Conectando o Sistema de Rastreamento de Objetos

O Sistema de Rastreamento de Objetos dos Correios (SRO)  possibilita o acompanhamento dos objetos postados sob registro, incluindo portanto todas as encomendas SEDEX, e-SEDEX e PAC utilizadas no e-commerce.

O registro consiste no serviço em que um objeto postal recebe numeração específica para que o remetente ou o destinatário acompanhe a evolução da entrega a partir de um identificador formado por 13 posições:

SS123456789PP

onde:

SS é o identificador do serviço dos Correios;
123456789 é o número do objeto com aquele serviço;
PP indica o país (nas encomendas nacionais, será utilizado BR).

Este identificador é gerado pelos Correios quando do momento da postagem ou, em alguns casos, quando os Correios fornecem faixas de etiquetas para pré-postagens de clientes com grandes volumes. Para os serviços de encomendas: SEDEX, e-SEDEX e PAC o registro é automático.

O ideal é que o lojista de e-commerce sempre faça a vinculação entre o número do pedido e o código de registro dos Correios, para que o consumidor tenha condições de acompanhar o progresso na entrega da mercadoria. Com isso, é possível otimizar o atendimento da loja suprindo-a de informações de rastreamento dos Correios.

Para tanto, oferecemos os seguintes meios para integração de sua loja on-line com o SRO:

1) Inserção de link para o site dos Correios: você pode apontar a consulta ao SRO em sua página de detalhamento do pedido, adaptando o formulário disponível para download no Portal Correios. Esta forma de conexão permite a consulta de até 10 encomendas simultaneamente.

2) SRO XML: você também pode utilizar uma consulta com parâmetros XML (eXtensible Markup Language) para obter a situação de suas entregas postados. O SRO XML permite a consulta de até 50 encomendas simultaneamente.

O SRO XML é destinado a empresas com contrato e exige uma habilitação prévia para consulta. Se este é o seu caso, pode procurar agora mesmo o contato comercial dos Correios estabelecido em contrato para solicitar acesso ao SRO XML.

Se a sua empresa não possui contrato de encomenda com os Correios, porém é fornecedora de tecnologia ou de informação para lojas online, solicite este acesso pelo e-mail shopping@correios.com.br.

Recomendamos que, antes de solicitar o acesso, você entenda todos os detalhes do SRO XML e faça uma implementação de teste baixando agora mesmo o Guia Técnico do SRO XML Correios (em pdf).

Uma terceira forma de acesso via web services está em construção para lançamento em 2012. Oportunamente, publicaremos esta novidade neste blog.

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Prezado leitor,

Só serão respondidos comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

60 Responses to Conectando o Sistema de Rastreamento de Objetos

  1. Ana Resende says:

    Gostaria de esclarecimentos quanto ao fato de duas encomendas recebidas no dia 26 de agosto estarem desde então na unidade de tratamento internacional.
    A postura de vocês é vergonhosa! Não é à toa que os correios brasileiros estão entre os piores serviços do mundo!

    • Paula M. Villela says:

      Ana, estou na mesma situação que você, minha encomenda está parada na Unidade de Tratamento Internacional desde 23/09/2011. Mas o pior é que quando ligo nos correios eles não me dão nenhuma informação decente.
      Uma vergonha.

      • Franz e Silva says:

        O que um site de comércio eletrônico de produtos importados da China diz sobre o prazo de entrega:

        “Prazo de Entrega

        O prazo médio de entrega dos pedidos é de até 45 dias úteis, contados a partir de sua postagem, que é realizada entre 05 a 07 dias úteis após a confirmação de pagamento. A confirmação de pagamento pela administradora de cartão de crédito pode levar até 72 horas e a de boleto bancário leva até 07 (sete) dias úteis. Quanto antes o boleto for pago, mais rapidamente sua compra será liberada.

        Compras realizadas e aprovadas até a meia-noite serão despachadas no dia seguinte. Pedidos feitos aos sábados, domingos ou feriados serão despachados no primeiro dia útil subsequente à autorização da administradora do cartão de crédito ou instituição financeira.

        As entregas são realizadas para todo o território nacional, de segunda à sexta-feira, em horário comercial. Em certas localidades são realizadas também entregas aos sábados, das 8h às 12h, e seu recebimento pode ser realizado por terceiros, como porteiros de condomínios e familiares, desde que estes assinem o comprovante de recebimento.

        Por se tratar de um serviço de importação, toda e qualquer mercadoria está sujeita a burocracias ou tributações alfandegárias/ aduaneiras. Advertimos que o cliente é o único responsável por possíveis taxações que venham a ser cobradas sob seus pedidos, sendo assim fundamental a leitura de todas as informações disponíveis sobre os produtos, formas de envio, formas de pagamento e prazos de entrega. Ao efetuar uma compra, o cliente estará de acordo com as condições e normas determinadas pela empresa.

        Para sua segurança, recomendamos que antes de assinar o aviso de recebimento entregue pelos Correios, abra o pacote e certifique-se de que não há nenhuma divergência entre o produto comprado e o recebido. Caso perceba qualquer tipo de problema, formalize uma reclamação com o carteiro e negue o recebimento do produto, entrando em contato, logo em seguida, com nossa Central de Atendimento. Esta providência visa lhe assegurar o direito de garantia sob a mercadoria comprada e, caso não seja tomada, um novo produto não será reenviado e tampouco o cliente será reembolsado com o valor pago pelo mesmo.

        Se desejar receber mais informações a respeito dos prazos de entrega, entre em contato com nossa Central de Atendimento.”

        Ou seja, verifique com a loja onde comprou qual é o prazo. E a unidade internacional é para fiscalização aduaneira. Quer reclamar? Faça isso com a Receita Federal. Os Correios são responsáveis pela entrega de correspondências e encomendas no Brasil e a sua remessa, via Brasil, para outros países. Mas não é ele quem faz a averiguação se alguma coisa importada está entrando no Brasil de forma legal, recolhendo tributos ou atendendo a alguma norma vigente. Após a liberação pela Receita é que uma importação pode seguir caminho.

        Vai no bom senso: antes de reclamar, saiba para quem.

        Já fiz importação por via postal e estava bem ciente dos prazos. Nada de surpresas. Recomendo a quem queira comprar algum produto que ainda não esteja disponível no Brasil. Mas é preciso saber que o prazo de entrega é dilatado por conta de fiscalização aduaneira. Passou disso, a remessa segue normalmente.

        Abraço!

        Franz

    • Japa says:

      Olá tenho uma duvida, por exemplo eu faço uma compra com tal vendedor, o mesmo diz que já postou meu produto no correio, ele me informou que ia disponibilizar o rastreamento do meu produto em 24 horas. já são 18:00 horas e ainda não recebi meu codigo de rastreamento.

      Ele postou ontem meu produto no correio, o codigo de rastreamento o correio não manda o codigo de rastreamento nos finais de semana?
      Pois estou ficando preocupado pois ainda não recebi o codigo do rastreamento eu ja paguei pelo produto.

      • Japa, o código de rastreamento é fornecido no ato da postagem, ao lojista que deve informá-lo aos seus clientes. Sugerimos que solicite o código à loja.

        • jefferson says:

          Amigo vc está errado. O codigo não e fornecido no ato da postagem. Somente e realizado desta forma para pessoas físicas que fazem a mesma na agência. Pessoas jurídicas como lojas virtuais recebem os códigos das agências no final do expediente ou no dia seguinte devido ao fato da coleta ser realizada na empresa pela agência dos correios. Favor ter conhecimento dos fatos antes de passar informação errada as pessoas.

  2. Vanessa says:

    Comprei um produto, me passaram o código de rastreio á uma semana e até agora nao foi postado no site dos correios, gostaria de saber se estão postando os códigos no site

  3. Minha agente comercial não sabe nem o que é SRO XML, quem ou que setor ela deve procurar para habilitar um usuário e senha para minha empresa que já tem contrato com os Correios?

  4. Tânia says:

    Um produto que comprei foi postado dia 12/12/2011 e até agora a única notificação quando coloco para rastrear é a info “postado”, em Campinas.
    O que devo fazer Alex?

    Obrigada

  5. O sistema só pode ser usado por clientes com mais de 2000 objetos postados / mês ? Essa informação confere ?

  6. Roger Manica says:

    Estou implementando o sistema de rastreamento em um ecommerce utilizando o SRO XML, e quando faço as consultas ele está me retornando um xml com eventos repetidos todos com as mesmas informações.
    Isso pode acontecer?

  7. Renato says:

    Gostaria de saber se o correio possui XML de consulta p/ entregas INTERNACIONAIS, e quais são os parametros de chamada. Obrigado

  8. Fernando says:

    Bom dia.

    Estamos realizando testes de integração entre nosso sistema e o serviço disponibilizado pelos Correios para rastreamento de objetos. Estamos utilizando o exemplo fornecido no manual porém, ao executar o teste estamos obtendo o seguinte retorno: 1.0 Objetos não encontrados
    O código da consulta é exatamente igual ao exemplo fornecido na página 4 do manual:

    SRO - Pesquisa Objetos via XML

    Houve alguma alteração nos parâmetros/endereço desta consulta ou no usuário/senha de teste?

    Desde já agradecemos pela atenção.

    • Fernando, o identificador SQ458226057BR usado no exemplo precisa ser substituído por um outro válido, usado em encomenda recente. O citado no exemplo é antigo e não consta mais na base dos Correios.

  9. Allan says:

    Qual e o prazo para o codigo de rastreamento já estar disponivel no site dos correios.Obrigado pela atenção.

  10. Boa Tarde!
    Gostaria de solicitar a atualização do Guia Técnico do SRO XML Correios.
    Pois o mesmo está com a lista de status desatualizada, uma vez que houve mudanças no sistema dos correios!
    Já tivemos várias encomendas com tipo e status que não existem na tabela de – LISTA DE STATUS DE EVENTOS, do PDF, ocasionando problemas no acompanhamento interno.

    Espero que Vossa Senhoria possa disponibilizar um pouco de vosso tempo para atualizar o respectivo PDF, criado assim uma Versão 1.6

    Muito Obrigado pela atenção!

    Abraços

  11. Gustavo says:

    Bom dia, temos 2 projetos de E-commerce através de parceiros na Argentina e na França(produtos serão vendidos no Brasil), em ambos utilizamos a plataforma dos mesmos e somos responsáveis pelos produtos e entrega, por enquanto não temos contrato com o correio mas vamos ter que encaminhar o código de postagem para rastreamento pelos compradores. Nosso parceiro esta nos solicitando que o código de remessa seja enviado automaticamente através de um .xml ou outra forma para que ele alimente seu site, o correio nos fornece este tipo de arquivo?

    • Gustavo,
      o Sistema Gerenciador de Postagem dos Correios – SIGEP Web – facilita a postagem de volumes de encomendas e possibilita a exportação de um arquivo XML com os códigos de rastreamento das encomendas postadas.
      Para mais informações sobre o SIGEP Web, veja o post “Chegou o SIGEP Web“.

  12. Gustavo says:

    Alex, obrigado pelo retorno

  13. João Nagao says:

    Boa tarde Alex,

    Tenho um contrato de e-sedex/sedex convenvional com os correios e quero fazer o rastreamento dos pedidos usando o SRO XML, mas ninguem consegue me explicar como consigo o usuario e a senha para acessar o serviço.
    Você pode me ajudar?

  14. Este Sistema de Rastreamento de Objetos (SRO) é fundamental para qualquer empresa que atua ou pretende atuar no e-commerce! Utilizamos este serviço em todos os nossos pedidos e informamos aos nossos clientes sobre o código de rastreamento logo após a postagem do pedido, pois é imprescindível mostrar transparência, segurança e agilidade em todas as transações virtuais. O sistema funciona muito bem na maioria dos pedidos, mas lamentamos que em algumas regiões as informações sobre o rastreamento não são atualizadas com a frequência que deveriam ser.

  15. Victor Hugo says:

    Olá,
    Entrei em contado com o email shopping@correios.com e até hoje não obtive um retorno. Desejo integrar as minhas soluções ao SRO XML dos correios. Como devo proceder?

  16. dantebarini@gmail.com says:

    Pessoal, cuidado com sistema PAC dos correios.
    Falam em prazos, só que minha encomenda já tem 11 dias e até hoje diz ter saído de SP para o RJ, e tem 10 dias que não houve movimentação desde dia 18/06/2012.
    Correios já foi bom!

  17. Thiago Lunardi says:

    Alguma novidade sobre “Uma terceira forma de acesso via web services” que “está em construção para lançamento em 2012″ ?

  18. Fernando says:

    Senhores,

    Solicitei o acesso ao SRO XML ao gerente de contas dos Correios da nossa empresa, porém não obtive resposta até o momento, portanto peço ajuda aos senhores para possamos receber o usuário/senha.

    Já enviei um e-mail para shopping@correios.com.br – conforme orientação.

    Nosso gerente de contas é o Edson L. Sant’Ana – Analista de Correios Sr – GETER/SPI

    Grato

  19. Pingback: correios-sro-xml - Gem para rastreamento de objetos dos Correios | Prodis a.k.a. Fernando Hamasaki

  20. Fabiola Rodrigues says:

    Gostaria e saber o que é um sedex físico?

    • Fabíola, não existe essa classificação para o Serviço, mas sim para o tipo de etiqueta utilizada para postagem do e-SEDEX, que podem ser de dois tipos: fisicas e lógicas.

  21. Diego says:

    Alguém pode informar o contato de um profissional que faça a implementação do serviço e/ou treinamento/demonstração na empresa de como se faz o processo? Pagamos pela implementação. Só precisamos encontrar profissionais. Algum contato a indicar? Se alguém se interessar, envie e-mail para loja@mercadozum.com.br

  22. Antonio Bessanger Dantas de Abrantes says:

    Não Consigo rastrear uma encomenda postada com o código de rasteamento RAxxxxxxxxxCN. Solicito ajuda (obs: a letra x é apenas para exemplifica)

  23. Joao says:

    Srs. gostaria de obter uma lista de eventos atualizada, com os status de rastreio internacional também. É possível? pois nesta lista de eventos disponível no guia técnico não consta alguns status…

    No aguardo,

    Joao

    • João,a lista possível de status internacional é muito ampla e varia de acordo com o país. Entretanto, a lista de status dos Correios é única e contempla todos os status atuais. O que pode ocorrer são variações, como por exemplo no status “Ecaminhado para fiscalização aduaneira”, varia para “Ecaminhado para fiscalização ANVISA”,

  24. Possuímos contrato com a empresa de Correios e utilizamos este serviço de rastreamento (SRO) para consulta em todos os pedidos postados, pois é fundamental que o cliente esteja sempre bem informado e atualizado sobre a localização de seu pedido!
    Entretanto, lamentavelmente, este serviço em determinadas regiões tem se mostrado ineficiente, e as informações sobre a localização do objeto aparecem desatualizadas. Já houve casos em que o cliente recebeu o seu pedido e na “situação” do SRO nem sequer aparecia que o objeto estava com a entrega programada (saiu para entrega).

  25. Carlos Bomtempo says:

    Alguma novidade sobre “Uma terceira forma de acesso via web services” que “está em construção para lançamento em 2012″ ?

  26. Laila says:

    Boa noite, porque uma encomenda de SP – Capital para SP – Interior vem com a sigla RA.
    Ou melhor, a pessoa que postou disse que inicia com RA e termina com BR, mas andei lendo na net e me parece que a sigla RA é só para encomendas internacionais ou estou errada ?