Pós-venda e Logística Reversa

Um cliente quer comprar um celular, daí ele realizou uma pesquisa de preços na internet, consultou os comentários nas redes sociais, consultou a opinião dos amigos no Orkut, viu alguns vídeos sobre o produto no YouTube e depois de muita conferência resolveu comprá-lo.

Por meio de um post do twitter ele acessa a loja. O cliente visualiza as fotos do celular escolhido, confere o valor do frete, escolhe a forma de pagamento e finaliza a compra.

Mais tarde, dentro do prazo indicado, o cliente recebe a encomenda. Pronto, tudo perfeito!

A pergunta é: O atendimento a esse cliente acabou? Talvez não!

O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor – CDC – concede a um prazo de sete dias para o cliente se arrepender da compra realizada fora do estabelecimento comercial. Ao exercer esse direito, o consumidor pode desfazer a compra e solicitar a devolução do valor pago e este deverá ser devolvido, de imediato, monetariamente atualizado. Olha aí o problema!

Vamos continuar nosso caso. O cliente recebe a mercadoria, abre a caixa monta o celular para começar a usá-lo, porém o celular não está funcionando, ele rapidamente acessa o site da loja para procurar informações sobre devolução de produtos. Lembre-se, o cliente não está muito feliz. Se nesse momento sua loja não tiver bem definido uma política de devolução e troca de mercadorias ou se as informações não chegam com rapidez a esse cliente, você corre um sério risco de ver comentários nada agradáveis de sua loja nas redes sociais.

O objetivo é tirar todas as dúvidas do cliente e atendê-lo com eficiência. Mas, como o cliente vai devolver o produto? Ou como é que você conseguirá fazer uma troca com o cliente morando em outro estado.

Os Correios podem ajudar você a atender esses acasos específicos com um excelente serviço de pós-venda – a Logística Reversa.

Num próximo post veremos como terminou esse atendimento com a com a utilização da Logística Reversa dos Correios.

This entry was posted in Logística and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Prezado leitor,

Só serão respondidos comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

14 Responses to Pós-venda e Logística Reversa

  1. Adorei o fato de vocês começarem o blog. Quero ver a continuação deste post, que muito interessa.
    abraço

  2. Marcus says:

    E quando os correios não entregam a mercadoria? Estou cheio de pacotes parados, consumidores cobrando, e nada..:/

  3. josé Mário says:

    Tô com uma mercadoria pra devolver. A loja me passou o código para devolução (logística reversa), mas nos Correios o atendente diz que o código venceu dia 11/02/2011 e ainda estamos em janeiro. Quem eu procuro pra resolver isso?

  4. Sandro Lima says:

    Bom dia!
    Estou abrindo um comercio eletronico e gostaria de saber, se os correios, no que dis repeito ao serviço de logistaica, como é feito o contrato é pago uma mensalidade ou é cobrado por cada produto entregue?

    • admin says:

      Oi Sandro!
      clientes com contrato pagam uma cota mínima de postagem e quando ultrapassam a quantidade pevista nessa cota pagam pelo que for enviado a mais.
      Para informações detalhadas sobre cotratos, procure um contato comercial na sua região, veja aqui a lista.

      Abs,
      Fabíola Calháo
      Equipe e-commerce Correios

  5. Roseli says:

    O serviço funciona de verdade! No início foi uma novidade muito agradável, porém, hoje é inviável pensar em comércio eletrônico sem uma estrutura de logística reversa. E como o Correios é detentor da maior rede de capilaridade em seu ramo de atuação, é de se dizer que a LR dos Correios e o eCommerce são como arroz e feijão. Formam uma combinação perfeita!

  6. Elaina says:

    Olá! Gostaria de saber como funciona essa logistica reversa? Pois comprei uma mercadoria e preciso fazer a troca. O vendedor disse q iria ser enviada pelos correios. Como funciona isso? Preciso de um exclarecimento!

    Grata!

    • Elaina,
      Os Correios oferecem as seguintes opções de logística reversa à loja online:
      1) o lojista envia para você um número chamado e-ticket ou o documento chamado Instrumento de Habilitação de Postagem, para que você o apresente numa agência dos Correios quando for devolver a mercadoria que deseja trocar. Ao receber e avaliar o produto, o lojista envia o novo;
      2) outra opção é o lojista utilizar a logística reversa simultânea: na entrega do novo produto, o carteiro recolhe o produto que vai ser trocado, que será enviado ao lojista.
      Entre em contato com a loja para verificar exatamente qual procedimento ela vai adotar.
      []s
      Anderson Martins
      Equipe e-commerce Correios

  7. Julianna says:

    Entrei em contato com o gerente de vendas de Brasília para maiores informações e a pessoa não soube responder nenhuma das minhas perguntas, apenas disse que, como o meu negócio ainda está em desenvolvimento, eu não precisaria do e-sedex na minha loja. Como eu conheço as minhas necessidades, gostaria de saber os detalhes e custos deste serviço.

  8. Olá,

    Estou implantando o seu webservice e coloquei os exemplos do SCPP_manual_implementacao_calculo_remoto_de_precos_e_prazos.pdf , o frete.asp e o frete2.asp na url http://www.bomshopping.com.br/frete.asp e http://www.bomshopping.com.br/frete2.asp

    Quando clico em consultar e os dados da página frete.asp vão para a frete2.asp , na execução do frete2.asp ocorre o seguinte abaixo na linha 75:

    Set oNodes = oXmlDom.selectNodes(“Servicos/cServico”)

    Microsoft VBScript runtime error ’800a01a8′

    Object required

    /frete2.asp, line 75

    Pesquisei por soluções e respostas no Google e o máximo que encontrei foram alguns posts neste Blog de pessoas que reportaram o mesmo problema. Infelizmente não achei o motivo e nem a soalução para o problema.

    Liguei para o suporte dos Correios, no 3003-0888 e fui muito bem atendido pela Isabel, mas ela não tinha o conhecimento técnico para me ajudar neste problema específico.

    Vocês poderiam porfavor me ajudar a resolver a questão de modo que possamos começar a usar o serviço?

    Muito obrigado, fico na escuta!

    Ribeiro

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>