Novos consumidores

Pesquisa: 79% dos executivos não se sentem preparados para lidar com as classes C, D e E, segundo pesquisa do Data Popular.

Segundo o sócio diretor do Data Popular, Renato Meirelles, saber lidar com a nova classe média e a base da pirâmide é essencial para quem deseja ser líder de mercado. “Existe um grande abismo cognitivo entre as empresas e a nova classe média. Entender as tendências, motivações e referências deste brasileiro requer humildade e conhecimento especializado”.A pesquisa ainda aponta que “o emergente é criterioso e mais fiel com as marcas, não pelo status, mas pelo aval de qualidade que ela empresta ao produto. Entre as dificuldades encontradas pelos executivos para atingir o mercado popular, estão a falta de conhecimento, comunicação e estrutura”. Fonte: Portal Fator Brasil

Juntando essa pesquisa com o crescimento observado no e-commerce é fácil perceber que esse movimento e participação das classes aplica-se também ao e-commerce. Por isso, vale a pena reforçar as recomendações do artigo acima: entender as tendências, motivações e referências desse público é muito importante. Por exemplo, procure estudar os hábitos dos clientes, respondendo perguntas como: qual faixa etária? Onde mora? qual frequência de compra? Quanto gasta? Quais produtos? Preferências? Como preferem a entrega?

O novo consumidor procura produtos de melhor qualidade e exige mais, porque reconhece o valor agregado dos produtos. Conhecê-lo melhor para criar uma relação de confiança é essencial.

This entry was posted in Atendimento. Bookmark the permalink.

Prezado leitor,

Só serão respondidos comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

14 Responses to Novos consumidores

  1. simone says:

    Olá pessoal,
    O blog dos Correios está ficando muito bacana. Parabéns!!
    Gostaria de propor uma parceria já que atuamos no mesmo segmento.
    Vocês poderiam entrar em contato comigo através do meu email?
    Obrigada!
    Abraços,
    Simone

    • Jane says:

      Desde quarta-feira à noite (20/4) vocês fizeram alteração no link de entrada para cálculo automático de preços e está dando erro. Ou a cliente não consegue finalizar a compra, ou o frete sai por R$ 0,00. NINGUÉM competente nos atendimentos dos Correios para resolver. Estamos ligando desde quinta pela manhã. PERDEMOS MAIS DE 60 VENDAS. AS FINALIZADAS, QUEM ASSUME O CUSTO DO FRETE?

      Resposta dos atendentes: “A senhora vai ter que esperar, porque não tem nenhum supervisor para atender” — como se a presença de um supervisor de telemarketing resolvesse alguma coisa.

      Como vai ficar isso? Quem vai pagar o prejuízo?

    • MINHA COMPRA FOI EXTRAVIADA DENTRO DO CORREIO! KKKK

      Fiz uma compra da CHINA, que demorou meses para chegar, e eu rastreando pelo site dos correios, quando chegou na unidade do correio do meu bairro ela foi simplesmente EXTRAVIADA já no meu bairro
      … Quando consulto, lá diz: __” AGUARDANDO RETIRADA”, MAS, não se encontra.. vou precisar entrar em contato com a CHINA para tentar resolver????
      Isso é uma vergonha!!!!

  2. Gostei muito dos comentários, isso e bom no sentido de esclarecimento de duvidas que muitas vezes são difíceis de serem sanadas.. e com um simples toque voce tem todas as informações que deseja..
    Pois Bem, estou montando um Loja Virtual, e preciso saber como farei para ter os correios junto do meu site para dar andamento a logística da Loja..
    Um Abraço
    Marcus – HM2

  3. SANSÃO says:

    É PERFEITO

  4. tamires says:

    oi gostaria de saber como eu faço pra estar trabalhando com os serviço dos correios… muito obrigado.

  5. Éverton Castro says:

    Olá, fiz uma postagem com o número de rastreamento SG046455255BR, mas o mesmo está sendo devolvido em virtude de “Endereço insuficiente para entrega”. Eu não entendo o motivo da devolução, pois todas as informações do endereço foram colocadas e além disso a encomenda com o número de rastreamento EC799708043BR teve as mesmas informações de endereço e foi normalmente entregue. Será que o fato do carteiro ter sido trocado foi o motivo da devolução da minha encomenda ?
    O que eu posso fazer para que isso não aconteça ? Posso colocar pregado na embalagem da encomenda um mapa do google maps e uma cópia da conta de energia e água do endereço de entrega ?
    Por favor, eu quero resolver este problema.

    • Franz e Silva says:

      Como eu próprio já disse num outro comentário meu, conta de água e energia não é referência de endereçamento, pois normalmente é entregue por pessoal próprio das concessionárias e a entrega é feita por rota de entrega considerando os números dos medidores. Por isso que conta de luz e água não é devolvida por endereço incorreto, Pq medidor não tem endereço, tem localização na rota da entrega.

  6. Juarez says:

    Os Correios não podem pensar em “Os novos consumidores” sem repensar nas dimensoes dos objetos que transportam. Por ex, um rolo de 90cm não tranporta quase nada. Porque nao aumentam essa dimensao para atingir mais clientes e ai sim pensar em crescer e ser os Correios nota 10? Existe alguma novidade em relaçao a isso?

    • Oi Juarez,

      Esta semana falei com outros dois participantes do blog, a Vera e o Clayton, que trouxeram a mesma colocação. Sobre esta questão há estudos em andamento. Dentro em breve teremos novidades.

      Abs,
      Fabíola Calháo
      Equipe e-commerce Correios

  7. Gostaria de saber como faço para colocar o icone dos correios em minha pagina do mercado livre para que meus clientes possam calcular o frete diretamente pelo site?

    Aguardo retorno.