Empregados aceitam proposta dos Correios

Os empregados de todo o país participaram das assembleias ontem (14). A maioria dos trabalhadores aceitou a proposta dos Correios.

Esta proposta foi construída graças ao esforço coletivo das representações da empresa e dos trabalhadores, que mantiveram toda a disposição para negociar um acordo que beneficiasse a todos.

A proposta foi aceita por 25 sindicatos, que representam uma base de mais de 85 mil trabalhadores, e rejeitada por 10 sindicatos.

Os sindicatos que aceitaram a proposta foram: ACR, AL, AM, AP, BA, BSB, ES, GO, MA, Juiz de Fora/MG, Uberaba/MG, MS, MT, PA, PE, PR, RJ, RN, RO, Santos/SP, Bauru/SP, Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo Metropolitana/SP e TO.

Das bases sindicais com rejeição à proposta, apenas 5 optaram por entrar em greve. Os sindicatos do Ceará, Paraíba, Santa Maria/RS, São José do Rio Preto/SP e Vale do Paraíba/SP rejeitaram a proposta, mas não estão em greve. Até o fechamento desta edição, 98,6% dos empregados estão trabalhando normalmente.

Os Correios aguardam ainda novas assembleias previstas para ocorrerem até amanhã. Há previsão de assinatura do Acordo Coletivo no início da próxima semana.

A empresa fez o seu esforço máximo para chegar ao acordo e tem a certeza que a decisão pela não aceitação não corresponde à vontade da maioria dos trabalhadores. Os Correios contam com a presença dos empregados para dar continuidade aos serviços, tão essenciais aos nossos clientes, brasileiros e brasileiras pelo país afora.

Esta entrada foi publicada em Negociação Permanente e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

86 respostas a Empregados aceitam proposta dos Correios

  1. Menino Malukinho disse:

    Acho que o acordo foi muito bom. Só acho estranho dar uma proposta tão boa em meio a crise em que estamos, enquanto que em anos mais favoráveis as propostas não foram tão boas. Coisas estranhas desse correio…

    • CoNtRáRiO disse:

      “Acordo bom…enquanto que em anos mais favoráveis as propostas não foram tão boas…”rapaz eles não deram nada, apenas mantiveram, ou seja, ameaçaram, tirar e depois devolveram…

      • Silva Junior disse:

        Concordo! … No final das contas o que tivemos foi um reajuste de mais ou menos 8%. Menos que a inflação!

        • Kiko Isso disse:

          E é muito!!!
          Não vai gastar tudo viu!!!! 😉

          • Robério Sanches disse:

            Companheiros!

            Vamos nos unir aos Companheiros Comunistas do PCO, PSTU para conclamar uma grande mobilização contra o governo não eleito de Dom Pedro I.

            Fora Marques de Pombal. Aumento de salário já para Pero Vaz de Caminha!

            Depois vamos fazer uma excursão para Cuba e Coreia do Norte, em prol dos nossos companheiros de lá.

    • Português correto disse:

      Isso se deu ao fato de os atendentes terem ameaçado aderirem à greve. Agora resta à categoria fazer suas reivindicações em vez de aceitar tudo calmamente.

      • atendente malboro disse:

        Olhe português correto, crie vergonha na sua cara ao digitar tal infâmia, uma vez que estou a 30 anos na empresa e nunca vi uma raça tão covarde como a de atendente.

        • Português correto disse:

          Pois foi isso o que eu disse, meu caro. Apenas usei palavras menos agressivas. E você está HÁ trinta anos na empresa ou A trinta anos de distância dela?

        • MARIA disse:

          Covarde não, responsável sim, covarde é quem greva todo ano e não tem coragem de ir em busca de outros horizontes, de estudar por exemplo e prestar concursos em outros setores.

