no meu GCR metas de venda de produtos de conveniência e minha agência está sem caixa desde o ano passado, recebemos umas pouquíssimas as vezes devido o auxílio de outras agências do interior.

            Eu realmente lamento muito os rumos que essa empresa está tomando, e eu não acreditava quando ia para os cursos e os instrutores e pessoas ligadas ao setor administrativo falavam que a empresa não duraria 10 anos, hoje começo a enxergar a verdade.

          • Fran disse:

            E MAÍSA, eu já quase passei em outros concursos também, eu fiz um no mês passado aqui na região com bom salário, não estudei por causa da faculdade em final de semestre, no edital iriam chamar 10 pessoas e o restante seriam eliminados, fiquei em 16º. Me bate sempre um desânimo nesses casos, pois você tem que voltar a estudar ou se preocupar com outros editais. E minha ideia de sair dos correios é não ter essa sobrecarga dos correios e poder estudar tranquila, não é só a questão de tempo, mas também de ter a cabeça livre pra focar em estudos. Como o exemplo que usei acima do meu marido, ficar em casa para apenas estudar é outra história, você nem precisa estudar muitas horas, as poucas horas que você se dedica rendem muito mais devido ao foco e total dedicação.

        • CONCORDO FRAN. EMPRESA TEM QUE DA CONDICÕES DE TRABALHO.
          Mas existe outro fato acontecendo atendentes saindo do guiche. devido falta de carga de trabalho
          alguns colegas ja estão na justiça para incorpora a gratificação que perderam.

          • Mara disse:

            Eu pergunto: Há lugares para todos na retaguarda da agência?

          • Fran disse:

            Ah sim, nas agências de interior prnicipalmente né, e remanejando pra outras áreas em que se precisa de pessoal.

            Se houvesse programas com remuneração melhor e comissão para os atendentes, ninguém sairia do atendimento.

  5. maidonico2003@correios.net.br disse:

    Plr nada hein..!!!??…nem um parecer positivo ou negativo!!!!

  6. AADC disse:

    Correios me diga qual o motivo do não pagamento de AADC sendo que ganhamos uma liminar que teria de ser pago até o dia 09/11.

    • Respondendo disse:

      HAHAAHHAAHHAHAHAAHHAAHHAHAHA
      HAHAHAAHHAAHAHHAHAAHHA
      HAHAHAHAHAH
      AHAAHHAAHHAHAHAAHH
      AHAH
      AAHAHHAAH

      Fala sério que você acreditou que o Correio ia respeitar uma liminar!
      Se não estiver no MANPES ou no ACT, o Correio não acata, nem que seja a Constituição Federal.

  7. gerson disse:

    em resumo , conta ai MARA, QUAL E O RESUMO????

  8. Luiz b disse:

    Muito cuidado quando voçes falam em negros, poderão ser precessados.

  9. Luis disse:

    Senhores, sou um dos negros que trabalham na ECT, sou atendente comercial e gostaria de deixar minha opinião aqui. Sou totalmente contra essa politica de cotas para qualquer tipo de “minoria”. Acredito que cada um tem competencia ou pode desenvolver a competencia para chegar onde quiser. O que acredito estar errado é que na ECT o que vale é o “QI” e aí é que está a dificuldade dos negros, negras, feios, loiros, brancos,etc…Se o que valesse fosse realmente o “profissional” essa pesquisa sua teria um resultado diferente Mara.

    • Mara disse:

      Luis

      Não é pesquisa minha.

      É pesquisa da empresa apontada no balanço social que era feito anualmente e parou de fazer.

      O problema do Q.I existe realmente, por questões culturais:

      O sujeito assume uma função, hipotéticamente de REVEN – Gerente de Vendas e tendo ele o poder de nomear gerentes de Agências, Encarregado de Tesouraria e Coordenadores, o faz segundo uma lógica de antes da constituição federal de 1988.

      Lógica: A função é minha e nomeio quem eu quero para a função. As vezes a lógica é: Vou nomear pessoas da minha confiança para as funções.

      Pós-constituição federal de 1988: Existe o princípio chamado IMPESSOALIDADE na administração pública e para as funções é preciso que haja critérios e que os ocupantes sejam selecionados por processo seletivo, transparente.

      O dia que se aplicar a constituição federal a impessoalidade vai prevalecer.

  10. Mara disse:

    Luiz

    No Brasil há 144 Regiões de Vendas, cujas funções estão em torno de R$ 15.000,00 e uma pequena estrutura para cuidar de parte dos negócios, mas que funciona como uma espécie de feudo.

    Faça as contas: 144 x 15000,00 = R$ 2.160.000,00 ( por mês )

    2160 * 14 = R$ 30.240.000,00 ( trinta milhões por ano ).

    Valor que poderia ser economizado.

    • Zeh Tenório disse:

      Se 1000 agências terceirizadas ou franqueadas fazem 70% da receita da empresa, SEM ATUAÇÃO DE COORDENADORES DE VENDAS, COORDENADORES DE ATENDIMENTO, COORDENADORES DE BANCO POSTAL, GERENTES DE REGIÕES DE VENDAS, ASSISTENTES, GERENTES DE CONTRATOS, toda estrutura que há na rede própria é de se pensar dona Mara que o raciocínio tem fundamento.

      É hora de acabar com as Regiões de vendas, digo, funções todas.

  11. Mara disse:

    Luis

    Não tem minoria: A população é composta por mais de 50% de negros. São minoria quando o assunto é acesso as funções de confiança na ECT.

    Olha o organograma da ECT e veja NÃO HÁ NEGROS ASSUMIDOS NAS FUNÇÕES DA ECT. Não é baixas funções, eu digo lá no topo.

    Prevalece a lógica do branco dominador.

    • PUXA! MARA VOCÊ SABE TUDO. Qual e sua função mesmo? voce deve tem muito para pesquisa.
      a code nosso colega da plr. duvida?

      • Mara disse:

        Atendente de Classe:

        Não tem PLR por que o resultado foi míseros.

        Se der PLR vai ser R$ 10,00 cada empregado linearmente.

        Durante anos a bondosa empresa fez o seguinte:

        Pegava fulano que ganhava R$ 1.000,00 e passava para o alto escalão para ganhar R$ 25.000,00 ( que empresa no mundo promove alguém de 1000 para 25000?)

        O tempo passou, as pessoas agora se acham no direito de incorporar esse valor indevido em sua remuneração e a folha de pagamento chegou a 75% da receita.

        BINGO…… Não tem dinheiro para PLR.

        Piada pronta: O maior CDD ( lugar repleto de carteiros ) é a administração central, que comporta o maior desvio de cargos da empresa e a empresa ainda paga por isso, valores a título de analista de 1 a 13 ou funçoes de assessoria.

        Vai ficar nessa roda, falta carteiro no CDD, mas sobra carteiro na administração central.

        Haverá presidente com coragem suficiente nesta empresa para dizer ao empregado que ele tem que trabalhar no cargo para o qual prestou concurso público?

        Nunca, duvido, são todos políticos!!!!!!!!!

        • Entendeu galera o sonho da plr acabou. valeu MARA gosto de voce ironica.inteligente e as vezes
          agressiva. Não entendo como ainda esta na ect ou no alto escalão voce sabe tudo sobre a empresa.

          • Mara disse:

            Atendente de Classe:

            Até Jesus entrou no Templo e desceu o chicote nos mercenários que alí vendiam de tudo, do que dirá eu Mara, ser humano.

            O povo não quer entender a constituição federal na ECT: Prestou concurso para um cargo é aquele cargo que vale. R.I ou PSI para mudar de cargo ainda não pode, pelo menos enquanto a empresa for pública.

            Esses jeitinhos de pegar e designar para funções logo vai sobrar para muita gente que é devolver os valores.

            básico do básico.

  12. Leandro disse:

    CADÊ O AADC?
    SE A LIMINAR FOSSE PARA OS EMPREGADOS PAGAR ALGUMA COISA A EMPRESA
    JA TINHA COBRADO…
    NO BRASIL O DIREITO É SÓ DE ESTAR VIVO…

  13. ATENDEMENTE disse:

    os que são contra as cotas, são os ramanecentes do racistas !!! aceitem de um vez por todas os negros não tem o mesmo direito de participar em igualdade, que os “branquinhos” pô chega de hipocrisia acordem!!

  14. Luis disse:

    Mara, sou teu fã.

  15. atendente disse:

    Mara vc deveria sair do anonimato e participar do sindicato pq por tantos elogios dos seus colegas de trabalho vc ganharia com certeza, ai nos veriamos se realmente vc so fala e não luta pela classe, pela mudança, realmente precisamos de pessoas dispostas a lutar pela classe trabalhadora que entenda a realidade e esteja do lado de todos, sinceramente não sei se é vc, mas diante de tanta irregularidade, precisamos de líderes honestos e não chupins…Vc confunde as vezes, a opinião das pessoas, queria saber a sua intenção real…

    • Mara disse:

      Atendente,

      Eu tenho boas intenções.

      A questão é que a classe trabalhadora não quer dar a cara a tapa e se manifestar frente aos desafios.

