Podcast da Negociação – 03

Nesta edição do Podcast da Negociação, saiba qual é a fundamentação da proposta dos Correios e os benefícios que continuam sendo garantidos aos empregados.

Clique abaixo e saiba tudo sobre o Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021.

 

“Olá, este é o Podcast da Negociação, onde são aprofundados os principais temas que nós, empregados dos Correios, precisamos estar atentos durante este momento tão importante e decisivo na nossa história.

Conforme explicamos no podcast anterior, é preciso que tenhamos cuidado com a situação financeira dos Correios, que tem se agravado com o tempo. Não se trata de olharmos apenas para o momento atual de isolamento social, mas de observarmos como será o pós-pandemia, com todas as mudanças que este período está trazendo. Os hábitos das pessoas estão mudando, e isso impacta diretamente a nossa realidade, a realidade dos Correios.

Não podemos prestar o nosso serviço da mesma forma como sempre fizemos, precisamos adequar-nos ao que a população necessita. Apesar de estarmos nos mostrando essenciais durante a pandemia, a entrega com qualidade e no prazo é uma exigência das pessoas, e temos que estar atentos ao que elas querem e precisam. Nós dependemos do cliente para manter o equilíbrio entre o que entra de dinheiro para os Correios e o que precisa ser gasto para manter as contas da empresa em dia.

Da mesma forma que estamos em processo de adaptação do atendimento ao cliente como um todo, é necessário modernizarmos nossas relações de trabalho. Sermos competitivos implica em termos consciência de nosso papel enquanto empregados e quais são as nossas vantagens em trabalharmos aqui, em sermos Correios.

Nós somos empregados públicos, regidos pela CLT, ou seja, estamos amparados pela Legislação. Temos direitos garantidos que estão assegurados e continuarão sendo concedidos: Reembolso Creche/Babá, Vale Transporte e Vales Alimentação e Refeição, observando a legislação. O Plano de Saúde continua disponível, de acordo com as regras atuais.

Entretanto, benefícios que foram negociados e concedidos em outras épocas precisam ser discutidos, especialmente pelo cenário atual. A proposta apresentada em mesa de negociação pelos Correios teve essa premissa : manutenção dos direitos e revisão de vantagens que estão muito acima do que o mercado pratica e que a empresa já não tem mais como arcar, em um momento em que a sociedade cobra de nós consciência para com a realidade econômica do Brasil.

Uma situação que pode gerar dúvidas é sobre a diminuição de itens no Acordo Coletivo de Trabalho proposto: por que serão apenas nove cláusulas? A resposta vai ao encontro da modernização do nosso regramento interno e é simples:  todas as outras cláusulas sairão porque já constam da CLT ou de outras legislações, ou porque, estando muito acima do que o mercado pratica, reduzem a competitividade da empresa.

Com todas essas informações, reflita: é melhor mantermos alguns benefícios que estão acima da legislação ou vermos as finanças da empresa profundamente comprometidas, com reflexos nos empregados? Ainda que as consequências sejam difíceis para nós, empregados, o que está em jogo é a sobrevivência dos Correios e o nosso futuro profissional. Pense nisso!

No próximo podcast, continuaremos abordando toda a temática que envolve o Acordo Coletivo de Trabalho e como poderemos garantir a sustentabilidade dos Correios.”

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.