      • Atendente Interior GOIÁS disse:

        É porque agora não tem mais o PT pra meter a mão no nosso dinheiro e no Postalis…

        #ForçaPresidento

        • Humberto disse:

          Até onde eu seio PMDB foi quem mais meteu a mão no dinheiro do Postalis. E não sei de onde tiraram que a proposta foi tão boa assim.
          A única parte boa do acordo foi manter o que já era nosso direito (não que eu esteja reclamando, pra atual situação é o que dava, mas o colega aí escreveu besteira).

      • Juntos Somos Mais disse:

        “…terem ameaçado aderirem à greve.” Se isto é português correto, o que é errado?

    • Odacir disse:

      Ai
      Que burro
      Dá zero
      Pra ele!!!

    • SFPO disse:

      Sinceramente, não achei justo, muito menos “bom”, porque eu sei o quanto eu trabalho, e quanto eu mereço ganhar. Achei que esse foi o mínimo que eles poderiam oferecer, e só não sou a favor da greve porque quando vai para julgamento o prejuízo sempre é maior . De fato há muito tempo estamos pagando pela má administração dessa empresa, nosso salario esta defasado e nossas condições de trabalho estão terríveis. Não to achando nada muito bom!

    • PRETINHO disse:

      Onde esse acordo foi bom, como existe gente trouxa nesse pais.

    • Carteira do Futuro disse:

      Só pode ser Menino Malukinho mesmo… 😀 Quem dera voltar aos tempos de criança onde tudo era “uma proposta tão boa em meio a crise em que estamos” mas a piada foi boa 🙂

  2. antonio jabuca city disse:

    teve maioria assina logo esse acordo e deixa de enrolação.

  3. assa disse:

    Agora a pergunta que não quer calar.
    Sairá o pagamento dos valores retroativos este mês??

    • JPessoa disse:

      Depende de quanto tempo os sindicatos que não aceitaram a proposta vão demorar pra aceitar.
      Acho que se passar do dia 20, só no pagamento de outubro.

  4. Luciano disse:

    Que bom que deu tudo certo nesse acordo

  5. Analista disse:

    GOSTEI…..

  6. FLAVIO disse:

    Parabens sindicatos que aceitaram a proposta e agora é so assinar e ainda receber as diferença na folha de SETEMBRO vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  7. Rossetto disse:

    Nunca vi um sindicato DESUNIDO assim; primeiro deveria ter união entre as bases sindicais, depois fazer uma contraproposta e em último caso viria a greve; esse sindicato é uma piada, uns aceitam outros rejeitam, esses que rejeitaram vão ganhar mais? hahahaha, incrível quanta burrice.

  8. Reginaldo disse:

    Dessa vez foi rápido.
    Parabéns à todos.

  9. DIEGO disse:

    Meu sindicato rejeitou. A lógica é que, mesmo assim, eu receba. O que vale é a categoria nacional. Mas quero voltar no ano de 2014 em relação a PLR trianual, em que a empresa só pagou para quem acatou. Dessa vez todos nós vamos receber os novos valores juntos? Ou os empregados das bases grevistas vão ter que esperar? Quem puder me esclarecer agradeço.

  10. Josenaldo Gomes disse:

    O Sindicato da Paraíba não aceitou, lamentável, pois creio que que a maioria dos ecetistas paraibanos diriam SIM ao acordo.
    Gostaria de pedir agora que negociem com serenidade e responsabilidade a questão do Postal Saúde.
    Procurar a melhor saída para o nosso plano.

  11. Jumento Ectista disse:

    Alguns pontos não ficaram claros o suficiente, por exemplo o vale cultura que a principio seria extinto permanece? O plano de saúde terá mensalidade? Tirando isso, assim como a maioria, acho o acordo razoável diante da atual situação econômica do pais e da empresa. Ponto para a ECT no quesito estratégia de negociação.

  12. Jura disse:

    Gente alguém tem duvida que nos 2 últimos acordos coletivos, nossos Sindicatos e Federações não eram do Governo, porque agora com a Transição deste novo comando de Governo os Correios cederam mais fácil, foi muito estranho nos anos anteriores, mais teve bom.

