Avanços dos Correios em tecnologia são destaque em congresso

 

O investimento crescente dos Correios em tecnologias para aprimorar os serviços prestados aos clientes foi destaque no 20º Congresso de Informática de Inovação e Gestão Pública – CONIP 2014, na quarta-feira (13), em São Paulo. O uso da tecnologia na estatal foi o tema da palestra do vice-presidente de Tecnologia e Infraestrutura dos Correios, Antonio Luiz Fuschino. O dirigente anunciou que o conjunto de inovações deve possibilitar a economia de aproximadamente R$ 100 milhões ao ano.

O uso de smartphones pelos carteiros para rastrear SEDEX 10 em tempo real foi um dos temas abordados. Há quase um ano em funcionamento, a iniciativa permite que o cliente veja na internet informações atualizadas a respeito da entrega da encomenda. Outra vantagem é a redução do tempo de trabalho interno e do uso de papel devido à simplificação dos processos.

A interatividade postal foi outro assunto exposto na palestra. O projeto permitirá ao cliente receber pelo celular as informações sobre o itinerário da entrega do pacote em tempo real. “A gente poderá dar ao cliente uma previsão da hora em que o objeto vai ser entregue, e o usuário poderá mudar ou agendar a entrega para outro dia, ou confirmar se ele autoriza que o porteiro ou vizinho receba a encomenda”, afirmou o vice-presidente.

Fuschino também falou sobre a implantação dos terminais de autosserviço, nos quais o cliente pode retirar sua encomenda utilizando senhas enviadas por SMS ou e-mail. Nesse sistema, o usuário tem mais comodidade, pois pode postar e receber encomendas no horário em que desejar — os terminais funcionam em horários diferenciados, inclusive em finais de semana e feriados, e serão instalados em locais como estações de metrô, shopping centers e supermercados. O piloto do projeto já está em funcionamento em Brasília, e em breve São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba também passarão a oferecer o serviço.


Esta entrada foi publicada em Mudanças e inovações e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.