Correios espera Fentect para iniciar acordo coletivo

A representação da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) não compareceu à primeira reunião de negociação do acordo coletivo de trabalho 2012/2013 marcada para esta terça-feira (3) pela manhã no edifício-sede dos Correios, em Brasília. À tarde, por meio de carta, a Fentect respondeu que ainda não definiu a pauta de reivindicações nem seu comando de negociação.

Os Correios fizeram novo convite para a próxima terça-feira (10) para debater o calendário das reuniões.

Os Correios reafirmam que estão empreendendo todos os esforços para que as negociações trabalhistas ocorram de forma transparente e satisfatória para a empresa e para os mais de 120 mil trabalhadores. A empresa deseja concluir o acordo coletivo 2012/2013 o mais breve possível para que os trabalhadores sejam beneficiados já a partir da data-base de 1º de agosto próximo.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

37 respostas a Correios espera Fentect para iniciar acordo coletivo

  1. antonio disse:

    bem que já estou percebendo “eles” querem algo muito alto. se não chegarem a um acordo, acredito que havera greve como o ano passado e aih plano de contingente. um desgaste para muita gente, espero que ambas partes veeem as ideias que estao aparecendo neste blog e algo de bom seja usado, porque falar em assembleias onde poucos decidem por muitos…. onde acredito que só vao o pessoal da cidade sede!?…

  2. Luiz Eduardo(ECT) parece que não sabe(sic) que para começar a negociar a Pauta tem que ser sistematizada a aprovada em Assembléias nos Sindicatos. Parece que não soube(será?) que o novo Comando da Fentect será composto de 1 por cada Sindicato,eleito em Assembléia. E tudo isso demanda tempo. Ano passado,por exemplo,a Pauta foi entregue no dia 12/07 e só fizeram a primeira reunião no dia 26/07. Ficou a reflexão para os trabalhadores:será que a empresa está tão benevolente assim em querer adiantar as negociações ou é a tática dos ex-sindicalistas para fazer o que sempre a ECT fez,que é jogar os trabalhadores contra a Fentect ? Façam algo novo,porque,no fundo,essa prática da ECT é antiga e vocês,no passado,criticavam.

    • Dias disse:

      James Magalhães, parece que você não sabe (sic) que a data base é 31.07. Se aprovar a pauta e eleger o comando de negociação demandam tempo, porque você não começaram antes? Fica uma reflexão para você: Será que a Fentect não está muito devagar?

      • Companheiro Dias. Não sei quanto tempo você tem de Correio,mas se não sabe(sic) a ECT NUNCA se adiantou para negociar e os congressos da FENTECT se também não sabe(sic) SEMPRE foram nesta data. A empresa que SEMPRE atrasa as negociações. Ninguém negocia a toque de caixa,negociação começa a partir do dia que se entrega a pauta e se discute EM CONJUNTO e não de forma unilateral. Fica uma reflexão para você: porque a empresa estaria tão boazinha esse ano,se é a mesma que estava o ano passado, e demoraram 14 dias para negociar após a entrega da pauta?

  3. Dante disse:

    Se vocês, responsáveis pela negociação por parte da empresa desejam deixar tudo definido até 1º de agosto, seria interessante, dessa vez, não apresentar propostas humilhantes, mas que seja de acordo com a carga de trabalho que tem sido suportada pela tão massacrada categoria. E seria interessante também a Fentect parar de achar que a vida é a Disneylandia e parar com essas propostas absurdas também.

    • Genylson disse:

      Impressionante nosso sindicato…
      As pautas deveriam estar todas prontas, era sabido as datas de início das negociações, incompetencia nada mais.
      Ao invés de ficarem em discussões interpartidárias infinitas e sem fundamento, deveriam priorizar as melhorias para os
      trabalhadores, por exemplo não perdendo datas e/ou prazos tão importantes como a deste dia 03/07.
      ACORDEM!!!

  4. JURANDIR disse:

    Espero que realmente a Empresa tome uma posição de negociação com muito objetivo para resolver este acordo coletivo, que no dia 1º de agosto divulgue a proposta da empresa e atenda a maioria de seus funcionários, que não querem nem saber da palavra greve e sim em colocar nossa empresa no seu lugar no cenário brasileiro de onde nunca deveria ter saído e só saiu por má negociação por parte de nossos sindicatos que deveriam se amadurecer e realmente fazer o papel de defender principalmente a nossa empresa em primeiro lugar e depois lutar por melhoria juntamente com o seu crescimento o que não vem acontecento e sim colocando a nossa empresa na mídia com a fama de que toda vez que se fala em negociação coletiva a impresa já divulga que haverá greve dos CORREIOS.

    • Sergio disse:

      [Jurandir não sei se o mesmo já participou de sindicato ou de algumas negociações coletivas,mais quem participa ou participou,sabe que defender interesses de uma classe , não é a mesma coisa que defender interesses individuais(oportunismos), por isso a nossa federação tem que ser cautelosa , para que pressionada por alguns oportunistas,não caia no conto do vigario e feche um acordo que venha trazer maiores danos aos trabalhadores ecetistas.

    • Juliana Bosco disse:

      Parabens Jurandir pela lucidez do teu comentario.

  5. Marcelo disse:

    Aconteceu o que todo mundo já sabe: os empregados da ECT estão mal representados pelo sindicato desorganizado. Faltando menos de um mês para a data base, os irresponsáveis não possuem um comando definido e muito menos uma pauta.

  6. Edson disse:

    Eu acho uma falta de respeito conosco que pagamos a mensalidade do sindicato, o que eles fazem o ano todo que não tem uma pauta para apresentar?

  7. Wilson Araújo disse:

    Se a empresa realmente quer negociar para assinatura do acordo antes do dia 1 de Agosto que a ECT apresente sua pauta Oficial.

    Pq somente os trabalhadores tem que apresentar previamente reinvidicações ???

    Ou será que essa pressa toda não passa de uma jogada de marketing …

  8. Ana D. disse:

    Pura falta de organização da Fentect!
    Esta 1ª Reunião para negociação já estava marcada faz tempo. O sindicato teve tempo para se organizar e fazer a pauta.
    Espero que desta vez o sindicato seja mais realista e faça uma proposta viável. E que não se repita a situação do ano passado, que alguns funcionários fizeram greve, a imagem da empresa queimou-se mais uma vez junto à sociedade, para no fim das contas termos, nós empregados, ficado com uma proposta pior do que a 1ª oferecida pela empresa e além disso, aqueles funcionários que se propuseram a lutar por melhores remunerações aderindo à greve ainda que tiveram que pagar os dias não trabalhados!
    Fentect: organize-se por favor!

    • Ana D. ,está havendo um equívoco. Essa reunião de negociação NÃO ESTAVA MARCADA faz tempo. Aliás,foi marcada de última hora pela direção da ECT,através do Sr.Luiz Eduardo, de forma unilateral. Em qualquer categoria,primeiro entrega-se a pauta de reivindicações e a partir daí,de comum acordo,marcam-se as reuniões de negociação. A direção da ECT sabia que a pauta não estava pronta e o novo comando tem que ser tirado nas assembléias, demandando um tempo para tal. Pra você ter uma idéia,o ano passado a pauta foi entregue dia 12/07.Esse ano,teremos uma representatividade maior dos estados,com a participação de 1 por sindicato. O intuito da ECT foi,única e exclusivamente,causar revolta na base,jogando a categoria contra os sindicatos/Fentect. Mas essa atitude não é novidade por parte da ECT. Novidade é ex-sindicalistas corroborar com essa atitude,quando no passado próximo,eles mesmos criticavam isto.

      • Alexandre disse:

        A assinatura do acordo se dá até dia 01 de agosto. Quando a fentect pretende negociar? Outubro, véspera da eleição municipal? Ect está antecipando ou fentect está atrasando? E porquê, se a vigência do acordo atual se encerra em julho?

        • Companheiro Alexandre, a ECT NUNCA se empenhou em adiantar as negociaçao e anos eleitorais já tivemos aos montes. A estratégia deles(antiga,diga-se de passagem) é justamente colocar a categoria contra a Federação. Tanto é assim que o Comando de Negociação da ECT NÃO ESTAVA FORMADO oficialmente quando eles protocolaram a carta.

  9. Valmir disse:

    Nós trabalhadores não somos fantoches dos sindicatos.
    é muito simples de resolver qualquer impasse da parte do sindicato!
    Os “representantes” da empresa venham até nós, e declarem o qual valor estão desejando para nós. No ano passado fechamos por quase o mesmo valor da qual a empresa nos ofereceu, neste ano se vier um bom aumento, eu é que não vou entrar num entrave novamente, para receber o aumento meses depois.
    Isso mesmo agora neste mês que vou receber integralmente os 15 % relativo aos finais de semana.

  10. jess disse:

    esperamos da ECT, que aceite um proposta que nos ajude ,pq como foi a ums anos atras fico feia as coisas, UMINHATE sindicato tbm pisso na bola , sou carteiro e sei como e trabalhar no sol dia a dia , e nao recebe um salario justo de um EMPRESA PÚBLICA!!

  11. Ana D. disse:

    Ok, James Magalhães de Azevedo!
    Mas faltando só um mês pra ser lançada a proposta já era pra este documento estar pronto!
    Continuo achando falta de organização.

    • Companheira Ana D. , fazer o Congresso da Fentect em Maio (em vez de Junho), seria uma alternativa para próximos anos,no sentido de adiantar mais a preparação da pauta. Porém,repito,SEMPRE foi feito em Junho e a ECT é que sempre empurrou com a barriga as negociações.

  12. Juliana Bosco disse:

    “…colocar a categoria contra a Federação”

    Ironico, o que vemos nos discursos em frente aos predios dos correios é
    “companheiro” gritando, colocando funcionários uns contra os outros,,devido ao cargo
    que cada um ocupa.
    É explicito para todos que o sindicato é dos carteiros e otts, o “resto” não é representado, e
    pior..se possível é prejudicado.

    • Juliana Bosco, sei que há erros nos dois lados. E que há sindicalistas que exageram em seus discursos inflamados.
      Mas o nosso instrumento de luta são os sindicatos e a federação, e temos que preservar ao máximo esses instrumentos,porque sindicalistas passam,não são eternos, e a luta tem que continuar para os que ficam e os que virão.

      Com relação as conquistas nos últimos anos,tivemos a continuidade do plano de saúde para os aposentados(NÃO FOI SÓ PRA CARTEIROS,OTTS,ATENDENTES MAS PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS), tivemos a conquista da licença maternidade de 6 meses(NÃO FOI SÓ PRAS CARTEIRAS…MAS PARA TODAS AS ECETISTAS),tivemos a igualdade de pagamento dos anuênios(NÃO FOI SÓ PRA CARTEIROS…MAS PARA TODOS FUNCIONÁRIOS),etc.

      Claro que tem algumas lutas que são específicas, como os 30% para os carteiros, a luta por segurança nas agências(atendentes),etc. É preciso que outros cargos da ECT participem mais dos fóruns oficiais,assembléias para que também possam ser ouvidos em suas reivindicações específicas.

      • Marcelo disse:

        James,

        Percebo em seus comentários manifestações de defesa ao sindicato, certamente você faz parte dele. Só uma dúvida: por que os “companheiros” que defendem tanto a justiça, igualdade, dentre outras bandeiras, sempre solicitam o aumento LINEAR. Será que nunca ouviram falar em ISONOMIA…, ou seja, desejam justiça para aquilo que lhes interessa e reinvidicão percentuais de aumento diferenciados para uma mesma categoria.

      • Juliana Bosco disse:

        Realmente James, os sindicalistas passam…passam a fazer parte do quadro de gestores,
        passam a serem diretores, gerentes de area…independente da qualificação.

        ohh se passam

        e os que estudaram, se esforçaram, tem cargos compativel..?

        • Juliana,se acha que está sendo injustiçada pelo fato de ter qualificação,concordo com sua indignação. Agora não adianta ficar só reclamando pelos cantos.
          Funções sempre existiram na ECT e sempre existirão…política dentro da ECT sempre existiu e sempre existirá. No passado ela dava ao grupo político que estava no poder,hoje ela dá aos atuais.
          Que tá cheio de ex-sindicalista na gestão eu sei,uns competentes outros não,assim como tem alguns com especialização que também não tem competência.

          Mas se a discussão for ressentida por causa de função,só posso lamentar. Cobro daqueles que estão na gestão que faça um bom trabalho em prol dos ecetistas.

          • Juliana Bosco disse:

            James,

            eu não estou sendo injustiçada e nem to reclamando pelos cantos.

            É apenas uma constatação, sindicalistas sem competencia assumem função
            q não deveriam, em consequencia baixam a qualidade dos serviços, pq, por mais
            que falem que o operacional´carrega a empresa nas costas..tem muita gente nos bastidores
            que fazem a coisa acontecer, que propiciam o serviço do operacional acontecer.
            Finalizando, não distorça as coisas, não estou ressentida pelas funções, respeito a empresa
            em q trabalho e torço pra que ela realmente volte a ter a qualidade que teve a alguns anos atrás,
            qdo não havia greves anuais.

        • E em algum momento eu disse que SOMENTE o operacional carrega a empresa nas costas? Onde eu disse isso?
          Lógico que tem pessoas que trabalham nos bastidores.

          E é incrível como você generaliza as coisas. “sindicalistas/sindicato só tem discurso”. “sindicalistas que assumem são incompetentes”.

          Até as pessoas que você defendeu que fazem as coisas acontecer,pode até ser um ex-sindicalista,de repente.Já que você mesma diz que tá cheio deles nas funções.
          Por isso,não generalize.

          • Marcos disse:

            Tenho que concordar, sempre ouvimos dos representantes do sindicado, que quem carrega a empresa, quem faz a empresa é o opercional.
            Principalmente nas greves, sempre incitaram uns contra os outros.
            Como o “resto” dos funcionarios apoiar esses sindicalistas? achar que estão interessados nessa minoria?

  13. Ana D. disse:

    Juliana, concordo com você!
    Sou da CAC e ano passado falaram que olhariam por nós e não recebemos nenhum benefício. Este ano fizemos reunião com o Sindicato de nossa região levando a eles nossas reinvidicações, vamos se vão olhar por nós dessa vez!

    James, os próximos anos por enquanto não me interessam. O que é fato é este ano não se organizaram e organização é primordial para que as negociações aconteçam. Quem está empurrando com a barriga mais uma vez é o Sindicato, que não se organiza e sei lá quando vai aprender a se organizar.

    • Ana D., sindicatos não estão empurrando com a barriga “mais uma vez” como você afirmou. Conforme te disse,sempre foi nesta data e quem sempre “empurrou” com a barriga foi a ECT(Só um exemplo do ano passado:pauta entregue dia 12/07 e só começaram a negociar dia 26/07 e boa parte da categoria não criticou a empresa por isso). E agora a Fentect precisou de tempo para implementar as mudanças no estatuto(comando de negociação mais representativo) e propôs a começar a negociar na mesma data que a empresa começou ano passado(26/07).

      • Ana D. disse:

        James, deixa essa questão de datas pra lá!

        O que importa é que as negociações sejam feitas de forma amigável e coerente com a necessidades de todos os trabalhadores.
        Só isso que eu espero!

  14. Juliana Bosco disse:

    Ana,
    não sei qtos funcionários tem no CAC, mas, imagino que não são muitos, então pro sindicato “vcs”
    não interessam, o q interessa são os carteiros que são a maioria, logo, eles tem “força”..

    Eles discriminam abertamente todos os outros cargos, na greve passada, ficamos até com receio de sair
    do predio, foi uma verdadeira tortura psicologica, sem falar nas agrssões verbais dos “companheiros” que
    ficavvam em cima do caminhão destilando ofensas..berrando absurdos.

    Esse sindicato tem discurso..e só

    • Ana D. disse:

      Não somos tão poucos Juliana.
      Somando os funcionários das CAC’s MG e SPM somos cerca de 1000 funcionários!

      Mas é o que você disse, o Sindicato só olha pros carteiros!

  15. juliana bosco disse:

    Ana,
    infelizmente vcs são poucos sim, e não fazem peso..como disse
    esse sindicato quer aparecer, ter projeção politica..nem um pouco interessados
    em quem são os vddros “trabahadores”..ate isso, conseguiram deturpar.

    Como dissemos anteriomente, vamos pesquisar, nos informar, ler, e, principalmente
    OBSERVAR..essa, é a unica maneira de não sermos manipulados..abrir os olhos,
    olhar com olhar critico..questionar

  16. Correia disse:

    Os carteiros são a massa ,praticamente só os carteiros fazem greve ,os atendentes e demais dependem da boa vontade da Empresa e do que for conseguido pelos carteiros .Sinceramente gostaria muito que este ano não acontecesse greve .Espero que a empresa apresente uma proposta pelo menos razoável para todos ,para não passarmos pelo desgaste do ano passado,e que não sejam debatidos somente aumento de salário ,mas outros pontos que também são importantíssimos para o bem estar e motivação de empregados .

  17. Joao Bento Fernandes disse:

    Os correios precisar valorizar seu colaboradores, vivemos correndo atrás de uma inflação que vai acabando com nosso salário, quando entrei nos Corrios a 25 anos atrás ganhava cinco ( 5 ) salário minimos hoje ganho três salário e meio só de perda durante esse 25, anos mais 40%, só os Corrios que não ve isso, mesmo com os benefício agregados ao salário não recupero meu dor aquizitivo de 25 anos atrás vamos falar sério Correios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>