  13. antonio jabuca city disse:

    é só ler a proposta de acordo que esta ao lado e ler…

  14. Nelson Santos disse:

    Estes sindicatos que não aceitaram o acordo, na sua maioria só querem tumultuar e atrasar todo o processo de assinatura. Ainda bem que a maioria aceitou. Os sindicatos que sempre agem de maneira irresponsável prejudicando os funcionários de suas federações, deveriam refletir e pelo bem de todos voltar atrás em suas decisões. Afinal não é demérito algum admitir que estão errados. Mas é claro que só se os funcionários locais estiverem de acordo.

    • FLAVIO disse:

      MAS SE 50% MAIS UM ACEITOU ENTÃO PODE ASSINAR O ACORDO,FIQUEI SABENDO QUE SERÁ ASSINADO NA TERÇA FEIRA e receberemos as diferenças na folha de SETEMBRO

  15. FRED disse:

    Muitas calma nessa hora, o acordo apenas foi normal, nada de extraordinário.

    Vamos aos pontos:

    – Incorporar as rubricas de acordos antigos (ACT2015/2016 e GIP) era apenas obrigação.
    – Aplicar 8,74% sobre os benefícios é normal.
    – Aplicar 9% sobre os salários em duas partes, uma de 6% e outro de 3%, sendo está última apenas daqui há 7 meses é muito bacana mesmo.
    – Manter os direitos do ACT2015/2016 é no mínimo razoável.

    Agora a Empresa foi “esperta”, ela simplesmente fez a situação transparecer que o ACT2016/2017 foi ótimo, configurando uma listagem enorme de ganhos.

    Não se iludam.

  16. jorge disse:

    Eu estou trabalhando por 3 funcionários. Não vou aguentar o Natal que está á porta. Acho que o sindicato esqueceu de bater nessa tecla. Alô sindicato, dinheiro não é tudo! Quem poderá nos socorrer?

    • FLAVIO disse:

      igualzinho eu na minha agencia tiraram um funcionário e estou atendendo até ao meio dia e depois entrego a LTU depois jogo as cartas manipulo para entregar esta dificil,

      • Ricardo disse:

        É frodo, Flávio. E existem muitas agências do interior do nosso país
        que estão nesta situação. Cidade que era pra ter três carteiros, tem somente dois. Agência que era pra ter dois atendentes, tem somente um.

        E se o funcionário ficar doente, se algum parente próximo falecer, se ele sofrer
        um acidente, como fica? A agência fica fechada, e a população sem atendimento, é isto?

        O Correio deveria focar mais em ter poucos serviços, que dessem lucro, e deixar certas “coisas” de lado (carta social, seguro dpvat, etc).

        Ah, e parar de patrocinar olimpíadas e outras coisas.

        O foco tem que ser a empresa, sempre.

        Bom dia a todos e todas. E hajam bem. 🙂

  17. FRED disse:

    Conforme cálculos divulgado pela Empresa um agente de correios que hoje ganha uma remuneração bruta de R$ de 1869,66 vai passar a receber em fevereiro R$ 2.097,43, o que corresponde aproximadamente 12%.

    Vale considera que as rubricas de acordos antigos (ACT2015/2016 e GIP) ficaram vários meses não tendo incidência para anuênio, dentre outros, então essa histório de 12% foi meio que para “compensar”, se assim podemos dizer……..

  18. FRED disse:

    Agora me digam porque não constam na proposta do ACT2016/2017:

    – Ausência da Licença Paternidade de 20 dias, mas tem a prorrogação da Licença Maternidade.
    – Porque não deram 5 dias de abono para o empregado usufruir da maneira que bem entender, sem a necessidade de justificativa.
    – Porque não houve a redução da jornada de trabalho pelo menos para 7 horas.
    – Ausência do Adicional por Título (especialização, mestrado e doutorado).
    – Ausência da Licença Prêmio, onde a cada 5 anos o empregado teria direito a 1 mês de licença remunerada.
    – Ausência do pagamento de Auxílio Creche /babá para os EMPREGADOS.

