Vice-presidente do TST declara a greve abusiva

Na tarde de hoje, dia 28, o Tribunal Superior do Trabalho determinou, em decisão liminar, que a greve dos trabalhadores dos Correios é abusiva.

Em seu despacho, o vice-presidente do TST, ministro Emmanoel Pereira, declarou em sua decisão que “houve adesão à greve com a negociação ainda não encerrada, o que implica na abusividade”.

O vice-presidente do TST destacou ainda que, “se os trabalhadores de determinado segmento se encontram em greve e esta é considerada abusiva, simplesmente significa que não estão em greve”. Segundo o magistrado, neste caso, “cabe ao empregador adotar as providências que entender pertinentes, conforme sua conveniência, partindo da premissa de que para tais trabalhadores não há greve, mas simplesmente ausência ao trabalho, desvinculada de qualquer movimento paredista”.

Partindo desse princípio, o desconto dos dias não trabalhados será realizado nas folhas de pagamento de setembro e de outubro de 2017, com reflexo nos benefícios.

A empresa esclarece que a ausência ao trabalho será considerada “Falta Injustificada”, que acarreta o desconto do dia e os seguintes impactos (entre outros):

– Reflexo sobre o repouso semanal remunerado (desconto dos domingos e feriados);
– Perda do direito ao Vale-Alimentação proporcional à ausência;
– Alteração da Data Base para anuênios;
– Redução do período de fruição de férias a partir da 5ª falta;
– Inelegibilidade para transferências a pedido a partir da 5ª falta;
– Inelegibilidade para Promoção Horizontal por Antiguidade.

Os Correios fazem um apelo para os trabalhadores que aderiram à paralisação para que retornem aos seus postos de trabalho, de forma a evitar maiores prejuízos para a empresa, para os empregados e para a sociedade.

Correios é a gente que faz!

Pagamento dos salários
O pagamento dos salários referente à folha de setembro será realizado até sábado, dia 30.

Esta entrada foi publicada em Negociação Permanente e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

46 respostas a Vice-presidente do TST declara a greve abusiva

  1. João Ninguem disse:

    Meu amigo isso é uma f…….rage.

  2. Carlos disse:

    Cadê vcs sindicato…eu parei…e aí…vcs não falam nada

  3. carteiro do sul disse:

    bah…que medo

  4. carteiro do sul disse:

    falando serio agora e a hora de todos pararem pois com certeza essa liminar vai ser cassada ha nao ser que o tst tenha sido comprado pois o nosso direito de greve e legitimo a greve vai continuar pelo menos por aqui o pessoal daqui quando encara vai ate o fim doa a quem doer e quem ta na chuva e pra se molhar

  5. Bruno Correia disse:

    cade a empresa para negociarem

  6. Bruno Correia disse:

    enquanto isso na sala de justiça? ???????////(dinheiro)???

  7. Pipi baixada disse:

    Uma boa sacanagem do correios para com os funcionarios que veem a carga dobrar o volume faltando funcionarios pois mao fazem concurso a 5 anos e vem dizer q esta em crise e tem q ser feito greve pra se conquistar alguma coisa pois mandam uma proposta que almento so em janeiroe ainda querm tirar beneficios pois é o que prende o pessoal na empresa ainda

  8. Sergio Fake disse:

    Guru Sergio. Você realmente abandonou o alto escalão!
    Disse que o pagamento seria só dia 6.
    Quase me convenceu!
    Como diria o PROFETA “CUMPADRE” WASHINGTON (Grupo: É o Tchan):
    “-Sabe de nada, INOCENTE!”

    • Sergio disse:

      Pois é… era certo isso!
      Só não estava divulgado o conchavo com o TST e essa decisão um dia antes do pagamento… coisas do alto do alto mais alto do alto escalão… desculpa aí.

  9. antonio josé disse:

    presidente e vices presidentes , que nem sei quantos são, alguma coisa esta errada e passa muito longe dos argumentos que nos levam a greve.

  10. Sergio disse:

    Eu não entendo porque a empresa é tão hipócrita e mesmo assim exige que os empregados respeitem-na.
    Foi a empresa que não iniciou as negociações em agosto.
    Foi a empresa que ignorou as propostas feitas pelas duas federações lá atrás, quando elas apresentaram dentro do prazo estipulado pelo próprio ACT que a empresa assinou ano passado.
    Foi a empresa que desmarcou, adiou, reagendou reuniões, cada vez mais atrasando o início.
    É muita hipocrisia da presidência da empresa.

    Por outro lado, é muita incompetência da “área jurídica” das federações que mesmo com um contexto tão desfavorável para a empresa no que diz respeito aos prazos, não consegue ganhar nada vezes nada em favor dos empregados que elas dizem representar e defender.

    Eu sou a favor de extinguir todos os sindicatos e essas duas federações (porque todos só transbordam incompetência). A gente cria um grupo no Face ou no Whats, empregados e o RH da emrpesa, e vamos decidindo o ACT rapidinho.

    • jura disse:

      Calma Sergio, agora que chegou o pagode, temos que comemorar, no outro mês será outra espera callllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllma.

    • FREE LANCER disse:

      Concordo em gênero, número e grau com o 1° e 2° parágrafos.
      Ótima constatação.
      Já o 3° parágrafo, discordo em partes, visto que a Biologia diz que qualquer espécie que entra em extinção, leva mais de 20 outras com ela.
      Por mais que o “BICHO” PAREÇA INSIGNIFICANTE.

      • Sergio disse:

        Interessante isso. Gostei. Sério.

        … mas pensando bem, será que se essa espécie se extinguir não levaria junto a dos “morcego”, políticos, corruptos, etc…. sairíamos no lucro, não?

    • Agnaldo Gomes disse:

      Concordo com você meu amigo, as negociações deveria ser diretamente com o empregado através do rh 24 horas, cada empregado votava e dava sua opinião quanto as propostas fossem apresentadas.

  11. MARIA disse:

    Já que o pagamento tá na conta então bora trabalhar…. tem metas á cumprir.

    • Carteiro disse:

      Maria pau mandado. Sem personalidade!

      • MARIA disse:

        Nem pau mandado e nem sem personalidade, enquanto eu estiver nessa Empresa vou cumprir com meus deveres de funcionária, assinei um contrato de trabalho onde tenho direitos e deveres, para reinvindicar meus direitos tenho que cumprir com meus deveres, até que termine minha faculdade para poder cair fora vou ser fiel aos meus deveres.Cumpra com o seu ou procura empresa melhor.

        • Tá fazendo faculdade de que querida?

        • My God! disse:

          Concordo com você em relação à resbonsabilidade com os deveres, mas não se iluda achando que um curso superior vai fazer você melhorar de vida. Aqui tem muito formado carregando caixa enquanto muitos gestores falando “sartisfação do cliente”, “poblema da agência”, “tecrado”. É melhor jogar na loteria e apostar na sorte.

        • Carteiro disse:

          Então você não conhece teus direitos e deveres, você conhece as normas do puxa saquismo. Estude e veja que a greve é um direito, é essa greve nada tem de abusiva. Vejo que é mais uma ignorante nos direitos básicos de qualquer trabalhador. Por isso é mais uma manipulada pelos gestores da ECT. Repito mais uma vez,pau mandado e sem personalidade.

        • Carteiro disse:

          Outro detalhe a ressaltar, já conclui a minha faculdade e estou estudando pra algo melhor. Mas enquanto estiver na ECT, lutarei pelos meus direitos,pois cumpro os meus deveres, porém essa direção não cumpre com a dela, desrespeitando direitos dos trabalhadores. Agora você com essa mentalidade,pode até terminar tua faculdade,mas nunca sairá dos Correios. Pelo que vejo você não se dedica à ECT,mas sim a essa direção incompetente. Busque mais conhecimento,Maria,e tua mentalidade mudará. Deixe de ser bitolada.

          • MARIA disse:

            OHHH quanta indignação CARTEIRO!!! Quanta ofensa só porque estou trabalhando, oferecendo, vendendo, atingindo metas ,fazendo jus ao meu salário??? só por isso, não estou ofendendo a classe ecetista por cumprir com meus deveres, será que estou???

        • sincero disse:

          É tão fácil enganar-se a si mesmo sem o perceber, como é difícil enganar os outros sem que o percebam.
          François La Rochefoucauld

        • Abestado disse:

          Maria concordo com você 100%, assinamos um contrato, acredito que reivindicar todos nós temos direito, mas também temos que ser realista que tem muita gente que não gosta de trabalhar tem de monte, achar que tem direito é fácil, difícil é ter que ver o momento que estamos passando tá muito difícil e pra isso temos que nos unir.

        • carteiro motorizado! disse:

          Que burr… dá zero pra ela!

    • bobo disse:

      se a greve é abusiva, faremos como a policia militar (concordo com eles) que não podem fazer greve: OPERAÇÃO CARACOL nos correios

  12. jura disse:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, Greve abusiva? O que a Empresa tá que abuso.

  13. Esse ministro sempre julga a favor da empresa, é o mesmo que está julgando a questão do plano de saúde. Já era mermão!

  14. lula disse:

    Não tem nada de abusiva essa greve , fala sério.

  15. Chapeleiro Louco disse:

    Deixem de serem covardes e apresentem uma proposta decente a nós funcionários! A greve é um direito nosso deveriam ter vergonha de apelar para o TST e não apresentar proposta nenhuma!!!

  16. odilio grigorio disse:

    Bom dia!
    O que estar acontecendo é aquilo que a Empresa já planejava.Empurra o ACT 2016/2017 para o 217/2018, ou melhor, prorrogar o acordo. As federaçoes mandaram as pautas no prazo certo;,até o final de julho. E as reuniões começaria apartir de 08/08. A empresa protelou as reunioes até onde quiz e, fez besta das federações. Agora vem com essa de dizer que entraramm de greve antes de terminar as negociaçoes. A empresa nunca quiz houvir ninguem e quer nos empurar um acordo ao seu bel prazer. Isso nunca acontecu, nem nos periodos mais dificil que foi na epoca de FHC.Triste historia desta Empresa que já foi um simbolo de eficiencia, hoje sucateada e prestando um serviço de mal qualidade a sociedade e, o objetivo da alta direção desta Empresa é privatizá-la e, com isso eles ganharem um boa recompensa como é sempre feito nessas privatizações.

  17. rosa disse:

    Pode vir retroativo que não paga o desconto do meu salario, inteligente da fentect.

  18. Já foi bom! disse:

    Pessoal não tão vendo que não tem negociação, até uma portaria já foi baixada para diminuir o quadro de pessoal, vai ser demitido seis mil, esse governo não tá nem aí. pegunto, quem vai pagar os dias
    parados dos funcionários, será o sindicato? duvido. `Pode crer não tem mais de 3%.

  19. Ladainha de Sempre disse:

    Os Correios, já que fez o PDI, deveria também enxugar a quantidade de chefes que não fazem porcaria alguma, secretários que só servem pra puxar o saco e também esse bando de vagabundo que tira atestado direto sem ao menos estar doente e dar um aumento digno a quem realmente quer ver a Empresa refortalecer…Pronto falei!

    • GREVISTA COM ORGULHO! disse:

      Engraçado que esse bando de coordenador- de atendimento e de atividade externa- invés de irem para as agências ou ir entregar carta não o fazem.Ficam só enchendo o saco com e-mails perguntando do efetivo.Deveriam tomar vergonha na cara esse bando de sanguessugas e irem trabalhar um pouco e compensar o salário que ganham só pra mandar email.

      • Deveras disse:

        Então no Correio só trabalha quem atende ou entrega carta, né filhão? É muita falta de noção…

        • Vergonha disse:

          Cai de boca em uma agência na greve amigo, pare de ficar mandando email.

          Invés de ficarem implorando por apoio, os coordenadores deveriam ir para uma unidade que tem apenas um atendendo.

  20. Ladainha de Sempre disse:

    E claro, concurso público.

  21. Jura disse:

    Vamos trabalhar que no final do mês tem mais pagode.

  22. GREVISTA COM ORGULHO! disse:

    Foi um P-A-R-E-C-E-R, ou seja, nada formalizado , ou pior, nada legal. Ou a empresa me paga esses R$ 500,00, ou então irei, juntamente com meus demais companheiros grevista, que tenho muito orgulho, iremos cobrar na justiça. com um adicional: danos morais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *