Operação de uma loja virtual

Se você deseja vender pela Internet, conheça os 3 elementos chaves de uma operação de comércio eletrônico.

1) Atendimento e venda

O primeiro passo de uma venda é o atendimento. Se a intenção é vender pela Internet, seu principal vendedor e canal de vendas é a loja virtual. É ela quem mostra os produtos, por meio das várias fotos, com possibilidade ampliação para ver os detalhes. É a loja que responde perguntas sobre o produto por meio de uma descrição clara, objetiva, mas também detalhada para atender a todo tipo cliente. A loja também responde ao cliente se tem ou não o produto desejado, por meio do sistema de busca de produtos.

Além disso, ela disponibiliza um carrinho de compras e incentiva o consumidor a comprar outros produtos relacionados. É a loja que oferece as diversas opções de pagamento e de entrega, bem como permite o acompanhamento da entrega e histórico das compras.

Existem várias opções de hospedagem de lojas virtuais disponíveis no mercado. Escolha uma e começar a montar sua loja.

Outro elemento de atendimento fundamental é o telefone. Muitos consumidores ainda preferem ligar, seja para comprar, tirar dúvidas ou para confirmar se a loja realmente existe. Um ambiente de conversa pela Internet, chamado “chat” também pode ser muito bem-vindo para complementar o atendimento e contribuir com as vendas.

2) Pagamento

Segundo dados da empresa ebit, cerca de 70% das compras pela Internet são pagas por meio de cartão de crédito. Isso mostra mais uma vez que o e-consumidor quer comodidade. O pagamento antecipado e on-line acelera o processo da compra. Além de comprar com cartão, cerca de 60% das compras são parceladas.

Assim, para atender o máximo de clientes, sua loja virtual precisa oferecer o maior número possível de meios de pagamento. No mínimo, é necessário boleto bancário e os cartões de crédito Visa, Mastercard e American Express.

Para facilitar a disponibilização dessas formas de pagamento, existem empresas que oferecem a solução de tecnologia de todos os meios de pagamento, chamados de gateway de pagamento. Há também soluções de pagamento on-line que oferecem todos os meios de pagamento, atuando como um terceiro confiável no pagamento. É o caso do PagSeguro, Pagamento Fácil e outros.

3) Entrega

A logística no comércio eletrônico, que passa pelo serviço de entrega, é um dos principais pilares da operação de vendas na Internet. Como a entrega é um serviço associado ao produto vendido, o lojista pode oferecer as modalidades de entrega expressa e econômica. Assim, o cliente poderá escolher o serviço que melhor lhe convier, decidindo entre os preços e prazos das formas de entrega apresentadas.

Neste blog falaremos mais sobre isso.

This entry was posted in Loja virtual and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Prezado leitor,

Só serão respondidos comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

69 Responses to Operação de uma loja virtual

  1. No mercado há várias opções de Gateway de Pagamentos e Intermediários de Pagamentos.

    Gateway de pagamento é aquele que cobra do cliente em nome do próprio estabelecimento. Geralmente indicado para e-commerces mais maduros ou que pretendem crescer rapidamente na internet.

    Intermediário de pagamento é aquele que cobra do cliente em seu próprio nome, como os exemplos citados no artigo. São geralmente indicados para pequenas lojas virtuais e pessoas físicas.

    Um comparativo deste tipo de soluções pode ser encontrado aqui:
    http://ipagare.com.br/gateways-e-intermediarios

    Abs!

  2. Léo says:

    Olá gostaria de saber o que está acontecendo com a minha encomenda. Quando coloco o código de rastreamento só obtenho informações até o dia 09/12/2010. Quero saber porque está acontecendo isto?
    Outra dúvida, dá para saber pelo código de rastreamento o local de saída e o local em que a entrega chegará? Pois se isso não se verifica os consumidores correm risco de serem enganados, rastrear um produto que não é seu.

    • admin says:

      Léo,

      não temos aqui todos os elementos para responder à dúvida sobre sua encomenda específica. Para um melhor atendimento, peço preencher o Pedido de Informação em http://www.correios.com.br/servicos/falecomoscorreios. Com o Pedido de informação, a equipe de atendimendo dos Correios terá os elementos necessários para ir a fundo no problema e dar resposta adequada sobre o ocorrido.

      Quanto à 2a questão, o sistema de rastreamento não informa o endereço do remetente nem do destinatário. Como o código é único por encomenda e este é informado ao remetente (no e-commerce, a loja) a falha ocorreria nos casos em que o consumidor recebe da loja a informação errada. De qualquer modo, vamos pensar nisso.

      Valeu!

      Blog e-commerce Correios

      • Dimi says:

        deveria ter o nome da agencia dos correios que sera o destino da entrega com endereço do agencia.
        assim o cliente saberia se e uma agencia perto dele ou não e a encomenda dele.

        eu como programador sei que este dado não é dificil de por no site e não acarretaria em problemas tecnicos.

  3. Silvânia says:

    No passado, os Correios ofereciam a seus clientes a possibilidade de hospedar ou vincular lojas virtuais para venda de produtos diretamente do site dos Correios, o que além de maior visibilidade à loja, oferecia suporte e infraestrutura aos que pretendiam ingressar neste ramo de negócio.
    Gostaria de saber se há expectativa de ofertar essas facilidades novamente ao mercado virtual.

  4. Fernando says:

    Parabéns pelo blog, muito esclarecedor de assuntos relevantes. O e-commerce cresce em alta velocidade e um suporte assim vindo dos Correios é importante para quem vende e para quem compra.

    Muitas lojas do nosso site http://www.dirett.com.br utilizam a solução e ficarão contentes em obter orientações através do blog.

    Parabéns!

  5. No passado, os Correios ofereciam a seus clientes a possibilidade de hospedar ou vincular lojas virtuais para venda de produtos diretamente do site dos Correios, o que além de maior visibilidade à loja, oferecia suporte e infraestrutura aos que pretendiam ingressar neste ramo de negócio.
    Gostaria de saber se há expectativa de ofertar essas facilidades novamente ao mercado virtual. (2)

    • admin says:

      Olá Cristiano,
      trata-se do CorreiosNet Shopping que está passando por uma profunda revisão em seu modelo comercial e operacional. A nova modalidade de oferta do serviço, destinado às micro, pequenas e médias empresas, facilitará o ingresso no e-commerce. A previsão de lançamento da nova versão é para o próximo ano.
      []s
      Equipe e-commerce Correios

      • Luis Ipolito says:

        Complementando o comentario acima, nesta transição os Correios abandonaram por completo o suporte aos lojistas antigos como é o nosso caso. Estamos com problemas sérios na loja e há 10 dias tentamos encontrar alguém que preste o suporte para resolver o problema, sem sucesso. Quando ligamos para o CAC para pedir ajuda, os atendentes derrubam a ligação. Por e-mail, não respondem. Caati Ltda fone 11 56796181 (21/03/2011)

  6. eu não sei ainda mais me parece ter visto no mercadolivre q existe uma parceria entre os correios e os vendedor nos pac e sedex algo assim existe ?

  7. Fernanda says:

    Olá. Tenho uma empresa e estou montando uma loja virtual. Gostaria de saber mais sobre logística interna. Sou fabricante de bijuterias e começarei a vender pela internet. Porém, estou com muitas dúvidas em como de fato organizar o meu sistema de envio pelos correios, se utilizar código de barras, como utilizar (cadastro de produtos e envio via correios) e cadastrar isso em meu sistema de forma que eu tenha total controle sobre as peças que saem da loja. Não consigo achar dicas sobre isso em lugar algum, principalmente no sebrae, que simplesmente se limita a dar dicas de como começar.
    Obrigada

  8. soriano says:

    como au faço para ter um e-mail nos correios?

  9. Clayton says:

    Olá, possuo loja virtual e estou deixando de trabalhar com os Correios por não mandarem mais encomndas de 1,05m de comprimento por 12cm de largura e altura. Queria saber se vocês voltarão a trabalhar com encomendas de 1,05m para quem tem contrato?

  10. Bom dia,

    existe algum serviço (webservice) do tipo: http://ws.correios.com.br/calculador/CalcPrecoPrazo.aspx, para CEP, onde eu passo o CEP e me retorna o lagradouro, cidade e Uf ?

  11. Patrick says:

    Olá Gostaria de saber em qual link devo acessar, ou me cadastrar para os serviços de ’Código Administrativo(ECT)‘ e ’Senha‘.

    Procurei no site dos correios dentro do link da loja virtual,
    porem a informação não foi localizada?

    Código Administrativo(ECT)
    Código administrativo enviado pelo Correios para que possui contrato.

  12. jonatan says:

    olá , estou com uma ideia de montar uma loja virtual….gostaria de saber um pouco mais sobre etsa tal gateway ..e como faço para por em minha loja virtual???desde já agradeço …

    • admin says:

      Olá jonatan.
      Gateway de pagamento Esse é um termo utilizado para descrever uma ferramenta que permite ao lojista o aceite de cartões de débito ou crédito e outras formas de pagamentos eletrônicos em sua loja virtual. O gateway facilita a comunicação entre o lojista virtual, o cliente dono do cartão que deseja fazer o pagamento e o banco emissor do cartão. Fazendo uma analogia com o mundo físico, seria o equivalente a máquina de leitura de cartões.

      O gateway utiliza a criptografia das informações para o envio dos dados do cartão utilizado, garantindo assim que essas informações naveguem de forma segura ente o computador do e-consumidor até a loja virtual e da loja virtual para o banco emissor do cartão que fará a autenticação e confirmação do pagamento.

      O custo com as taxas do gateway de pagamento deve ser levado em consideração na hora da montagem da loja virtual e o lojista deve ficar atento e fazer várias pesquisas antes de fechar um contrato. Os valores variam de acordo com as funcionalidades adicionais implantadas pelo prestador do serviço.

      []’s
      Anderson Martins
      Equipe e-commerce Correios

  13. Kaic Ramos says:

    Ola, Gostaria de saber porque eu estou criando uma “Loja Virtual ” e estou muito confuso sobre o postagens dos produtos vendidos, como faço para posta os produtos nos correios, terei que ir no correios postar uma grande quantidade de produtos, ou existe um especie de contrato que faço e os correios vem buscar os produtos no estabelecimento para postagem.
    Fico grato pela resposta do meu Comentário.

    • Oi Kaic,
      dependendo do volume, podemos realizar coletas programadas em sua empresa. Você também pode postar grandes volumes em agência ou em unidades operacionais preparadas para isso.
      Para isso, recomendo entrar em contato com um representante comercial dos Correios em sua região para saber mais como contratar estes serviços, pois dependem, além do volume, da disponibilidade de recursos na região.
      A lista dos contatos comerciais está em http://www.correios.com.br/contatoscomerciais.
      Também oferecemos o SIGEP WEB, um sistema que pode ajudá-lo a tratar encomendas em volume. Veja mais no post “Chegou o SIGEP WEB”.
      []s
      Alex do Nascimento
      Equipe e-commerce Correios

  14. K B says:

    Boa Tarde!
    Gostaria de saber se eu posso importar azeite via correios
    Obrigado
    KB

  15. Boa noite, gostaria de saber se os correios tem algum serviço de entrega por meio de contrato parecido com o e-sedex porem com uma taxa mensal mais baixa? Caso nao tenha gostaria de saber se vcs nao planejam criar um serviço com estes requisitos, um tipo de e-pac ou algo assim, desde ja agradeco vossa atençao, abraco a todos.

    Att:
    Fernando J.
    http://www.strikrede.com.br

  16. K B says:

    Bom dia!
    Estou na fase final de montar minha virtual e gostaria de saber quais são os passos para utilizar o serviço de correios para e-comerce
    Desde já agradeço
    KB

  17. Bruno Souza says:

    Olá, gostaria de saber se quando eu for postar alguns produtos como por exemplo 15 caixas de perfumes de 0,300g cada uma, se tenho que levar esses produtos para os correios já embalados ou os correios embala no ato da postagem.

    • Bruno,
      leve embalado, para ganhar tempo. Os Correios não embalam os produtos, apenas vendem embalagens. Mas como seu produto é frágil, vc deverá embalar adequadamente as suas encomendas.
      []s
      Alex do Nascimento
      Equipe e-commerce Correios

  18. Marcelo says:

    Nossa loja é nova e estamos fechando o contrato de pac, sedex e e-sedex com os Correios. Podemos usar o logotipo dos correios no rodapé de nosso e-commerce?

  19. Boa Noite, eu tenho uma loja virtual coma plataforma interspire 5.0.2 vocês disponibilizam modulo de frete para calculo do PAC?

  20. Sabrina Medella says:

    Olá ,

    Quero informações sobre como fazemos para contratar o serviço dos Correios e-commerce para auxiliar nas vendas de uma loja virtual.
    Se há algum outro contato específico para isso. Como quero montar um negócio preciso de todas as informações possiveis . Obrigada.

  21. andréia says:

    Olá gostaria de saber como eu faço para colocar aquela caixinha dos correios de simulação de frete,pois não sei como fazer estou recebendo encomendas de outros estados e preciso contratar os serviços do correio aguardo uma resposta .

  22. alessandro says:

    eu tenho calculador de frete e quero incluir o e-sedex meu cod administrativo e [omitido pelo moderador]
    e tenho servico e-sedex so q dar o erro -38 Serviço indisponivel para este código administrativo. so q eu tenho esse servico de e-sedex e fica dando esse erro

  23. fabiana says:

    Boa tarde!
    Gostaria de saber como faço para ter Cód.Administrativo dos Correios sendo pessoa física.
    Ou se é obrigado a ter CNPJ ou CGC.

    Aguardo um retorno

    Grata

  24. Marcio de Oliveira says:

    Olá! Estou tendo problemas ao consultar o webservice dos Correios…

    Meu código administrativo é ECT00RM1, porém, quando a consulta é do tipo de serviço “Sedex com Contrato”, recebo a mensagem: “Serviço indisponivel para este código administrativo”.

    Se eu consulto “Sedex sem Contrato”, o valor é retornado sem problemas.

    Como faço para saber os tipos de serviços associados ao meu contrato?

    No aguardo.

  25. Viviane says:

    Olá.. vou ter uma loja virtual.. Como faço para contratar os serviços dos Correios??
    Aguardo!!
    Obrigada!

  26. WASHINGTON says:

    OLÁ!!!ESTOU COM UMA LOJA VIRTUAL,COMO FAÇO PARA CONTRATAR O SERVIÇO PARA CALCULAR FRETE E QUANTO CUSTA ??

  27. roberta says:

    Ola!!Comercializo chocolates em barra, trufas e afins, gostaria de saber se os Correios entregam esse tipo de produto se eu colocá-los para venda em uma loja virtual?

  28. Gabriel says:

    Boa tarde! Tenho uma dúvida. Estou pensando em abrir uma loja virtual e gostaria de saber se há algum serviço dos correios que busque os meus produtos em meu depósito e faça a entrega. Desde já agradeço.

  29. cristina says:

    É possivel como pessoa fisica fazer um contrato com os correios tipo um pacote de serviços e assim poder oferecer frete gratis aos clientes?

  30. Desejo saber quanto custa para a minha empresa implementar em nosso e-commerce, o sistema e-Sedex dos Correios.
    Grata, Juliana

  31. Silvio dos Santos says:

    Senhores,
    Eu preciso saber qual o valor máximo de um produto que pode ser enviado pelos correios de uma pessoa física para outra pessoa física sem a nota fiscal. Eu preciso saber a base desta informação e o link do seu conteúdo legal. Grato Silvio

  32. Jonathan says:

    Estou trabalhando em um site de comercio eletronico focado para vender fora do Brasil… mas o valor do frete internacional deixa salgado alguns produtos… correios tem alguma solucao para fretes internacionais que nao deixe muito caro o item?

  33. Silvio dos Santos says:

    Eu preciso saber o valor minimo dos produtos que podem ser enviado pelo PAC sem a nota fiscal. E se existe alguma quantidade determinada para o envio. Pois sou pessoa física e vendo pela internet peças pequenas de hobbyes. E os correios vem retendo as minhas encomendas quando o volume é superior a 10 postagem. E por tratar de peças de hobby e compradas separadamente em sites da rede. Não possuem a nota fiscal. Existe o risco de perder as minhas postagens retidas?

  34. magda dos reis dias says:

    gostaria de saber se a algum risco na contratação de serviço para uma loja virtual e se oferecem estes serviços de maneira idonêa, tambem oferecem serviços de frete e já formas de pagamentos prontas, quero contratar mas estou com um pouco de receio, acaso podem me sugerir algo. obrigada

  35. Eduardo Bachur says:

    Digamos que eu queira abrir uma loja virtual, para realizar as entregas, eu devo fazer um contrato com o Correio? Se sim, esse contrato demora para ser aprovado? Em quanto tempo esse contrato é aprovado para que eu já possa iniciar as vendas?
    Meu escritório ficará na cidade de Franca-SP, o contrato pode ser feito com o Correio da minha cidade, onde o centro de distribuição ficará.

    no aguardo,

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>