    Tudo isso reflexe que etamos em uma Empresa ano luz atrás de muitas outras, no quésito de valorização profissional……… Caso duvidem, vejam o ACT da CAESB/DF, PETROBRAS, EMBRAPA, CAIXA………. Não que são exemplos formidáveis mas serve de comparação.

  19. j disse:

    Gente tivemos só o aumento da inflação. nada mais . ainda bem que não retiraram parte dos beneficicios, mas devemos ficar de olho no postal saúde . pode ser por aí que queiram nos atingir!!!!, nos nossos conjuges,filhos e pais .

    • certo é certo disse:

      Os pais deveriam ser excluídos do plano mesmo, porque além de muitos declararem pais com renda suficiente para serem dependentes sem os mesmos serem, ainda deixam um rombo na empresa.

  20. Vai Chover disse:

    E ontem na assembleia, o Presidente do Sindicato de SP e o da Oposição falaram, falaram, falaram, e não disseram “esperma” nenhuma (não pode escrever palavrão aqui rsrsrs)

    A IMPRESSÃO QUE DEU é que, quando a empresa quer, o acordo é assinado de boa

    Bom que o salário de setembro já vem com tudo já arrumaaado, não vai ter probleeeema
    E digo mais! Foi muito que deram de aumento viu!
    Vocês meus amigos se controlem pra não gastar tudo! Temos que poupar!

    Já até deixei separado uma grana pra colocar no Bamerindus 🙂

  21. Marcelo Zilio disse:

    A Pelegada se contenta com “MIGALHAS”!!!

    • Kiko Isso disse:

      Meu amigo, e que migalha hein =D
      Se toda migalha fosse como essa, por mim estaria ótimo

      Se você acha que os Correios estão ruins, pode trabalhar comigo de fotógrafo 🙂
      Eu pago 450 reais cada dia trabalhado… Mas, eu não sou bonzinho como a ECT é não! Exijo sangue e suor…

      Se estiver afim, deixa aí qual a unidade que você trabalha que eu vou atrás 🙂
      Eu não pago migalhas… Eu pago justo e exijo o justo!!!

    • Robério Sanches disse:

      Claro. De grão em grão a galinha enche o papo.

      De greve em greve o governo privatiza

      • Ricardo disse:

        A greve só faz a população ficar com raiva da empresa (no nosso caso, os Correios).

        Quanto mais greve fizermos, mais o nosso filme (enquanto empresa) fica
        queimado. Simples assim.

  22. atendente disse:

    Foi um dos melhores acordos dos últimos anos. Maturidade do sindicato, sensatez da empresa e união
    da categoria sem a necessidade da justiça. Vamos fazer a nossa parte para fortalecer cada vez mas a nossa empresa, ate a próxima.

  23. Sandro disse:

    Alguém saberia me informar qual foi a proposta do Sindicato? Não me lembro de ter visto.

  24. marcelo disse:

    Estou so esperando o desconto no plano que bom ate que enfim vamos contribuir com no mínimo 300,00 para o postal saúde sair desta crise

  25. Esborujutão disse:

    Pelegada??? É justamente por conta de cidadãos que cospem pérolas como “pelegada” e “companheiros” que estamos afundando neste oceano de indigência intelectual que se tornou a ECT.

    • Esborujutão disse:

      Há um tipo muito comum que orbita por aí, de camisa vermelha e bolsinha de couro a tiracolo, esta viuvinha dos anos de chumbo, dos anos 60, esse sim um elemento patético e pernicioso, que com seu discurso defumado é capaz de convencer a uma outra meia dúzia de limítrofes a fazer campanha por tolices de viés comunista decadente. A esses uma única palavra: peçam para sair, pois os conheço bem, não gostam de trabalhar. Vão para Cuba!!

  26. O CARTEIRO disse:

    calma gente!!!!!

