Lei da entrega na hora marcada

Com a regulamentação da Lei Estadual 13.747/2009 – SP, que exige dos estabelecimentos comerciais do Estado de São Paulo a fixação de data e turno para a entrega de produtos, há questionamentos de clientes sobre o suporte dos serviços de encomenda dos Correios para atendimento ao disposto na lei.

Antes de tudo, cabe esclarecer que a lei realmente é benéfica ao consumidor na entrega de produtos e serviços que exijam a presença do destinatário no domicílio. Nada pior do que ficar esperando alguém para instalar um equipamento em casa e, ao final, ninguém aparecer. Mas é necessário ir um pouco mais a fundo nesta questão.

Nos Correios, os serviços e-SEDEX Prioritário, e-SEDEX Expresso, SEDEX 10 e SEDEX Hoje possuem turno e dia de entrega definidos, porém com abrangência restrita. Para os demais serviços, a entrega ocorre até o dia previsto, podendo acontecer antes. Além disso, não há definição do turno, uma vez que o horário de distribuição das encomendas nos domicílios depende de fatores como volume de carga diária, formato dos objetos, realização de coletas e entrega compartilhada de encomendas e correspondências.

Para atendimento da lei estadual, seria necessário repetir os trajetos diários em cada turno ou estabelecer estrutura de tratamento e entrega especializada de encomendas para o e-commerce. Ambas as soluções demandam profundas alterações na estrutura operacional dos Correios em São Paulo, resultando em aumento de custos, inevitavelmente repassados ao consumidor. Além disso, a necessidade de entregar numa data específica exigirá a guarda de encomendas nas unidades operacionais dos Correios, o que será mais uma fonte de custos para o processo.

A ECT, mesmo não sujeita à lei estadual, pois é regida por legislação federal, está preocupada com seu impacto para os clientes e acompanha o assunto junto à Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, colocando-se à disposição daquela entidade para contribuir na discussão da lei com os Órgãos e autoridades envolvidas, em busca de um ponto de equilíbrio que atenda às necessidades dos consumidores sem penalizá-los com a adição de custos da entrega decorrentes de agendamentos desnecessários, uma vez que o perfil das encomendas transportadas pela ECT poucas vezes exige este tipo de programação da entrega, principalmente em cidades verticalizadas e com portarias de condomínios que podem receber as encomendas.

O Estado de São Paulo tem uma logística complexa, com sérios gargalos de transporte e significativa frequência de incidentes como enchentes e acidentes rodoviários. Estes são fatores complicadores para a aplicação irrestrita da lei da entrega com hora marcada, na região com o maior volume de operações de e-commerce no país.

As dificuldades apontadas não impedem a formatação de serviços para agendamento de encomendas por parte dos Correios. Contudo, entendemos que estes serviços devem ser opcionais ao consumidor, pois cabe a ele decidir se deseja agendar ou não a entrega. A decisão do comprador também deve levar em conta o pagamento deste agendamento, pois gera custos adicionais ao processo logístico da operação de entrega.

No ambiente previsto pela lei citada, a adequação de empresas privadas, de venda ou entrega, e da própria ECT, trará sensíveis incrementos nos custos, cujos efeitos prejudicarão exatamente o público alvo que a legislação quis beneficiar.

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44 Responses to Lei da entrega na hora marcada

  1. Natascha says:

    Engraçado: o governo cria uma lei que os próprios Correios, que é do governo, admite que não será fácil cumprir. Sinceramente, acho que essa lei vai cair.
    Bom, ok, concordo que haverá custo para ter esse tipo de serviço, porém…:
    1. O lojista no final das contas sairá prejudicado, porque me parece que a lei não permite que seja cobrado do cliente o serviço de entrega com hora marcada (não claramente, lógico), sendo que é óbvio que isso gerará um custo (seja Correios ou transportadora).
    2. Ok, cobrará a mais, só que se o Correio não criar esse serviço, os lojistas virtuais pararão de usar os serviços dos Correios para usar transportadora, ou seja, perda por parte dos Correios de seus clientes e-commerce.
    3. Sedex-10 alem de ser muito limitado (capitais e cidades metropolitanas e só), custa mais caro e se o cliente optar em entrega no período da tarde, não serve. Sedex Hoje piorou – extremamente mais caro, em poucas cidades e o lojista deverá despachar as mercadorias “cedo” no dia.
    4. Peço por favor que publique o link dos serviços e-Sedex Prioritário e e-Sedex Expresso, pois não os achei no site.

    Natascha

    • Natascha says:

      Obs.: vi o post anterior das novas modalidades do e-Sedex, mas não no site.

    • Jane says:

      Desde quarta-feira à noite (20/4) vocês fizeram alteração no link de entrada para cálculo automático de preços e está dando erro. Ou a cliente não consegue finalizar a compra, ou o frete sai por R$ 0,00. NINGUÉM competente nos atendimentos dos Correios para resolver. Estamos ligando desde quinta pela manhã. PERDEMOS MAIS DE 60 VENDAS. AS FINALIZADAS, QUEM ASSUME O CUSTO DO FRETE?

      Resposta dos atendentes: “A senhora vai ter que esperar, porque não tem nenhum supervisor para atender” — como se a presença de um supervisor de telemarketing resolvesse alguma coisa.

      Como vai ficar isso? Quem vai pagar o prejuízo?

    • Jane says:

      Já que vai ter moderação (e provavelmente meu comentário vai ser negado ou editado, aproveitem e passem para a ouvidoria, que também encontrou uma forma de não receber mais reclamações, sumindo com seus acessos do site dos Correios).

      Desde quarta-feira à noite (20/4) vocês fizeram alteração no link de entrada para cálculo automático de preços e está dando erro. Ou a cliente não consegue finalizar a compra, ou o frete sai por R$ 0,00. NINGUÉM competente nos atendimentos dos Correios para resolver. Estamos ligando desde quinta pela manhã. PERDEMOS MAIS DE 60 VENDAS. AS FINALIZADAS, QUEM ASSUME O CUSTO DO FRETE?

      Resposta dos atendentes: “A senhora vai ter que esperar, porque não tem nenhum supervisor para atender” — como se a presença de um supervisor de telemarketing resolvesse alguma coisa.

      Como vai ficar isso? Quem vai pagar o prejuízo?

    • Fernando de Lima Gomes says:

      As explicações do correio não convencem mesmo! Vai aqui uma dica: Contrate profissionais responsáveis, observadores o suficiente para perceber que alguem está na sua casa, por exemplo, se seu carro esta na garagem é porque provavelmente vc está em casa, outro exemplo, se há vizinhança ao lado com portas abertas; não custa perguntar, outro exemplo, estabeleça um tempo mínimo de espera, porque porde ser o tempo que o morador precisa para chegar até o portão. Enfim, se cuidados foram tomados, e não foi possível realizar a entrega, então deixe na caixinha do correio o local onde a pessoa possa retirar sua encmomenda.Eu acho muito feio que o próprio correio se esconda e não ofereça seu endereço para que o usário possa encontrá-lo.

      • Franz e Silva says:

        Tem quem fale de ‘correio de países desenvolvidos’… Ora, não foram os correios britânicos que demoraram mais de um século para entregar um cartão-postal? Já tive problemas com o correio Japonês, tudo isso muito antes de terremotos, usinas nucleares explodindo e crises economicas mundiais…

        Acham os Correios brasileiros ruins? Sabiam que os CTT, os correios de Portugal não entregam a maior parte das encomendas e correspondências em casa? Você tem que ir até a agência para buscar. E em horário comercial.
        E vejam: Portugal é um país imensoooo – do tamanho de Santa Catarina, o 6º menor estado do Brasil. Entregar num micropaís é uma coisa. Entregar numa imensidão dessas de Brasil, é outra muito diferente. Mas quem disse que o povão vê isso? Vê nada…

        • fernando says:

          O correio do Brasil falha muito, vc fala sobre tamanho, sobre entrega em casa e pais desenvolvio, vamos lá, Portugal é realmente pequeno mas da uma olhada no indice de reclamaçoes de Portugal, nao chega nem a 11% das reclamaçoes no Brasil, eu prefiro 1000 x ter que sair de casa para pegar minha correspondencia nos correios com tanto que chegue no prazo informado, da forma informada e sem esses gigantescos extravios, melhor do que esperar que os correios leve ate minha casa (só Deus sabe quando) e quando levam pois muitas vezes colocam: destinatario ausente.

          Na minha opiniao, organizaçao é isso, de que adianta fazer a entrega em casa tudo bonitinho na propaganda quando na verdade nao é assim, e todos nós sabemos que nao é assim, e um outro ponto a ver é o valor pago, faz uma comparaçao do valor do envio nacional para o internacional, nao tenho nada contra os correios pois como qualquer outra empresa tem pontos a melhorar, mas o que nao pode acontecer é parabenizar alguem que tira no 3 na prova em que o maximo é 10, abraco a todos.

          att: Fernando J.
          http://www.strikeletron.com.br
          wwwstrikrede.com.br

    • Franz e Silva says:

      O governo do estado de SP cria uma lei que os Correios, que são do governo Federal… vc quer dizer.

      Lei Estadual não se sobrepõe à Constituição Federal.

      Não tem comparação de uma empresa que entrega milhões de objetos no estado de SP pra uma loja que entrega dezenas de produtos que não dependem de regularidade ou rapidez na entrega, tem depósitos em vários lugares do estado, com estoques de coisas idênticas, para atendimento de demandas locais.

      Mas tudo bem, né?

  2. Luis says:

    O Correio é uma vergonha ainda tem a cara de pau de montar um blog pra falar balelea, se preocupem com o que devem, serviço de calculo de frete e consulta de endereço que preste para as lojas virtuais. Não prestam o serviço básico que deveriam prestar e ficam perdendo tempo com o que não é de sua competencia.

    • Luis,
      Para as lojas de São Paulo, o assunto é sério e precisávamos dar um posicionamento aqui sobre a Lei Estadual da Entrega.
      []s
      Alex do Nascimento
      Equipe e-commerce Correios

    • Franz e Silva says:

      O governo do estado de SP cria uma lei que os Correios, que são do governo Federal… vc quer dizer.

      Lei Estadual não se sobrepõe à Constituição Federal.

      Não tem comparação de uma empresa que entrega milhões de objetos no estado de SP pra uma loja que entrega dezenas de produtos que não dependem de regularidade ou rapidez na entrega, tem depósitos em vários lugares do estado, com estoques de coisas idênticas, para atendimento de demandas locais.

      Mas tudo bem, né?

    • JULIANO says:

      APOIADOOOO

  3. Natália says:

    Trabalho com teleatendimento para a maior empresa de callcenter do país e recebo FREQUENTEMENTE ligações de clientes reclamando de voçêis , são clientes de todo BRASIL que geralmente reclamam , xingam o atraso da fatura . Favor agilizar , para que ELES parem de me atazanar e assim possamos ser felizes NA REAL.

    ok?

    • Vitor says:

      Natália, utilizo muito os Correios e discordo de parte do teor do seu comentário. Não se esqueça que eles têm prazo de entrega para as faturas, e se olharmos naquele código de barras que se encontram nos endereçamentos das fatuaras, os últimos números são da data de emissão da mesma, e geralmente são feitas e postas lá no Correio em cima da hora, em cima do prazo de vencimento. Acho que tem uma lei que exige a entrega com 5 dias de antecedência, mas tem fatura que é confeccionada já com o prazo estourado.
      Outra coisa, se você acha que seus clientes lhe “atazanam”, você está no lugar errado.

      • Natália says:

        Não , não estou no lugar errado , tudo tem um próposito . E realmente atazanam, atazanam sim !, a maioria e de toda parte do Brasil , mas , vitor na maioria das vezes reclamam com razão !!! Na verdade não eram pra estar reclamando comigo e sim com o Dono .

        • Tom Pointless says:

          Vitor , vc não teve confiança suficiente ou certeza para passar o que queria em seu comentário , falou e falou e no final a conclusão do seu post foi o que Natália já havia falado ,e concerteza .Outra coisa, se eles ” atazanam ” ou ela está no lugar errado isso é uma questão a ser resolvida por ela por isso discordo c/ totalidade do TEOR do seu comentário .ainda bem que voçê apenas discordou de parte do comentário dela porque se não ia achar que não sabia ler…pois não havia entendido.

    • Franz e Silva says:

      Empresas que emitem faturas postam tudo em cima da hora. Contratam erradamente serviços de prazo dilatado, por que não querem gastar pra que as coisas cheguem em prazos curtos.

      Elas querem pagar o mínimo pra ter o máximo. Postam a um dia do vencimento (isso acontece direto comigo, e olho o código de postagem e vejo que foi postada nos Correios até no mesmo dia de vencimento). Essas empresas colocam o mesmo prazo e fazem a postagem no mesmo dia, sempre em cima da hora, não se atentando que moro num estado que não é onde essas empresas fazem a postagem (suas sedes) e não tem mesmo como chegar no prazo. Os Correios correm, mas como entregar uma fatura que sai de SP capital pro interior de um estado a milhares de km, a um dia do vencimento num serviço cujo prazo de entrega contratado é de 3 dias? Impossível. Pra qualquer correio do mundo.

      O que faço? pago por outros meios, solicitando segunda via, reclamo para a emissora da fatura e provo que postaram em cima da hora. E o que elas fazem? nada…. O telemarketing se limita a responder mecanicamente, de forma evasiva.

      Mas tudo bem, né? Na real… nem sempre quem reclama sabe como ou pra quem reclamar. Ou não quer saber mesmo.

  4. Henrique says:

    Desde quinta feira o site dos correios não está dando o valor de SEDEX entre 2 pontos:
    http://www.correios.com.br/encomendas/prazo/default.cfm

    Ja faz 4 dias que quando é selecionado sedex, ele nao trás o valor!

    Arrumem por favor!!

  5. melissa says:

    fiz uma compra no dia 19/04/2011, o vendedor disse que chegaria entre 4 e 7 dias, ai teve o feriadão no meio, dei uma olhada e a minha encomenda esta parada.
    20/04/2011 16:13 CTE BENFICA – RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado
    Encaminhado para CTE PORTO ALEGRE – PORTO ALEGRE/RS
    19/04/2011 17:58 ACF EUCLIDES FARIA – RIO DE JANEIRO /RJ Encaminhado
    Em trânsito para CTE BENFICA – RIO DE JANEIRO/RJ
    19/04/2011 15:30 ACF EUCLIDES FARIA – RIO DE JANEIRO /RJ Postado
    como faço pra saber se chegou em porto ou esta parada sabe lá deus onde?
    PB375598427BR
    o correio não funciona segunda-feira?

  6. Tom Pointless says:

    Urrú ! Éhh !

  7. Por que sabado pela manhã, apareceu no status “empresa sem expediente” se a empresa fica aberta até as 15 horas (o status apareceu 11:42 da manha)?
    Fora a porta aberta, uma placa gigante na frente, milhares de carros estacionados na frente, e mesmo assim, empresa sem expediente?

  8. Felipe Ribeiro says:

    Prezados, boa tarde!
    Peço encomendas dos Estados Unidos (seja por um amigo ou por sites de compra) há um bom tempo. Antigamente elas chegavam no prazo estipulado e ÀS VEZES acontecia algum problema. Mas agora é de praxe.
    Eu procurei todo e qualquer forma de reclamar, e peço por favor que vocês me leiam aqui.
    Minhas encomendas já estão em minhas mãos, porém as 2 (uma era uma simples revista) demoraram mais de 2 meses para chegar. Uma, aliás, demorou 2 meses no mesmo status.
    Por que isso aconteceu? Falta de funcionários, mesmo?
    Isso não vai mais acontecer?

    Obrigado,
    Felipe.

    • admin says:

      Oi Felipe,
      Dê uma olhada nos outros posts sobre esse assunto. Problemas com encomendas internacionais tem sido recorrentes, seja por atrasos em decorrência de fiscalização, seja pelo tipo de serviço utilizado por quem fez as postagens das mercadorias, no exterior.

      Abraço!
      Fabíola Calháo
      Equipe e-commerce Correios

  9. Natascha says:

    Gostaria de saber exatamente o que é BLOCAGEM, disponível aqui:
    http://www.corporativo.correios.com.br/

    O software me pareceu mais útil à franquia, embora esteja disponibilizado na área de cliente contrato. Ao questionar a franquia que me atende, ninguem nunca ouviu falar o que é Blocagem…

    .. inclusive no Ajuda dele diz que diminui chances de erro, pode agilizar entrega, etc. Informações que são realmente interessantes se oferecer realmente tudo isso.

  10. Luisa Maynard Melo says:

    OS CORREIOS E A RECEITA FEDERAL NÃO RESPEITAM O CONTRIBUINTE COMO DEVERIA SER !!!!
    Correios e Receita federal retém mercadorias proveniente da China e de outros países e não dão satisfação por onde anda as mercadorias retidas.
    Amigos, estou juntado assinaturas e testemunho de varias vitimas dessa situação absurda que os Correios e Receita Federal nos coloca . Vamos entrar com processo por danos morais contra a Receita Federal e Correios para que em prazo determinado pela justiça localizem nossos objetos provenientes da China ou de outros países e nos dêem satisfação como assim merecemos .
    Será um processo por ausência de informações e por estarem retendo algo de maneira ilegal porque omitem e se negam a fornecer qualquer informação sobre nosso objeto que é de direito do contribuinte saber o que estar acontecendo e quando irá finalmente receber .
    Sou pagadora de impostos, cumpridora de meus deveres perante a justiça e a sociedade como a maioria de vocês e não aceito ser tratada assim por órgãos os quais são pagos por nós contribuinte e que eles tem por obrigação uma prestarem de serviços a contento ao Ives de ficarem nos fazendo idiotas onde nos tratam com indiferença e falta de respeito.
    Não somos contra a Receita Federal fazer seu trabalho de verificação e até mesmo cobrar impostos caso seja devido, mas somos contra esse absurdo de tratamento indiferente , desrespeitoso e ilegal onde omitem informações que por obrigação nos deveriam fornecer por parte da Receita Federal e dos Correios.
    Reterem nossos produtos por falta de pessoal para acelerar os trabalhos, é uma desculpa incompetente que não justifica a falta de respeito para com o contribuinte.
    Se eles não tem como darem andamento aos seus serviços os quais são pagos , que mudem de profissão ou providencie um outro órgão que seja capaz de executar serviços capacitados
    Portanto já temos 46 assinaturas relatando os fatos identificados por e-mail e endereços e vamos somar no mínimo 100 vitimas para leváramos a imprensa , e a justiça para cobrar por justiça que é nosso direito .

    Um forte abraço para todos,
    Receita federal e Correios, que nos aguarde porque iremos cobrar na justiça o direito de saber por onde anda nosso objeto e cobra r também uma indenização por dados morais .

    Luisa Maynard Melo

  11. FABIO says:

    SAUDAÇÕES!!! FIZ ENCOMENDAS NO DIA 23 E 31 DE MAIO ATÉ AGORA NADA(14/06/2011). GOSTARIA QUE A LEI ME DISSESSE POR ONDE ANDA MEUS PRODUTOS. PB572801680BR E PB579820900BR RESPECTIVAMENTE…MEU DEUS!!!

  12. Willian Rabelo says:

    É tão útil um blog, para justificar o porque de tal valor, como pagar, quanto pagar, qual tamanho…
    Onde está a parte que me diz porque um par de lentes de contato demoram 2 (dois) dias para vir da Tailândia para o Brasil e depois mais 20 (vinte) dias para sair da capital e vir até a m,inha casa na grande SP (e ainda não chegou). Eu paguei um valor de R$90,00 (noventa reais) além do valor do produto. Eu acho quer isso é ser roubado, pois paguei por um serviço oferecido que não foi feito; é como ir a um restaurante e pagar uma conta sem comer nem beber nada. O mais legal é que parece que para vocês é isso aí e “tá” tudo certo.

    EE094349897TH

    • Franz e Silva says:

      É por que se saiu da Tailândia e entrou no Brasil, ele pode sofrer tributação. Queira ou não, é uma encomenda, não uma carta. Ela pode ser considerada importação. Daí a Receita Federal irá verificar se ela se enquadra neste status e irá tomar providências quanto sua tributação ou sua liberação para seguir para o destino.

      Processo semelhante ocorre nos outros mais de 180 países-membros da ONU, que seguem regulações e acordos de correio internacional.

      Antes de reclamar, é bom saber onde, por que e com quem reclamar.

    • Franz e Silva says:

      Pelo que vi no site, já foi entregue.

  13. Ricardo Rocha says:

    Olá,

    Fiz uma compra via EMS do japão , o item fora postado há 10 dias , e até o exato momento o mesmo nem aparece como chegado no brasil , quero saber , se isso esta retido ou se o site não esta sofrendo alterações. o Objeto é EG081589837JP .

    Um abraço

    Att
    Ricardo

  14. renato says:

    [Mensagem original apagada por admin, por ferir o Termo de Uso deste blog.]

    • Franz e Silva says:

      Moderadores, sobre o comentário acima, como ele foi liberado? Não se atentaram à política de comentários?

      Recordem:
      “Prezado leitor,

      Só serão respondidos comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios”

  15. Lígia says:

    Gente, quero deixar registrada minha total indignação com os Correios. Muita sacanagem o que fizeram comigo. Fiz uma compra internacional, e o pacote chegou. Acontece que dos 4 produtos que encomendei, veio só 1, e encheram a caixa de tranqueiras eletrônicas como celular velho, fios, cabos e até uma fonte!!! Nossa, tô besta até agora com a cara de pau de quem fez isso! É um absurdo! Não sei se por causa da greve os Correios acabaram contratando gente de fora p/ fazer as entregas, ou se são os próprios funcionários de dentro que roubaram. Não era nada de grande valor, nada que seja tentador para que alguém queira roubar, mas isso não se faz com ninguém, que desrespeito! Estou muito chateada, e não é a 1ª vez que tenho problemas com a entrega. Já tive duas encomendas internacionais este ano que nunca chegaram. É uma vergonha. Estou muito insegura em continuar importando produtos, se a gente compra aqui no Brasil, paga caro por causa dos impostos, e taxas de Sedex; se compra no exterior, o produto ou nunca chega, ou quando chega, vem faltando, ou seja, a gente é roubado de qualquer jeito! O pior é que a gente reclama, mas nada muda, ninguém se responsabiliza pelos prejuízos. Tô cansada de tanta impunidade! Só Deus mesmo pra fazer justiça, porque se for esperar pela justiça dos homens, estamos perdidos…

  16. Adriana says:

    Fiz compra pela internet, paguei pelo correio e eles só entregam se tiver um porteiro, guarda ou zelador no meu condominio, o entregador do correio não desse do carro para apertar o interfone porque é lei se não tiver um porteiro ou zelador pra receber o produto, eles vão embora sem entregar acho um absurdo.

    • Adriana,
      Se não tiver porteiro ou outros representantes no condomínio, realmente o carteiro não pode realizar a entrega, com exceção de alguns serviços (como malote) que permitem a entrega diretamente ao destinatário em condomínio.
      []s
      Alex do Nascimento
      Equipe e-commerce Correios

  17. Leoni R Dantas says:

    O Sedex possui falhas e até ai tudo bem, pois existe a possibilidade de se corrigir. Agora, o valor a pagar pelo Sedex é um ABSURDO. Exemplo: você faz uma compra virtual de São Paulo, cujo produto é vendido numa cidade do Paraná, compra essa, no valor de R$ 20,00. O valor do frete (SEDEX) é de um humilde R$ 32,50. Qual o trabalho que o Correio tem nisso tudo? Só registrar no rastreamento e junto com milhares de produtos (eu disse milhares de produtos) encaminharão até à região do comprador. Lógico que o trabalho maior é separar o produto para que ocorra a entrega.

    • Leoni,
      fazemos coleta, postagem, tratamento, roteirização, gestão de riscos, transporte em vários modais, tratamento no destino, roteirização de distribuição, distribuição, além de rastreamento.
      E são de 35 milhões de objetos diários numa matriz de 5600 x 5600 municípios, utilizando 17 mil veículos, 14 linhas aéreas e 58,8 mil carteiros.
      Sem dúvida, a logística interna é importante, mas a externa é muito trabalhosa num país com as dimensões e complexidades do Brasil.
      []s
      Alex do Nascimento
      Equipe e-commerce Correios

  18. Onde posso calcular o frete? Obrigado.

  19. Matheus says:

    Essa lei eh uma palhaçada! Criarei uma petiçao online para que ela caia, pois os correios nao estao sujeitos a esta lei. Ja as empresas que transportam estao. Isso eh MONOPOLIO. Aleem disso a multa para as empresas de e-commerce eh um absurdo! UMa empresa foi multada em 20mil por uma unica reclamaçao no procon! ACORDA BRASIL! O Correios nao eh do governo, mas boa parte eh privada e concoreem com transportadoras privadas! Isso eh certo???

  20. cacilda do carmo says:

    os correios e muito importante , para nos se nao fossen eles oque seria da gente