Negociação das cláusulas do ACT 2017/2018

Ontem, dia 14, a representação dos Correios apresentou as seguintes cláusulas para discussão do Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018: Questões Sociais, Disposições Gerais, Condições de Trabalho e Relações Sindicais.

Os representantes dos Correios apresentaram, novamente, a proposta anunciada pelo presidente Guilherme Campos no primeiro dia de negociação, mantendo os benefícios do ACT 2016/2017 durante o período de negociação, desde que não haja greve até a definição de um novo acordo.

Os Correios reiteram a preocupação de que não há Acordo Coletivo de Trabalho vigente, conforme despacho proferido pelo Tribunal Superior do Trabalho. Desta forma, até que haja a assinatura de um novo acordo, a organização está impossibilitada de pagar benefícios aos seus trabalhadores que excedam aqueles previstos na CLT, sob pena de que esteja caracterizada improbidade administrativa.

As federações tem até o próximo dia 20 para se manifestar sobre a manutenção das cláusulas do ACT 2016/2017. Esta data foi fixada para permitir o processamento da folha de pagamento com os atuais benefícios.

Durante a reunião, os Correios demonstraram as propostas de ajustes e exclusões de cláusulas, no entanto, não houve manifestação por parte das federações, impossibilitando a discussão e esclarecimentos sobre os pontos apresentados.

No período da tarde, a Fentect entregou um documento comunicando que fará assembleias para deflagração de greve, alegando que não houve avanço nas negociações.

A medida causou surpresa, uma vez que: já existe uma proposta de manutenção dos benefícios do ACT 2016/2017; a negociação está apenas no terceiro dia; e as cláusulas com impacto financeiro sequer foram apresentadas. A empresa continua disposta a negociar e dialogar com as representações dos trabalhadores na busca de soluções que o momento exige.

A greve é um ato extremado e precipitado que desqualifica o processo de negociação e prejudica todo o esforço realizado durante este ano para retomar a qualidade e os resultados financeiros da empresa.

A negociação está mantida para a próxima semana, com cronograma de 19 a 21, onde serão apresentadas as demais cláusulas.

A empresa pede cautela a seus empregados neste momento, e recomenda que cada trabalhador participe dessa decisão com a responsabilidade que o assunto requer.

Clique abaixo para acessar as atas de reunião:

ATA 13/09/2017

ATA 14/09/2017

Assista ao vídeo com mensagem do presidente dos Correios clicando AQUI.

Esta entrada foi publicada em Negociação Permanente e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

8 respostas a Negociação das cláusulas do ACT 2017/2018

  1. Ronaldo Silva disse:

    Trabalhei em uma empresa que tinha uma gestão competente, seus diretores realmente estavam agindo com responsabilidade, sem falar em um corpo jurídico competente. Quando faltava 30 dias para vencer o prazo final do ACT a direção já apresentava as propostas e informava que vencendo o ACT teriam que apelar para a CLT. Engraçado! Quem tem a obrigação de informar sobre a impossibilidade de pagamento de benefícios e salários não é as Federações e nem os Sindicatos, pois eles não pagam ninguém! Porque que dois meses depois é que os Correios(direção) vem comentar sobre o assunto? Os advogados estavam dormindo? Dentro do entendimento jurídico não pode deixar de valer um acordo se existe outro em andamento!(não há dentro do acordo anterior uma clausula de não greve) Sem dizer que a irresponsabilidade de tal fato é da instituição pagadora(quem paga os salários e benefícios).

  2. carteiro motorizado disse:

    Como é? até dia 21? Greve dia 19 às 22:00, anota aí!!!!!!!!!

  3. SOARES disse:

    SE QUERIAM NEGOCIAR DEVERIA TER FEITO ISSO EM JULHO, POIS EM AGOSTO JÁ É PARA VIGORAR NOVO ACORDO. ESSA ADMINISTRAÇÃO REFLETI O GORVERNO ATUAL, MAS TUDO PASSA, ASSIM COMO O DIA DE VOCÊS.

  4. Mario disse:

    Engraçado é que a empresa tem a proposta das federações desde junho, e quem ainda não apresentou nenhuma proposta concreta e nos enrola com a data base e a ect….

  5. carteiro do sul disse:

    aqui no sul 100% greve 100% de adesao

  6. What the hell? disse:

    Desde quando um direito pode ser retirado? Desde quando a lei pode retroceder para prejudicar direitos já conquistados? Será que a cúpula da ECT acha que não existem empregados formados com curso superior trabalhando aqui?

  7. DENIS RICARDO INDIGNADO disse:

    ESTA CUPULA DA ECT CONSEGUEM SUPERAR QUALQUER COISA DO OBVIO AO RIDICULO…QUE ARTE MANHA PARA AMEDONTRAR A CATEGORIA …PARABENS CUPULA COVARDE…E DIA 20/09 E GREVE COM CERTEZA…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *