Sobre o uso de envelopes para encomenda PAC

A partir do dia 01/08/2012 não serão mais aceitos envelopes como embalagem, para o envio de encomendas PAC. Esclarecemos que esta regra é valida somente para postagens realizadas por Pessoa Física, ou seja, aquelas sem contrato.

Para os clientes com contrato o uso de envelope continua permitido, desde que o conteúdo seja constituído, exclusivamente, por mercadoria. Como já ocorria, continuam não sendo aceitos documentos enviados por essa modalidade de encomenda.

This entry was posted in Logística. Bookmark the permalink.

Prezado leitor,

Só serão respondidos comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

159 Responses to Sobre o uso de envelopes para encomenda PAC

  1. Hilton says:

    não entendo essas restrições…todas as empresas de entrega trabalham com os envelopes plásticos e envelopes bolhas, isso barateia e muito o custo com a embalagem…os Correios vão no contra-fluxo e proíbem o uso! Sempre gostei de trabalhar com os Correios, mas medidas como essa, redução do valor de reembolso do seguro por atraso na entrega e outras vão fazendo com que cada vez mais as empresas procurem por outras alternativas…

    • Rafael says:

      Poisé Hilton, isso é frescura! uma caixa aumenta muito mais o volume das mercadorias a troco de nada, quem sai perdendo com isso é o próprio correio, que vai com os caminhões lotados de caixas “vazias”.
      Pena que na minha cidade não tem outra alternativa de entrega, se nÃO, já teria abandonado o serviço dos correios a muito tempo.!

      • Ana says:

        Absurdo mesmo. Além de caro demais. Deveriam servir melhor ao país e também atender melhor. Os correios atendem muito mal, normalmente.

  2. Qual a embalagem que será permitida? Somente caixas?

    • Raphael, sim, somente caixas.

    • Rose says:

      PACOTE e CAIXA

      Especificações

      C-Comprimento
      16cm Mínimo

      105cm Máximo

      L-Largura
      11cm Mínimo

      105cm Máximo

      A-Altura
      2cm Mínimo

      105cm Máximo

      Soma = C + L + A
      29cm Mínimo

      200cm Máximo

      • Andre Nunes says:

        Envio camisetas personalizadas por PAC. Posso enviá-las por meio de pacotes envoltos de papel kraft pardo, ou terei que utilizar obrigatoriamente caixas?

        • Andre, se o pacote tiver altura/dimensões suficientes para caracterizar um pacote, não haverá problema. O que pode gerar rejeição é uma embalagem que, de tão fino, se confunda com um envelope.

          • cezar says:

            Acabei, de chegar da agência dos correios em conselheiro lafaiete – mg e estou tendo o mesmo problema, minha encomenda tinha 27x17x2 cm e a
            atendente não queria fazer o envio alegando que era
            envelope, acho que está faltando comunicação, para que diferencie envelope de pacote..

    • giovana says:

      Bom, fui no correio aqui em Porto Alegre-RS.

      Estão aceitando somente caixas… o produto nao pode ser enviado somente embrulhando-o em papel pardo.

      Eu fiz o seguinte… peguei caixas de papelão no supermercado… cortei do tamanho do produto… e montei a caixa passando fita de empacotar. Depois embrulhei com papel pardo (O atendente do correio disse q é necessario o papel por fora da caixa, lacrando as entradinhas da mesma.

      Eu acredito que eles estão fazendo isso pra ganhar $$… assim eles vendem aquelas caixinhas deles…que são super caras.

      Um abraço a todos.

  3. Carlos Antônio says:

    Qual o motivo dessa mudança?

    • Carlos, é para adequar o tipo de objeto enviado ao serviço.

      • Marcos Ricardo Fonseca Jr. says:

        Pelo que entendi quando visitei uma agencia para fazer um envio, essa mudança foi para gerar mais lucro apenas..

        Gostaria que explicassem mais esse “adequar o tipo de objeto enviado ao serviço” Se por contrato continua a mesma coisa e sem houve essa mudança tão drástica..

        • Marcos, o PAC é um serviço de encomenda, por isso não aceita envelopes, que caracteriza envio do tipo documentos.

          • Analice says:

            Então pq é aceito para quem tem contrato? Isso não é coerente..vcs (correios) estão diferenciando os clientes..ou vale pra todo mundo ou não vale pra ninguem! MAs como as empresas iriam reclamar,né?

  4. Rose says:

    PAC não permite postagem de documento, somente encomenda.

  5. Everson Mauda says:

    Ok. Mais um problema para os vendedores nesse país. Com relação a caixa, qual é o tamanho mínimo para envio? visto que envio pequenas peças pelos correios, que não pode ser enviado por carta registrada e agora por pac. Isso será aplicável também para sedex?

    • Rose says:

      Pacote e Caixa – SEDEX OU PAC – são as medidas para envio = e peso máximo 30 kilos
      Mínimo
      16 cm
      11 cm
      2 cm
      -
      Máximo
      105 cm
      105 cm
      105 cm
      200 cm

      Soma máxima das dimensões: C + L + A = 200 cm

    • Agnaldo says:

      Acho estranho o carteiro chegar em minha casa com um sedex (em envelope padrão vendido pelos Correios) que é maior que a bolsa fornecida por eles. Numa empresa de comunicação será que não existe comunicação entre quem faz o envelope e quem faz a bolsa?

