Caatinga ganha destaque em xilogravuras expostas no CCC Salvador

Para celebrar cinquenta anos de atividade, o artista plástico cearense Roberto Galvão apresenta a mostra individual “Gravados em Cor e Luz”, em exibição gratuita no Centro Cultural dos Correios, em Salvador (BA). A exposição com o tema “Mato Branco” (caatinga em tupi-guarani) conta com 84 xilogravuras inéditas, além de pinturas em tela, gravuras e aquarelas apresentadas em Fortaleza (CE) no ano de 2013.

Nas obras do artista é possível observar diversas referências ao seu Estado natal, que a natureza contemplou com praias paradisíacas, clima ameno de regiões serranas e paisagens áridas. A desolação da seca, inicialmente exposta em 20 peças em preto e branco, serviu como pretexto para a coloração das obras tematizadas “Mato Branco”.

Depois das cores escolhidas, a matriz em preto e branco foi prensada sobre a massa corante e, entre os delicados sulcos  iniciais, surgiram cores filtradas, sugerindo riscaduras nas mais variadas direções do papel, o que cria uma curiosa trama de mistérios visuais.

Com curadoria do artista e produtor cultural Weaver Lima e produção de Nilo Albuquerque, “Gravados em Cor e Luz” pode ser conferida até 25 de agosto, de segunda a sexta das 10h às 18h e aos sábados de 9h às 13h. O Centro Cultural dos Correios em Salvador está situado na Praça Anchieta, esquina com a Rua Inácio Acioli – Pelourinho.


Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.