ECC Juiz de Fora expõe obras de Chagall inspiradas em La Fontaine

Está em cartaz, no Espaço Cultural Correios Juiz de Fora (MG), a exposição “Marc Chagall, Fábulas de La Fontaine”, que reúne 97 gravuras em metal – realizadas pelo artista russo entre 1927 e 1930 – sobre a obra do fabulista francês Jean de La Fontaine.

Na mostra, Chagall recria com primor a ironia dos textos de Jean La Fontaine, explorando em suas criações um universo mágico, que transcende a realidade e a universalidade.

Além de admirar as gravuras, durante a visitação o público pode apreciar dez fábulas reproduzidas em áudio, que visam proporcionar a inclusão de deficientes visuais e promover a interação do público em geral com as estórias. Cada visitante também pode escolher sua fábula preferida e levar uma cópia para casa, além de ter acesso aos livros.

A exposição “Marc Chagall, Fábulas de La Fontaine” é gratuita e as visitas podem ser feitas até 21 de março, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h e, aos sábados, das 10h às 14h. O Espaço Cultural Correios Juiz de Fora está localizado na rua Marechal Deodoro, 470, Centro, Juiz de Fora/MG. 

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , , | Deixar um comentário

Correios comercializará produtos licenciados dos Jogos Rio 2016

Patrocinadores e Operadores Logísticos das Olimpíadas de 2016, os Correios assinaram contrato de licenciamento com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o que permite à estatal  utilizar as marcas oficiais das Olimpíadas e do Time Brasil em produtos filatélicos e de conveniência. 

A iniciativa, que reforçará a marca Correios no evento, prevê, para o final de março, o lançamento da primeira emissão filatélica, composta por dez selos sobre as modalidades Olímpicas e Paralímpicas, com tiragem de 2.400.000 unidades.

Além das emissões de selos especiais, os Correios estudam a possibilidade de lançamento de outros produtos licenciados, fortalecendo, assim, sua presença nas Olimpíadas 2016.

Publicado em Institucional | Com a tag , , | Deixar um comentário

Correios e carteiros comemoram seu dia no domingo

No próximo domingo (25), os Correios comemoram 352 anos de serviço postal no Brasil. Na mesma data também é celebrado o Dia do Carteiro.

Desde 1663, quando começou a atividade postal no País, os carteiros fazem parte da história da empresa. A denominação ‘carteiro’ foi usada originalmente em 1842, por um decreto que descrevia os direitos e deveres do profissional.

Hoje, dos 120.461 empregados dos Correios, os carteiros são a maioria. São aproximadamente 61 mil profissionais comprometidos com essa atividade no Brasil que juntos, percorrem 629 mil quilômetros — quase 16 voltas ao redor da Terra — para distribuir em média 34 milhões de objetos por dia.

Com o processo de revitalização dos Correios iniciado em 2011, a partir da sanção da Lei 12.490, a estatal vem adotando práticas que dinamizam o processo de distribuição, como o uso de smartphones pelos carteiros, que permite ao cliente ver na internet informações em tempo real sobre a entrega de encomendas, e o projeto da interatividade postal, em implantação, que possibilitará ao cliente interagir com os Correios, por meio de SMS, para agendar a entrega ou alterar o endereço.

Publicado em Institucional | Com a tag | 2 comentários

Paulistanos mantêm Correios no topo das instituições de confiança

Os Correios foram novamente eleitos, em 2014, a segunda instituição de maior confiança dos paulistanos, de acordo com a pesquisa do IBOPE Inteligência para a Rede Nossa São Paulo, divulgada nesta quinta-feira (22). O índice de confiança da estatal ficou em 82%, atrás apenas do Corpo de Bombeiros, que obteve 90%.

Realizada em dezembro do ano passado, a pesquisa Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município (IRBEM) analisou a satisfação dos moradores da capital paulista com a qualidade de vida e apresentou o nível de confiança da população em 24 instituições e órgãos públicos. A amostra foi de 1.512 entrevistados, de 16 anos ou mais.

Publicado em Institucional | Com a tag , | Deixar um comentário

Loteria Federal faz homenagem aos carteiros

O bilhete da Loteria Federal referente à extração que ocorrerá no próximo sábado (24) traz uma homenagem aos carteiros brasileiros, registrando a comemoração do Dia do Carteiro, celebrado no próximo domingo, 25 de janeiro.

Na mesma data, comemora-se a criação do Correio-Mor no Brasil, em 1663, e o início das atividades postais no País.

O bilhete, que faz parte da “Série Correios”, traz o distintivo que foi usado pelos carteiros entre 1931 e 1969.

Desde 2013, por meio de um termo de cooperação, imagens de prédios históricos e de peças do acervo do Museu Nacional dos Correios estampam bilhetes da Loteria Federal.

A Loteria Federal é a mais antiga modalidade de jogo do País e possui sorteios às quartas e sábados com prêmios principais de 250 mil e 500 mil reais respectivamente, além de prêmio mensal de 1 milhão. Os bilhetes têm por tradição divulgar a cultura, a arte e as datas comemorativas brasileiras.

Publicado em Institucional | Com a tag | Deixar um comentário

Exposição celebra a São Paulo de Ramos de Azevedo

Para marcar as comemorações dos 460 anos de São Paulo, que serão completados em dia 25 de janeiro, o Centro Cultural dos Correios apresenta até 17 de março a “Exposição Escritório Ramos de Azevedo: a arquitetura e a cidade”, com fotos, desenhos, plantas que revelam a história da equipe por trás de um dos grandes nomes da arquitetura paulista e seus projetos que contribuíram para a modernização da cidade em franco crescimento.

Organizada pela Restarq/Via das Artes, com o apoio da Lei Rouanet – Lei Federal de Incentivo à Cultura -, a mostra tem como objetivo levar a público  arquivos desconhecidos pela maioria da população e até inéditos, que retratam as transformações de São Paulo de 1886 a 1965.

A história dos legados e bastidores do Escritório Ramos de Azevedo é contada em mais de 100 imagens e documentos, distribuídos em 80 paineis e três vitrines. O acervo conta com imagens selecionadas do Arquivo Histórico de São Paulo, digitalizadas em parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a Universidade de São Paulo (USP). A mostra também se destaca por ser a primeira a trazer coleções particulares cedidas pelos herdeiros dos projetistas do escritório de Ramos de Azevedo.

A exposição, com entrada franca, pode ser visitada de terça a domingo, das 11h às 17h. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo telefone (11) 5083 4360 ou pelo e-mail viadasartes@viadasartes.com.br. O Centro Cultural dos Correios São Paulo fica na avenida São João, s/nº, Centro.

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , | Deixar um comentário

Blog registra mais de 10 milhões de acessos

O Blog dos Correios, importante ferramenta de interação entre a empresa e a sociedade brasileira, acaba de alcançar a marca de 10 milhões de acessos. Só em 2014 foram registrados 4,3 milhões de acessos, o que representa um crescimento de 44,5% em relação ao ano anterior.

Desde 2011, quando foi criado, o Blog dos Correios já publicou 1.190 posts e cerca de 21 mil comentários. O canal, além de possibilitar a comunicação entre a estatal e seus diversos públicos, é utilizado também para divulgar informações sobre produtos, serviços, patrocínios e inovações da estatal, bem como esclarecimentos da empresa.

O veículo conta com a seção Negociação Permanente, que mantém os empregados atualizados a respeito do Sistema Nacional de Negociação Permanente, por meio do qual a empresa e as representações sindicais tratam de assuntos relativos aos trabalhadores dos Correios, inclusive divulgando atas de reuniões e outros documentos.

Publicado em Institucional | Com a tag , | 1 comentário

Brecheret em exposição no Museu Nacional dos Correios

O Museu Nacional dos Correios em Brasília expõe até o dia 15 de março a mostra “Brecheret – Mulheres de Corpo e Alma”, que revela a criatividade do escultor Victor Brecheret.

A exposição reúne parte importante de sua obra, trazendo uma seleção de esculturas dedicadas ao gênero feminino e que compreende mais de três décadas de inspiração e execução, com peças do período de 1920 a 1955. São 37 esculturas de diversos materiais, além de 107 desenhos. O público pode conferir também obras significativas da época em que o escultor ganhou projeção na Escola de Paris, quando conquistou seu lugar definitivo na escultura mundial.

A mostra “Brecheret – Mulheres de Corpo e Alma” pode ser visitada gratuitamente de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h. O Museu Nacional dos Correios fica no Setor Comercial Sul, Quadra 4, número 256.

Publicado em Agenda cultural | Com a tag , | Deixar um comentário

Papai Noel dos Correios: mais de meio milhão de cartinhas adotadas

O balanço final da Campanha Papai Noel dos Correios 2014 aponta que 535.068 cartinhas foram adotadas por padrinhos, o equivalente a 82,76% das 646.501 correspondências recebidas que atendiam aos critérios para participar da campanha. Em 2013, das 648.713 cartinhas disponibilizadas para adoção, 504.510 foram adotadas (78,27%).

A campanha que integra as ações de responsabilidade social dos Correios comemorou 25 anos de existência em 2014. O objetivo da campanha é manter a magia do Natal e estimular o voluntariado e a solidariedade dos trabalhadores e da sociedade, além de promover junto às crianças o desenvolvimento das habilidades de redação de cartas, do endereçamento correto e do uso do CEP e do selo postal. A campanha também responde às cartinhas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atende aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Além das cartas das crianças que escrevem diretamente ao Papai Noel, desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com escolas públicas, creches e abrigos que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social.

Publicado em Institucional | Com a tag , | Deixar um comentário

Entrega de livros didáticos está em andamento

Os Correios estão realizando a entrega de 150 milhões de livros didáticos para as escolas públicas brasileiras. A operação logística teve início em outubro de 2014 e deve ser concluída no início de fevereiro.

Há 21 anos a estatal realiza a logística do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação. Em 2015, serão beneficiados cerca de 37 milhões de alunos do ensino médio e fundamental de 147 mil escolas.

A operação logística de distribuição de livros didáticos do Brasil é uma das maiores do mundo. Neste ano, a ação envolve cerca de 6 mil funcionários para o transporte e entrega de 90 mil toneladas de carga.

Os Correios vêm adotando ações para ampliar sua atuação no segmento de logística. A Lei 12.490, proposta e aprovada pela presidenta Dilma Rousseff em 2011, autoriza a estatal a atuar mais fortemente nesse setor. Para isso, a empresa está realizando grandes investimentos em infraestrutura — cerca de R$ 1,7 bilhão nos últimos quatro anos —, além da modernização e expansão de unidades operacionais.

Publicado em Negócios e Mercado | Com a tag , | 1 comentário