Parceria entre Correios e cooperativas une descarte responsável e inclusão social

Uma parceria entre os Correios e cooperativas de catadores de material reciclável está unindo as vertentes da sustentabilidade social, ambiental e financeira. Trata-se da doação de aproximadamente 335 toneladas de papel referentes a 111 mil caixas com balancetes de agência antigos, dos anos de 1989 a 1992 e de 1995 a 2000. Com a destinação de todo esse material à reciclagem, os Correios ajudaram a salvar 6,7 mil árvores e a economizar 33 milhões de litros de água.

Entre os Estados que contribuíram com a iniciativa, destaque para o volume de caixas doado por São Paulo (30,5 mil), Minas Gerais (22,6 mil), Paraná (10,2 mil), Rio de Janeiro (7,6 mil) e Santa Catarina (7,1 mil). O descarte responsável desses papeis gerou um espaço equivalente a 15,6 km lineares ou 3.102 estantes nos arquivos gerais dos Correios.

Inclusão Social – Em vez de serem incinerados – prática que traz prejuízos ao meio ambiente –, os documentos doados são fragmentados e reciclados, aliando a preservação de recursos naturais à geração de renda para famílias em estado de vulnerabilidade social. Em Porto Alegre, por exemplo, as cooperativas chegam a receber até R$ 0,44 pelo quilo do papel branco, item com o segundo maior valor de venda no processo de reciclagem, atrás apenas do alumínio.

As entidades parceiras são selecionadas pelos Correios por meio de chamamentos públicos estaduais, que seguem as regras estipuladas no decreto 5.940/2006 – que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal. Além desta iniciativa, a estatal possui outras ações ambientais, agrupadas em três frentes: Redução e/ou compensação das emissões de gás carbônico; Gestão de Resíduos Sólidos; e Preservação dos Recursos Naturais Renováveis. Conheça aqui detalhes sobre as ações desenvolvidas e seus resultados.


Esta entrada foi publicada em Responsabilidade Socioambiental e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.