Saúde do trabalhador é tema das negociações dessa quinta (25)

Continuaram ontem (25) as negociações entre a empresa e as representações dos trabalhadores para o Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2017, com o tema “Saúde do Trabalhador”. Estiveram presentes na reunião o vice-presidente de Gestão de Pessoas dos Correios, Heli Siqueira; o presidente da Postal Saúde, Ariovaldo Aparecido; além dos representantes das entidades sindicais. Foram apresentados dados sobre a forma de custeio do plano Postal Saúde e a sua comparação com outros planos de servidores e empregados públicos (Cassi e GEAP, por exemplo), sendo que o plano dos Correios demonstrou ser muito mais vantajoso para os empregados.

Também foram repassados números relacionados aos gastos médicos com os empregados e dependentes, projeções de custeio, despesas administrativas e comparações entre o antigo plano (Correios Saúde administrado diretamente pelos Correios) e o atual (administrado pela Postal Saúde). Os dados apontam a necessidade urgente de revisão da forma de custeio (empresa e empregado), de modo a garantir a sustentabilidade do plano, a exemplo de outros planos que possuem participação patronal bastante inferior na comparação com o modelo implantado nos Correios (onde a empresa arca com aproximadamente 97% das despesas, em um cenário de fragilidade econômico-financeira).

Como foram detectados alguns problemas na implementação do plano atual, algumas ações já foram realizadas, com o objetivo de corrigi-los: proposta em curso para solução do impasse com a Unimed; reposicionamento estratégico das unidades regionais da Postal Saúde, visando maior satisfação do beneficiário e rede credenciada; redução de despesas por meio de alterações do Plano Postal Benefícios Medicamento; e negociação com os 50 maiores hospitais, dentre outras.

Com relação às cláusulas da Saúde e do Trabalhador, a empresa propôs itens e alterações relacionadas a Atestado de Saúde na Demissão, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e Saúde do Empregado e da Empregada. Em especial, na cláusula Assistência Médica/ Hospitalar e Odontológica, a empresa sugeriu a construção de uma proposta em conjunto com as representações dos trabalhadores que altere a forma de custeio para garantir a sustentabilidade do plano de saúde.

As federações também apresentaram suas sugestões e demandas, com objetivo de aprimorar o acordo.

As reuniões da Mesa de Negociação continuarão na próxima terça-feira (30).

Esta entrada foi publicada em Negociação Permanente e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

26 respostas a Saúde do trabalhador é tema das negociações dessa quinta (25)

  1. Menino Malukinho disse:

    VENHA GREVE!! EU QUERO VER O CIRCO PEGAR FOGO.

  2. luiz augusto costa disse:

    concordo com o compartilhamento,não concordo com a roubalheira no Postal Saúde.

  3. Bruno disse:

    A tentativa da empresa em equiparar as participações para equilíbrio do custeio do plano de saúde dos correios, fazendo com que os empregados paguem mais é válida desde que os planos que serviram de comparação, Cassi e GEAP sejam de empresas que tenham o mesmo dispêndio financeiro no que tange aos salários dos empregados, ou seja, que eles tenham a mesma faixa salarial que os Ecetistas certo?

  4. Julio disse:

    Daqui a pouco a gente vai ter que trabalhar de graça!

  5. 1 – TARIFAS E SERVIÇOS POSTAIS SUBIRAM CERCA DE 12% NO INICIO DE 2016.

    2 – ALTA CUPULA DOS CORREIOS INCHADA COM SALARIOS ALTISSIMOS.

    3 – GESTÃO E LIDERANÇAS ULTRAPASSADAS.(NÃO TODAS)

    4 – VALORES EM LICITAÇÕES E PATROCINIOS PRECISAM SER REVISTAS.

    5 – EMPRESA DO PORTE DOS CORREIOS NÃO SE PODE ASSINAR CARTÃO PONTO, O
    CONTROLE DIGITAL SERIA ESSENCIAL, PARA UM MAIOR CONTROLE DOS EMPREGADOS.

    6 – A EMPRESA PRECISA DE FOCO, E NÃO DE CONVERSA, PAPO FURADO E PERSPECTIVAS.

    7 – AUMENTO CONFORME A INFLAÇÃO É JUSTO (NO BENEFICIO E NO SALARIO), PONTO FINAL.

    8 – CADA UM COLOQUE NO PENSAMENTO QUE A EMPRESA É UMA SÓ.

    9 – FISCALIZAR OS ACONTECIMENTOS FINANCEIROS. (POSTALPREV, POSTAL SAÚDE, LICITAÇÕES) E TAMBÉM COM OS SINDICATOS.

    10 – PARA FINALIZAR SE A EMPRESA DE CORREIOS NÃO ESTÁ BOM PRA VOCÊ O MERCADO DE TRABALHO ESTA AÍ.

    REFLITAM, FISCALIZEM E TRABALHEM PARA QUE A EMPRESA NÃO CAIA NO ESQUECIMENTO E SE TRANSFORME EM PÓ.

  6. Menino Malukinho disse:

    Foi sobre saúde ou a falta dela? Porque o que eu vejo por aqui é só funcionário que está um bagaço.

  7. j disse:

    Esperamos que a negociação seja um processo de alcançar um acordo sustentável sobre diferentes ideias e necessidades com resultados satisfatórios para ambas as partes e deixarem ambas as partes felizes (é o ganha ganha)

  8. Jose Resplande da Cunha disse:

    A ECT deve em 1º lugar reconhecer que fez uma lambança ao criar o Postal Saúde. Agora todos nós vamos ter que pagar mais esse PATO.

  9. luis disse:

    falam em alterar o plano de saúde dos correios? engraçado.
    por que so pisar nos funcionários que realmente trabalham nessa empresa atendentes e carteiros e também gerentes de categoria cinco e seis que são obrigados a ajudar no atendimento devido a falta de funcionários, ou seja sobrecarregar as bases com excesso de trabalho e em contrapartida dificultar o acesso ao plano de saúde, corte de médicos e dentistas entre outros, fazendo com que não possamos fazer uso do plano ja que não tem credenciados em nossa região. e a empresa se nega a arcar com as despesas de deslocamento e fazendo com que tenhamos de arcar com as despesas.
    temos o pior salário de todas as estatais brasileiras. portanto, querem melhorar a situação dessa empresa reduzam o salário do alto escalão e melhorem os salários das bases, deem mais condições de trabalho para as bases que a rentabilidade vai melhorar

  10. Mateus Magalhaes disse:

    Sr Guilherme Campos saia dessa ilha da fantasia, desse mundo paralelo em que você e a direção da empresa vivem. Venham pro guichê da agência, pra rua entregar carta, carregar ou descarregar um caminhão. Troque o seu salário pelo salário de um OTT. Viva a realidade de um trabalhador dos Correios pra entender por que nosso plano de saúde custa tão caro e descubra quem é o verdadeiro culpado pela situação atual da ECT.

  11. dgpoeta disse:

    isto é vergonha !!!os correios patrocinaram a olimpíadas que foi uma merda o BRASIL PASSOU VERGONHA NEM FICOU ENTRE OS DEZ COLOCADOS A MÍDIA SUPERVALORIZOU OS VITORIOSOS PARA DIZER QUE FIZEMOS A MELHOR DE TODAS.
    OS CORREIOS AUMENTOU METAS
    NÃO EM FUNCIONÁRIOS SUFICIENTES TEM AGENCIAS NESTE PERÍODO NO MARANHÃO QUE PASSA 20 DIAS FECHADAS POIS O GERENTE PRECISOU TIRAR FÉRIAS E NÃO TEM SUBSTITUTO
    O GERENTE SE APOSENTA E A EMPRESA NÃO PREPARA OUTRO
    ISTO É LAMENTÁVEL
    AGORA TÃO QUERENDO IMPLANTAR PONTO ELETRÔNICO ÓTIMO
    MAS BANCO DE HORAS
    AI É DEMAIS
    INADMISSÍVEL
    VER ESTA EMPRESA ASSIM
    LAMENTO QUEM VAI FICAR AÍ ESPERANDO O PDIA
    E A PROMOÇÃO
    E ATÉ A APOSENTADORIA
    EU TOU SAINDO ESTOU CONTANDO OS DIAS E AS HORAS
    COMECEI A ESTUDAR E INVESTIR EM UM NEGOCIO PRÓPRIO
    QUE VALE A PENA TCHAU MINHA PRIMEIRA VOZ NESTE ANO E A ÚLTIMA EU NÃO ME PRONUNCIAREI MAIS SE FOI PUBLICADO SE NÃO FOI TCHAU ADEUS!!!!!!!!!!!!!UM ABRAÇO CELETISTAS

  12. MARA disse:

    Interessante a comparação entre as assistências médicas da CEF, BB E INSS….. Será que a ECT esquece que os salários pagos nos Correios é em média 20% do pessoal desses órgãos?

    A única igualdade que identificamos são os salários dos vices e do presidente.

  13. Ronaldo disse:

    e o salario nada ate agora so bla bla bla

  14. Valmir Saturnino de Oliveira disse:

    Hoje é dia 31/08.
    Tem alguma novidade no trâmite?
    Visto que tinha uma negociação no dia anterior.
    Obrigado.

  15. j disse:

    ISSO SO EM RELAÇÃO AOS BENEFICIOS
    querem mudar a idade dos beneficiários crianças de 7 para 6 – mexeram com nossas crianças .
    suspensao distancia do vale transporte 120 km
    exclusão do vale peru
    exclusão do vale cultura
    alteração do valle alimentação de 26 para 23 e de 30 para 27
    alteração do desconto dos vales- voltar a 2015
    que conversa é essa que não estão retirando direitos . E ÚM ABSUDO PARA QUEM TEM O MENOR SALÁRIO ENTRE TODAS AS ESTATAIS DO PAÍS .

  16. antonio jabuca city disse:

    já começaram tiradndo agumas vantagens que tinhamos vale alimentação/cesta… e aih vai onde eles quizerem “economizar”, eles vao fazer.

  17. Josenaldo Gomes disse:

    SERIA INTERESSANTE SE DIARIAMENTE A EMPRESA ATUALIZASSE A PAGINA, DEIXANDO INFORMADO SEUS FUNCIONÁRIOS.
    OBG.

  18. Josenaldo Gomes disse:

    ATUALIZEM A PAGINA DIARIAMENTE, DEIXANDO INFORMADO SEUS FUNCIONARIOS.

  19. Veraco disse:

    Por que as negociações começaram só no dia cinco de agosto se dizem que é negociações permanente as cláusulas que financeira só dia primeiro de setembro fica complicado achar que estão levando a serio o acordo se o mesmo é de agosto porque adiar mais de um mes sem falar das contas de 2015 que não fecha nunca

  20. j disse:

    Os corrreios falam e adotam ensinamentos através do TLT e diversos outros meios de comunicações que tem principios fundamentados na legislação e na ética em todas as relaçõese valorização do empregado com todas com tratamento justo e correto com respeito as pessoas, MAS MENOS NO TEMPO DE ACORDO COLETIVO DE TRABALHO , aonde todos os empregados deveriam entrar na justiça juntamente com os sindicatos para reparação desses principios .

  21. DIEGO disse:

    Um ABUSO essa proposta indecente.

  22. Observador disse:

    Engraçado, observem o discurso do ex-presidente da empresa. (casa está arrumada esforços coletivos para que a estatal alcançasse a sustetabilidade e voltasse a crescer,revisão salários da diretoria executiva,melhoria em nossos produtos e serviços,….)

  23. FRED disse:

    Ok! querem retirar uma pancada de benefícios, mas cade a redução da jornada de trabalho de 8 horas diárias para 6 horas diárias e da implantação do ponto eletrônico com banco de horas informatizado?

  24. Jura disse:

    GREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEVE, NÃO VAI TER JEITO É GREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEVE.

  25. Ana disse:

    Saúde do Trabalhador?
    É esse tema mesmo?
    Não tá errado não?

    Ué! Parece que a empresa não tá nem aí para a saúde do trabalhador já que o exame periódico que era razoável passou a ser uma consulta fajuta! Nem exames laboratoriais tem mais…

    Faz-me rir com esse tema!

  26. Roberto Alves disse:

    Não sei qual a relação do postal saúde com a UNIMED,porem cuidado, pois a UNIMED está falindo.No Rio de Janeiro,varios hospitais e clínicas não a aceitam mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *