Carnaval ganha mostra no Museu Correios

selosPara entrar no ritmo do momento mais alegre do ano, o Museu Correios, em Brasília, apresenta a mini exposição “Carnaval na Filatelia”.

A mostra traz vários selos que já retrataram este espetáculo tão brasileiro: Rio de Janeiro, Olinda, Salvador e suas folias foram belamente ilustrados em uma série no ano de 1991. O carnaval carioca foi o mais retratado até hoje, com selos em diversos anos homenageando esta festa, mundialmente famosa.

Mas a exposição vai além, com selos de outros países demonstrando que o Carnaval é comemorado também ao redor do mundo. Bolívia, China e Portugal são exemplos de países que retrataram suas culturas carnavalescas por meio da Filatelia.

A visitação é gratuita. O Museu Correios está localizado no SCS quadra 4, bloco A, 256, – Asa Sul. Neste Carnaval, o Museu funcionará sábado e domingo, das 14h às 18h, ficará fechado nos dias 27 e 28, reabrindo na quarta-feira às 12h.

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , , | Deixar um comentário

Mostra reúne registros de imigrantes na Ilha das Flores

O Espaço Cultural Correios Niterói, apresenta, até 11 de março, registros da imigração ocorrida na Ilha das Flores, em São Gonçalo (RJ), durante os séculos XIX e XX.

“Cenas do cotidiano da Ilha das Flores pelas lentes de moradores e funcionários da Hospedaria de Imigrantes” reúne imagens do período entre 1883 e 1966, quando cerca de quinhentas mil pessoas passaram pelo local, o primeiro a receber oficialmente imigrantes que chegavam ao Brasil em busca de uma nova vida. Em quase um século de funcionamento, a Hospedaria serviu de cenário para vivência de diversos imigrantes e funcionários.

A mostra é resultado da parceria entre a Marinha do Brasil (MB) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a partir de pesquisas e estudos realizados por professores e estudantes de cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado da UERJ e da MB, estando esse acervo concentrado no Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores.

A exposição pode ser conferida gratuitamente de segunda-feira a sábado, das 11h às 18h – exceto feriados. O Espaço Cultural Correios Niterói está localizado no Palácio dos Correios, na Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro, Niterói (RJ).

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , , | Deixar um comentário

Programa de história oral dos Correios segue em expansão

programa-historia-oralO Museu Correios vem realizando diversas atividades voltadas para o futuro na capital federal, entre elas o Programa de História Oral dos Correios. A iniciativa visa à coleta de testemunhos da vida de empregados, com o objetivo de preservar a memória postal, por meio da narrativa de quem vivencia a empresa.

Para construir uma rede colaborativa em prol da guarda dessa memória, desde 2015 o programa passou a integrar um grupo de trabalho, que atua para disseminar este trabalho também em outros estados, focando em diminuir lacunas que possam existir na história recente da empresa.

O coordenador do programa, Fausto Weiler, destaca a passagem do Departamento de Correios e Telégrafos (DCT) para Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), como um desses grandes marcos. “Esses depoimentos de pessoas que já foram do DCT são pedras preciosas na composição do acervo dos Correios. E outras tantas coisas mais recentes”, enfatizou.

O programa possui entrevistas herdadas de uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB) no ano 2002 e várias já realizadas nas regionais de Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e também na Administração Central, em Brasília. O acervo já conta com arquivos de empregados, ex-empregados, ex-telegrafistas, artistas postais, filhos de indígenas telegrafistas que integraram a missão Rondon e, em breve, incluirá o de empregados que estão aderindo ao Plano de Desligamento Incentivado da empresa.

Publicado em Institucional | Com a tag , , | Deixar um comentário

CPF de menores para IRPF pode ser emitido nos Correios

Quem tem dependentes no imposto de renda (IRPF) com idade a partir de 12 anos pode procurar qualquer agência dos Correios para fazer a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Para quem ainda não está sabendo da mudança, a partir deste ano, a Receita Federal diminuiu a idade mínima para a exigência do documento na declaração do imposto renda. Antes, a regra valia para os maiores de 14 anos.

O prazo para a entrega da declaração do imposto de renda deste ano começa no próximo dia 2 de março e vai até 28 de abril. Os dependentes que tiverem completado 12 anos até 31 de dezembro de 2016 precisam ser declarados com seus respectivos números de CPF.

Como solicitar – O processo para emissão do documento aos menores de 16 anos é simples: basta levar um documento de identidade e pagar a taxa de R$ 7. Vale ressaltar que não há necessidade do comparecimento do adolescente, basta que um dos pais ou o responsável legal apresente os documentos. O número do CPF é entregue na hora.

Publicado em Institucional | Com a tag , , | Deixar um comentário

Correios inaugura Centro de Cinesioterapia Laboral em SP

Nesta segunda-feira (20), os Correios inauguraram a segunda unidade do Centro de Cinesioterapia Laboral da empresa, no Complexo Vila Maria, em São Paulo. O primeiro, inaugurado no dia 19/01, fica em Salvador e, até abril, a previsão é de que sejam abertos mais dois: o de Campinas, no interior de São Paulo, e o de Benfica, no Rio de Janeiro.

Participaram da cerimônia de inauguração, o presidente dos Correios, Guilherme Campos; o diretor regional de São Paulo Metropolitana, Eugênio Valentim; a chefe do Departamento de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho dos Correios, Aurora Gonçalves; o diretor de Relacionamento com o Beneficiário da Postal Saúde, Júlio César de Oliveira, e a coordenadora do projeto de Cinesioterapia dos Correios, Simotea Hoffmeister.

“A atividade laboral nos Correios exige força muscular e vem mudando ao longo do tempo, do esforço repetitivo da triagem de cartas para o agachamento e suspensão de objetos do tratamento de encomendas, o que exige muito do empregado. Mas existem formas de minimizar esse desgaste e o Centro é um esforço da empresa pensando na saúde dos seus empregados”, afirmou o presidente dos Correios, Guilherme Campos.

A unidade inaugurada no Complexo Vila Maria conta com mobiliário, equipamentos de educação física e fisioterapia, além de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e educadores físicos. Entre os objetivos do Centro estão: preservar a saúde física e mental; desenvolver, melhorar, restaurar e manter a força, a massa muscular e óssea, a mobilidade e a flexibilidade; reduzir índices de absenteísmo, acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, bem como oferecer condicionamento físico aos empregados.

“Quando recebemos a demanda para diminuir o adoecimento e o consequente absenteísmo nas atividades que necessitam força e esforço repetitivo, foi sugerido arrumar a casa com equipamentos ergométricos adequados a cada atividade, o rodizio de atividades para diminuir a sobrecarga e a cinesioterapia para tratar e, principalmente, prevenir lesões. Depois do piloto em Porto Alegre, agora estamos expandindo para os maiores centros de triagem em todo o Brasil, explicou a coordenadora do projeto de Cinesioterapia dos Correios, Simotea Hoffmeister.

Cura pelo movimento – A cinesioterapia é uma técnica de tratamento que se baseia nos conhecimentos de anatomia, fisiologia e biomecânica, proporcionando às pessoas um melhor e mais eficaz trabalho de prevenção, cura e reabilitação, com utilização de recursos e técnicas variadas.

Publicado em Institucional | Com a tag , , , | 4 comentários

Correios marca presença na Feira do Empreendedor

Considerada o maior evento de empreendedorismo do Brasil, a Feira do Empreendedor chega a sua sexta edição em 2017, com expectativa de receber um público de 150 mil pessoas, até esta terça-feira (21), em São Paulo. Durante sua abertura, no último sábado (18), o evento contou com a participação do presidente dos Correios, Guilherme Campos.

“Mais do que patrocinar a Feira do Empreendedor, o maior evento de franquias focadas nos micros, pequenos e médios empresários, nossa presença, também como expositor, só reforça o papel do Correios como o principal provedor de soluções de logística, com capacidade de entrega Brasil afora, junto a esse segmento”, declarou Guilherme Campos.

Além de visitar o estande dos Correios, o presidente da estatal esteve com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, que também preside o Ciesp, Sesi, Senai e Sebrae-SP, e com Altino Cristofoletti Júnior, fundador da Casa do Construtor, maior franquia no segmento de locação de equipamentos de pequeno porte para a construção civil.

A Feira do Empreendedor está sendo realizada no Anhembi até esta terça-feira (21/02) e a entrada é gratuita.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , , | Deixar um comentário

Correios assina contrato de patrocínio com o rugby brasileiro

O contrato de patrocínio dos Correios com a Confederação Brasileira de Rugby tem dois anos de duração. Foto: João Neto/FotojumpOs Correios e a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) assinaram, esta semana, contrato de patrocínio esportivo para o período de dois anos. Assim, os Correios passarão a ser um dos principais patrocinadores do rugby brasileiro.

O presidente dos Correios, Guilherme Campos, afirma que a assinatura do contrato de patrocínio com a Confederação Brasileira de Rugby, além de ser importante para dar visibilidade às marcas Correios e Sedex, ajuda a fomentar o esporte no país e auxilia no desenvolvimento de ações sociais relacionadas à prática esportiva. “Desde 2010 o rugby vem apresentando forte crescimento no Brasil. Em nível mundial, a Copa do Mundo de Rugby é o terceiro maior evento esportivo, ficando atrás somente dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo de Futebol. A confederação é exemplo de boas práticas em gestão esportiva. Estamos animados em fazer parte do crescimento e divulgação da modalidade no país”, defende.

Segundo Agustin Danza, CEO da CBRu, o patrocínio dos Correios contribuirá para aumentar a visibilidade do rugby brasileiro. “Estamos muito orgulhosos e felizes de poder contar com o apoio de uma empresa como os Correios, reconhecida no mercado pelo seu trabalho constante de longo prazo para o crescimento do esporte brasileiro. Com esse apoio, teremos chances ainda maiores de poder atingir nossos objetivos estratégicos e colocar o rugby brasileiro como um esporte de relevância no Brasil e no mundo”, explica.

De acordo com a Kantar Ibope, no ano de 2016 a CBRu teve a maior audiência média em mais de 70% dos mercados avaliados na RedeTV e a melhor performance nas principais praças desse canal. Adicionalmente, A CBRu aumentou em 450% o valor do seu espaço ocupado na mídia, de R$ 24 milhões, no primeiro semestre de 2015, para R$ 130 milhões, no 1º semestre de 2016, o que demonstra um incremento constante na exposição da marca, audiência e retorno para seus patrocinadores.

Além do rugby, os Correios também patrocinam os desportos aquáticos, o tênis e o handebol brasileiros.

Publicado em Patrocínios | Com a tag , | 7 comentários

Selo homenageia 40 anos do Ibram

Presidente dos Correios, Guilherme Campos (esq) e ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. Foto: Adriano Machado

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (16) no Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), em Brasília, os Correios lançaram um selo personalizado dando início às comemorações dos 40 anos da instituição.

O evento contou com a participação de diversas autoridades do setor de mineração, como o ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho Filho; o presidente dos Correios, Guilherme Campos; o presidente do Ibram, Walter Alvarenga; e o presidente do Conselho-Diretor do Ibram e diretor-executivo da Vale, Clovis Torres Junior.

O presidente dos Correios conduziu as obliterações do selo e ressaltou a importância da mineração em nosso país. “Esse selo representa o reconhecimento dos Correios a um setor tão importante como o da mineração, mais antigo ainda do que os próprios Correios, que possuem 354 anos de existência no Brasil”.

Ibram – Fundado em 10 de dezembro de 1976 e com atuação focada na promoção do desenvolvimento sustentável e na difusão das melhores práticas de segurança e saúde ocupacional, o instituto representa as principais empresas e instituições ligadas ao setor mineral. Em seu quadro de associados reúne mineradoras, entidades de classe patronais, empresas de engenharia mineral, ambiental, de geologia, fabricantes de equipamentos, centros de tecnologia, bancos de investimento, entre outros.

Publicado em Filatelia | Com a tag | 1 comentário

Correios chega à reta final de desmontagem dos Jogos Rio 2016

Main Distribuiton Center (MDC) dos Correios, localizado em Duque de Caxias, antes dos Jogos Rio 2016. Foto: Correios/DivulgaçãoMain Distribuiton Center (MDC) dos Correios, localizado em Duque de Caxias, depois dos Jogos Rio 2016. Foto: Correios/Divulgação
Seis meses após o término dos Jogos Rio 2016, o trabalho dos Correios continua. A empresa encerrou em definitivo as operações no MDC, seu principal centro logístico nos Jogos, localizado em Duque de Caxias (RJ). Dividido entre os blocos A e B, o armazém de 75 mil m² teve seu lado B entregue aos proprietários no início de janeiro. Já o bloco A foi devolvido nesta semana.

“Nosso planejamento prevê que, até 28 de fevereiro, estejam finalizadas as operações de rescaldo do Rio 2016, que envolvem principalmente itens esportivos e de tecnologia, e a retirada total dos equipamentos que ficarão de legado para os Correios”, explica o coordenador-geral da força-tarefa da estatal nos Jogos, Carlos Henrique Ribeiro.

Destinação dos materiais – Neste período da logística reversa, os Correios estão desmontando e dando destinação aos objetos que foram utilizados nos megaeventos esportivos. Muitos equipamentos, doados pelo Comitê Organizador, estão sendo entregues a comunidades carentes em uma ação conjunta com a Prefeitura do Rio de Janeiro. São cadeiras, armários, sofás, mesas, geladeiras, micro-ondas e pufes, que já foram retirados das instalações olímpicas e paralímpicas e encaminhados a moradores de condomínios do Minha Casa, Minha Vida.

Outros recebedores de doações são o Estado do Rio de Janeiro (como secretarias de governo, polícias Civil e Militar, Bombeiros e empresas de limpeza urbana, entre outros), as Forças Armadas, o Comitê Olímpico Brasileiro, as confederações esportivas e as entidades beneficentes.

 

Publicado em Institucional | 1 comentário

Projeto Eleições 2016 gera receita para os Correios

urnaOs Correios tiveram, em 2016, uma receita de R$ 39 milhões com a prestação de serviços para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), candidatos, partidos políticos e comitês eleitorais. Em comparação com as eleições municipais de 2012, a empresa teve um crescimento de 13% no faturamento.

Os números positivos vêm principalmente do segmento de mensagem – carta, cartão resposta, mala direta e suas modalidades. Nesse segmento, utilizado principalmente pelos tribunais para a convocação de mesários, a empresa atingiu lucro de R$ 6 milhões nas eleições municipais de 2016, uma evolução de 36% se comparado a 2012.

Para atender às necessidades dos candidatos e partidos políticos nas eleições municipais do ano passado, os Correios lançaram uma página com orientações sobre produtos e serviços adequados à nova legislação eleitoral, com ofertas de soluções para uma comunicação efetiva e direta com os eleitores. Clique aqui para conferir.

Publicado em Negócios e Mercado | 1 comentário