      A classe trabalhadora acha lindo quando alguém fura a fila da meritocracia, através da amigocracia.

      É amigo toma a função. É engraçadinho, toma a função de presente.

      Só na amizade se cresce.

      Um dia colocaram Jesus e Barrabás perante a classe trabalhadora e adivinha quem a classe trabalhadora escolheu?

      Barrabás.

      Pilatos, ainda pergunto de novo:

      – Tem certeza CRASSE TRABAIADORA, que não é Jesus?

      Quem está no sindicato, nas federações, foram legitimamente escolhidos pela Crasse trabaiadora.

      E pra não dizer que não falei das flores da igualdade racial:

      Simplesmente não há negros na alta direção, mesmo com o famigerado sistema de pontos, os negros estão escondidos lá embaixo.

      Se 44% de empregados se declararam negros, por que nos eventos a maioria era de brancos predomininando o estereótipo do homem europeu?

      O discurso não caminha com a práxis!

      • Zeh Tenório disse:

        Isso ai Mara

        O resmungões agora vão culpar o P., a D…., o sindicato, os dirigentes por não conseguirem passar no concurso para o cargo de nível superior que lhes permitem acesso a melhores salários e funções.

        “Quem está no sindicato, nas federações, foram legitimamente escolhidos pela Crasse trabaiadora. – Disse Mara vilhosamente bem.

  16. Fran disse:

    Lá se foi nossa PLR. Anunciam isso na semana da operação Black Friday e no início das campanhas de Natal. #IssoéEntrega! #Correios2020

    • Salário até ago/2016 disse:

      Isso que você não sabe que a empresa tem $$$$ para pagar salário até agosto do ano que vem.
      Depois disso, mistéééééééério….

  17. CORREIOSPA disse:

    Meu amigo, falar que so tem $$$$ para pagar ate agosto 2016 é dizer que não entrara mais recursos na empresa, e nossos trabalhos estao sendo executados de graça?

  18. Mara disse:

    Fran e Maísa,

    O caminho do fracasso é querer agradar a todos. Eu poderia ficar por aqui falando coisas que agradariam vocês duas, como :

    Isso amigas, saiam do atendimento, vão para a retaguarda!!! Nossa meninas vocês são ótimas!…

    Sucesso.

    Eu optei por lhes dizer a verdade: O cargo de atendente comercial é destinado a prestar serviço no guichê de atendimento das agências. Agora se você é reabilitada, procure o INSS e a empresa e diga que não se adaptou ao novo CARGO reabilitado e veja se há possibilidade de ser reabilitada para Agente de Correios Suporte ( trabalhando em serviços administrativos nas REVEN ou Centro de triagens ou gerências ).
    A verdade dói, as falácias iludem.

    Em relação as funções de confiança ou gratificadas:

    É duro, mas é a realidade, não tem vaga para todos nas funções de confiança e não há remuneração singular para todos que suportar o desvio de cargos na ECT.

    Um dos motivos da empresa estar com a folha de pagamento em 72% em parte é motivado pelo desvio de cargos para ocupar funções de confiança, cujos valores de algumas é 10 vezes maior que o salário base do empregado títular da função.

    Ou vocês digerem minhas verdades agora ou vão digerir outros acontecimentos no futuro em razão do descontrole orçamentário.
    Gargalhas, Fran, quando fala em pegar atendentes de uma agência e mandar para cidades do Interior, pois isso é apenas transferir o problema.

    Com a automação da triagem não será preciso atendentes na retaguarda das agências para fazer triagens, pois a triagem será realizada por máquinas nos centros de triagem.

    Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

  19. mel disse:

    Onde vc viu isso? misericórdia!!

  20. Maísa disse:

    Querido Mara, nunca me ofendi com suas verdades. Mas antes de tentar falar “verdades pros outros” seria bom você conhecer de verdade as pessoas. Você não me conhece, não sabe nada sobre mim. Já disse anteriormente que admiro seu conhecimentos, e você prova que sabe pra caramba. Disse também, que sua ironia beira a petulância, e por isso, deixei de admirá-lo. Se todas as pessoas que têm curso superior, que têm talento para as artes, pra cozinha (como a Fran) ou qualquer outra coisa, pudessem trabalhar com o que realmente gostam, meu caro, nossa vida seria PERFEITA. Você sabe que vivemos num país onde o jeitinho, o QI, a corrupção etc, etc, etc, sempre falam mais alto que o conhecimento, o talento, a vontade de vencer. Portanto, meu querido, aceite também que esse espaço está sendo usado para escrevermos o que pensamos, sem ter que ouvir a piadinha “não tá contente, pede as contas”. Você não está contente também. Você não pode pedir contas também.

    • Mara disse:

      Maisa,

      Se tem uma coisa que detesto é puxa-saco e esse mimi de te admiro.

      Eu não estou aqui para buscar admiradoras ou admiradores.

      Estou aqui para falar a verdade e veja que a verdade entrou em você, tirou você da zona de conforto, da zona da reclamação.

      Veja que empresa maravilhosa, as vezes isso não transparece, por pessoas amargas ou pessoas descomprometidas que consegue desfarçar muito bem esse descompromisso com a empresa se fazendo de “ocupadas”.

      Em relação a pessoas que tem nível superior e outras que querem fazer o que gosta na vida segue meu conselho:

      Vá com Deus!

      Por que até hoje nunca vi concurso público para o cargo: FAÇA O QUE VOCÊ GOSTA AQUI, REMUNERADO, COM O DINHEIRO PÚBLICO.

      Isso não existe.

      Em relação a corrupção no Brasil: A culpa é do povo que votou !

      Quando as urnas emitirem comprovante de votos, impressos, o eleitor terá um comprovante com os nomes dos candidatos em que ele votou.

      Eu estou é feliz. Acordo coletivo foi bom e melhor impossível.

      Trabalhe e para de reclamar da vida, da empresa, de seu cargo, por que ninguém está aqui a força ou amarrado.

    • Zeh tenório disse:

      Maisa

      Para de reclamar da empresa e da vida.

      Faça algo produtivo, pois todos os seus comentários até hoje só foram para reclamar, reclamar, murmurar.

      -Oh vida!

  21. Mara que tudo sabe! quando sai decima? . Bem eu não quero sair do atendimento ,mas devido a carga da ag esta baixa,
    estou correndo o risco. varios colegas ja perderam suas gratificações.

  22. dgpoeta disse:

    oi boa tarde querida mara esta empresa nunca valorizou funcionários e nunca vai valorizar por isto estou passando estou contando os dias e as horas para sair da empresa.
    vou estudar muito e passar logo em outro concurso.

    • AINDA DG. todo tempo vai sair, dia de são nunca.

    • Mara disse:

      DG

      analisa comigo e veja a situação do meu prisma:

      Fulano tem salário base de R$ 1.500,00 e é guindado a uma função SINGULAR de R$ 20.000 reais.

      Fulano tem como subordinados 05 empregados competentes, todos com cargo de nível superior.

      Pergunto fulano vai valorizar esses empregados, sabendo que podem ocupar seu lugar e ele perder a função singular? Perder o poder de mandar?

      Na maioria dos órgãos da administração pública hoje em dia estão praticando a chamada vinculação de responsabilidade, onde os servidores que ocupam função de chefia recebem apenas 30% do seu salário base a título de encargos da chefia.

      No caso acima fulano receberia 30% de R$ 1.500,00 ou seja R$ 450,00 e não R$ 18.500,00 como acontece hoje na ECT.

      Conclusão: Uma política de RH que permite os exemplos acima, que não são poucos, na contramão de tudo que há por ai, jamais vai valorizar os seus empregados, enquanto a única forma de crescimento foi ATRAVÉS DA OCUPAÇÃO DAS FUNÇÕES SINGULARES.

      A valorização dos empregados deve ocorrer pelo salário base, evolução dos estágio dos cargos Atendente 1, 2 ou 3, Carteiro I, II, III etc. A cada estágio do cargo o salário é maior e assim ocorre valorização.

      Os estagios dos cargos I, II e III acabaram na transição do PCCS 95 para o 2008, sendo que hoje um atendente de 30 anos faz o mesmo que um atendente de 1 ano da empresa e PASMEM o salário do atendente de 1 ano é menor.

      Que injustiça, fazer trabalho igual e ganhar menos.

  23. Fred disse:

    Engraçado…. Estou aqui para falar a verdade…………… que verdade? cada um escreve a verdade que acha que tem……………. até parece………………………. bando de iludidos………….. acordam cambada………………………… falar meia dúzia de palavras é ter verdade?……………………… kkkkkkkkkkkk

  24. Bruno Maia disse:

    Concordo contigo Fred, esse é o mal da maioria desse povo…………………….. estão sempre com a fórmula mágica…………… com a verdade…………… com o poder………… com a última palavra…………………vãosecatar…………………

  25. Bruno Maia disse:

    Concordo contigo Fred, esse é o mal da maioria desse povo…………………

  26. MARIAMARIA disse:

    MAISA, FRAN, MARA e CIA.: Já dizia minha AVÓ: Quem fala o que quer ouve o que não quer, ou seja, para voces nos dias atuais: Quem escreve o quer, lê o que não quer ou o que não gostaria.

    • Mara disse:

      Chico Buarque cantou assim:

      … Joga pedra na Geni, joga b…a na Geni, joga pedra na Geni, Ela é feita pra apanhar
      Ela é boa de cuspir, Ela dá pra qualquer um, Maldita Geni

      O interessante é que a música não se resumia a somente este refrão, mas a questão é que durante anos o povo brasileiro só cantou o refrão, sem saber que Geni dormira com forasteiro que ia bombardear a cidade a pedido dos poderosos ( o prefeito, o bispo, o banqueiro ).

      Uma vez salva a cidade, o povo foi começou a ofender a Geni, dizendo que ela dava para qualquer um, esquecendo que ela só fez isso para salvar a cidade.

      Isso aqui é um forum e acho natural a posição e comentários, mas a questão é quando se murmura sem conhecer a legislação brasileira, como criança que acha que chorando a solução virá como mamadeira cheia de leite quente.

      Exemplo:
      1 – Faz-se concurso para atendente comercial, mas não que trabalhar nas atividades de atendente comercial?

      2 – Faz-se concurso para carteiro, mas que atuar na função de diretor regional, Gerente de área, subgerente, etc?

      3 – Faz-se concurso para alguns cargos de nível superior (contador, técnicos em contabilidade, engenheiro, médico, analista de sistema, etc ) mas não se trabalha na área correlata.

      Quando digo que falo a verdade, não é que sou dona da verdade, mas é que nesses casos a verdade está na legislação:

      Artigo 37 da constituição federal: O ingresso em cargo público se dará por concurso público, com proavas de títulos e conhecimento, de acordo com a complexidade do cargo.

      A empresa perdeu-se no plano de cargos.
      letra completa:

      • Atendentesc disse:

        Então só pra entender, você sugere que se todos os cargos e funções públicas sejam ocupados por concurso? Tesourarias, supervisões, gerências, de todos os órgãos? É isso? E você afirma que todos as pessoas que ocupam esses cargos e funções sem concurso vão ter de devolver o dinheiro de seus salários?

        • Ratinho disse:

          Tá dificil de entender hem…o supletivo:

          Se você faz concurso para ASP – Auxiliar de serviços postais, cujo concurso exige 1º grau ou ensino fundamental incompleto, venha a ser aprovado no concurso público, MESMO QUE VOCÊ SE FORME E ENGENHARIA, EM MEDICINA DO TRABALHO você não pode, sesegungundodo a legislação brasileira, ocupar cargo ou função de confiança, cujas atividades são exclusivas dos cargos de nível superior ou técnico.

          Antes de 1988 podia, durante alguns anos após a constituição de 88 a empresa fez isso, mas agora não pode.

          Conta simples: Para cada A.S.P que é tirado do CDD para uma função é uma dobra para quem fica. Para cada A.S.P que é tirado de uma agência é um guichê vázio e mais serviço para quem fica.

        • Ratinho disse:

          Todo cargo público deve ser ocupado por concurso público, exceto os cargos de livre-nomeação e de livre demissão.

          Toda as funções de confiança devem ser providas (ocupadas ) por concúrso interno, processo seletivo entre os empregados dos órgão, realizados por banca ( empresa ) contratada para tal fim, por que a constituição federal do Brasil apregoa o princípio da impessoalidade.

          Uma vez feito o processo o seletivo para ingresso na função a dispensa só se pode ocorrer por baixo desempenho ou desempenho irregular.

          O novo presidente foi lá na DRSPM e nomeou uma pessoa que prestou concurso para um cargo cujas atribuições não estão correlatas com a função de Diretor Regional, embora pareça legal é ato totalmente ilegal, que sujeita quem nomeou aos ditames da lei 8429 – Improbidade administrativa, pois ao nomear irregularmente gera vantagem indevida para servidor público ( empregado público o funcionário público).

          * Péssimo hábito na ECT de achar que função de confiança de Diretor Regional é cargo público de Livre nomeação e livre demissão, leva a este tipo de ato administrativo.

          Eufemistas dirão: É um cargo político, claro que pode!!!!!

      • Ratinho disse:

        kkkk
        o povo agora acha que a Mara é culpada de tudo!!! demais..

  27. CORREIOSPA disse:

    Vejo que a empresa conseguiu, colocou os funcionários para se degladiarem e enquanto isso nossos direitos estão voooooaaaaando por ai. Gente é hora de união, vamos parar com tanto falatório desnecessário.CHEGA.

  28. CORREIOSPA disse:

    Quem estiver se sentido oprimido, basta ir para onde se sentir melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *