TST faz proposta para prorrogação do ACT 2016/2017 até dezembro/2017

Na manhã de hoje, dia 22, o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Emmanoel Pereira, fez a proposta para prorrogar o Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2017 até o dia 31 de dezembro de 2017.

Segundo o magistrado, que está conduzindo a mediação das discussões do plano de saúde no tribunal, a possibilidade de ocorrerem duas mesas de negociação simultaneamente vai trazer prejuízo para os trabalhos já em andamento no TST.

O ministro alegou que precisa de tranquilidade para que a mediação consiga chegar a um bom termo. Ele também ressaltou que a proposta leva em conta que os trabalhadores terão todos os benefícios previstos no ACT 2106/2017 garantidos até o dia 31 de dezembro de 2017, mas que eles precisam se comprometer a não entrar em greve durante esse período.

A Findect aceitou deliberar sobre a questão em suas bases sindicais, mas a Fentect relutou em levar o assunto para a categoria. Diante do impasse, o vice-presidente determinou que as federações se pronunciem em 15 dias sobre a proposta. Após esse prazo, os Correios ainda terão cinco dias para trazer a sua decisão sobre o tema.

Os Correios farão consulta aos seus órgãos supervisores (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão) sobre o tema, de forma a trazer uma resposta para o TST no prazo estipulado.

Diante da proposta, a reunião de abertura do ACT, marcada para o período da tarde, foi cancelada.

Clique AQUI para acessar a ata da reunião.

Esta entrada foi publicada em Negociação Permanente e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

92 respostas a TST faz proposta para prorrogação do ACT 2016/2017 até dezembro/2017

  1. J.A.G disse:

    Que palhaçada é essa , estamos no dissidio coletivo , qual o problema de se resolver os assuntos destintos e em situações totamente diferentes , DISSÍDIO/COBRANÇA DO PLANO DE SAÚDE que alegação que precisa de tranquilidade , parece mais uma fuga das responsabilidades .

    • Ronaldo Silva disse:

      Todo brasileiro que está atento as noticias atuais de nosso pais, com certeza sabe que se um Desembargador/Ministro não pode (por qualquer motivo) julgar uma causa, indica outro, é isso que está acontecendo em todos os tribunais. Agora eu pergunto: Por qual motivo esse Ministro não deu a correção da inflação nos salários e benefícios para que aguardemos até janeiro/2018? Ele não teria muito mais tranquilidade para resolver o assunto? Ou ele só ficara tranquilo quando tiver certeza que os funcionários dos Correios estiverem “ferrados”?

  2. MARIA disse:

    Se não for para melhorar deixa como está.

  3. asdw disse:

    Pareceu um caloteiro enganando o credor.. “tal dia eu te pago..”

  4. DIEGO disse:

    Isso é armadilha. Não aceitemos.

  5. Robson disse:

    ABSURDO o que acabei de ler nesta página de Negociação Permanente.
    A empresa está tentando empurrar com a barriga e mudar a data base da categoria.
    Eu como trabalhador digo não. Não aceito esse posição.
    Se está correndo o risco de ter 2 processos para o TST julgar é devido a intransigência de empresa em mexer nos direitos dos trabalhadores.
    Se o Ministro julgar incapaz de conduzir os dois processos ele que peça para sair e dê lugar para quem consiga julgar.
    Mais uma vez a empresa está buscando descumprir o Acordo Coletivo ASSINADO pela empresa e pelas Federações com intermédio do TST.
    Não concordo com essa postura adotada pela empresa, tanto em buscar descumprir o Acordo Coletivo quanto as clausulas de Saúde do Trabalhador, quanto agora com essa prorrogação que busca benefícios para mostrar uma situação financeira melhor, sendo que quer jogar todas as responsabilidades para o próximo ano.

    CADÊ AS MINHAS FÉRIAS? Só no ano que vem
    Cadê o Acordo Coletivo 2017/2017? Só no ano que vem também. NÃO!!!

    Os empregados já estão pagando pelo ROMBO (ROUBO) do Postalis
    A empresa quer imputar em nós a responsabilidade pelos custos da má gestão do POSTAL SAÚDE, sendo que quando foi criado era o sistema que salvaria a saúde dos empregados e geraria economia,
    Agora quer também fazer os empregados trabalhar por mais 6 meses sem reposição da inflação e depois vão apresentar uma proposta ridícula e acabar transformando o acordo em BIANUAL NA MARRA.
    Se depende-se do meu voto, essa proposta seria recusada. Não há benefícios para os trabalhadores.

  6. Robson disse:

    Gostaria de receber uma resposta formal da empresa sobre o meu posicionamento.

  7. Ladainha de Sempre disse:

    Prorrogação até 31/12/2017! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk NAAAAAAAAAOOOOOOOOOOO!
    Isso é só o começo do “FUMO” premeditado que a Empresa vai jogar “guela abaixo” de nós trabalhadores.
    Esperem o pior!

  8. Ladainha de Sempre disse:

    Empresa com direção Politica dá nisso! Vão privatizar ou afundar de vez os Correios.
    Estamos à deriva….Peguem seus coletes e botes salva vidas, pq o “rombo” no fundo do barco é enorme….

  9. DYEGO disse:

    Já não basta o ano passado não ter reposto a inflação devidamente (usaram um indicador erro e menos favorável ) e ter dividido o aumento, AGORA ESSA… AFF (Imagine aqui um monte de palavão).. Tô cansado…

  10. DYEGO disse:

    Pura falta de respeito… negocie no prazo combinado. Mais digno repor só a inflação ou até não dar o aumento do que esse descaso e falta de compromisso com que foi proposto.

    #tocansado

  11. FRED disse:

    Vamos aproveitar para estudar para o concurso do TST e CLDF…….

  12. Fernando disse:

    Só queria ter acesso a receita dos Correios até a presente data. Esse discusso de crise é falacioso. Houve um aumento de 20% na quantidade de objetos registrados. A Postal Saúde e o Postalis exemplo de ingerência e falta de competência.

  13. antonio jabuca city disse:

    isto esta me cheirando a …

  14. atendente disse:

    Essa não dava para prevê. Uma sinuca de pico para federação sindical. Sem poder fazer greve , sem nada para este ano. E que mês do ano que vem seria resolvido. Deveria haver o retroativo para compensa todo esse sacrifício.

  15. Escravo mal pago. disse:

    Aonde vamos parar? O TST pode muito bem lidar com o acordo sobre o plano de saúde e deixar a Empresa negociar o acordo coletivo como no ano passado, sem a necessidade de ter um dissídio. O que está acontecendo é que por trás dos panos com certeza houve um pedido da Empresa para postergar esse acordo e economizar seus milhões, pois serão 5 meses de salários congelados (agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro, sem falar no vale PERÚ GLU GLU GLU).

  16. DIEGO disse:

    QUERIA SABER POR ONDE ANDA YVES GANDRA.

  17. Luzinha disse:

    Vai ser ótimo deixarem a negociação para o final do ano, quando os carteiros resolverem fazer greve (porque só eles que fazem mesmo) bem no período do Natal… Vai ser lindo!

  18. Jura disse:

    A Empresa está perto do fim, é pra acabar com o pequi de Goias.

  19. FREE LANCER disse:

    VAMOS FAZER UM REALITY COM ESSE MINISTRO DO TST. TRAZ ELE PARA A EMPRESA, JOGA UMA SACOLA NAS COSTAS DELE E PEDE PRA ELE VIVER DURANTE ESSES 6 MESES COM O SALÁRIO BASE (NM 01) DOS NOSSOS TRABALHADORES DA ECT. (PELO MENOS 6 MESES)

  20. Gustavo disse:

    Galera, muitos aqui não entenderam a jogada… Essa decisão do TST pegou todos de surpresa. É óbvio que não sabemos se houve combinação com a empresa, mas acaba sendo até bom pra gente. A validade do ACT vai ser empurrada para dezembro, ou seja, teremos TUDO (benefícios) garantido até essa data e, quando fechar o acordo, será retroativo à agosto! Os sindicatos foram pegos de surpresa, ficaram indignados e querem negociar a qualquer custo. ELES PERDERAM A FORÇA! Vão vender nas bases que essa decisão do TST “é absurda e é mais um golpe contra o trabalhador e blá, blá, blá…” O TST quebrou as pernas deles. Essa é a verdade. E se fosse aberta a negociação agora em agosto, ia ser aquela enrolação, ia ter greve, ia para o TST, perderíamos os benefícios (vale-peru, 70% férias…) e estaríamos lascados de vez. Ah! e a rapaziada dos sindicatos ia dizer que “fizeram a parte deles”… E continuariam postando fotos no Facebook de viagens internacionais com seus familiares, jantares a luz de velas, baladas…

    • DENIS RICARDO INDIGNADO disse:

      Gustavo parece que voce entrou hj na empresa ou e mais destes gestores que entram no blog so pra puxar saco…O que vem do TST para nos nunca foi e nunca sera para nos beneficiar.Mais um golpe arquitetado sim pela empresa e tst + governo….

    • DYEGO disse:

      Não amigo… não vão adiar as negociações vão prorrogar este acordo… não haverá retroativos… acredito que estão esperando aprovar a reforma trabalhista e isto dará mais legalidade para eles tirar nosso poucos direitos… infelismente o ministro não está pensando em seu bem…

    • Ronaldo Silva. disse:

      Gustavo, o problema é que em novembro entra em vigor a nova formatação dos ACTs, estamos sendo levados ao matadouro! Se não reagirmos teremos redução de salários.

    • agenildo barata disse:

      Caro

      A Proposta do TST de empurrar a negociação do acordo coletivo tem um unico objetivo , fazer com que esse dissidio seja julgado pela nova lei trabalhista , aonde acaba a questão do direito adquirido , ou seja a empresa é livre para retirar o que quiser , 70% de férias , vale alimentação . vale refeição , plano de saúde etc etc etc .

  21. antonio jabuca city disse:

    ta bom, deixa como esta.

  22. MARIA disse:

    Se for pra piorar deixa como está, como disse o Gustavo ao menos teremos os benefícios garantidos até dezembro e depois quem sabe o que pode acontecer, coisa boa não vem não pode crer.

  23. mmgg disse:

    então…. a validade do do ACT 2016/2017, expirou em 01/08/2017 assim estamos descobertos … prorroga tudo para dezembro 2017 e garatimos mais um periodo com todos os beneficios … incluindo assintencia médica, vale peru, etc ….

  24. Willian Atendente disse:

    Como os colegas já disseram, o Correio podia perfeitamente realizar a negociação coletiva e depois dar andamento no processo do plano de saúde. Mas o objetivo do Correio é tumultuar a negociação coletiva, e não agilizar 🙁

  25. antonio jabuca city disse:

    a direção dos correios nao tem um pingo de respeito por nos trabalhadores, nos que vestimos a camisa da empresa, faça sol ou chuva, faça ouvindo dos clientes reclamaçoes e mais reclamações. esta gente quer greve… parece que quer ver o pior… incopetencia do ministro e da direção, sindicato não fica pra traz nao.

  26. Jurico disse:

    Yess! Em novembro entra em vigor a nova lei e o acordo coletivo terá um sabor diferente, estamos f…..a..dados a presenciar algo inusitado….

  27. Humberto disse:

    Só por curiosidade: caso o acordo seja adiado pra dezembro, já entraria nas novas regras de Acordo Coletivo da Reforma Trabalhista? Afinal, teoricamente a data base ainda deveria ser 01 de agosto.

  28. J.A disse:

    mas gente! se for ver não tem nada a ver, a cobrança do plano de saude (inaceitável) ( vai afetar as famlias ) se encontra no tribunal, mas a data do dissidio ou o dissidio começou agora a negociação , portanto não se encontra nem no tribunal é ridicula a relação, é uma total falta de compromisso com os trabalhadores e suas familias , se o ministro (juiz ) não tem tranquilidade para negociar passe a bola a outro juiz , nem a correção minima da inflação do periodo é inaceitavel , não da !

  29. Sergio disse:

    Lá de dentro, a boca pequena: estão esperando a reforma trabalhista funcionar para daí sim fazer o que eles querem no Correio: terceirizar e flexibilizar períodos de férias, diminuindo custos e preparando para vender uma parte do negócio, a parte não monopolizada…

    Só digo uma coisa: alguma vez furei com vocês?

    Então…

  30. poeta dtf disse:

    boa tarde companheiros primeiro tirar a Dilma
    e disse que a culpa era dela
    agora quer tirar o Temer
    para pos o Maia
    meus amigos o erro estar no congresso
    precisa sair tudo
    voto nulo em 2018
    faça esta campanha que proximo ano
    pode ser que a ect seja primeira classe

  31. poeta dtf disse:

    vergonha nacional
    cade as ferias???
    o aadc???
    adc???
    Plr???
    Decimo 13???
    abono??
    vale cultura???

    • Isso não te pertence mais
      hahahahahhaha

    • Sergio disse:

      Poeta não, poeteiro.
      Vamos lá:

      cade as ferias???
      R: continuam lá, conforme determina a CLT. É o único direito do empregado que a empresa controla dentro do prazo legal.

      o aadc???
      R: qual é o medo? Ser confirmado que dá para fazer o mesmo com menos gente?

      adc???
      R: mesma coisa: qual é o medo? Ser confirmado que dá para fazer o mesmo com menos gente?

      Plr???
      R: Aqui você tem razão. A empresa precisa apresentar e aprovar as contas do ano passado.

      Decimo 13???
      R: continua lá, conforme determina a CLT. Qual é sua dúvida?

      abono??
      R: faz anos que não temos abono por determinação do ACT, assinado pelo sindicato que nos representa. Reclame com eles também isso.

      vale cultura???
      R: qual sua dúvida?

      • TITANICorreios disse:

        Para acabar de vez com o problema do efetivo dos CDDs, sugiro convidar o pessoal do administrativo; sem diminuir o salário e com direito aos 30%.
        Eu topo!!!

  32. #VAICORREIOS disse:

    ECT + TST = ÓTIMA PROPOSTA, SUPER ACORDO E EXCELENTE PLANO DE SAÚDE!
    FUNCIONÁRIOS + GREVE + SINDICATO = NOTHING.
    VAI CORREIOS!!!!!!!!!!!

  33. Existe a possibilidade de cortes nos benefícios, vale cultura, vale extra e os 70% das férias vão acabar, podem escrever, além do plano de saúde que deverá ser cobrado e do vale refeição que cairá durante as férias. Vem ai mais um PDV no mês de setembro, se eu tivesse 15 anos de casa entraria na dança. Correios, façam um PDV mais abrangente, tem muita gente que não quer ficar nesse barco afundando mas também não quer cair na água sem colete. Fica a dica.

  34. antonio jabuca city disse:

    qual a proposta dos correios??????????????

  35. TITANICorreios disse:

    Isso é golpe!!!

  36. NETTY disse:

    Em Dezembro a lei trabalhista ja estara em vigor. então ja viu né.

  37. MARIA disse:

    E aí alguma novidade sobre o assunto em pauta????

  38. MAIDONICO disse:

    Povo alguem leu o texto dessa funcionária de Santa Catarina!!!??? kkkkkk …puro fake!!

  39. fernando disse:

    Estou no correios a 6 anos e não sou afiliado ao sindicato; li todos os comentários com opiniões claras e corretas sobre a empresa, sindicatos, justiça do trabalho e a nos mesmo funcionários. o q eu peço de verdade: se eu não estou gostando de trabalhar na empresa peço conta, se não concordo com a empresa, justiça do trabalho então greve em busca dos diretos e manter os q foi conquistado; muitos q são afiliados quando tem greve não entra q e um direito. Então estou tranquilo e trabalhado de boa por que o sindicato não posicionou sobre a situação e quem decide e eles e o decidi acabou e pronto.

  40. Atendente disse:

    E o PDV?

  41. TST, Governo e ECT têm comum interesse em enxugar custos, e agora com as novas regras da CLT não há sindicato que nos salve. A empresa pode até superar essa crise, causada por má gestão e corrupção, mas nossos salários nunca mais serão os mesmos.

  42. DIEGO disse:

    Tô sendo retaliado.

  43. cristiano disse:

    Até 31 de Dezembro??????
    Deixa ver….Reforma trabalhista…ok….Reforma da Previdência…ok….
    Já entendi.
    Aparelhamento politico….blá, blá…TST,empresa , só enrolação.
    Já não basta a impunidade e a situação politica que vive o país.
    Triste mas somos r$ubad$s e escravizados á 517 anos.

  44. Luzinha disse:

    Quando sairá os próximos capítulos dessa novela?
    E colegas cuidado:
    “The winter is coming!”

