Pilares do e-commerce

Esse texto é dedicado aos empresários que desejam ingressar no varejo virtual, e não tem idéia de como começar os trabalhos.

Algumas pessoas ainda acham que, para ser dono de uma loja virtual, basta ter uma conexão com a internet, anunciar alguns produtos e ficar esperando pelas vendas, sentado no sofá da sala. Ledo engano.

De acordo com o IBGE, 25% das empresas fecham as portas no primeiro ano de vida e você não deseja fazer parte dessa estatística.

Os Pilares do e-commerce servem justamente para organizar as idéias e planejar a montagem de uma loja virtual.

Vamos começar falando sobre a base da pirâmide. A Estratégia Comercial é muito importante para iniciar qualquer negócio e não é diferente para uma loja virtual.

Segundo Henry Mintzberg Estratégia é a “Forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados”.

Nesse estágio o lojista deve verificar alguns pontos:

  • Posicionamento do seu produto no mercado;
  • Quais os principais concorrentes e onde estão situados;
  • Montar tabela de custos do produto;
  • Valor do frete para outros estados e qual o impacto no preço final;
  • Quantidade de lojas atuantes no mercado;

De início pode parecer complicado, mas você, micro e pequeno empresário não está sozinho nesse trabalho.

O SEBRAE é uma entidade privada que dá apóio ao micro e pequeno empresário, e sua missão é focada no desenvolvimento do Brasil através da geração de emprego e renda pela via do empreendedorismo.

Minha sugestão!

Procure o SEBRAE de sua região, conte sua idéia e seus planos para um dos consultores, eles estão aptos a prestar todos os esclarecimentos e também ajudar a com ótimas dicas.

Um plano de estratégia comercial bem elaborado busca orientações no mercado para gerar resultados positivos no futuro.

A idéia é começar pequeno, mas sempre pensando em ser grande.

No próximo post falaremos dos outros pilares.

Links úteis:
http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio
http://www.ead.sebrae.com.br/hotsite/
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Prezado leitor,

Só serão respondidos comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

28 Responses to Pilares do e-commerce

  1. realmente nao é apenas ter um computador e uma conexao com a internet, é preciso planejar. Porem no inicio de meu negocio fui ate o SEBRAE para procurar alguma orientaçao e o consultor que me atendeu me incentivou a nem comecar, so estou aqui agora por causa de Deus em primeiro lugar e de meu primo que me ajudou no comeco, ou seja, nem sempre a propaganda que o SEBRAE mostra na TV ou no anuncio é real.
    abraco a todo pessoal do blog e visitantes.

    att:
    fernando justino

    • Fernando,
      Parabéns pela sua dedicação e perseverança, muitas vezes temos que insistir em nossos sonhos para mostrar a todos que somos capazes. Quando o site estiver pronto envie um comentário dando boas notícias. Conto conosco para auxiliá-lo.
      []s
      Anderson Martins
      Equipe e-commerce Correios

      • soriano says:

        eu tenho minha loja virtual e preciso de saber qual o formato dos pacotes para enviar as encomendas.
        Alguém pode me ajudar?

    • Jane says:

      Desde quarta-feira à noite (20/4) vocês fizeram alteração no link de entrada para cálculo automático de preços e está dando erro. Ou a cliente não consegue finalizar a compra, ou o frete sai por R$ 0,00. NINGUÉM competente nos atendimentos dos Correios para resolver. Estamos ligando desde quinta pela manhã. PERDEMOS MAIS DE 60 VENDAS. AS FINALIZADAS, QUEM ASSUME O CUSTO DO FRETE?

      Resposta dos atendentes: “A senhora vai ter que esperar, porque não tem nenhum supervisor para atender” — como se a presença de um supervisor de telemarketing resolvesse alguma coisa.

      Como vai ficar isso? Quem vai pagar o prejuízo?

    • Concordo planamente com você. O que acontece é que o atendimento é individual e assim você e seu futuro negócio fica dependente da habilidade, conhecimento, experiências pessoais e humor do consultor que o atende. Por outro lado você pode encontrar excelentes consultores no Sebrae. Abraço.

    • Emanoel Reis dos Santos says:

      Olá,Fernando,eu concordo plenamente com vc,pois um dos campos da estratégia comercial,que é a base de toda formação de uma empresa,é a nossa firme DECISÃO de se conectar no mundo dos negócios,pois este fator é bem particular do empreendedor.Agora,depois desta firme decisão,entra alguns fatores estratégicos que o consultor não se dispôs a ter passar,pois requer um esforço máximo seu para se manter nesta rocha de competitividades,tendências,escolhas certas,cultura,necessidades e status social de cada consumidor.Digo que os empresários emergentes e sobreviventes nesta era de intenso calor comercial,serão os mais criativos,sensíveis aos hábitos e costumes dos consumidores,atenciosos,prestativos,conhecedores do terreno de seus concorrentes,demoduladores das tendências globais em sua área e estratégias de atuação,alicerçados em soluções tecnológicas e bem preparados na carruagem da logística diversificada,oferecendo às partes interessadas,confiança,segurança e comodidade,sem contar com os custos-benefícios proporcionados,sempre com foco em eficazes resultados.Parabéns pela sua firme decisão.Os fracos nunca começam,os fortes estão no caminho,os valentes sempre ganham a guerra! Um abraço!

  2. Paulo says:

    Em que planeta vocês vivem? Isso é matéria de pre-escolar!

    Não acredito que uma empresa com tamanha importância no Brasil tenha mentalidade tão obsoleta!

    • Olá Paulo,
      Este blog é acompanhado por diversos perfis de leitores, com diferentes níveis de conhecimento sobre o e-commerce. Este post foi dedicado a orientar lojistas iniciantes no varejo eletrônico. Desde 2003, participamos do Ciclo de Seminários Comércio Eletrônico para Micro e Pequena Empresa, da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (www.camara-e.net) falando sobre e-commerce e logística e ouvindo muitas dúvidas deste público, com o qual temos contato permanente. Julgamos serem relevantes tais informações.
      Mas fique sempre à vontade para sugerir outros temas no escopo do e-commerce.
      []s
      Anderson Martins
      Equipe e-commerce Correios

  3. Luke says:

    Gostariamos de saber porque ninguém nunca “assina” de verdade estes posts de blog. È por medo, por falta de estrutura, ou o que? Vergonha de dizer seu nome e ser perseguido por clientes insatisfeitos? É um robô que escreve? QUEM É O “ADMIN” q responde? Ele tem nivel superior para atendimento? Pq para nós, parecem estagiários escrevendo. Vocês tem que trabalhar muito ainda para dizer que conseguem atender DE VERDADE um cliente, coisa que os micro empresários aprenderam faz TEMPO. Falta nós microempresas acharmos um entregador a altura, pq preço competitivo vcs não tem, qualidade no atendimento, tb não, respostas precisas de encomendas, tb não… o Correio só tem a história a seu favor, o resto não presta mais, infelizmente… Abs

    • Tom Pointless says:

      + Otimismo iluminaria sua vida , como está VIVENDO ainda ? Se forem estagiários qual o problema ? Voçê nunca foi principiante um algum momento da vida ? NASCEMOS como principiantes e depende de cada um querer desenvolver-se para CAPACHO ou PESSOAS , GENTE ! Voçê sabe o que é isso ? desde já respondo que não .
      O problema são ” OS CORREIOS ”,sua administração no geral . ELES estão aprendendo ( e regredindo por incrível que pareça . ) como voçê agora , então , de uma vez por todas DEIXE o sol RAIAR na sua vida , e se a demora da entrega é ” GRANDE ” arrume um JUMENTO e faça suas entregas , dê exemplo a eles ( Correios ) também , vai ver voçê ainda apareçe no domingo espetacular ou no Fantástico como melhor empreendedor do Ano .

      Medite.

  4. Considero o artigo bastante objetivo e adequado ao perfil médio do público que os Correios procura manter contato. Os ciclos MPE.Net que a empresa apóia são de fato eventos bastante básico e aderentes com este artigo.

    Sem dúvida, a estratégia comercial é o ponto de partida para qualquer tipo de negócio, inclusive e-commerce. No Brasil, infelizmente, o planejamento de modo geral ainda é ineficiente e por isso é um dos países em que ao mesmo tempo possui alto nível de empreendedorismo e também alta mortalidade de empresas.

    Para aprofundarem mais os conhecimentos sobre comércio eletrônico, principalmente sobre o pilar Tecnologia que será tratado em breve, deixo o convite para visitarem o seguinte blog:
    http://blog.ipagare.com.br

    Abraços

    • Luis Ipolito says:

      Muito bonito as informações prestadas; no entanto, os Correios abandonaram por completo o suporte aos lojistas antigos hospedados em sua loja virtual como é o nosso caso. Estamos com problemas sérios na loja e há 10 dias tentamos encontrar alguém que preste o suporte para resolver o problema, sem sucesso. Quando ligamos para o CAC para pedir ajuda, os atendentes derrubam a ligação. Por e-mail, não respondem. Caati Ltda fone 11 56796181 (21/03/2011)

  5. Muito bom, muitos empresários iniciam no E-commerce sem base alguma, pensando que é só colocar o site no ar e do dia para a noite virar um Submarino.com.br, só ilusão.
    Procure empresas boas e fuja daquelas que oferecem loja virtual completa por “quase de graça”.
    Na espera por outros post…

  6. Luis says:

    Prezados o correio deveria se preocupar em trabalhar junto com os desenvolvedores, é um absurdo o correio não fornecer um webservice para consulta de endereço através do cep, cada um vem desenvolvendo suas próprias soluções o que gera muita informação desatualizada.

    Consulta de custos, e consulta de endereço através do cep é o básico que deveriam oferecer aos desenvolvedores através de webservices.

    • Luis,
      um web service para cálculo de preços e prazos já está disponível (www.correios.com.br/webservices). Estamos construindo as consultas para os demais serviços.
      []s
      Anderson Martins
      Equipe e-commerce Correios

  7. cristiane says:

    bom dia anderson!
    gostei do artigo e do tema… e cade os outros pilares??
    abraços!

    • admin says:

      Oi Cristiane,
      em breve novos posts, estamos escrevendo!

      []´s
      Anderson Martins
      Equipe e-commerce Correios

      • Rafael says:

        Anderson,

        Já fazem 6 meses. Midias sociais são sobre perseverança diálogo, vamos lá, esse artigo foi o começo de um bom material dos Correios.

  8. O que os CORREIOS tem a nos dizer sobre este vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=pHixQywXKFg

    ?

    Vejam…. como nossas encomendas são tratadas dentro dos CORREIOS.
    Os funcionários JOGAM as caixas sem ao menos imaginar o que pode estar dentro delas.
    Um notebook… copos…. enfim… a maioria das encomendas são frágeis e não resistiriam as esses MALS TRATOS.
    Depois de ver esse vídeo eu entendi porque minhas encomendas chegam aqui AMASSADAS, COM A EMBALAGEM RASGADA …fora outras avarias.

    Enfim….. aguardo resposta.

    • José,
      Quando saiu o vídeo, os Correios apuraram a situação demonstrada no vídeo para verificar condutas inadequadas, visando reforçar a orientação à equipe. Independentemente do desfecho do caso, as imagens não refletem a realidade da operação postal que ocorre diariamente em todo o Brasil e envolve mais de 30 milhões de objetos, entre cartas, telegramas e encomendas.
      []s
      Alex do Nascimento
      Equipe e-commerce Correios

  9. O que vocês tem a dizer sobre este vídeo:

    http://www youtube com/watch?v=pHixQywXKFg

    Vejam como nossas encomendas são tratadas dentro dos CORREIOS.
    Um absurdo. Após ver este vídeo entendi porque minhas encomendas chegam aqui em casa AMASSADAS, RASGADAS e tudo mais.

    ….. Isso concerteza tem que mudar!

    O que vocês tem a dizer?

  10. fernando says:

    ja faz muito tempo e ainda nao consta a continuaçao deste post, quando vcs vao efetuar a postagem? abraco.

  11. Nivia says:

    Bom dia, por favor, a empresa que está montando o meu site (e-commerce) está me solicitando uma tabela dos Correios com as tarifas de postagem, como consigo isso? Já fui na agência dos Correios e os mesmos me informaram que consigo apenas pelo site. No aguardo, grata!

  12. Paulo Taneda says:

    Olá, como posso conseguir a base de dados de ceps contendo logradouro, Cidade e UF atualizada?

    http://www.brasmid.com.br