Nova linha de crédito disponível no Banco Postal

O Banco Postal passa a oferecer uma nova linha de crédito, o “BB Pagamento Parcelado de Contas”, disponível para correntistas do Banco do Brasil.

O crédito destina-se aos clientes que possuem limite disponível e que tenham interesse de parcelar o pagamento de suas contas de concessionárias (água, luz e telefone), boletos bancários (carnês) ou tributos (IPVA, IPTU, multa de trânsito, entre outros) que possuem código de barras, por meio da opção de pagamento com cartão em débito em conta.

Em agosto, o Banco Postal passou a oferecer linhas de crédito CDC Consignado INSS e CDC 13º Salário. Outras modalidades de crédito oferecidas para pessoas físicas são o BB Crédito Salário, o BB Crédito Benefício e o BB Crédito Automático — para adquirir, o cliente deve se dirigir a uma agência dos Correios e conversar diretamente com um atendente, que dará as orientações necessárias.

O Banco Postal é uma parceria entre Correios e Banco do Brasil, iniciada em janeiro de 2012, para prestação de serviços bancários básicos. Atualmente, são mais de 6 mil pontos de atendimento em todo o Brasil. Em 2014, as duas instituições reformataram a parceria, assinando um novo contrato, com o objetivo de implantar um novo modelo de negócio.

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Esclarecimento sobre matéria do jornal O Estado de S. Paulo

Com relação à matéria divulgada nesta sexta-feira (26), pelo jornal O Estado de S. Paulo, os Correios esclarecem que não abriram “exceção” para nenhum candidato ou partido político para postagem de material eleitoral.

Todas as postagens sem chancela ou sem CNPJ na chancela foram autorizadas com base em critérios previstos no Manual de Comercialização e Atendimento dos Correios, assim como no Guia Comercial Eleições, publicado pela empresa. A norma detalhada já foi fornecida ao jornal, que vem sistematicamente privando seus leitores dessa informação.

A falta de chancela não impede o controle da entrega, já que são os Correios quem indicam aos clientes a quantidade de pontos de entrega da área que se pretende atingir e, consequentemente, aceitam distribuir apenas essa quantidade de material. O “Espaço do Candidato”, disponível no site dos Correios desde o final de maio de 2014, deixa claro que, para o envio de Mala Direta Domiciliária, o cliente nem mesmo precisa ter o cadastro do público-alvo.

Além disso, a quantidade de material é verificada no ato da postagem e os procedimentos operacionais seguem a prática da empresa para entrega de objetos sem registro, como cartas simples, por exemplo.

Os Correios não divulgam os nomes dos clientes com base no artigo 6º da Lei 6.538/78 e no inciso XII do artigo 5º da Constituição Federal, mas colocam toda a documentação à disposição dos órgãos que possuem legítimo exercício de fiscalização das atividades públicas.

A exposição pública de nomes de clientes dos Correios foi feita pelo jornal o Estado de S. Paulo, em matéria publicada na sexta-feira (19) e nos dias seguintes. Os Correios só divulgaram os dados após a publicação da matéria pelo jornal, por necessidade de esclarecimento e em atenção ao direito da sociedade brasileira de conhecer a verdade dos fatos.

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Correios marca presença em feiras de negócios no Rio Grande do Sul

Neste mês de setembro, os Correios participaram de dois eventos focados na realização de negócios em Porto Alegre (RS): a Feira do Empreendedor e a Feira Brasileira do Varejo (Febravar). Por meio do estande montado no pavilhão de exposição de cada uma das feiras, a empresa apresentou soluções e serviços específicos para o público visitante.

Durante a Feira do Empreendedor 2014, realizada pelo SEBRAE entre 11 e 14 de setembro, no Centro de Exposições da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, os clientes conheceram melhor as soluções focadas na realização de negócios. Entre os principais serviços divulgados, o Sedex ganhou destaque, em especial o e-Sedex. Destinado à entrega de produtos adquiridos por meio do comércio eletrônico, o serviço vem atendendo às necessidades de empreendedores individuais e empresários de micro e pequenas empresas que fazem negócio por meio da internet. Este ano, a Feira do Empreendedor bateu recorde de público, com 18,5 mil pessoas interessadas em empreender ou melhorar o seu negócio, gerando diversas oportunidades para os Correios.

Já a 2ª edição da Feira Brasileira do Varejo (Febravar) reuniu mais de 50 expositores e recebeu cerca de 4,2 mil visitantes, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, entre os dias 15 e 17 de setembro. Com uma diversificada gama de soluções para o segmento, os Correios apresentaram seus serviços para diversos clientes que visitaram o estande da empresa, prospectando um bom número de negócios.

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Dados de entrega de material eleitoral sem chancela/CNPJ

Os Correios vêm realizando desde o início de agosto a entrega de material eleitoral de candidatos e partidos sem chancela ou sem CNJP na chancela, conforme previsto em norma.

O serviço de entrega desse material pertence a segmento concorrencial. Em respeito à relação entre cliente e empresa, os Correios não irão divulgar os nomes dos candidatos, mas colocam toda a documentação à disposição dos órgãos que possuem legítimo exercício de fiscalização das atividades públicas.

Seguem abaixo os dados de postagem de material eleitoral sem chancela/CNPJ para candidatos/clientes, agrupados por partidos.

ELEIÇÕES 2014 – POSTAGENS SEM CHANCELA/CNPJ****

PARTIDO

VALOR PAGO NA POSTAGEM (R$)

QUANTIDADE

SERVIÇO

PDT

3.249,00

16.900

Mala Direta Domiciliária

PHS

4.512,50

25.000

Mala Direta Domiciliária

PMDB

133.653,34

790.600

Mala Direta Domiciliária

PP

4.007,26

6.793

Mala Direta Básica

PPS

722,00

4.000

Mala Direta Domiciliária

PR

8.122,50

45.000

Mala Direta Domiciliária

PSB

11.600,00

20.000

Mala Direta Básica

PSC

26.874,49

147.156

Mala Direta Básica
Mala Direta Domiciliária

PSD

2.526,10

11.000

Mala Direta Domiciliária

PSDB**

81.962,40

386.500

Mala Direta Domiciliária ***

PSL

3.066,70

5.225

Mala Direta Básica

PT*

804.552,41

4.884.211

Carta
Mala Direta Domiciliária

PT do B

1.083,00

6.000

Mala Direta Domiciliária

PTB

67.222,47

282.417

Mala Direta Básica
Mala Direta Domiciliária

PTN

5.595,50

31.000

Mala Direta Domiciliária

PV

26.298,85

155.000

Mala Direta Domiciliária

TOTAL

1.185.048,52

6.816.757

-

*Houve postagem do próprio partido (10.000 objetos)

**Houve postagem do próprio partido (134.500 objetos)

***134.500 objetos não continham CNPJ na chancela, uma das exigências; os demais não tinham chancela

**** Variações na relação quantidade/valor pago devem-se ao tipo de serviço, descontos progressivos por volume, diferenças de peso e/ou destino dos objetos postados

Já estão autorizadas também as postagens de Mala Direta Domiciliária sem chancela  para candidatos/clientes dos seguintes partidos (aguardando postagem):

PARTIDO

QUANTIDADE

DEM*

158.000

PMDB

112.000

PP

20.000

PR

20.000

PROS

188.000

PSB

200.000

PSDB

70.000

PSOL

10.000

PTB

282.426

PTN

4.000

TOTAL

1.064.426

* uma das postagens já paga

 

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Correios entre as melhores empresas de serviços públicos do Brasil

Os Correios foram eleitos a 5ª melhor empresa de serviços públicos do País, de acordo com a 11ª edição do prêmio “As melhores da Dinheiro”, ranking empresarial criado pela Editora Três. Além disso, ainda ficaram na 5ª posição no quesito “sustentabilidade financeira” e na 3ª em “Governança corporativa” e em “Inovação e qualidade”. No ranking geral das 1000 maiores empresas do Brasil, os Correios ficaram em 38º lugar.

Realizada pela revista IstoÉ Dinheiro, da Editora Três, a pesquisa faz, anualmente, um dos mais completos e abrangentes rankings empresariais do Brasil.  Por meio de questionários preenchidos pelas próprias empresas no site da revista, são avaliados sustentabilidade financeira, gestão de recursos humanos, gestão em inovação e qualidade, responsabilidade social e ambiental e a governança corporativa.

Em setembro, os Correios receberam o prêmio de melhor empresa no setor Serviços do anuário Época Negócios 360º e foram eleitos pela 12ª vez consecutiva a instituição mais confiável do Brasil, no prêmio Marcas de Confiança (pesquisa da Revista Seleções e do Ibope Inteligência). Em agosto, ficaram ainda entre as 30 maiores empresas do País, de acordo com a última edição do anuário Valor 1000, divulgado no final de agosto.

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Festival de Literatura encanta crianças e adultos em Recife

Desde domingo (21), o Centro Cultural Correios Recife é palco da terceira edição do maior evento de literatura oral da cidade, o festival “Conte Outra Vez”. O projeto é realizado pelo grupo O Tapete Voador, com a participação de diversos contadores de histórias e entrada gratuita.

Para agradar a família inteira, a programação do festival contempla diversas manifestações culturais, entre elas espetáculos de contação de histórias, shows musicais, workshops e debates com profissionais da área. Toda essa riqueza artística permitiu que o “Conte Outra Vez” passasse a integrar, desde a sua primeira edição, a International Storytelling Network – maior rede de contadores de histórias e eventos de contação do mundo. Além disso, o evento também é reconhecido no meio artístico por contribuir para a capacitação de artistas contadores locais, estudantes e amantes de literatura, por meio da promoção de palestras e workshops.

Dividida em cinco locais da capital pernambucana, a agenda do evento será realizada pela manhã e pela tarde no Centro Cultural Correios, e também no Teatro do IMIP, no NACC, no Barchef e no Vila 7, com entrada aberta ao público. No CCC Correios, acontecem as seguintes atividades nos próximos dias: Workshop “A Grande Fábrica de Palavras”, com Rosana Mont’Alverne (MG), dia 26/9, às 19h, e a Mesa Redonda “A Magia da Tradição Oral”, dia 27/9, às 16h.

O Centro Cultural Correios Recife está localizado na Av. Marques de Olinda, 262,  Bairro do Recife. O espaço é aberto ao público de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados e domingos, das 12h às 18h.

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Esclarecimento sobre matéria do jornal O Estado de S. Paulo

Em relação à matéria divulgada nesta sexta-feira (19), pelo jornal O Estado de S. Paulo, os Correios esclarecem que a entrega de mala direta com propaganda eleitoral segue rigorosamente procedimentos padronizados. Esses procedimentos estão estabelecidos no Manual de Comercialização e Atendimento – MANCAT, no Módulo 6, Capítulo 4, que teve sua última atualização em 20/02/2013. Esses procedimentos são informados no Guia Comercial Eleições publicado pelos Correios.

Especificamente sobre entrega de material sem chancela está prevista no item 2.2.3, e seus subitens, do Manual de Comercialização e Atendimento, assim como no 3.1.1, alíneas “f” e “g” do Guia Comercial Eleições publicado pela empresa. A referida norma detalhada foi fornecida ao jornal, que optou por não divulgá-la aos leitores.

Não há registro de nenhum tipo de irregularidade na entrega de material alusivo a esse segmento de negócios.

A distribuição de material com propaganda eleitoral é um serviço prestado conforme os procedimentos citados e no caso específico abordado na matéria foi realizado com pagamento à vista e devidamente controlado pelas áreas técnicas.

A postagem de objetos nas condições citadas pela matéria ocorreu em várias situações no processo eleitoral de 2014, para candidatos de vários partidos, e, em todos os casos, os serviços foram prestados conforme previsto nas normas da empresa. Levantamento parcial demonstra que a entrega de material eleitoral nessas condições foi realizada para candidatos dos seguintes partidos: PSDB, PMDB, PT, PR, PROS, PTN, PP, PV, DEM, PT do B, PDT, PTN.

A autorização de postagem e entrega de material sem chancela visa a garantir o melhor atendimento às demandas de mercado e evitar a perda de receita, já que trata-se de um mercado de livre concorrência, com centenas de participantes. O segmento de Marketing Direto é hoje a terceira maior receita da empresa.

Os Correios esclarecem que para a modalidade de postagem fora do leiaute padrão de impressão os procedimentos previstos são adequados aos tramites operacionais de forma a sustentar os controles até a entrega das mensagens. No ato da postagem, na entrada dos objetos nos Correios, é feito controle da quantidade de objetos e adotados os procedimentos para pagamento do valor correspondente. No caso citado na matéria, o pagamento foi à vista.

Veja os comprovantes de pagamento do serviço: arquivo 1 e arquivo 2.

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Mostra de pinturas leva paisagens brasileiras a Salvador

 

O Centro Cultural Correios de Salvador apresenta, até 1º de novembro, a exposição “Múltiplos Olhares”, que faz uma releitura da obra do pintor holandês Frans Post. Durante a mostra, os visitantes podem conferir, gratuitamente, 20 trabalhos do artista mineiro Pedro Guedes, que a partir da releitura do trabalho de Post revela detalhes na captura de paisagens brasileiras.

A mostra traz temas diversificados, pintados com leveza na aplicação das cores, delicadeza do traço e dos detalhes. Destaque também para a utilização da técnica de óleo sobre linho sobre madeira (OSLSM), originária dos pintores flamengos do século 15, misturada ao hiperrealismo com detalhes da técnica francesa trompe l’oeil, que proporciona truques de perspectiva nas telas.

Com uma proposta de acessibilidade, a exposição – que já passou por Juiz de Fora (MG) e, após Salvador, segue para Fortaleza (CE) – conta ainda com a leitura em braile nas legendas, textos e folder. “Múltiplos Olhares” pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. O Centro Cultural Correios de Salvador está situado no Largo do Cruzeiro de São Francisco, nº 20, Centro Histórico.

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Fortaleza recebe exposição “Anônimos do Rossio”

O registro de uma tarde na praça que é um dos principais pontos turísticos de Lisboa, em Portugal, pelas lentes do artista plástico, arquiteto, cineasta e fotógrafo brasileiro Luis Jungmann Girafa. Esse é o enfoque da exposição “Anônimos do Rossio”, que está em cartaz no Espaço Cultural Correios Fortaleza até 14 de novembro.

Em preto e branco, a mostra apresenta fotografias que revelam o olhar estético do artista, construindo visualmente a história de uma tarde preguiçosa no Rossio. Feitas de forma intuitiva, as imagens não revelam explicitamente os personagens, que mantêm o anonimato e, assim, representam os transeuntes que circulam todos os dias pelas grandes cidades.

Os cliques foram realizados no último dia de uma viagem a Lisboa, em 2011, quando Luis Jungmann Girafa encontrou o angolano Artur Arriscado, que, na condição de exilado e com graves problemas de saúde, viveu como indigente nas ruas e praças da capital portuguesa. De acordo com o curador da exposição, Renato Cunha, a mostra é dedicada a ele, um contador de estórias sem fronteiras que inconscientemente motivou a produção do ensaio. Além da exposição, as fotografias originaram um livro homônimo, publicado pela editora Siglaviva.

“Anônimos do Rossio” pode ser visitada gratuitamente até 14 de novembro, das 8h às 17 horas (segunda a sexta-feira) e das 8h às 12h (sábados). O Espaço Cultural Correios Fortaleza está situado na Rua Senador Alencar, 38 – Centro.

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Correios abre seleção para patrocínio de projetos culturais

Estão abertas até o dia 12 de outubro as inscrições para o Sistema Aberto de Seleção de Patrocínios dos Correios. A seleção é aberta para pessoas jurídicas e abrange projetos dos segmentos Artes Cênicas – Dança, Artes Cênicas – Teatro, Artes Visuais, Humanidades, Audiovisual e Música, com realização entre agosto de 2015 e janeiro de 2017.

Os projetos serão selecionados para compor a programação dos Centros Culturais Correios de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador, dos Espaços Culturais Correios de Fortaleza e Juiz de Fora e do Museu dos Correios, em Brasília. Do orçamento, 10% são reservados para projetos de proponentes que se autodeclarem pretos e pardos, de acordo com definição do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Todas as etapas do processo são feitas digitalmente, sem necessidade de envio dos projetos em meio físico. O resultado estará disponível a partir de 15 de julho de 2015 no Diário Oficial da União e no site dos Correios, onde também pode ser acessado o edital completo da seleção.

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