Por que os Correios exigem dimensões mínimas para encomendas?

No fluxo de tratamento, as encomendas passam por máquinas especiais. Aquelas muito pequenas podem ter o endereço não lido ou não tratados pela máquina de triagem e por isso é necessário padronizar.  É importante lembrar que toda encomenda deverá ser acondicionada pelo remetente em embalagem que resista ao peso, à forma e à natureza do conteúdo. Na tabela abaixo os limites de dimensões para todos serviços, tanto PAC como SEDEX:

 

O limite de peso continua de 30 Kg tanto para o PAC quanto para os serviços da família SEDEX, com exceção apenas do SEDEX Hoje, que é de 10 Kg. Para o PAC há outros limites por conta da possibilidade de envio agrupado, para clientes com contrato, a saber: 50 kg (remessa individual em âmbito estadual) e 600 kg (remessa agrupada em âmbito nacional).

Além das especificações acima, não será admitida postagem de encomenda PAC acondicionada em envelope, com exceção do envelope bolha ou outro confeccionado em material resistente a impacto, para remessa de mercadorias de pequeno volume e peso tais como: DVD, CD, Placas eletrônicas ou assemelhados.

This entry was posted in Logística. Bookmark the permalink.

Prezado leitor,

Só serão respondidos comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

202 Responses to Por que os Correios exigem dimensões mínimas para encomendas?

  1. Ola minha loja virtual trabalha com enxoval cama mesa e banho porem temos varios pedidos de cortinas porem o cliente quer comprar a cortina e varão junto mais o varão mede 1metro assim estou perdendo clientes e vendas pois os correios nao querem mais aceitar por ter mais de 0,90cm o varão como faz nessa situação vai se abrir uma excessão para quem tem contrato como nos ou teremos que procurar uma transportadora ? aguardo um contato obrigado anderson .

    • Oi Anderson,
      Esta situação está em discussão internamente, neste momento. Peço que mantenha contato com a gerência responsável pelo seu contrato nos próximos dias para obter informações atualizadas.

      abraços,
      Fabíola Calháo
      Equipe e-commerce Correios

      • Valter says:

        Correios registram lucro altissimo no primeiro trimestre deste ano. Mas nao paga os seguros e nao cumpre seus contratos. Estamos com 3 reclamações deste o inicio do ano sem solução. Ate agora absolutamente nada, nenhuma resposa sequer. Acho que ta na hora de buscar alternativas para os correios. Por que essa empresa nao cumpre o seu contrato. nao responde as solicitações enviadas! é o cumulo do absurdo. Agora se agente atrasa um dia a fatura eles bloqueiam o contrato! E ai vamos resolver ou vamos ter que acionar a justiça!???????????????????

      • Anderson, ampliamos as dimensões máximas aceitas. A maior dimensão agora é de 1,05 m e a soma das dimensões agora é de 2 m, o que inclui as medidas informadas em seu comentário. Veja mais.

  2. Tom Pointless says:

    Uma vez enviei uma Jaca pra minha mãe lá no sul e ao invés de chegar redonda chegou sem forma , como explicar ?

    • Franz e Silva says:

      Eu já mandei frutas e outros alimentos in natura também, Tom, do sul pra região nordeste. Embalei tudo em plástico filme, pra não deteriorarem e pus numa caixa de isopor, pra não danificarem, visto que frutas são bem frágeis.

      No caso de transporte de frutas, pode ser necessária alguma documentação da vigilância sanitária estadual. Tive que providenciar, mas correu tudo bem.

      Meus tios e primos receberam tudo perfeito. E ainda agradeceram pela caixa de isopor…

      E de mais a mais, fruta que é transportada até em embalagem especial pra este fim, nos caminhões que chegam nos Ceasas, podem sofrer algum choque mecâncio no trajeto.

      Abraço!

      Franz.

  3. romulo nogueira says:

    ESSA QUESTÃO DO TAMANHO TÁ DANDO DOR DE CABEÇA!!! TRABALHO SOMENTE COM A LINHADE TAMANHO : TAMANHO 125 X 10 X 10 CM
    FECHO MEU NEGÓCIO ESPERANDO A CÚPULA DECIDIR O QUE FAZER?

    • Oi Romulo,

      as dimensões aceitas pelos Correios sempre foram de 60cm (maior lado) e 150cm (soma). Recentemente aumentamos para: 90cm e 160cm, respectivamente, porém, os estudos para o aumento das dimensões continuam.

      Fabíola Calháo
      Equipe e-commerce Correios

    • Franz e Silva says:

      Rômulo, essas dimensões também tem a ver com padronizações de cubagem (armazenamento e transporte) de itens a serem transportados. A criação de padrões no setor de logística é para que as empresas transportadoras e de correios em todo o mundo possam trabalhar de forma mais produtiva, agilizando prazos e reduzindo custos.

      Como acontece com os conteineres usados para importação e exportação. Eles tem um tamanho e uma forma padronizados para facilitar a movimentação deles nos portos e navios, a sua armazenagem e o transporte, tanto marítimo quanto rodoviário, quando eles são enviados um a um por caminhões ou trens para os destinos finais.

      Então, novos tamanhos aceitáveis atendem não só ao correio, mas às transportadoras e empresas aéreas e marítimas.

      Abraço e sucesso no seu empreendimento!

      Franz.

  4. Graziela says:

    Tenho um site que vende doces e geleias. Uma geleia, por exemplo, não tem as dimensões mínimas necessárias para o sistema dos correios fazer o cálculo. Porém tenho que colocar as dimensões mínimas para conseguir calcular. Mas se meu cliente compra 5 geleias, a soma dessas dimensões (largura, altura e comprimento) ultrapassa o limite máximo. Como devo proceder?

    • admin says:

      Oi Graziela,

      Você precisa acondicionar os recipientes das geléias em embalagem que atenda às dimenões citadas acima. Caso ultrapasse os limites, você pode fracionar em dois pacotes, por exemplo.

      Abraço!
      Fabíola Calháo
      Equipe e-commerce Correios

      • Graziela says:

        Olá, Fabíola.

        A minha dúvida é referente ao sistema de cálculo de preços e prazos: http://www.correios.com.br/encomendas/prazo/default.cfm

        Por exemplo, uma geléia tem Peso = 420g, Altura = 9 cm, Largura = 7 cm e Comprimento = 7cm. Pelo que eu entendi, o sistema multiplica as dimensões pela quantidade de produtos e depois faz a soma, certo?

        Então se um internauta comprar 10 geleias o cálculo seria esse:

        Altura = 9×10 = 90
        Largura = 7×10 = 70
        Comprimento = 7×10 = 70

        90+70+70 = 230

        Esses valores (90,70,70) ultrapassa o limite máximo que é de 160 cm. Se eu passar esses valores o sistema não fará o cálculo. O que devo fazer nesse caso?

        • admin says:

          Oi Graziela,
          o sistema não faz essa multiplicação, ele faz o cálculo de acordo com os parâmentros que você informar. Se a totalidade do pedido ultrapassar as dimensões ou peso ou máximos, a postagem deverá ser feita em mais de um volume. Então você deverá submeter cada pacote ao calculador.
          Lembramos que cada caso é um caso, então, você precisará desenvolver uma solução própria para tratar casos como esses.

          Abs,
          Fabíola Calháo
          Equipe e-commerce Correios

  5. Mariah says:

    Bom Dia …

    Eu tenho uma dúvida , lí os comentários anteriores e percebi que há excessão para envio de Sucuris , tenho um filhote de Nelore para ser enviado pro amazonas , voçêis enviam ?

    Abraço! façam essa excessão pra mim .

    • Franz e Silva says:

      Mariah, não há correio no mundo que transporte carga viva como a que você mencionou. Transporte de animais deve ser feito com autorização dos órgãos de fiscalização sanitária, agências de defesa agropecuária e, dependendo do caso, do próprio Ibama. A situação é tal, que, se você tiver que viajar de avião e for levar consigo seu bichinho de estimação, a cia. pode recusar o transporte, ou aceitá-lo mediante o atendimento dessas exigências legais.

      No caso do Correio, a chamada Lei Postal, define claramente o que os Correios não transportam de forma alguma. Essa é a legislação brasileira. No caso de outros correios pelo mundo as exigências e restrições podem ser ainda maiores, conforme leis específicas de cada nação/território.

      Veja o que diz a Lei Federal nº 6.538/78 (o texto integral está aqui: http://www.correios.com.br/servicos/falecomoscorreios/conteudo/lei6538.cfm):

      “Art. 13º – Não é aceito nem entregue:

      I – objeto com peso, dimensões, volume, formato, endereçamento, franqueamento ou acondicionamento em desacordo com as normas regulamentares ou com as previstas em convenções e acordos internacionais aprovados pelo Brasil;

      II – substância explosiva, deteriorável, fétida, corrosiva ou facilmente inflamável, cujo transporte constitua perigo ou possa danificar outro objeto;

      III – cocaína, ópio, morfina, demais estupefacientes e outras substâncias de uso proibido;

      IV – objeto com endereço, dizeres ou desenho injuriosos, Ameaçadores, ofensivos a moral ou ainda contrários a ordem pública ou aos interesses do País;

      V – animal vivo, exceto os admitidos em convenção internacional ratificada pelo Brasil;

      VI – planta viva;

      VII – animal morto;

      VIII – objeto cujas indicações de endereçamento não permitam assegurar a correta entrega ao destinatário;

      IX – objeto cuja circulação no País, exportação ou importação, estejam proibidos por ato de autoridade competente.

      § 1º – A infringência a qualquer dos dispositivos de que trata este artigo acarretará a apreensão ou retenção do objeto, conforme disposto em regulamento, sem prejuízo das sanções penais cabíveis.”

      Espero ter ajudado.

      Abraço!

      Franz.

  6. Júlio César says:

    Quero parabenizá-los pelo blog. Sou Web Developer e encontrei as informações necessárias que precisava.

    Porque no site dos Correios não há nenhum link para o blog?

    • Oi Júlio, obrigada! :)

      Há sim um link no Portal Correios: ele está na página principal, no canto inferior esquerdo. Inclusive há links para outras áreas.
      Abraços,

      Fabíola Calháo
      Equipe e-commerce Correios

  7. Veronica says:

    É possível enviar peças de roupa íntima por envelope via PAC e SEDEX?
    Tenho envelopes de plástico e no caso do envio de calcinhas creio que não seria um problema, minha preocupação é com sutiãs com aro, nesse caso teria que forrar o envelope com plástico bolha ou isso é obrigatório em qualquer situação?
    Minha dúvida é porque em algumas agências não tenho problema em realizar o envio, e em outras os atendentes dizem que é proibido fazer envio de PAC no envelope.

    • Oi Veronica,

      é possível enviar sim, a única restrição é quanto a objetos pontiagudos/perfurantes. O ideal para os sutiãs é usar o envelope com plástico bolha, como você disse.
      Boas vendas!

      Abs,
      Fabíola Calháo
      Equipe e-commerce Correios

  8. Danielly says:

    Boa tarde!

    Varri o site dos correios em busca de informações sobre Carta Registrada e não encontrei nada (aliás, consegui apenas calcular o prazo de entrega), mas O QUE pode ser enviado, COMO pode ser enviado e QUANTO CUSTA eu não encontrei em lugar nenhum.
    Gostaria de saber mais a respeito. Podem me informar?

  9. olá, possuo uma loja virtual e vendo cortinas e acessorios para cortinas… o meu produto chefe (o que mais vendo) é o kit varão para cortina.. comprei embalagens próprias para transportar os kits… as embalagens possuem os tamanhos C:105 x L:10 x A:10cm e C:150 x L:10 x A:10cm. É uma embagem resistente e o produto é leve.. de 1,5 a 4kg no máximo…. Enfim, estou perdendo muitas vendas pois vendo para todo o país e tenho transportadora somente para SP… Vocês vão abrir uma exceção para quem tem contrato? ou para determinadas embalagens?? no meu caso a embagem é bem resistente e leve e muito fácil de corregar… não vejo pq os correios pararem de tranportarem isso…. e não é so o meu caso.. tenho amigos que vendem persianas e está com o mesmo problema..

    • admin says:

      Olá Clayton,
      Sugiro você conversar diretamente com o assistente comercial que o atende e encaminhar sua solitação. A princípio não é possível postar acima dos limites definidos.

      Abs,
      Fabíola Calháo

  10. Juliano says:

    Olá onde eu consigo o manual der integração dos correios?

  11. Rodrigo says:

    Bom dia.

    Gostaria de solicitar informações de como realizar o calculo do frete via EMS (valores internacionais), ou seja, no manual do desenvolvedor (webservice) não existe informações de como desenvolver uma aplicação para calcular o valor do frete.

    Gostaria de solucionar outra dúvida, estou com processo de analisa para fechamento de contrato com o correios e surgiu a seguinte dúvida: Trabalho com comércio eletronico e envio mercadoria de vários estados, tais como: (Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco) para meus clientes, no entanto gostaria de solicitar mais informações referente ao Cartão de Postagem e as Unidades Credenciadas. 1ª Pergunta: Posso receber 1 cartão de postagem para cada estado citado acima, ou seja, para que meus funcionários possam usá-los? 2ª Pergunta: Caso positivo a pergunta anterior, posso credenciar 3 unidades nos cartões de postagem, em cidades destintas? Muito obrigado

    • admin says:

      Oi Rodrigo,

      No manual não há informações porque o Webservices ainda não faz cálculos de valores internacionais.
      Sobre o Cartão de Postagem é possível fazer um cartão para cada cidade, que poderá ter até 6 unidades credenciadas.
      Se necessário, poderá fazer cartões com postagem nacional onde você poderá utilizar as unidades em todo Brasil. E vale lembrar que o cliente é o único responsável pelo controle da utilização desses cartões.

      Abs,
      Fabíola Calháo
      Equipe e-commerce Correios

      • Rodrigo says:

        Olá Fabíola,

        No caso para calcular o valor de frete internacional é necessário o uso de uma tabela com os devidos valores. Aproveitando o post gostaria de solicitar a tabela de preços para (SEDEX, PAC E EMS). Onde posso obter essas tabelas?

        Muito obrigado pelas informações

        Att,
        Rodrigo Araújo

  12. claudio joao silva says:

    tenho uma encomenta pra mandar de roupas para o nordeste .qual o tamanho e peso que posso usar usando minha propria caixa ?

  13. Aline says:

    Poderiam fazer um post contando o que acontece nos Correios com as encomendas internacionais. Qual o motivo de tantos extravios e roubos? Cadê a minha encomenda RA183454486CN??? Sumiu do mapa, virou pó.

    • Franz e Silva says:

      Pode entrar em contato com o canal de atendimento (peguei essas informações aqui mesmo no blog, na parte de baixo da página):

      Central de Atendimento

      Fale com os Correios
      3003 0100: serviços e informações (capitais e regiões metropolitanas)
      0800 725 7282: serviços e informações (demais regiões)
      0800 725 0100: reclamações, sugestões e elogios (para todo o Brasil)

      E antes disso, se informar com a loja onde você comprou o produto (o CN no final do código quer dizer que veio da China) para saber em quanto tempo eles fazem postagem na China e quanto tempo leva para chegar ao Brasil e o prazo total para entrega (Postagem na China, Envio ao Brasil, Desembaraço aduaneiro, tributação e envio para o destino final e entrega final).

      O tempo transcorrido pode estar contido nisto. E ainda é plenamente possível que o produto tenha sido postado na China numa modalidade de serviço cujo prazo de entrega é não-prioritário, sendo mais dilatado que um de serviço expresso.

      Abraço!

      Franz.

    • admin says:

      Oi Aline,

      Estamos editando este post especialmente para as encomendas internacioanis, ok? Há várias situações que impactam nesses prazos longos e na rastreabilidade. Há outros órgãos envolvidos, além dos Correios.
      Como o Franz e Silva tem dito nos comentários recentes, e temos respondido por aqui, a forma como a encomenda é despachada na origem (se carta ou pacote; resgistrada ou não), a retenção pela Receita Federal, o tipo de produto, etc. Cometaremos tudo isso num post.
      Se o remetente escolher não registrar o envio, não temos como rastreá-lo.

      Obrigada pela sugestão!

      Abs,
      Fabíola Calháo
      Equipe ec-commerce Correios

      • Aline says:

        Eu recebi a minha encomenda. Geralmente depois que chega no Brasil leva em torno de 2 a 7 dias para receber em casa. Dessa vez levou 14 dias. Já estava com medo de não receber. Tenho motivos para ter medo. Uma encomenda minha chegou no Brasil em dezembro e nunca recebi. Depois de meses do pedido de informação, os Correios confirmaram que tinha sido extraviada. Não aceito essa palavra extravio. Para mim a palavra deveria ser outra. Não tem como uma encomenda desaparecer, virar pó.

        Vou aguardar o post sobre encomendas internacionais.

        Sugiro um post sobre Pedido de Informação (preenchimento no site/ dados necessários) e de como receber indenização de encomenda extraviada e também sobre aquela questão de que a encomenda pertence ao remetente. Enfim, essa parte burocrática.

        Obrigada Franz e Silva e Fabíola Calháo.

  14. Leonardo says:

    Olá tenho uma caixinha que enviarei apenas um relogio, minha caixa tem 10 x 10 x 10 cm e minha empresa tem o sistema de coleta, o que quero saber é se aceitaram este produto.. grato.

    • Oi Leonardo,
      A embalagem não será aceita pois não atende às dimensões mínimas. Você deve optar por uma caixa um pouquinho maior (ver dimensões no Post) e acondicionar bem o produto para evitar que se desloque nos espaços vazios.

      abs,
      Fabíola Calháo
      Equipe e-commerce Correios

  15. Patrícia says:

    Minha dúvida é quanto ao envio de almofadas, há alguma restrição? Existe peso mínimo?

  16. Flávio says:

    Olá, estou fazendo modificações em alguns sites devido a essas mudanças de medidas e parâmetros obrigatórios para cálculo do frete. No caso existe documentação sobre essas medidas? Eu já baixei o pdf referente aos parâmetros de conexão (url). Mas nele não consta medidas mínimas, máximas, etc. Outra coisa, no caso de comprar 3 unidades de 1 mesmo produto, tem desconto por quantidade, ou eu devo calcular o frete pra 1 produto e multiplicar esse valor por 3?

    No aguardo.

  17. CARLOS LEONARDO says:

    O CORREIO SE MOSTRA TÃO EFICIENTE EM PADRONIZAR MAS NÃO SE MOSTRA TÃO EFICIENTE COM A QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS O FURTO DE MERCADORIAS QUE ESTÃO SOB A RESPONSABILIDADE DOS CORREIOS É UMA CONSTANTE, OS CORREIOS SE MOSTRA INCAPAZ DE MONITORAR O BEM A QUE ESTÁ SENDO PAGO PARA TRANSPORTAR E ASSIM FORNECENDO GUARITA PARA FUNCIONÁRIOS CRIMINOSOS.
    OBRIGADO CORREIOS POR MAIS UM FURTO!!!!

    • Franz e Silva says:

      Carlos, caso queira fazer uma reclamação, aqui mesmo no blog tem o número do canal de atendimento adequado para isso:

      Central de Atendimento
      Fale com os Correios
      0800 725 0100: reclamações, sugestões e elogios (para todo o Brasil)

      Franz.

  18. Gostaria de saber para onde mando minha sugestão: aumentar o tamanho máximo para no mínimo 1,10m. Com mais 20 cm (de 90 para 110cm) ajudaria muita gente. Vendo kit varão para cortina cujo o produto é de 1m, tapetes, que quando enrrolados, possuem a largura de 1,05m. Eu tenho certeza que 1,10 não atrapalhava os Correios e serveria muita gente.

    • Oi Clayton,

      Você pode postar sugestões aqui mesmo. Se quiser, e é interessante, também pode reforçar enviando para o Fale com os Correios. O Correio está considerando essa necessidade do mercado e há um estudo em andamento a respeito disso. Em breve teremos novidades!

      Abs,
      Fabíola Calháo
      Equipe e-commerce Correios

      • Vera Lucia says:

        Olá Fabiola, vou enviar essa sugestão também. Como você já está nos Correios, passe essa sugestão ainda, assim todos saem ganhando. E quando tiver novidades, posta aqui para gente.

  19. Vera Lucia says:

    Eu concordo com o Clayton, 90cm é muito pouco, os Correios tem é que andar para frente, estavam enviando rolos de até 1,50m e agora do nada vem com essa de não transportar mais… Estou perdando muito com isso, e os Correios também, minha fatura do contrato vem pela metade agora. Rolos são fáceis de carregar, vocês deveriam repenssar nisso e voltar atrás com essas medidas. VAMOS ANDAR PARA FRENTE CORREIOS!!

    • Oi Vera,

      Como informado na resposta ao Clayton, há um estudo em andamento. Esperamos dar boas notícias em breve!

      Abs,
      Fabíola Calháo
      Equipe e-commerce Correios

      • Vera Lucia says:

        Olá Fabiola, vou enviar essa sugestão também. Como você já está nos Correios, passe essa sugestão adiante, assim todos saem ganhando. E quando tiver novidades, posta aqui para gente.

  20. Marcelo Thomaz says:

    Olá,
    Estou montando uma loja virtual e cadastrei um produto de teste com as seguintes especificações:
    Dimensões: 20x20x20 cm
    Cep origem: 12906760
    Valor: R$10,00

    Ai fiz um teste com o CEP 12906780 (mesma cidade).

    Calculei o frete via PAC e deu R$18,00 só de Frete.
    Achei muito caro!

    É esse o preço mesmo? Ou fiz algo errado.

  21. Boa tarde fabíola
    vendo gravatas na minha loja virtual , embora exitam clientes que precisam de apenas uma gravata!!!
    seria possivel enviar uma gravata em envelope bolha ? como PAC ou CARTA REGISTRADA?
    seria possivel?
    se possivel como proceder?

    Obrigado!!!

    • Oi Valter,
      Sim, é possível enviar como PAC, usando o envelope bolha, pois o envelope é exatamente para envios de mercadorias de pequeno peso e volume. O procedimento de envio é o mesmo para envelopes.

      Abs,
      Fabíola Calháo
      Equipe e-commerce Correios

  22. Amigos parabéns pela iniciativa deste blog, agora tenho uma pergunta que não consegui resposta até hoje, onde consigo fazer o download das tabelas de preço dos correios ? isso sim ajudaria

  23. Marcos says:

    Olá pessoal dos correios.Sou do Rio de janeiro ,gostaria de tirar uma dúvida em relação a contrato com os correios. No contrato firmado com os correios de envio de encomendas sei que é possivel o envio via e-sedex ( bem mais em conta que o sedex) e o pac há desconto tb no pac para contrato? como posso conhecer os tipos de contratro , valores, minimo mensal de um contrato… para ter uma ideia to tipo de redução.abraço a todos e obrigado

  24. Clayton says:

    Olá, gostaria de saber se há uma previsao para que os correios liberam um tamanho maior para quem tem contrato e trabalha com rolo. Precisava transportar objeto com 1m pelo menos.

  25. Andrea says:

    Coloquem notícias sobre a greve pois todo ano é a mesma coisa e nós consumidores que somos prejudicados. Grata.

    • Oi Andrea,

      As notícias e orientações de abrangência nacional postaremos aqui, entretanto, para demandas específicas, sugiro que procure o Fale com os Correios , ou as unidades de sua cidade. A mobilização e quantidade de pessoal ativo podem variar de região para região.

      Abs,
      Fabíola Calháo
      Equipe e-commerce Correios

  26. Gertrudes Hazmann says:

    Para incrementar o e-Comerce, os CORREIOS deviam liberar o envio de pequenas encomendas por Carta Comercial Registrada. Vendo pequenas peças que pesam 150 gramas e podem ser colocadas em envelopes e/ou pequenas caixas, e se fossem despachadas por Carta Registrada, eu poderia vende-las com frete de 5 reais. sendo que minhas peças são vendidas a 10 ou 15 reais, tudo bem razoável. Mas por PAC, o valor fica em 10 a 20 reais, o que impossibilita usar os correios como parceiro, porque ninguém aceita comprar uma peça de 15 reais e pagar 20 de frete. O mesmo acontece para DVDs e CDs. Os Correios deveriam então estudar essa opção, ou abrir o e-Sedex para pessoas físicas como eu. Ou criar o e-Pac para pessoas físicas, com valores proximos de uma carta registrada comercial.

    • Gertrudes,

      agradecemos a sugestão. Contudo, a Carta Comercial Registrada, como serviço de correspondência, não pode aceitar mercadorias de comércio eletrônico.
      Quanto ao e-SEDEX, por ser serviço exclusivo para transações de e-commerce e com política de desconto por volume, é destinado a clientes pessoa jurídica com contrato e faturamento mensal, sob pena de utilização inapropriada do serviço.

      Abs,
      Fabíola
      Equipe e-commerce Correios

  27. vendo camisetas e batas de algodão pela internet. Sempre, colocamos as roupas em papel plastico e vegetal e depois colocamos em nosso envelope personalizado. Desde semana passada o correio se recusa a aceitar o envelope, alegando que é necessario que seja o envelope bolha. Porem, meu produto nao sofre danos com o transporte e nem pode se quebrado, já q é camiseta. Gostaria de saber se posso embrulhar as minhas camisetas em papel bolha e coloca-las dentro dos nossos envelopes pois tenho mais de 5000 envelopes para correio no estoque e nao quero perde-los. Como devo proceder?

    • Cristiano,

      Os Correios exigem que a embalagem resista ao peso, à forma e à natureza do conteúdo, bem como às condições de transporte. O uso de envelope bolha ou de outro material resistente a impacto é necessário principalmente quando o conteúdo da encomenda for constituído por mercadoria de pequeno volume e peso.

      Contudo, o uso de envelope bolha propriamente dito não é uma obriagação para o seu caso. Você pode utilizar outro material tão resistente quanto. Poderia passar-nos a gramatura do seu envelope personalizado para nossa avaliação?

      Além disso, qual serviço de encomenda você está utilizando?

      Abs,
      Fabíola
      Equipe e-commerce Correios

  28. Erick says:

    Olá,
    Na minha solução que calculava frete, precisava apenas passar o peso da encomenda.
    Não tenho essas informações (AlturaxLarguraxComprimento) cadastradas no meu sistema, e por alguns teste que fiz, percebi que o usando o tamanho maximo e o minimo, o preço é exatamente igual. Esse tamanho, nao entra como parametro para calcular o frete? Esse tamanho é usado apenas para logistica do correio ? obrigado.

    • Erick,

      todos os serviços de encomenda, exceto e-SEDEX e as tabelas 40444 e 40568 do SEDEX, calculam preço a partir do volume da encomenda, por isso o calculador precisa das dimensões. No caso das exceções citadas, o preço é calculado somente com base no peso real.

      De qualquer modo, é necessário informar as dimensões para avaliação dos limites da postagem (dimensões máximas e mínimas).

      []s
      Alex do Nascimento
      Equipe e-commerce Correios

  29. Petrius says:

    Ola!

    1. Gostaria de saber como faco para enviar uma caixa ao Brasil contendo um telescopio.
    A caixa possui 80cm de comprimento, e a soma das 3 dimensoes e’ 174cm, ultrapassando o limite. Se eu separar em duas caixas, como faco o envio sendo que a mercadoria esta’ em um so’ recibo? Se eu colocar uma copia do recibo em cada caixa, estarei correndo o risco de pagar imposto duas vezes, nao e’ certo?

    2. Estarei enviando o produto por navio, sem servicos adicionais (sem sedex/pac).
    Num caso assim, de envio simples por correio normal, o comprimento de 82cm fica acima do limite?

    Obrigado,
    Petrius

    • Oi Petrius,

      Para remessas internacionais os Correios aceitam receber encomendas de até 1,05 m para qualquer uma das dimensões ou 2 m para a soma do comprimento com o maior perímetro. Entretanto, sugerimos verificar quais as regras do correio de origem, que pode ter outras limitações.

      Abs,
      Fabíola Calháo
      Equipe e-commerce Correios

  30. Zacarias Indig Nado says:

    Absurrrrrrrrrrrrrdoooooooooooo .. não é possível postar nada acima de 90 cm …… que ridículo !!! como será ´possível isso …. será a falência do sistema de correios … se rendendo ao capitalismo selvagem e a venda de jogos de azar e pagamento de contas ….e o real sentido deste orgão ???? e como ficam os vendedores e comerciantes virtuais …?????

  31. Junior says:

    Olá,

    fiz uma compra no site Porcasa e recebi uma encomenda de kit bastao para cortina em uma embalagem de 110cm por 12cm de diametro. A Portcasa possui um contrato diferente dos outros? Pois nao consigo enviar nada acima de 90m!!!! Se liberaram para um não devia liberar para os outros???

    • Olá Junior,

      Caso esta encomenda tenha sido enviada pelos Correios, trata-se de aceitação indevida na unidade onde ocorreu a postagem, pois está fora dos padrões.

      Abs,
      Fabíola Calháo
      Equipe e-commerce Correios

  32. Wilson Luiz de Souza Junior says:

    Enviei uma encomenda via sedex e verifiquei após o envio que o valor estava muito alto, verificando as medidas notei que a altura da embalagem que era em torno de 10 cm foi colocada 20 cm, pergunto para enviar esta encomenda paguei em dobro o valor de envio, existe algum maneira de verificar este erro?
    conversei com o atendente que por sinal foi o mesmo que fez o envio, ele me disse que na central este erro de medidas seria verificado e o valor cobrado a mais retornaria para a agencia de origem como cobrança indevida.
    Esta informação é real?

  33. Prezados,
    Estamos tendo dificuldades em usar o Webservice para cálculo de Sedex. Estamos usando o serviço 40010 (Sedex sem contrato) e nós precisamos calcular frete para enviio de Bordados que seráo entregues em envelopes bolha confirme orientação dos Correios. Porém, quando selecionamos a opção 1 no nCdFormato ( as opções são : 1 – Formato caixa/pacote e 2 – Formato rolo/prisma ) e só passamos os dados de Comprimento e Largura o webservice não calcula pois, acredito que falta a Altura. Quando colocamos o valor mínimo de Altura ele retorna o valor, mas não é o caso já que envelope não tem Altura. Como proceder nesse caso?

    • José Rogério,
      realmente o web service ainda não considera o formato envelope. Esta alteração está na fila de implementações, com conclusão prevista para fevereiro/2012.
      Por enquanto, teste com a menor altura (2 cm) e compare os resultados para envelope em http://www.correios.com.br/encomendas/prazo. Em muitos casos o preço será o mesmo, verifique se isto se aplica aos seus envelopes.
      []s
      Alex do Nascimento
      Equipe e-commerce Correios

  34. Karla says:

    Olá,
    vou abrir uma lojinha virtual de bijuteria, e gostaria de saber se eu posso enviar biju,
    pelo envelope bolha,ou se tem que ser pela caixa mesmo.
    Obrigada

  35. Edmilson says:

    Ola, trabalho com adesivos decorativos, existem milhares de sites que trabalham com o mesmo material que eu, muito vendedores do mercado livre também vendem este produto. A minha dúvida é a seguinte: Todos que trabalham neste ramo enviam os adesivos via carta registrada, mais na minha cidade Franca, a empresa central dos correios próximo ao meu endereço fica sempre questionando comigo que o que estou fazendo é errado, enviar adesivo em tubo postal, ai com muita luta, muita conversa eles enviam, mais o próprio correio libera o envio de tubo, mais eles não admitem, ficam insistindo no sedex, mais pra mim não compensa o sedex pois eu que pago o frete. Gostaria então de saber as medidas máximas do tubete que pode ser enviado via carta registrada e o peso maximo, e também quais material pode ser o tubete, por exemplo papelão e plastico (tampa) ou papelão e ferro (tampa. Muito obrigado

    • Edmilson,
      Não é admitida a inclusão de bens/objetos em cartas, ainda que acondicionados em envelopes. Objetos dessa natureza, com ou sem valor mercantil, destinados ou não a atos de mercância, só podem ser postados como encomendas e, como tal, acompanhados de nota fiscal ou discriminação de conteúdo.
      Além do SEDEX, você pode usar o PAC, a encomenda econômica dos Correios.
      A agência central de Franca está correta em não aceitar o tubete em correspondência.
      Att,
      Fabíola Calháo
      Equipe E-commerce Correios

  36. Patrick Dias says:

    Amigo, eu trabalharei com venda de cerâmica. e gostaria de saber se poderia enviar meu produto em uma caixa de papelão bem embalada, ou só pode em caixa de madeira?
    Obrigado.

    • Patrick,
      Pode sim, mas a caixa deverá estar muito bem acondicionada e preparada para o manuseio e transporte, preferencialmente em papelão grosso, lembrando que os Correios não possuem tratamento especial para o transporte de objetos frágeis.
      []s
      Fabíola Calháo
      Equipe E-commerce Correios

  37. Bruno says:

    Bom dia;
    Estou pensando em montar um site de eletrônicos, tem alguma restrição em enviar pelos correios tipo celulares, tablets sendo que sou pessoa física e não jurídica, assim não podendo emitir nota fiscal.

    Grato

    • Bruno,
      neste caso sim. Como é produto de venda via loja online, você precisa ser pessoa jurídica e emitir nota fiscal.
      []s
      Fabíola Calháo
      Equipe E-commerce Correios

  38. dejean llima says:

    Quero pergntar se é possivel mandar um jogo de xbox pra o meu amigo do sudeste, qr dizer, vou mandar a capinha do jogo, no formato de uma capa normal de dvd com o disco dentro, claro, é possivel mandar por encomenda PAC normal?Há algum perigo?

  39. Danilo Briz says:

    Estou tendo problemas com compras pelo site do Mercado Livre pois estão me dizendo que instrumentos musicais como guitarras estão tendo que ser desmontadas para serem enviadas o que é um absurdo, isso porque alguns instrumentos podem ser desmontados, o que acontece com instrumentos como violões aonde os braços são colados ?, não podem mais ser enviados pelos correios ?, ja comprei guitarras elétricas antes e nunca ouvi algo como isso, gostaria de confirmar a informação.

    • Danilo, no caso de guitarras, violões e baixos, o maior comprimento para encomendas nos Correios é de 105 cm, incluindo a caixa ou case. Já a decisão de desmontar fica a cargo do lojista e do cliente, os Correios não interferem nessa decisão.
      []s
      Alex do Nascimento
      Equipe e-commerce Correios

  40. Simone Silva says:

    Boa Tarde!!

    Revendo cosméticos, Avon, Natura,etc e gostaria de saber se posso enviar estes produtos (maquiagens, perfume, hidratantes) utilizando o envelope bolha?

    Aguardo retorno.

    • Simone,
      pode sim, desde que não seja como carta registrada. Contudo, não recomendo enviar vidros e embalagens mais frágeis no envelope bolha.
      Att,
      Fabíola Calháo
      Equipe e-commerce Correios

  41. Luiz Machado says:

    Olá, estou querendo um dvd de video com filmagens caseiras para parentes meus em outro estado. Como posso fazer o envio? Achei o envio por pac muito caro. Posso enviar por carta registrada? Devo utilizar envelope bolha? Obrigado!

  42. sergio says:

    bom dia ! porque os outros vendedor consequi enviar capa de celular por carta, e eu não consigo? isso não e legal!

    • Sérgio,
      Não é admitida a inclusão de bens/objetos em cartas, ainda que acondicionados em envelopes. Objetos dessa natureza, com ou sem valor mercantil, destinados ou não a atos de mercância, só podem ser postados como encomendas e, como tal, acompanhados de nota fiscal ou discriminação de conteúdo.
      Att,
      Fabíola Calháo
      Equipe E-commerce Correios

  43. William says:

    Boa tarde, eu tive alguns problemas com envio de prisma por carta registrada, e gostaria de esclarecer algumas duvidas, pois o próprio pessoal dos correios não sabe me informar.

    Eu trabalho com material gráfico, (fotografias de grande formato, adesivos de grande formato, planta de arquitetura e etc.) e os materiais não podem ser amassados, por este motivo eu preciso manda-los em prisma ou rolo, mas gostaria de enviar por carta registrada, pois os materiais são todos papeis e não ultrapassando de 500g.

    Gostaria de saber as normas para o envio deste tipo de material.

    Aguardo retorno.
    Att: William

    • William, o conteúdo acondicionado em rolo ou prisma não pode ser enviado por carta. Neste caso deverá ser utilizado um serviço de encomenda: SEDEX, PAC ou e-SEDEX.

      • William says:

        segundo o site dos correios a respeito de carta comercial ou nao comercial fala isso :
        - Toda Carta Comercial deverá ser acondicionada e fechada pelo remetente em embalagem que resista ao peso, à forma e à natureza do conteúdo, bem como às condições de transporte.
        - Peso máximo de até 500 gramas por objeto. Aos objetos com peso superior a 500g, serão aplicadas as mesmas condições de VALOR e prestação do SEDEX.

        - Não é admitida a inclusão de bens, tais como: óculos, material de informática, peças de reposição, suprimentos, etc., em cartas, ainda que acondicionados em envelopes. Objetos dessa natureza, com ou sem valor mercantil, destinados ou não a atos de mercância, só podem ser postados como encomendas e, como tal, acompanhados de nota fiscal ou discriminação de conteúdo.

        - Poderão ser aceitos como Carta Simples ou Carta Registrada, conforme as condições de aceitação previstas para o serviço, a postagem de CDs, DVDs, Disquetes, Fitas Cassetes/VHS, Tokens, Pen Drives, Cartões de Memória e Mídia Player Portátil, tais como MP3 e similares, desde que SEM VALOR MERCANTIL

        entao para evitar amassar o papel, eu uso prisma ou rolo, não ultrapassa as 500 Grs pelas normas dos correios então acredito que posso postar sem problemas

  44. Paulo Roberto says:

    Boa tarde,

    Tenho que enviar 1(uma) camiseta para um cliente, e gostaria de saber se o envio pode ser feito em envelope (plástico bolha dentro de outro envelope que atenda ao critério de resistência) via sedex/Pac, ou somente pode ser feito em caixa de papelão.

    Att.

    Paulo.

  45. GAbriela says:

    Bom dia,
    não consigo consultar o valor do frete para encomendas via PAC, de envelopes, com ou sem plastico bolha. nosite, consigo apenas com as dimensões minimas já preestabelecidas.

    uma encomenda pequena, de 10cm, vs 10cm, leve, dentro de um plastico bolha, qual seeria A MEDIA de preço? onde posso fazer estes calculos?

  46. Cristiane neri says:

    Bom dia , preciso enviar 4 tapetes para outro estado . Sei que a embalagem deve ser em forma de rolo . Existe alguma outra forma de envio ,caso a medido nao confira com a exigida pelo pac ?
    Grata

  47. Fernando says:

    Preciso enviar um rolo de 1,20 x 0,60 x 0,60 m, como faço se os Correios dizem que ultrapassa a medida máxima?

    Obrigado
    Fernando

  48. Denise Helena says:

    Boa tarde, preciso enviar um objeto um pouco menor que um vidro de esmalte, ele é muito pequeno e se usar uma caixa vou acabar pagando mais, gostaria de saber se posso enviar via PAC em algum envelope ou algo assim. Tem alguma medida minima de envelopes?

    • Oi Denise.
      Não recomendamos enviar o vidro de esmalte em envelope bolha (único envelope aceito pelo PAC), por não proteger adequadamente este tipo de produto, que é frágil.

      • Denise says:

        não é bem um vidro de esmalte, só dei como exemplo de tamanho. Mas então posso enviar em envelope de plastico bola? Mas tem alguma dimensão mínima desse envelope?

  49. Welington Rodrigues says:

    Bom dia a todos.
    Minha pergunta e de gênero simples, posso enviar camisas pelo sedex a quantidade que eu quiser ?
    Obs. Quando cito quantidade q quiser, digo em um numero elevado, tipo 50 pecas em uma caixa entende/? Outra coisa, roupas na postagem nacional, também passam pelo crivo da receita federal ?
    Aguardo a resposta !

    • Welington, o quantidade máxima vai ser limitada ao peso e às dimensões máximas permitidas. Toda encomenda precisa ser acompanhada de nota fiscal e está sujeita a fiscalização tributária. Se desejar ultrapassar as dimensões, você pode usar o PAC Agrupado, que permite a entrega unificada de diversos pacotes para um só destinatário com uma única nota fiscal.

  50. Wagner Salerno says:

    Olá. Comprei uma guitarra pelo Ebay. O vendedor disse hoje que ele tentou enviá-la, mas os correios aqui do Brasil não aceitam o produto pois houve limitação no tamanho dos objetos novamente. paguei U$ 1.115,00 incluído o frete de 165 dólares. A guitarra em seu ‘case’ mede 1,15 metros na parte maior com largura e altura de 0,6 m x 0,25 m. Ele disse que a limitação cumulativa passou para 76 polegadas essa semana. Ligando para o 3003 0100 eles me passaram a informação que por EMS o maior lado poderia ter 1,5 metros e a soma 3 metros. Por envio econômico seria de lado maior 2 metros e cumulativo 2 metros. Essas informações procedem?

  51. Samuel says:

    Olá, é possível enviar documentos via pac? Desde já agradeço.

  52. Marcel Kerche says:

    Boa noite.
    Primeiramente, queria parabenizar pelas respostas rápidas e esclarecedoras aos usuários desse blog.
    Nâo sei se estou postando no local certo mas, aí vai a pergunta: Recentemente vendi um jogo de rodas de ferro que estavam no meu carro. Está complicado para eu entregá-las ao comprador. Posso acondicioná-las em duas caixas de 40x40x35cm, já com a devida proteção. O peso não ultrapassa 18Kg. Posso enviar por PAC?

    • Marcel, pode sim acondicioná-las em 2 caixas nas dimensões informadas e enviar por PAC. Se vc tiver contrato PAC com os Correios, pode usar o PAC Agrupado, pelo qual você envia pacotes separados para entrega de uma só vez, com uma única nota fiscal.

  53. NUBIA PEIXOTO BARRETO says:

    Olá,

    Preciso enviar para Salvador, 06 luminárias, caracterizado como material frágil, pois tem vidro. Gostaria de saber se o transporte é cuidadoso com omaterial a ser transportado que garantam a chegada dessas luminárias intactas? Ou se existe algum serviço especial, mesmo que cobre mais caro, mas que garanta o transporte?
    Obrigada,
    Núbia

    • Núbia, não existe um serviço especial neste caso, pois são mais de 34 milhões de objetos por dia que passam por um fluxo postal estabelecido com mesmo processo para todas as encomendas.

  54. EVLYN BRAGA says:

    Vou começar a vender bijuterias, maquiagens e roupas e estou tendo dificuldade p/ encontrar caixas do correio p/ envio das encomendas.
    Posso colocar as bijuterias em caixa pequena dentro de envelope e enviar por PAC?
    Por favor, se souber onde posso comprar caixas do correio aqui no RJ, de preferencia em Jacarepagua ou Centro, me passe o contaro.
    Grata pela atenção.
    Evlyn Braga

    • Evlyn, não há problemas em utilizar o envelope para enviar pelo PAC, desde que as mercadorias estejam bem acondicionadas, de preferência em envelope bolha, para evitar avarias.

  55. Renata says:

    Olá, estou começando a vender bijuterias, qual a melhor forma para enviar pelo correio?
    Um cliente compra um brinco pequeno, de qual forma devo enviar? Não da pra colocar em caixa pois vai ficar muito caro o custo beneficio. Qual a menor embalagem permitida para que eu possa enviar, e quanto custaria mais ou menos o envio para por exemplo 55540-000? é so um brinco leve, provavelmente a embalagem vai pesar mais que o brinco.

    • Renata, a menor embalagem é aquela com dimenões mínimas: 2cm X 11cm X 16cm. Você também pode utilizar o evelope bolha para enviar pequenos objetos pela Encomenda PAC, desde que bem acondicionados para evitar avaria.

  56. Paulo Medeiros says:

    Olá!
    Vou abrir uma gráfica online mas não vou registrar agora.
    Quero saber se os correios exigem nota fiscal dos serviços que são
    (cartão de visita, banner, panfletos,….)
    Como vou fazer envios todos os dias, quero saber se preciso fazer algum contrato com os correios.
    Até pra ser entregue mais rapido como os prazos das lojas (5/11 dias)
    Pra envio de banner, eles vão em rolos.. pode ser até que comprimento?
    Pra embalar… a loja virtual dar o valor do frete ao cliente.. já está incluído a embalagem ou vou ter que embalar eu mesma?
    Eu quero estipular um horario pra todos os dias levar todos os pedidos do dia para a agencia dos correios. Para uma empresa pequena, é aconselhável que seja feito até que horas?

    Para venda de camisetas, é aconselhável enviar para o cliente em que tipo de embalagem?
    Desde já, obrigada!

    • Paulo, para envio das vendas pela internet é necessário enviar nota fiscal junto com a mercadoria. A remessa diária não implica necessidade de se fazer contrato, mas em caso de grande quantidade de envios você terá desconto por volume. O Comprimeto máximo é de 105 cm. A nossa recomendação é que você calcule o valor do frete do produto embalado, ou seja considerando as dimensões finais, já incluindo a embalagem utilizada. O cliente é responsável pela emabalgem do produto. Com relação ao horário, o melhor é checar diretamente na agência onde pretende realizar as postagens. Sendo uma unidade de camiseta você pode acomodar em um evelope bolha e enviar como encomenda Mais do que isso é melhor usar uma caixa.

  57. rachel says:

    Gostaria de saber se as dimensões da caixa de papelão podem ser menores( neste caso, mesmo que possa, o preço irá valer pela caixa de tamanho mínimo padrão de vcs ou não? se personalizada manualmente ou encomenda com fornecedor de caixas. Esse padrão de dimensões é válido somente se usar a caixa dos correios? ou é uma regra geral? o peso somente da caixa é incluso no peso ou só do produto interno ou os dois?

    • Rachel, as dimensões mínimas expostas no Post valem para qualquer caixa, dos Correios ou do cliente. Ou seja, a regra é geral. Para cálculo do frete é considerado o peso do produto já embalado, ou seja, pesos do produto, mais o da embalagem.

  58. Wagner says:

    Gostaria de saber se é verdade que a partir de 1 de agosto as encomendas VIA PAC deverão ser enviadas somente em caixa, não podendo mais ser enviada em envelope?

  59. Graziela says:

    Olá, trabalho com artesanato com feltros(chaveiros e pequenas bonecas), e gostaria de enviá-los pelos correios, mas gostaria de saber aonde posso acondicioná-los, pois são muito pequenos e a maioria deles tem 10 cm de comprimento, uns 10 cm de altura e uns 3 cm de largura. Será que posso enviar em caixinhas bem pequenas ou só pode enviar nestes tamanhos pré-estabelecidos. Fico no aguardo. Muito obrigado.

  60. guido says:

    Boa Noite,
    Meu pergunta é: Acabei minha graduação em minas gerais e gostaria de enviar para meus colegas da turma alguns presentes. Comprei a um tempo atras 10 HD externo para os amigos de lá. Eu moro em ponta pora. Posso enviar por PAC? Como não sou comerciante e não é para lucrar não tenho nota fiscal. Que posso fazer nesse caso? Discriminar o conteudo é possivel e seguro?

  61. leonardo says:

    eu gostaria de saber como é feito o transporte PAC ???
    a duvida é quais os veículos que são usados(caminhões, onibus,…).

  62. Michelle Souza says:

    Olá,

    Como outras pessoas que vi nos comentários acima, estou começando a vender acessórios pela internet.
    Qual a forma mais barata para envio de bijouterias? que são objetos pequenos.
    Por favor, me indique a melhor forma de fazer esse tipo de envio.

    Obrigada.

    • Michele, a forma mais barata de envio é a encomenda PAC. Se você tiver contrato com os Correios poderá enviar usando um envelopes. Caso não seja cliente, terá de enviar usando uma caixa.

  63. cristiane says:

    Será que posso usar estas medidas de caixa para PAC 14,5 x 13 x 2,50
    O vendedor disse que sim, mas tenho medo de comprar e os correios não aceitarem.
    Aguardo
    Obrigada

  64. Paloma says:

    Estou abrindo uma loja virtual, vendo camisetas, qual a forma mais economica para enviar as peças? estava vendo aqui no blog que pode usar envelope… como me cadastro ?

  65. Mônica Vieira says:

    Assim como outros pessoas já comentaram no post, também estou começando a vender bijouterias pela internet. As respostas de vocês foram sempre no sentido de que podem ser enviadas por PAC. Contudo, o PAC mais barato triplica o valor da bijouteria, que, geralmente, é muito barata, a partir de R$ 6,00. Isso inviabiliza o negócio. Sendo os Correios uma empresa pública, com patrimônio público, não poderia haver uma modalidade de envio, tipo carta, com custo mais barato, a fim de fomentar a economia? Posso enviar na modalidade carta, envolvendo a bijouteria em plástico bolha? A bijouteria não pesa mais do que 50 gr.
    Muito obrigada pela atenção.

  66. Clécio says:

    posso enviar lentes de contato em blister, via carta registrada?

  67. Mauro José da Silva says:

    Sempre que possivel envio minhas encomendas através de transportadoras, pois além de possuirem tratamento especial para produtos frágeis, o horário de atendimento ao público é maior, as restrições de transporte são menores, o prazo de entrega á mais rápido e não tem filas.

  68. Marcos Hitakashiy says:

    Olá, quanto alguém envia produtos eletrônicos é necessário a apresentação ou envio da NF? Caso o cliente não tenha a NF, terá que enviar de que forma? Não comercial?

    • Marcos, o envio da NF junto ao produto é uma exigecia das Secretarias de Fazenda dos estados e a critério do cliente. E os Correios não tem responsabilidade sobre essa exigência.

  69. Polly says:

    Olá, meu pai faz poltronas infantis e gostaria de coloca-las a venda em sites de anuncios e vendas online, mas me preocupa muito essa situação do frete, alguem poderia me ajudar, tipo dicas ou exemplos de como eu faço esse calculo de frete? as dimensões da poltrona são (50cm de largura x 60cm de altura x 65 cm de comprimento) e pesa mais ou menos uns 12 kg. E o valor em torno de R$ 120,00. Me ajudem por favor !!

  70. giancarlo says:

    fui despachar uma caixa de tamanho 7,5×7,5×25 e não foi possivel as medidas mínimas não foram atingidas gostaria de saber se caso eu amassase as bordas da caixa e ela ficasse deformada em formato cilindrico com 25cm de comprimento e 5 de raio o correio teria que aceitar o envio pois não seria mais quadrada e sim cilindrica ?

  71. Vanessa says:

    Boa noite,
    Vendo bijuterias pela internet, e já enviei alguns algumas peças, que são pequenas por carta registrada, porém não estão aceitando. Mas sempre recebo produtos via carta registrada em caixas, como isso acontece? Há exceções? Fui ao correio me informar, e me disseram que isso é feito por empresas, que são registrados junto aos correios.
    Os valores das peças são baixos, e pagar por Pac não compensa, como faço para enviar por carte registrada em caixas, igual recebo?
    Como registro minha empresa junto ao correio? E quanto pago por isso?

    • Vanessa, a exceção é para pessoa jurídica que tenha contrato com os Correios. Procure a agência própria de Correios mais próxima para obter informações sobre contratação de serviços. Lá você também poderá conhecer os valores, que dependem do serviços contratados.

  72. Igor Fernando says:

    Olá boa tarde,
    Estou com uma dúvida,
    eu tenho um tipo de embalagem tubolar de 400 mm de altura x 44 mm de diâmetro, eu sei que o limite é de 50mm de diâmetro que consta no site dos correios mas os 400mm de altura compensaria? eu consigo enviar por sedex?

    obrigado desde já.

  73. Débora Izidorio da silva says:

    Trabalho com produtos fotográficos e recebi uma encomenda para São Paulo e a minha maior duvida é como vou enviar um banner de 1,5mts ,como ele vai enrolado dá 10cm de diametro, teria como envia-lo via pac ou sedex ?

  74. Jacqueline says:

    Quero enviar encomendas de roupas que confeccionei mas gostaria de embalá-las somente com papel kraft, sem comprar as caixas fornecidas pelos correios. Isso é possível? As caixas são obrigatórias?

  75. Rodrigo says:

    Ola, vendo embalagens e envio itens maiores por transportadora, mas as vezes preciso enviar uma folha com uma prova da arte final para o cliente aprovar. quando a folha é pequena não ha problemas mas as vezes a arte é feita em folha A3 ou A2 para aprovação do cliente. Esse material pode ser enviado em tubo via carta registrada para não amassar ou somente envelope?

  76. Bom dia, qual é o melhor tipo de embalagem pra eu enviar almofadas, sem que eu precise comprar a embalagem do correio? Existe um grande envelope para isso, ou terei que usar caixas? Estou abrindo uma loja virtual.
    Grata, Mônica.

  77. Olá! tenho uma dúvida que o próprio fornecedor não consegue resolver. Tenho uma loja online e estou cadastrando produtos ( celulares, tablets e etc). Gostaria de saber se posso meio que padronizar as dimensões? E se de fato o que vale é o peso do objeto? Minha dúvida é qual o peso do celular com a caixa. Eles não informam. Posso também padronizar?.

  78. Ivan Lima says:

    Boa tarde, estou trabalhando com camisetas e penso em abrir uma loja virtual, de inicio ainda estou como pessoa fisica. Existe quantidade maxima de envio PAC por dia para pessoa fisica. Quantas encomendas poderei enviar por dia?

  79. Diva says:

    Gostaria de enviar para uma amiga no Acre umas amostras de perfume pra , se ela gostar de algum, eu compro no Rio de Janeiro ( que está mais em conta) e então envio para ela.
    As amostrinhas , eu coloquei em 3 frasquinhos de aproximadamente 1,5 mL , onde 2 são de vidro e 1 de plástico. Como acondicioná – las ? Como enviá-las ?
    Agradeço a ajuda.

  80. Diva says:

    Obrigada pela resposta e pela dica. Achei o manual de acondicionamento muito bem explicado e me será útil em inúmeras outras oportunidades. Mas não ficou bem definido no meu caso porque o volume do objeto ( no caso as amostrinhas ) são tão pequeninas que não sei o tamanho da “caixa’” onde colocar. Pensei e resolvi incomodar mais uma vez e perguntar: – Posso acondicionar em envelope com plástico bolha ?
    Obrigada,
    Diva

  81. rodiney says:

    estou tentando preecher os dados do frete facil e nao faz sentidno as perguntas que aparecem la? estou emviando um pacote dentro de um envelope A4 como ficaraia isso? mais as medidas
    Dimensçães (cm) alt. x larg. x comp.

  82. Diva says:

    Muito obrigado, Fabíola. Feliz Natal !

  83. Boa tarde a todos !

    Estou lançando agora no inicio do ano o meu CD, e logo já em janeiro o meu site vai estar no ar, gostaria de saber qual o a embalagem correta para envio via correios, e a mais adequada, e qual o valor aproximadamente de envio para todo brasil considerando que estou locado em Curitiba – PR

    Cássio Muniz

  84. marcelo says:

    boa tarde a todos.
    sou de sao paulo e gostaria de comprar bijuterias e mandar para minha namorada que é de pernambuco. so que compro as bijus na 25 de março, e eles nao dão notas. como faço para enviar? obrigado.

  85. Já tenho loja virtual algum tempo e não sabia que tinha tanho mínimo de embalagens. É bom saber disto.

  86. Fábio says:

    Bom dia, gostaria de saber se é possível enviar camisetas, por exemplo, uma única peça bem dobrada por carta registrada, isso não fica claro no que é descrito sobre o que se pode enviar em carta.

  87. Alberto says:

    O que os Correios definem como pacote? pois tenho problemas quanto a isso na agência em que faço postagens.

    Eu também posso embrulhar com papel pardo a caixa para maior proteção da encomenda? Normalmente não aceitam quando faço isso.

    Desde já agradeço

  88. Ian Bernar says:

    Olá amigo, Preciso mandar uma guitarra pelos correios, o problema é que as dimessões dela são: 112 x 45 x 8, Eae, tem alguma forma de mandar?

  89. eduardo araujo says:

    posso enviar um perfume para uma amiga minha por sedex ???

  90. Carlos says:

    Os correios são tudo de bom!!! Estão de parabéns