  27. O CARTEIRO disse:

    pra galera do ‘sol quente’ nao foi mui legal nao………mas ta bom…….diante da CRISE patrocinando olimpiadas, mudando a logomarca, patrocinando esportes, propaganda toda hora na rede nacional, investimento em infraestrutura,, ………….. TA LEGAL ;;;;;

  28. PRETINHO disse:

    O Correio fez um terrorismo pisicologico precionando os funcionáios que iria retirar beneficios ai depois faz uma proposta para iludir os funcionarios e os bestas acham que foi uma maravilha.
    Funcionario do correio alem de bobo e pucha saco pq n tem mais PLR ainda ameça cortar beneficios o salario aumenta abaixo da inflação e o pessoal com o complexo de vira lata ta se sentindo o maximo com isso acham que não vão conseguir mais nada na vida.

  29. maidonico2003@correios.net.br disse:

    Não adianta usar o blog como muro das lamentações, querem algo!? ….se unam e mobilizem-se!

  30. to nem aí disse:

    Amigos, diante tudo que estamos passando ficou de bom tamanho, só acho que o aumento deveria ter sido dos 9% integral. A empresa fez isso para não pesar no fim de ano e com a o 13º. É só observar… Mais uma vez digo que deveríamos focar no aumento real dos salários e não dos benefícios.. Durante anos nos foi dado o inverso. Mais aumento no benefícios e menos nos salários, por isso perdemos nosso poder de compra. E quanto ao 400 da última PLR que não recebi ? Essa grana foi para onde ?? Seria bom o sindicato correr atrás disso.

    Quanto ao plano de saúde, problema é que o postal saúde não se paga… Quer que seus pais, filhos maiores de 21 anos tenham direito??

    Ok, que seja pago o compartilhamento, quem fez o concurso foi você… Não seus pais..

    O correto seria Plano de Saúde cobrir o funcionário, filhos e conjugues.. Quer colocar seu Pai ou Mãe?? Ok.. Vamos pagar um valor menor que o praticado no mercado, porém tem que ser pago…

    Onde trabalho meu colega tem 06 filhos, pai, mãe, cachorro, papagaio, leiteiro, padeiro, filho do dono do buteco da esquina mais uns 6 tudo pendurado no plano de saúde toda semana por parte dele tem-se consulta, exame, hotel, reembolso de passagem..

    Usam e abusam do plano… Há um termo bíblico que diz que os justos pagam pelos pecadores…

    Nunca um termo expôs toda a situação da empresa…

    No fundo o problema que nos também nos acostumamos mal, em vêz de focarmos nos nossos salários, ficamos sendo ludibriados com vale peru, GIP, abono, aumento de tickets, sem levarmos em consideração que a hora dos acertos, férias, 13º isso não entra…

    Acabamos perdendo poder de compra em nossos salários…

  31. Luiz Fernando A Junior disse:

    Acredito que este acordo foi o melhor possível, não é o ideal e nem de longe é o que nós merecemos, porém na atual conjuntura, está de bom tamanho.
    Se for para o dissídio, o prejuizo será gigante.

  32. Vai Chover disse:

    acho que Vai Chover 🙂

    Lembrei do Mazzaroppi no Filme “Sai da Frente”
    Ele ia receber 200 Cruzeiros por uma batida de carro… Daí um político aparece, fala fala fala e convence o outro motorista a pagar 1000 Cruzeiros… quando o cara paga, o Político toma 500 da mão do Mazza e fala: “Que que você tá olhando? Você só ia receber 200, eu lhe arranjei mais 300!”

    Realmente tem gente que vive chorando de barriga cheia (e muito cheia hein!)

  33. Jura disse:

    Pessoal, acabou agora é receber e pronto diante dos dois últimos acordos esse foi pouquinho melhor mais foi, e ACEITEM QUE DÓI MENOS, sei que não foi muito bom mas tá bom.

  34. Cláudio disse:

    Gostaria de saber sobre, os gestores que recebem função singular, como fica nossa situação? uma vez que o aumento será somente sobre a tabela salarial e com isso as funções sofrem mais achatamentos. Essa já é a 3ª data base que não recebemos nada ao contrário vemos somente diminuição dos proventos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *