Serviços Correios

A utilização de serviços de entrega de qualidade e com segurança é uma questão de sobrevivência para as empresas de comércio eletrônico. Os Correios oferecem serviços de encomendas nacionais, podendo ser expressos ou econômicos. Entenda estes serviços:

SEDEX:

É um dos serviços de encomendas expressas mais utilizados no Brasil, que atende a totalidade de municípios brasileiros, com os serviços básicos de entrega domiciliária, admitindo até 3 tentativas de entrega e rastreabilidade total do objeto postado.

O prazo e o preço de entrega variam de acordo com o local de origem e de destino da encomenda. O preço também depende do peso e dos serviços opcionais, caso sejam contratados. O limite de peso da encomenda é de 30 kg.

O SEDEX possui modalidades para atender as necessidades do mercado:

O SEDEX convencional atende todos os municípios brasileiros.

O e-SEDEX é destinado exclusivamente a lojas virtuais (Pessoa Jurídica) com contrato com os Correios, e oferece vantagens competitivas pelas tarifas diferenciadas. Disponível nas principais cidades do país, o e-SEDEX já atende 205 localidades.

O SEDEX 10 garante a entrega do seu produto até as 10 horas da manhã do dia posterior ao da postagem.

O SEDEX Hoje entrega a mercadoria no mesmo dia da postagem. O limite de peso da encomenda é de 10 kg.

No SEDEX a cobrar, o remetente paga as despesas postais e estabelece o valor a ser cobrado do destinatário no momento da entrega, na agência dos Correios.

PAC:

Já na linha econômica, os Correios dispõem do serviço PAC, presente em todo o território brasileiro, disponível para clientes Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, com ou sem contrato.

O preço é mais acessível e o prazo é um pouco maior que dos serviços de entrega expressa. Possui entrega domiciliar, admitindo até 3 tentativas de entregas e com rastreabilidade total do objeto.

No quadro abaixo, confira as principais características dos serviços SEDEX e PAC:

Comparativo Serviços Correios

SERVIÇOS ADICIONAIS:

Para todos os serviços citados, é possível a contratação de serviços adicionais:

Mão Própria: a certeza de que a encomenda será entregue exclusivamente ao destinatário devidamente identificado;

Aviso de Recebimento (AR): retorno, ao vendedor, do documento que comprova a entrega do objeto, com a assinatura de quem recebeu. É possível também utilizar o AR Digital, pelo qual o documento de comprovação de entrega é digitalizado e fica disponível para consulta via Internet;

Coleta domiciliar ou Disque-Coleta: o serviço de coleta das encomendas é feito em local determinado pelo remetente, através de solicitação pelo site ou pela central de atendimento (serviço sujeito a disponibilidade e capacidade dos Correios);

Indenização complementar: contratação de indenização adicional com respectiva declaração de valor do produto, para mercadorias que ultrapassem o valor da indenização automática;

Devolução de Documentos e/ou notas fiscais, ao remetente, que precisam ser assinados pelo destinatário, no momento da entrega;

Logística Reversa: ferramenta de pós-venda, que realiza remessa de encomendas em devolução ao remetente.

Comments are closed.