10 anos de Ciclo MPE

No próximo dia 28, quinta-feira, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – câmara-e.net abre a 10ª temporada de workshops para o micro e pequeno empreendedor da internet brasileira, o Ciclo MPE 2013. O evento acontece no auditório da Fecomércio com início às 08:00.

Em 2012 foram 22 cidades com 3.262 participantes presenciais e mais de 1000 via transmissão Web. Em 2013 o Ciclo MPE abrangerá 17 estados brasileiros, em 20 cidades.

Realizado desde 2003, o ciclo conta com palestras ministradas por empresas líderes da economia digital no Brasil e apresenta ferramentas para o sucesso do empreendedorismo na Internet, discorrendo sobre temas relevantes como logística, pagamento online, segurança, infraestrutura tecnológica e financiamento.

A edição de 2013 será marcada pelas comemorações dos 10 anos do Ciclo MPE e dos 350 anos dos Correios. O evento terá a participação dos Correios, UOL PagSeguro, Uol Host, Sebrae, Cartões BNDES, Certisign, Mercado Livre e Goomark

O Ciclo MPE é um evento gratuito e com vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo site da www.ciclo-mpe.net.

 

PROGRAMAÇÃO CICLO MPE – SÃO PAULO:

08h00 às 08h45 – Credenciamento
08h45 às 9h00 – Mesa de abertura: Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – camar-e.net, BNDES, Correios, FECOMERCIO e Sebrae.
09h00 às 09h45 – Os Segredos de Como construir Uma Loja Virtual de Sucesso – UOLHOST – Palestrante: Felipe Ronan
09h45 às 10h30 – A Logística do Comércio Eletrônico – CORREIOS – Palestrante: Anderson Ferreira Martins
10h30 às 11h00 – Network / Intervalo
11h00 às 11h45 – Inove no E-commerce e Cresça seu Negócio  – SEBRAE – Palestrante: Sueli Mioto
11h45 às 12h30 – Cartão BNDES – Oportunidade de Negócios – BNDES – Palestrante: Fernão Vale
12h30 às 13h45 – Almoço / Intervalo
13h45 às 14h00 – Sorteio de Brindes
14h00 às 14h45 – Como vender pela internet de forma rápida e segura – PAGSEGURO – Palestrante: Rogerio Coradim Junqueira Rosa
14h45 às 15h30 – Os Benefícios da Certificação Digital para o Seu E-commerce: e-CPF, e-CNPJ , NF-e e Certificados para Servidores Web – CERTISIGN – Palestrante: Regina Tupinambá
15h30 às 16h15 – Webmarketing: Venda mais através de um marketplace – MERCADO LIVRE – Palestrante: Flávia Marcon
16h15 às 17h00 – Como Utilizar as Redes Sociais Para Incrementar Seus Negócios – GOOMARK – Palestrante: Luis Felipe Cota
17h00 às 17h45 – Inovação para Pequenas e Médias Empresas Através de Múltiplos Dispositivos – MICROSOFT – Palestrante: Alexsandro Salmazo
17h45 às 18h15 – Cases de Sucesso – Renato Mendes – NETSHOES
18h15 – Sorteio de um notebook ou tablet e encerramento
 
Informações do Evento
Data: 28 de fevereiro, quinta-feira
Horário: 08h00 às 18h15
Cidade: São Paulo – SP
Local: Fecomércio – Teatro Raul Cortez – Rua Doutor Plínio Barreto, 285, 01313-020, Bela Vista, São Paulo, SP

O link para as inscrições está disponibilizado no site da camara-e.net (http://www.camara-e.net) e do Ciclo MPE.net (http://www.ciclo-mpe.net).

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NOVA VERSÃO SIGEP WEB (Aplicativo)

Muito bom dia a todos!

Saiu ontem a tarde (19/02) a versão 1.1.14 do SIGEP WEB corrigindo o bug de impressão do rótulo e portanto, hoje todos os clientes terão seu sistema atualizado, extinguindo de vez o problema.

Para conhecimento, somado a isto, segue o que foi implementado na versão 1.1.13:

  • Bloqueio de utilização de envelopes para objetos acima de 1Kg. Para esta faixa de peso, somente será permitido pacotes ou rolos;
  • Bloqueada a opção de escolha de tipos de embalagens para o serviço carta. Para este serviço é aceito apenas o acondicionamento em envelopes;
  • Ajustadas as visualizações em Valores Declarados (R$) na lista de postagem;
  • Adicionado bloqueio para permitir o cadastro de duas pessoas com o mesmo CNPJ, é permitido apenas para o mesmo CPF;
  • Ajustado o cadastro de usuários, onde a senha não estava aceitando a opção “tempo indefinido”;
  • Adicionada a possibilidade de excluir cartões de postagens, mesmo que já tenham sido utilizados em alguma PLP;
  • Adicionada a permissão para impressão de rolo em objetos tipo e-Sede;
  • Ajustada a tela de PLP para atribuir sempre o peso = 0 para o próximo objeto, evitando assim erro no preenchimento do formulário;
  • Adicionada máscara para o cadastro de novos telefones. Para telefones antigos, é preciso incluir o DDD para que máscara funcione corretamente;
  • Ajustada a paginação na lista de objetos rastreados;
  • Aumentado o campo número do pedido para 9 caracteres;
  • Ajustado para que o sistema sempre escolha o endereço principal de um remetente no momento da abertura da uma PLP;
  • Ajustado o cadastro de endereços para remetentes e destinatários. Proibida a exclusão do endereço principal. Caso se deseje excluir um novo endereço, deverá primeiro ser cadastrado um novo, escolhido como principal e depois excluído o anterior;
  • Incluído no menu Configurações uma opção para testar a conexão com o servidor. O teste é imediato, dispensando assim ter que consultar um CEP para verificar que a conexão está ativa;
  • Modificada a mensagem do PAC Agrupado para “PAC AGRUPADO: ENTREGAR O LOTE COMPLETO”;
  • Implementada a Logística Reversa Simultânea de Distribuição e Logística Reversa Simultânea de Agências (Informamos que sua liberação ainda depende de um passo no Sistema de Coleta que deve ser feito nos próximos e aí sim, para aqueles que tem o serviço no Cartão de Postagem, poderão utilizar);
  • Adicionada a sincronização dos serviços do cartão de postagem para o momento da emissão da PLP. Dessa forma, novos serviços ou serviços retirados da ferramenta pelo Gestor do SIGEPWEB sempre estarão disponíveis instantaneamente, evitando assim a utilização de serviços indevidamente.

A versão 1.1.14 trouxe exclusivamente a correção do bug de impressão de rótulos ao fechar uma PLP.

Dúvidas podem ser esclarecidas por meio da caixa postal sigepwebdeenc@correios.com.br

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Precificação Cúbica – Encomendas Expressas

Após estudos, a precificação cúbica voltou a ser aplicada para o envio de encomendas expressas a partir de 14 de janeiro de 2013. Encomendas expressas são todas as encomendas transportadas por meio aéreo, a saber: SEDEX, e-SEDEX, SEDEX 10, SEDEX 12 e SEDEX Hoje. O peso cúbico, diferente do peso físico em quilogramas, considera as dimensões da encomenda.

Entretanto, o limite de peso mudou. Encomendas com até 10Kg cúbicos serão isentas de precificação cúbica e, portanto, serão cobradas pelo seu peso físico. Acima de 10Kg cúbicos, o preço será calculado com base no maior dos pesos: cúbico ou físico (aferido na balança).

É importante ressaltar que não houve mudança no limite de peso para o PAC.

O cálculo do peso cúbico para encomendas expressas continua o mesmo:

(Comprimento x Largura x Altura) / 6.000*

Ex1. Encomenda com as dimensões: 50cm X 60cm X 15cm e pesando 9Kg:

50cm x 60cm x 15cm / 6000 = 7,5Kg cúbicos => isenta de peso cúbico; portanto, será cobrado peso físico = 9Kg.

 

 

 

Ex2. Encomenda com as dimensões: 43cm X 28cm X 52cm e pesando 15Kg:

43cm X 28cm X 52cm / 6000 = 10,434Kg cúbicos => considera-se o peso cúbico para comparar com o peso físico e aplica-se o maior entre eles. Neste caso, será cobrado o peso físico = 15Kg.

 

 

 

 


Ex3.
Encomenda com as dimensões: 55cm X 31cm X 40cm e pesando 7 Kg:

55cm x 31cm x 40cm / 6000 = 11,36 Kg cúbicos => considera-se o peso cúbico para comparar com o peso físico e aplica-se o maior entre eles. Neste caso, será cobrado o peso cúbico = 11,36Kg.

 

 

 

 

*Onde 6.000 é um coeficiente resultante da relação entre peso e volume mais adequada e comercialmente justa à cubagem de aeronaves, conforme recomendado pela IATA, entidade internacional que congrega as empresas aéreas. Veja detalhes no Post anteiror sobre Precificação Cúbica.


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Sobre o uso de envelopes para encomenda PAC

A partir do dia 01/08/2012 não serão mais aceitos envelopes como embalagem, para o envio de encomendas PAC. Esclarecemos que esta regra é valida somente para postagens realizadas por Pessoa Física, ou seja, aquelas sem contrato.

Para os clientes com contrato o uso de envelope continua permitido, desde que o conteúdo seja constituído, exclusivamente, por mercadoria. Como já ocorria, continuam não sendo aceitos documentos enviados por essa modalidade de encomenda.

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Ciclo MPE.Net

Organizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – Ciclo MPE.Net 2012camara-e.net, o Ciclo MPE.net consiste num conjunto de seminários realizados em várias cidades brasileiras para capacitar e orientar empresários de pequenas e médias empresas sobre as formas mais efetivas de participação no comércio eletrônico.

Desde 2003, o Ciclo reúne palestrantes de empresas líderes da economia digital no Brasil e apresenta ferramentas para o sucesso do empreendedorismo na Internet, discorrendo sobre temas relevantes como pagamento online, logística, segurança, infraestrutura tecnológica e financiamento.

A edição de 2012, a ser iniciada no dia 29/03 em São Paulo, terá a participação de Correios, Certisign, Mercado Livre, UOL Host, UOL PagSeguro, Olx, SEBRAE, BNDES, FGV-EESP, dentre outros.

O tema da palestra dos Correios no Ciclo será “Sua loja conectada aos Correios”. O propósito é apresentar como a empresa pode utilizar as ferramentas e os serviços dos Correios na cadeia de entrega para e-commerce: validação de endereços, serviços, preços e prazos, coleta, postagem, rastreamento e logística reversa.

O Ciclo percorrerá 23 cidades entre março e novembro de 2012: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Uberlândia, Ribeirão Preto, Londrina, Curitiba, Campo Grande, Florianópolis, Maceió, Joinville, Caxias do Sul, Manaus, Belém, São Luís, Fortaleza, Natal, Recife, João Pessoa, Salvador, Palmas e Brasília.

Acompanhe e participe. Será uma excelente oportunidade para obter informações e dicas relevantes para a operação de e-commerce de sua empresa. Não deixe de visitar o stand dos Correios e tirar suas dúvidas pessoalmente com nossa equipe.

Mais detalhes, programação e inscrições (gratuitas) no site Ciclo MPE.Net. Aproveite também para conhecer o site da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, da qual os Correios participam desde sua fundação, e suas ações para o desenvolvimento do comércio eletrônico no Brasil.

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Nova versão do SIGEP WEB

Os Correios lançaram uma nova versão do SIGEP WEB – Gerenciador de Postagens dos Correios (versão 1.1.7.1), realizando uma atualização tecnológica e adicionando novas funcionalidades ao aplicativo:

  • Inclusão da opção para o usuário permanecer conectado;
  • Inclusão da funcionalidade de backup do banco de dados;
  • Melhorias na performance de consulta de destinatários/remetentes;
  • Melhorias na performance de validação da Pré-Lista de Postagem;
  • Validação do cartão de postagem na abertura da Pré-Lista de Postagem;
  • Entre outras atualizações técnicas na ferramenta.

Para baixar a nova versão, acesse www.corporativo.correios.com.br. Nossa central de atendimento está a disposição para dúvidas de instalação e uso pelo telefone 3003-0888. Outras dúvidas podem ser esclarecidas por meio da caixa postal: sigepwebdeenc@correios.com.br

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Melhorias no Correios Web Services

Atenção desenvolvedores! A partir do dia 2 de janeiro de 2012, o web service de preços e prazos de encomendas dos Correios oferecerá novas funcionalidades.

A primeira é a aceitação das novas dimensões de encomendas dos Correios, que foram ampliadas para 105 cm na maior dimensão e para 200 cm na soma das dimensões. Além disso, para pesos cúbicos superiores a 30 kg, o web service vai calcular o preço considerando o quilograma adicional, exceto para PAC a vista e SEDEX Hoje, que ainda têm peso volumétrico restrito.

O web service também passará a oferecer os preços e prazos dos serviços e-SEDEX Prioritário e e-SEDEX Express, que atendem a Grande São Paulo. Na atual versão, apenas o e-SEDEX Standard tinha suas informações disponíveis no web service.

Cabe ressaltar que essas alterações não implicarão em modificações nos clientes do web service.

Em 2012, novas funcionalidades serão agregadas, como cálculo para formato envelope, busca de endereço a partir do CEP, tratamento de diversos pacotes simultaneamente, dentre outras. Aguardem.

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Chegou o SIGEP WEB

As lojas online com contrato com os Correios podem usar um novo sistema para preparar e gerenciar as postagens de encomendas: o SIGEP WEB – Gerenciador de Postagens dos Correios.

O SIGEP WEB agiliza a postagem de encomendas mediante a preparação prévia das encomendas  a serem entregues aos Correios. Com o sistema, você cria a lista de postagens com remetente, destinatários, dimensões, peso e serviço de entrega desejado. A partir destas informações, o SIGEP Web atribui, automaticamente, os números de rastreamento para as  encomendas, que serão relacionadas numa pré-lista de postagens gerada pelo sistema. Também chamada de PLP, esta lista é automaticamente informada à unidade dos Correios que receberá os seus pacotes (pode ser numa agência ou numa unidade operacional, dependendo do volume e do contrato firmado). Assim, os Correios conhecerão de antemão a sua necessidade e isso agilizará o procedimento de postagem.

O SIGEP Web permite a consulta on-line do Código de Endereçamento Postal (CEP) e as encomendas recebem um número de rastreamento da encomenda antes mesmo de serem encaminhadas. Isto significa melhoria na informação da encomenda e redução da possibilidade de problemas na entrega.

O SIGEP Web gera etiquetas de endereçamento padronizadas, com códigos de barra para o número de rastreamento e para o CEP, facilitando a leitura ótica destas informações nas máquinas de triagem dos Correios, que realizam o roteamento automatizado das encomendas. Você também pode inserir a logomarca de sua loja virtual nas etiquetas.

O aplicativo realiza o rastreamento ativo de objetos – ele próprio busca as informações de rastreamento automaticamente, possibilitando baixa de grandes cargas postadas. Este acompanhamento também agrega informações não presentes no sistema de rastreamento do site dos Correios, como nota fiscal, números do contrato e do cartão de postagem utilizados, identificador da lista de postagem, valor cobrado pelos Correios, dentre outras.

Você também pode importar listas de destinatários, trabalhar em rede na sua empresa, cadastrar usuários, exportar informações, acessar relatórios sobre as postagens e configurar embalagens padronizadas.

Se você já usa a versão antiga do SIGEP, recomendo migrar para o SIGEP WEB. Está muito mais completo e fácil de usar.

A utilização do sistema é gratuita. Para baixá-lo, acesse o site www.corporativo.correios.com.br e informe os dados solicitados, presentes em seu contrato com os Correios.

Dúvidas podem ser esclarecidas por meio da caixa postal sigepwebdeenc@correios.com.br

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Novos Limites de Dimensões para as Encomendas

Boas notícias para 2012. A partir do dia primeiro de janeiro, os Correios vão adotar novos limites de dimensões para aceitação de postagens das Encomendas. Os limites máximos passarão de 90 cm (maior dimensão) e 160 cm (soma das 3 dimensões) para 105 cm e 200 cm, respectivamente. Veja a tabela abaixo com as novas dimensões aceitas pelos Correios.

Esses ajustes serão aceitos tanto para postagens à vista, para clientes de balcão de agência, quanto a faturar, para clientes que possuem contrato.

O limite de peso absoluto continua de 30 Kg, com exceção do SEDEX Hoje, que continuará a ser de 10 Kg. A depender das dimensões da encomenda, o peso cúbico poderá chegar a 40 kg. O excedente ao peso absoluto será cobrado como quilo adicional.

Só para lembrar, o peso cúbico é obtido com os seguintes passos:

Se o peso cúbico da encomenda for menor ou igual a 5 kg, será atribuído o peso físico (ou real). Para encomendas com peso cúbico maior que 5 kg, valerá o maior resultado após a comparação dos resultados entre o peso físico (kg) e o peso cúbico (C x L x A)/6.000. Então, sendo um pacote de 5,5 kg de peso físico, com as dimensões 70x60x10/6.000 que resultam um peso cúbico de 7 kg, o peso considerado para precificação será o cúbico, de 7 kg. Para o caso do peso cúbico ultrapassar o limite de 30 kg será cobrado valor adicional.

A ampliação do limite das dimensões das encomendas vem ao encontro das exigências de um mercado em constante evolução que necessita de soluções práticas e eficientes.

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Endereçador Web e Versão Escritório

Endereçador Web e Versão Escritório

Sistemas geradores de etiquetas de endereçamento

Depois da mercadoria embalada, o último passo da preparação da encomenda é a confecção da etiqueta de endereçamento. Com o intuito de facilitar essa atividade para os lojistas, os Correios desenvolveram o Endereçador Web, um sistema gratuito que permite a geração e a impressão de etiquetas para endereçamento de encomendas postadas nos Correios.

O Endereçador Web é fácil de ser usado, basta acessá-lo pelo endereço http://www.correios.com.br/enderecador e escolher o tipo de etiqueta que deseja confeccionar. Preencha os dados de remetente e destinatário, clique no botão Gerar Etiqueta e solicite sua impressão. Caso você necessite utilizar do serviço adicional de Aviso de Recebimento – AR, basta clicar no botão Gerar AR para obter seu formulário preenchido. Depois é só colar a etiqueta na encomenda e ir a uma agência dos Correios para efetuar a postagem.

 

Como o Endereçador Web não grava os dados digitados, você terá que redigitar as informações quando necessitar de novas etiquetas.

Pensando nisso foi criado o Endereçador Versão Escritório, com layout amigável e de fácil manuseio. A versão Escritório é uma variação da versão Web. Os endereços dos seus clientes ficarão gravados apenas em seu computador, para posterior confecção das etiquetas.

Para realizar o download do Endereçador Versão Escritório acesse: http://www.correios.com.br/enderecador/escritorio.

 Além da facilidade e da padronização, a etiqueta gerada pelo Endereçador imprime o CEP em código de barras, o que agiliza a tratamento da encomenda nos centros de triagem mecanizada dos Correios.

 

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