  6. Amanda says:

    Bom dia, gostaria de saber se é necessário ter nota fiscal para enviar uma encomenda pelo PAC e quanto custa em média dentro do Estado de São Paulo, como é calculado isso?

    Obrigada, aguardo retorno

  7. Paulo says:

    Perai, somente caixas? E o que vamos fazer com centenas de envelopes de segurança com fita lacrável? Não vou poder utilizar?

    • Paulo, para clientes que possuem contrato com os Correios, para o envio exclusivo de mercadorias, o uso de envelopes é permitido.

      • Paulo says:

        Mas muitos de nós não temos volume suficiente para fazer contratos.. os correios deveriam no MÍNIMO colocar um longo prazo para iniciar esta nova regra, para que nós pequenos empresários tivéssemos tempo para nos adequar. É muita falta de respeito…

        • carol vieira says:

          Com Certeza um absurdo, comprei uma centena de envelopes a pouco tempo e vou ter que deixar de lado?!!
          sou pequena empresa,vendo camisetas e a melhor forma é o envelope,acho ate mais seguro que caixa de papelao que rasga e amassa danificando o produto… oq ue ja aconteceu e o correio não me ressarciu do dano…..
          Agora teremos que comprar caixa de papelao ,aumentando o custo…..
          e como faço p/ ter contrato com os Correios ?? ser uma gde empresa?
          e se o envelope tiver dimensao maior,mais volumoso é possivel enviar por PAC ?

          • Carol, para obter informações de contratação dos serviços, procure um representante comercial em sua região ou solicite uma visita. Veja os Contatos aqui: http://www.correios.com.br/contatoscomerciais
            Se os produtos compõem um pacote (feito com papel resistente, tipo Kraft, por ex.) você conseguirá enviá-los. O que está probido é o envio de documentos, em envelopes, via PAC.

          • Júnior says:

            Carol pra ter contrato é muito simples basta ter CNPJ e fazer o contrato, um funcionário dos correios mim disse que contrato de envios só são cobrado ao contratante se ele postar se não postar não tem cobranças.

          • Carol e Junior, sugiro procurar a gerência de uma agência de Correios própria mais próxima para obter orientação.

      • andressa R. says:

        oi.
        hoje tentei manda um chaveiro para minha amiga e não consegui.
        ai vocês querem que nós pagamos 15,90 (sem conta a embalagem/caixa), para postarmos algo que pesa minimos de gramas?
        tem que ter ouitra auternativa!
        é um absurdo!
        quero alguma alternativa de vocês!
        e ante no dia 05/09/12 minha amiga postou uma contendo um chaveiro, nesse caso será entregue a mim?
        queria muito essa imformações!
        grata por enquanto.

      • Agnaldo says:

        Transportar um envelope sem contrato dá mais trabalho?. Eu achei que a empresa tinha uma “responsabilidade social”com todos.

  8. Andrea says:

    É mesmo um absurdo essa restrição. Pois mesmo a encomenda sendo pequena, somos obrigados a colocar numa caixa. Para que isso? Para aumentar o valor da postagem? Ou obrigar empresas ter contrato com os Correios?
    Essa restrição não tem razão de ser. É contra o meio ambiente, só gera mais lixo.
    O foco das empresas é tornar seus clientes cada vez mais satisfeitos, mas os Correios faz exatamente ao contrário. É por isso, como cita o sr. Hilton acima, que decisões como está, faz com que cada vez mais procuremos por outras alternativas, outras empresas de logísticas.

    • Raquel Gonçalves dos Santos says:

      Isso é um absurdo realmente. Vendo bijuterias e outros produtos de porte pequeno pela internet. Antes enviava via envelope e sai barato e tinha o meu lucro. Já agora o valor do frete sai mais caro que o valor dos produtos que vendo. E outra onde é que vou arrumar caixas tão pequenas para por um anel? Eu tô revoltada mesmo. Acabei de voltar dos correios e paguei R$14,00 pra enviar um anel que mal se sente o peso na mão. Muito obrigada por acabar com minha fonte de renda. Enquanto uns enriquecem outros ficam com as sobras!

  9. Oh site está completo , todas as informações necessarias referentes aos correios muito bem expostas , com facil indenticicação , é intendimento!

    • Alessandra says:

      O site não está completo!
      Não há instruções para as novas embalagens e muito menos a diferenciação entre um “pacote” e uma “caixa”.
      Mesmo seguindo o site os funcionários (aparentemente pessimamente treinados) não seguem tais orientações, postando apenas o que julgam adequado.
      Aliás… alguém que sequer sabe escrever não devia julgar o Entendimento alheio!

  10. Erik Henrique says:

    Acho que o pessoal anda muito lendo e já pensam em meter o ‘pau’.
    Como disse a @Rose.
    E está mudança, ao meu ver, não afeta vendedores / lojistas. Visto que a melhor forma de se mandar um produto é em caixa.

    • Marcos Ricardo Fonseca Jr. says:

      Com certeza, na verdade se o próprio Correios investisse um pouco, poderiam criar uma solução melhor para minimizar o lixo de caixas, envelopes e etc… Mas nem todos podem se adequar, o custo aumentaria e etc… então acho errado, quase já discuto numa agencia por causa disso, aí falei uma palavra mágica e pronto, resolvido..

  11. Maria says:

    Se a encomenda Pac for composta por objetos colecionáveis, como medalhas, tokens, etc. não pode ser colocada em envelope de bolha? Como farei para despachar por exemplo, uma moeda em de 40 mm em uma caixa com as dimensões mínimas estabelecidas pelos correios, sem provocar danos ao produto devido ao espaço interior excessivo? Ou ainda, para evitar isso, devo rechear a caixa com material que mais tarde gerará mais lixo e contaminação ambiental?

  12. cristiane says:

    Olá,
    Vendo acessórios tipo bijuterias.
    Sempre envio minhas mercadorias por PAC num envelope pardo com plástico bolha nas seguintes medidas 16x15x02 ( que é dentro das medidas dos correios)
    Sempre ocorreu tudo certo.
    Esta semana fiu postar nos correios um mini produto dentro de meu envelope e a moça não autorizou, fiu obrigada a compra uma cixa com um custo altissimo.
    Isso significa que agora não posso mais enviar meus produtos por este envelope? Seria isso?
    Mas dai o custo de minha mercadoria com uma caixa vai ficar muito alto.
    O que devo fazer?

  13. Envio muitos produtos via PAC nos envelopes por oferecer o plastibolha dentro, segurança e praticidade. Não poder mais usar esse recurso, além de na minha opinião ser um retrocesso nos serviços do correio acho um desperdício de material, dinheiro e espaço ter que passar a usar caixa de papelão para tal.
    Envio tanto como pessoa física como empresa.
    Uma pena.
    Att
    Marcos

  14. Antônio Rezende says:

    E onde fica a preocupação ambiental? Sempre enviei jogos(DVD) em envelope bolha e agora preciso comprar caixas de papelão para isso. Além de poluir ainda mais o meio ambiente gasto mais com os materiais. Onde estavam com a cabeça quando inventaram esta regra totalmente desnecessária?

  15. Tata says:

    Fui aos Correios hoje, e para minha surpresa, não pude enviar meus produtos em envelope. Vi que a medida foi publicada 2 DIAS ANTES. E os vendedores que, como eu, tem estoque de envelope em casa? Agora pelo que entendi, só conseguirei mandar via Sedex (aumento de custo) ou comprando caixas (aumento de custo). Fora o aumento de papel e lixo.. cadê a conscientização com o ambiente?

    A medida é absurda, pois meus produtos sempre foram volumosos a ponto de não serem confundidos com documentos em envelopes. Só serve para prejudicar pequenos vendedores do Brasil..

    Encomendas vindas de fora do país em envelopes estão chegando normalmente…

  16. Fabiano says:

    Estão tirando a opção de postagem sem colocar uma alternativa viável?

    Eu vendo cabos para celular que medem 5 cm e pesam menos de 15 gramas, e enviava via carta registrada com envelope bolha, gastando cerca de 5 reais. Enviei hoje e gastei R$ 14,00!! Isso porque NÃO ACEITAM MAIS: Nem objetos – por menores que sejam – via carta registrada e NEM ENVELOPES VIA PAC/SEDEX!!!

    Ou seja, para enviar um cabo de 5 cm tenho que mandar via PAC e dentro de uma CAIXA que caberia uns 20!!!

    Vou fazer uma reclamação formal ao PROCON e espero que todos que também se sintam lesados façam o mesmo.

    Medidas ABSURDAS precisam ser DERRUBADAS!

    Correios, favor demonstrar um MÍNIMO de respeito a nós, que utilizamos – E MUITO – esse serviço.

  17. Lucélia says:

    oi gostaria de saber o seguinte ,eu envio toalhinhas infantis bordadas via pac ,agora ñ sei como fazer ,se eu reutilizar uma caixinha do tipo filtro de café com minha encomenda dentro embrulhada em papel pardo tudo bem?
    se possivel responda no emal
    luceliasilva.lusilva@gmail.com

  18. Victor David says:

    Recomendo a TODOS os diretamente prejudicados por essa ‘nova lei’ (Micro Empreendedores Individual, por exemplo) que procurem o PROCON da sua cidade.

  19. Melissa says:

    Tenho contrato, mas não permitem que eu envie PAC / mercadoria por envelope, pois alegam que na central de BAURU – SP não autorizam.

    Como devo proceder?

  20. Rachel says:

    É um regresso absoluto por parte dos Correios. Questão ecológica, quanto financeira. Para quem faz muito uso de postagem, vale a pena verificar outras fontes. Com certeza sai mais barato que essa. Para o mei, redução certa de vendas.
    Vários pontos negativos para essa decisão.

  21. Carolina says:

    Boa tarde.
    Gostaria de saber que tipo de contrato deve ser feito com a pessoa jurídica para que o uso do PAC continue ocorrendo através de envelope.
    Minha dúvida se dá baseada na informação do blog “A partir do dia 01/08/2012 não serão mais aceitos envelopes como embalagem, para o envio de encomendas PAC. Esclarecemos que esta regra é valida somente para postagens realizadas por Pessoa Física, ou seja, aquelas sem contrato.”
    Obrigada.

  22. Danilo says:

    Fabiola boa noite.

    Primeiramente obrigado por estar respondendo as questões levantadas.
    Uma dúvida: Roupas que entregamos em pacote plástico (tamanho de envelope, porém em plástico – igual submarino-) sofrerão com esta mudança?

    Abraços,

  23. Rose says:

    Cesar
    acho que foi um erro do atendente da agencias as medidas mínimas são:

    PACOTE OU CAIXA
    Mínimo
    16 cm
    11 cm
    2 cm

  24. Mônica Vieira says:

    É, mais uma vez o pequeno empresário sofrendo com as arbitrariedades dos burgueses.
    A decisão de proibir o envio de PAC por envelope só prejudica os pequenos, pois os grandes – os que têm contrato – poderão continuar enviando por envelope.
    Eu só não consigo entender porque uma empresa pública, que deveria trabalhar para fomentar a economia, toma uma atitude dessa, que vai afetar milhares de pequenos empresários, artesãos, vendedores da web e que movimentam a economia brasileira.

  25. Luciene says:

    Sou Pessoa Jurídica sem contrato com os correios , posso enviar minha mercadoria (camiseta) por envelope ? Comprei mais de 1000 antes da mudança dos correios. Em caso negativo, existe algum contrato que atenda o empreendedor individual ? Acho que esta mudança prejudica aos empreendedores, que precisam dos serviços dos correios e não tem como competir com as grandes empresas … essa mudança aumenta o custo e assim ficamos com duas opções, assumir ou custo ou repassar para os clientes, onde nos dois casos é prejudicial para os empreendores.

  26. Jose Marsch says:

    Então, se for enviado em envelope, poderá ser enviado por CARTA REGISTRADA ? Envio CDs, DVDs e livros dentro de envelopes e gostaria de saber se pode ser feito por CARTA REGISTRADA, e se nessa modalidade é permitido declaração de valor.

  27. Leandro says:

    No caso do envio de roupas com “embalagens de papelão” em forma de círculo (formato de uma embalagem de pizza), com diâmetro de 25cm e 5cm de altura, podemos enviar através de Sedex ou PAC?

  28. Geovaine Marcolino de Souza says:

    Sou funcionário dos Correios no MS à 26 anos e ainda nã consigo compreender certas regras que são criadas por nossa empresa, regras estas à meu ver no mínimo incoerentes e que realmente nos deixam sem explicações junto ao cliente final. Como explicar que para clientes com contrato pode e clientes sem contrato não pode? Um cliente com contrato envia normalmente PAC em envelope e o destinário deste PAC na maioria das vêzes é pessoa física, se contrato, aí ele vem na agência pra postar da mesma forma que recebeu, você fala que não pode aí ele questiona:”COMO NÃO PODE SE EU RECEBI EM ENVELOPE”. Deixo uma sugestão: ao invés de proibir este tipo de postagem, basta apenas exigir que estes clientes apresentem os objetos abertos para averiquação do conteúdo e devida qualificação da postagem pelo atendente. Realmente do jeito que está, técnicamente não há explicação.

  29. Daniel Brandão says:

    Isso é muito chato, entrei em contato com representante dos correios pra ver a possibilidade de fazer um contrato, mas só fazem quem tem um volume de vendas a partir de R$ 1000/mês ……. porque não fazem um contrato para pequenas empresas e empreendedores individuais?

    • Daniel, este valor refere-se à cota mínima, cobrada para fazer frente aos custos da estrutura mobilizada para o serviço e-SEDEX, que, em contrapartida, possui tarifas diferenciadas.

  30. Rodrigo says:

    Eu vendo adesivos pela internet. Quer dizer que agora, terei que enviar os adesivos em caixas?

    É simplesmente inviável isso. Beira ao absurdo!

    • Franz says:

      16x11x2cm: isso é do tamanho de um estojo de CD… Se você fizer um acondicionamento correto, como colocar duas placas/folhas de papelão para não envergar seus adesivos, e isso tudo dentro de um envelope que supere essas medidas, você está enquadrado. Não entendeu ainda?

  31. Andrea Ferreira says:

    Infelizmente, como aqui no Brasil não temos outra opção de envio que atenda à todo país, somos obrigados a engolir tanto desrespeito por parte dos Correios. As grandes empresas não sofrerão tão drasticamente com as modificações, porém nós, pequenos empreendedores, teremos de assumir mais um custo para o envio de uma mercadoria.
    Ao invés dos Correios criarem uma forma de envio que atenda à população de uma forma mais justa e que estimule a economia, ficam criando empecilhos para prejudicar os micros e pequenos empresários. Posso dizer COM CERTEZA que muitos de meus clientes deixam de comprar um produto no site, como exemplo: um chaveiro que custa R$ 8,00 e pesa 50g ter, pois o custo de envio PAC sai por R$ 14,50 (dependendo da região), ou seja, MUITO MAIS CARO QUE O PRODUTO. Uma pena tanto desrespeito com os brasileiros!

    • Andrea, o custo do frete é um dos itens que deve compor a avaliação de viabilidade do negócio. A depender do valor do produto comercializado, o negócio pode ser desfavorável. Estratégias de vendas devem ser aplicadas para minimizar ou diluir este custo.

      • Bruno Sousa says:

        Estratégia de venda nenhuma consegue contornar esse problema, como no caso da Andrea Ferreira. Se você souber de alguma por favor me avise.

      • Henrique says:

        Pois é.. Legal! O Correios diz: “avaliação de viabilidade do negócio”.

        O governo deveria seguir essa mesma regra antes de criar projetos do tipo Microempreendedor Individual (MEI). Deveria avaliar a viabilidade do MEI suportar os demais tributos – que não são poucos – antes de jogar para o alto e ver o que dá!

        Seria interessante o Correios criar um serviço de entrega exclusivo para Microempreendedor Individual (MEI) e outras categorias que ainda não podem pagar um contrato de R$1.000,00 todo mês para o Correios!

  32. Cristiano Guimarães says:

    Minha dúvida é a seguinte, a pessoa Jurídica que tem contrato pode enviar mercadoria por envelope? Mas que contrato é esse? Sou pessoa Jurídica, e envio pequenas mercadorias por PAC, realmente é complicado pois o frete sai mais caro do que a própria mercadoria, dependendo da região. Como fazer esse contrato?

  33. Regina says:

    Gostaria de saber se posso enviar uma encomenda via PAC com uma caixa minha, ou seja, sem precisar comprar uma caixa na agência dos correios??

  34. Sayuri says:

    Vendo kits de tecido pela internet e não tenho contrato com os correios. Respeitando o tamanho mínimo de pacotes para envio por PAC, posso enviá-los com um embrulho feito com papel resistente, como o kraft, por exemplo?

  35. Leandro says:

    Ridiculo os correios, uma das coisas que move um pais e o sistema de logistica, ridiculo pagar o que pedem pelo pac ou sedex para enviar um chaveirou uma moeda ou algum produto pequeno, que se encaixa em um envelope, ou envelope bolha perfeitamente. Deviam copiar modelos de paises de primeiro mundo como Estados Unidos, na verdade o Brasil devia parar de copiar apenas as porcarias de paises de primeiro mundo e passar a copiar sistemas que fizeram estes paises alcancar este status. Gostaria que UPS e Fedex disputassem com o correios assim como acontece nos EUA, queria ver se nao iam dar ate caixas e fita de graca como acontece nos EUA. Inconformado !

  36. Diego Rocha says:

    Quer dizer que se eu quiser mandar de presente um chaveiro (aproximadamente 50g), que eu mesmo faço aqui em minha casa, para uma pessoa de outro estado eu não conseguirei mandar dentro de um envelope que custa R$5,00 o envio, somente dentro de uma caixa que de acordo com a simulação do site dos Correios vai me custar R$15,00?

  37. Francisco Evangelo says:

    Ola, sou pessoa fisica e vendo produtos diversos pela internet,e utilizo um cauculador de frete do saite “calculafrete .com. estou tendo problemas com minhas vendas pois o cauculador apresenta tres modos de envio: “ENCOMENDA NORMAL, ENCOMENDA PAC e SEDEX cada modo com seu respectivo valor. meus clientes ao utilizarem o calculador estao optando por “encomenda normal” o que nao é mais aceitavel. como resolvo esse problema ou como inserir em minha loja virtual um calculador especifico dos correios?

  38. Maria Bruna Lopes says:

    Olá Fabíola Calhao,

    Já li todos os comentários e suas respostas mas ainda tenho dúvidas. Tenho envelopes de papel craft revestidos com plástico bolha por dentro, no final das contas o meu “Pacote”, já com o produto dentro obedece as medidas de altura, largura e comprimento da nova regra dos correios. Mesmo sendo o envólucro um envelope eu conseguirei postar minha encomenda?

  39. regiane says:

    Caros,
    Conforme item 3 do tópico Acondicionamento em http://www.correios.com.br/Produtosaz/Complementos/acondicionamento.cfm

    diz que roupas podem ser enviados em caixas ou sacos plásticos resistentes. Na falta de caixa de papelão apropriada para o envio de mercadoria, poderá ser feito pacote ou embrulho.
    Esse “plástico resistente” pode ser aqueles envelopes de segurança que são feitos de plástico resistente, embrulhando de tal forma que fique um pacote, respeitando as medidas mínimas?

    Obrigada

  40. Analice says:

    Eu vendo roupas infantis,menos de 1 kg…Se eu embrulhar essas roupas em papel kraft e passar fita adesiva,pode?

  41. Flavia P. says:

    Pessoal, façam suas próprias caixas em casa, com papelão reciclado. Esse site ensina como fazer, até umas criança de 5 anos é capaz de fazer, é muito fácil: http://blog.tanlup.com/como-fazer-embalagem-reciclada/

    Não vamos dar mais $ aos Correios, comprando as caixinhas deles ou aumentando o peso de nossos objetos utilizando caixas grandes para envio de produtos pequenos, façam suas próprias caixas. Aqui se eu for enviar um anel eu faço uma caixinha, atendendo às medidas mínimas, mas faço uma caixinha beeeem pequena e leve, com papelão leve e envio sem problemas.

  42. Mirelle Pimentel says:

    Boa tarde, Fabíola.
    Estou montando uma loja virtual de camisetas e já comecei a vender.
    Hoje fui levar minha camiseta aos correios para enviar e o funcionário me informou que não poderia enviar meu produto com a devida embalagem. A mesma é de papelão resistente no formato 25×25 cm com 4 cm de altura. Nela vem impressa o logotipo de minha marca e informações do remetente e destinatário. Segui esse padrão tirando como referências outras lojas virtuais de camisetas onde suas embalagens são semelhantes a que fiz. Gostaria de saber por que não consegui enviar meu produto e por que essas outras lojas conseguem enviar normalmente.
    Aguardo resposta,
    Obrigada.

  43. Débora Medeiros says:

    Queria saber as dimensões mínimas e máximas para enviar objetos por carta registrada, quais são os tipos de objetos que podem ser enviados por essa via(se quadro de pintura pode), o peso máximo, preço e prazo de Natal para a capital de São Paulo(uma base pelo menos) e os horários de postagem da mercadoria(todas essas dúvidas é sobre a via da carta registrada).

  44. André Ferreira says:

    Eu queria saber quais as dimensões do envelope ou do material de embalo para enviar documentos via carta registrada, o peso máximo e o valor a ser pago!

  45. André Ferreira says:

    Só mais uma coisinha que eu esqueci, se for enviar livros via carta registrada é diferente os preços, prazos e as dimensões para documentos, ou não importa o tipo de objeto(documentos; CD’s; Pen drives; livros) vai ser o mesmo valor, preço, prazo e dimensões?

    • André, importa. Objetos não podem ser enviados por Carta Registrada. Você pode utilizar o “Impresso Normal” para envio de livros.

      • jean says:

        BOM DIA ANDRÉ , PODE ENVIAR LIVRO SIM POR CARTA REGISTRADA , AQUI NA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO O PESSOAL ENVIA LIVRO POR REGISTRADA TRANQUILAMENTE , EXISTE UM MODO DE ENVIO Q SE CHAMA REGISTRO COMODITO Q É EXCLUSIVAMENTE PARA ENVIO DE LIVROS , OS CORREIOS NÃO SABER MAIS OQ PODE E OQ NÃO PODE SER ENVIADO , O DESENCONTRO DE INFORMAÇÕES ESTA MUITO GRANDE ……AGORA A MINHA DUVIDA PQ TODAS AS MINHAS MENSAGENS FORAM APAGADAS , QUERO SABER PQ SÓ A CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO SÃO PAULO NÃO ENVIA OBJETO DE 2 CENTIMETROS DE LARGURA POR 4 DE COMPRIMENTO E 2 CENTIMETROS DE ESPESSURA POR CARTA REGISTRADA E OS DEMAIS ESTADOS E CIDADE ENVIAM ?????

        • Jean e Andre,
          Com relação a Carta, de qualquer espécie, não se presta ao envio de produtos ou objetos. Reclamações a esse respeito podem ser encaminhadas para:
          http://www.correios.com.br/servicos/falecomoscorreios

          Abaixo, informações retiradas do Site Correios, acerca do REGISTRO MÓDICO:
          “Módico:
          O Registro Módico é uma redução tarifária aplicado ao serviço de Registro Nacional. Pode ser utilizado junto aos serviços de Carta (comercial e não comercial), impresso normal, impresso especial e mala direta postal, quando da postagem de:
          - livros em geral, postados por qualquer pessoa física ou jurídica;
          - materiais didáticos, impressos ou gravados em CD ou DCD, desde que postados por escolas de ensino por correspondência e destinados a seus alunos.
          - A postagem de livros e materiais didáticos com Aviso de Recebimento – AR, Valor Declarado – VD e Mão Própria – MP, nas modalidades carta comercial, carta não-comercial, impresso normal e impresso especial, deve ser feita obrigatoriamente sob registro (Registro Módico ou Registro Nacional).”
          Mais detalhes em: http://www.correios.com.br/produtosaz/produto.cfm?id=BC88AAF6-012E-0AB5-92EF0B95721B8CE1

  46. Jean Franco says:

    Bom dia , fiz 5 comentarios na semana passada informando q os correios tratam seu clientes com DIFERENÇA OU DESCRIMINAÇÃO , e todos os comentarios foram retirado, apagados , quero saber pq nao respondeus meus Post senhorita Fabiola e pq eles foram apagados ?????????????????

    Pq os CORREIOS dos estados do Rio de Janeiro e Parana e na Grande São Paulo o pessoal pode postar até Carro em carta registrada e as demais localidade do Brasil não …..

    É só isso q eu quero saber ….

    Q coisa , como q eu posso enviar um chaveirinho q custa R$3,00 , para São Luis do Maranhão e pagar de frete R$19,90 só de frete Pac ….

    Mas se eu morasse no Rio de Janeiro , Paraná ou em São Paulo Capital ou nas cidades em volta de São Paulo eu poderia enviar este chaveiro por carta registrada e pagar R$5,00 de frete …

    Pq existe esta diferença de proibição ?????????????????

    Só quero saber pq uns podem e outros não …..

  47. Jean Franco says:

    UMA DICA PRA QUEM VAI POSTAR ALGUMA COISA VIA PAC E NÃO TEM EMBALAGEM ,

    ANTES DE COMPRA EMBALAGENS PRA POSTAR ALGUM PRODUTO PASSE EM PAPELARIA OU FARMACIA E VEJA SE ELES TEM CAIXAS DE PAPELÃO , VIRE A MESMA DO AVESO E PRONTO VC TERÁ UAM EMBALAGEM NOVINHA E DE GRAÇA ,…..

  48. Felipe says:

    Ola,pessoa fisica pode fazer um contrato com os correios? para ter tal previlegio?

  49. Viviane says:

    Eu vendo maquiagem pela internet. Que logística tem, em enviar um batom ou um lápis peo caixa? E o que faço com os envelopes bolha que comprei? Porque essa medida?

  50. Álberes Karlos says:

    Quais as objeções de enviar um pequeno objeto dentro de um envelope na modalidade CARTA REGISTRADA?

  51. Álberes Karlos says:

    Modalidade: Carta Registrada.

    3. Recomendações e Restrições

    Poderão ser aceitos como Carta Simples ou Carta Registrada, conforme as condições de aceitação previstas para o serviço, a postagem de CDs, DVDs, Disquetes, Fitas Cassetes/VHS, Tokens, Pen Drives, Cartões de Memória e Mídia Player Portátil, tais como MP3 e similares, desde que SEM VALOR MERCANTIL.

    Estes itens conforme aceitação prevista nos correios posso postar normalmente por Carta Registrada correto?

  52. Elvis Souza says:

    Olá! Gostaria de saber se é permitido o envio de CDs/DVDs e jogos no formato Blu-ray em “envelopes bolha” por PAC e Carta Registrada?

    Obrigado!

    • Elvis, estes produtos não podem ser comercializados via carta.

      • Elvis Souza says:

        Já sei! Só é permitido se eu possuir contrato com os Correios! Porém sou Pessoa Jurídica, e ae com fica? Esta diferenciação que os Correios estão fazendo não errada? Me sinto discriminado em relação a esta regra, sem contar que estou começando a ter problemas com o famoso PAC, que atrasam no prazo de entrega, sendo que por Carta Registrada no envio de objetos minusculos seria muito mais rápido, barato e prático. Tenho quase certeza de que você não fará nenhum comentário à partir deste, mas pelo menos que fique registrado aqui para que outros vejam, a minha indignação com os serviços dos Correios e que pretendo abrir uma reclamação no PROCON em relação a esta regra que ao meu ver, é discriminatória.

  53. Silvia says:

    Pelo que me informei com a atendente dos correios, o envelope pode ser usado apenas por carta registrada, que é até 500g e é possivel fazer seguro (até 500,00), além de rastreado chega mais rapido que o PAC, é só falar que é documento digital ou outro (cd, dvd, Disquetes, Fitas Cassetes/VHS, Tokens, Pen Drives, Cartões de Memória e Mídia Player Portátil, tais como MP3 e similares) e eles vão anexar no envelope e pronto.

  54. Se eu comprar caixas que não são dos correios, com essas especificações, Medida (mm): 225 x 180 x 165 (Comprimento x Largura x Altura)
    Especificação: Papelão 2 Capas semi-kraft, 460 g/m²

    Pode para envio de Sedex e Pac ou não?
    Obrigado pelo esclarecimento.

    No aguardo.

    • João, qualquer embalagem pode ser usada, desde que garanta a integridade do conteúdo durante o transporte e atenda às dimensões mínimas e máximas. Dê uma olhada no post que trata das dimensões.

  55. Marcio says:

    Bom dia! Desculpem o Off-Topic…
    Alguém sabe se o WebService de cálculo de frete dos correios está normal? Para mim, em todas as minhas aplicações está retornando a mensagem “Erro ao calcular o prazo, tente novamente mais tarde.”

    Grato,
    Marcio Azzarini

  56. Alexandre says:

    Nossa empresa tem contrato com os Correios, isso significa que então podemos enviar PAC na embalagem de envelope?

  57. Rafael says:

    Olá, eu vendo pen drives, cartões de memória, cd’s, dvd’s e até revistas, gibis e figurinhas, mas não sou pessoa jurídica. Quer dizer que, nada disso poderei mas enviar por carta registrada? Somente por PAC ou SEDEX? Nem mesmo as revistas, gibis e figurinhas, que são produtos bem fininhos, poderá ser enviado por carta registrada?
    Obrigado.

  58. ana says:

    e como funciona o esquema de contrato?
    Quantos mil tenho que pagar os correios?

  59. Me diga uma coisa. Se caso eu vendo roupas como pessoa física posso enviar estas mercadorias normalmente via correios mesmo com cupom fiscal que são emitidos pelas lojas que eu compro junto com estas mercadorias? Ou posso enviar um peso x sem precisar de nenhuma nota fiscal ou cupom.

  60. COmo faço para medir pesagem do produto e dimensões da embalagem sempre antes de enviar a mercadoria pelo correios , pois o cliente precisa saber qual o valor do frete para pagar quando do recebimento da mercadoria .

    grato.

  61. Raphael Farias says:

    Tremendo desrespeito com o cliente. Tenho milhares de pacotes personalizados que de uma hora para outra perderam a utilidade , sem nenhum aviso prévio os correios mudam uma regra de anos. Vou entrar com uma ação no PROCON contra os correios .

  62. Roney Ferreira de Proença says:

    Um tremendo absurdo. O correio brasileiro vai na contramão do que ocorre em outros países. Compro mercadorias do exterior e ambos chegam em envelopes e/ou envelopes plástico-bolha. Ridículo. Diferenciam clientes com contrato e sem contrato pensando apenas nos lucros, pois a caixa é muito mais caro.

  63. Fernando de Carvalho says:

    Isso é totalmente ridículo! É mais uma estratégia capitalista para essa empresa lucrar cada vez mais! Acorda Brasil! Com certeza tem coisa por trás disso, uma sede insaciável em lucrar!

  64. Tiago Nascimento says:

    Preciso enviar um produto de peso insignificante, é uma folha plástica de 10 x 18 cm para utilização em grupos geradores. Eu posso enviar como se fosse uma carta? Tem espessura de papel, tem peso de papel, só não tem nada escrito e é de plástico. se for via PAC vai ser gerado um peso desnecessário, a aquisição de uma caixa que não tem necessidade e um valor absurdo por algo tão pequeno. Eu posso mandar esse objeto por carta em envelope?

  65. Gabriela says:

    Gostaria de saber se posso enviar livros acondicionados em envelope com revestimento polibolha e usar impresso normal pardo e se posso usar impresso módico ou o normal? E qual a diferença entre esses dois tipos de envio?

  66. Gustavo BP says:

    Olá Fabíola, tudo bem?
    Toda vez que vou numa agência dos correios falam que carta registrada são aceitos objetos que condizem como “meios de comunicação”, tais como DVD, CD, pen drive, etc. Exatamente como estã no site dos correios (” Poderão ser aceitos como Carta Simples ou Carta Registrada, conforme as condições de aceitação previstas para o serviço, a postagem de CDs, DVDs, Disquetes, Fitas Cassetes/VHS, Tokens, Pen Drives, Cartões de Memória e Mídia Player Portátil, tais como MP3 e similares”).

    Agora uma dúvida, pelo que entendo essa regra de “meios de comunicação” e “similares” então é possível enviar um HD externo portátil dentro de uma carta registrada, uma vez que um HD Externo, CD, DVD e Pen Drives tem exatamente a mesma função, a gravação de dados como documentos, vídeos, fotos, apostilas, etc.

    Correto?

  67. Suelen says:

    Gostaria de saber se eh posssivel enviar uma encomenda com remetente e destinatário pertencentes a mesma cidade??

  68. Luiz Claudio says:

    Tenho enfrentado grande problema para postar no Rio e em Niterói. as agências dos Correios não se entendem. Tenho contrato e em algumas agências é exigido um carimbo no pacote (que eles chamam de chancela). Nunca fui informado disso (não consta do contrato) e em outras agências a postagem é feita sem essa exigência. Outro dia uma pessoa que também tinha contrato foi impedida de postar mercadoria embalada em envelope plástico (pvc) com lacre inviolável. O incrível é que ela foi impedida por um atendente da agência Santa Rosa(Niterói) e o atendente do lado aceitou a postagem.

    É possível ou não postar encomenda embalada em envelope plástico inviolável? Caso seja permitido, sugiro uma circular para as agências, pois causa confusão e atraso nas postagens, prejudicando os negócios de pequenos empresários.

  69. Sheila says:

    Vendo roupas de bebe importadas! Vou diretamente aos eua comprar!
    Como nao ultrapassa a cota de 500 dolares, nao declaro o valor ao chegar no Brasil!
    Os correios estao me pedindo nota fiscal para o envio.
    Sou pessoa fisica e nao tenho firma aberta. A mulher dos correios me diz q tenho q abrir firma e emitir nota. Assim, nega os envios!
    Como devo proceder?
    Esta correto nao aceitar minhas encomendas?

    • Sheila, uma vez que é sabido que são produtos comerciais é correto a exigência da nota. Entretanto, a responsabilidade pela não observação da regra é exclusiva do cliente. Veja orientações contidas nas páginas de cada serviço de encomendas, no título “Recomendações e Restrições”. http://www.correios.com.br

      “Nota Fiscal ou Formulário de Discriminação de Conteúdo deverão ser acondicionados em envelope plástico transparente auto-adesivo e afixados, preferencialmente, na parte externa da embalagem.”