CCC Recife recebe mostra sobre a trajetória de Manuel Dantas Suassuna

Por meio de obras inéditas, o artista plástico Manuel Dantas Suassuna apresenta a trajetória de sua carreira na exposição “O Silêncio, o Caos, o Labirinto e o Altar”, em cartaz no Centro Cultural dos Correios Recife até o dia 24 de agosto. Filho do dramaturgo, romancista, ensaísta e poeta Ariano Suassuna, Manuel despertou para a arte quando tinha 17 anos, tendo sua produção sempre ligada à terra, especialmente ao Cariri da Paraíba. Dividida em quatro salas do Centro Cultural, a mostra começou a ser idealizada há três anos e cada ambiente conta com uma música criada especialmente por Bernardo Vieira.

Na primeira sala – “O Silêncio” – um grande painel pictórico homenageia os desenhos rupestres dos sítios arqueológicos brasileiros, revelando uma das influências do artista. Na sequência, o visitante chega à sala “O Caos”, na qual estão expostas cerca de 40 pinturas em preto e branco com representações sobre o sexo, a geração, a caça e a morte –  homenagem a José de Azevedo Dantas (1890 – 1929), ancestral do artista e arqueólogo responsável por catalogar diversos sítios rupestres.

Em “O Labirinto”, as cores aparecem com vigor em pinturas de estradas, caminhos, veredas sertanejas. A ideia de Manuel Dantas era homenagear os pintores paisagistas, em especial o pernambucano Jerônimo Teles Júnior.  Por fim, as salas interligadas levam o visitante ao espaço intitulado “O Altar”, que faz referências a obras dos escritores Euclydes da Cunha, João Guimarães Rosa e Ariano Suassuna.

A mostra “O Silêncio, o Caos, o Labirinto e o Altar” pode ser visitada gratuitamente. O CCC Recife fica na Av. Marques de Olinda, 262 –  Bairro do Recife/Pernambuco.


Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.