  45. atendente disse:

    A empresa diz que esta no vermelho, mas há muito tempo não entregamos objetos simples, pois estamos abarrotados de encomendas e cartas registradas. Olha que nosso município tem apenas 22 mil
    hab. Onde esta os valeres da empresa a missa com cliente e com seus empregados não adianta prega não pratica. Vai piora porque grave quase confirmada. Porque Não formaliza uma única proposta,única
    reunião com sindicato a empresa quer a greve. Mas alguma coisa tem que ser feita. vamos ora.

  46. bebéu de oreia disse:

    Só sei que será imposto unilateralmente essa cobrança do plano de saúde.

  47. lee soares disse:

    ainda não teve proposta o correio não mandou para o dissidio; e o juiz já quer da palpite?

  48. What the hell? disse:

    Alguém quer um lexotan aí?

  49. antonio jabuca city disse:

    olha só o que o presidente dos correios fala na midia, que é um abuso o valor do vale que a gente recebe. quer cortar e le nao fala que nosso salario é o pior do serviço publico, ele que é politico, tem a vida jah estabelecida politicamente, e alem de tudo 1.100,00 reais nao faz falta para ele. vemos que nao tem respeito por nos.

  50. Jura disse:

    Vamos ver se o mediador desse blog, mostra isso que o Presidente falou em entrevista a vários jornais, tenham coragem e mostra. ESCANDALO.

    O passo seguinte será emplacar um pacote de benefícios mais enxuto, reduzindo uma série de concessões que não estão previstas na CLT, como adicional de 70% de férias e auxílio-refeição para 30 dias.
    “Isso tudo é um escândalo”, disse Campos. Ele calcula que as mudanças tragam economia anual ao redor de 1,4 bilhão de reais.

    • agenildo barata disse:

      NA verdade já perdemos tudo isso , agora só falta saber se será em dezembro de 2017 ou em agosto de 2018 , aos que dizem que a reforma trabalhista não tira direitos dos trabalhadores , o próximo dissidio vai mostrar a verdade

  51. DIEGO disse:

    DIGO RETALIADO E NÃO RETALKIADO

  52. Jurico disse:

    A resposta das assembleias por todo o Brasil éeeeee NAOOOOOOOO bora negociar, não funcionou a arapuca montada no meio da estrada…

  53. AMIGO DO ZORRO disse:

    Bom as assembleias já recusaram a proposta de prorrogação do acordo coletivo, então agora será que dá pra começarem a negociação logo, ou vão inventar oque mais pra tentar ficar enrolando, até quando isso. Ninguém aguenta mais esse mundo de faz de conta.

  54. MARCOS DINIZ disse:

    BOM SENSO DA EMPRESA NESSA HORA JÁ QUE CADA TRABALHADOR ESTA COBRINDO TRÊS DISTRITOS POR FALTA DE FUNCIONÁRIOS ESSA E A HORA DE VALORIZAR QUEM TANTO SE DEDICA A EMPRESA.

    • Tamo_na_roça disse:

      Como gratificação pelo empenho em cobrir 3 distritos, e como punição pelo sindicato ter recusado a prorrogação, a empresa ameaça suspender os benefícios até o novo acordo.
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  55. FREE LANCER disse:

    REUNIÃO MARCA PARA AMANHÃ (12/09/2017 – ÀS 10:30 H). O PIOR AINDA ESTÁ POR VIR.

  56. Tamo_na_roça disse:

    ECT começa a mostrar as garras, no primeira hora diz que vão negociar mas, o pagamento dos benefícios acordados no ultimo ano se configura improbidade administrativa, já que o acordo está vencido. A casa caiu mermao!

    • João José disse:

      Só esqueceram que o próprio TST tem uma posição favorável ao trabalhador.

      Súmula nº 277 do TST
      CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO OU ACORDO COLETIVO DE TRABALHO. EFICÁCIA. ULTRATIVIDADE (redação alterada na sessão do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) – Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012
      As cláusulas normativas dos acordos coletivos ou convenções coletivas integram os contratos individuais de trabalho e somente poderão ser modificadas ou suprimidas mediante negociação coletiva de trabalho.

  57. Tamo_na_roça disse:

    Jesus! Acabam de anunciar a suspensão do banco postal no Paraná, vão economizar uma grana com quebra de caixa que deixará de ser pago. Começou minha gente, salve-se quem puder!

  58. zé pequeno do consumidor disse:

    R$ 250 A MENOS POR MÊS, OH EMPRESA MARAVILHOSA, MOTIVADORA.. UHHH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *