Carta do presidente dos Correios ao jornal O Globo

A fim de informar corretamente a sociedade brasileira, tornamos pública a carta enviada pelo presidente dos Correios e ex-presidente da Petros (2003/2010), Wagner Pinheiro de Oliveira, ao jornal O Globo com esclarecimentos sobre a matéria publicada na sexta-feira (17):

“Com relação à matéria ‘A conta do aparelhamento’ (17/4), esclarecemos que nossa gestão conquistou uma rentabilidade acumulada de 274% nos oito anos em que estivemos à frente da Petros. Isso representou uma rentabilidade de 48% acima da meta atuarial (IPCA + 6% ao ano) que foi de 153% no período. Foi construído um novo modelo de previdência complementar para a Petros, o PP2, plano com maior sustentabilidade e que teve adesão geral dos trabalhadores da Petrobras. Nossa gestão tomou todas as decisões conforme determina a legislação e implementou ações para aprimorar os mecanismos de controle e de gestão da Petros. Quanto ao Postalis, os Correios tomaram as medidas que cabiam à empresa como patrocinadora assim que houve identificação do déficit técnico do plano BD Saldado: indicaram novo diretor para a área de investimentos e têm realizado reuniões periódicas com a direção do Postalis, para acompanhar o plano de ação de solução de déficit. Grande parte desse déficit decorre de investimentos realizados até 2011, à revelia do Postalis, por administradores contratados. O instituto tem ações em curso na Justiça visando à recuperação de todos os ativos que deram prejuízo, com decisões favoráveis até o momento.”

O Postalis também enviou esclarecimentos ao jornal. Todas as explicações a respeito do equacionamento do déficit técnico do plano BD Saldado vêm sendo fornecidas pelos Correios e podem ser conferidas nos seguintes links: http://blog.correios.com.br/correios/?p=13419http://blog.correios.com.br/correios/?p=13353 e http://blog.correios.com.br/correios/?p=13345.


Esta entrada foi publicada em Correios na midia e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

12 respostas a Carta do presidente dos Correios ao jornal O Globo

  1. ANTONIO SERGIO VA Z DE GÓES disse:

    A minha duvida é porque deixou o deficit chegar a este patamar tão abusurdo, não deveria ter tido ações anteriores com a troca do Gestores, observemos que os valores são monstruosos.

  2. ANTONIO SERGIO VA Z DE GÓES disse:

    “…..O instituto tem ações em curso na Justiça visando à recuperação de todos os ativos que deram prejuízo, com decisões favoráveis até o momento.” como assim? ou mesmo assim é considerado deficit onde temos que pagar, não deveria ser somente após decisão final.

  3. Romero de Souza Plankl disse:

    “O instituto tem ações em curso na Justiça visando à recuperação de todos os ativos que deram prejuízo, com decisões favoráveis até o momento.” – pergunta: se as decisões são favoráveis até o momento porque cobrar dos empregados? Não seria correto esperar as decisões finais dos processos? Sendo os processos julgados finais e com os ativos recuperados, o que estamos pagando hoje serão devolvidos com juros e correção? Ou seremos obrigados a buscar na justiça?

  4. Correios disse:

    Romero,

    Nos casos em que o Postalis obtiver sucesso com as ações judiciais e os recursos, de fato, voltarem a compor os recursos garantidores, os percentuais do plano de custeio serão recalculados.

  5. CARLOS ALBERTO NUNES disse:

    Bem que eu tento, mas não consigo acreditar que todo esse montante 5,6 Bilhões seja resultado somente de maus investimentos. A PETROS também apresenta um rombo na casa dos 6,2 Bilhões.
    Em breve, provavelmente o POSTALPREV vai pelo mesmo caminho, espero que não.
    Faz-se necessidade nesse momento da POLICIA FEDERAL dá uma batida dentro da ECT
    e dos FUNDOS DE PENSÃO para explicar melhor. Nela eu consigo acreditar um pouco mais.

  6. Marcelo Costa De Freitas disse:

    Fazem aplicações sem falarem com os sócios dá no que dá, se acham dono do POSTALIS, arrogância com prepotência.

  7. car disse:

    Eu ia perguntar a mesma coisa, se vai voltar o dinheiro desviado porque eu tenho de pagar um dinheiro que era meu e roubaram, vende os imoveis construidos que sao mais do que necessita.

  8. car disse:

    e a parte que a empresa deve, tambem temos que pagar?

  9. CONCURSEIRO disse:

    Houve desvio de dinheiro, simples assim!

    Os empresários donos dos papéis podres devolveram aos “investidores” parte do dinheiro aplicado, antes de desabarem as ações e pedir falência.

    DINHEIRO NÃO SOME, APENAS MUDA DE MÃO!

  10. cristiano jardim disse:

    Serão recalculados?Mas não respondeu se será devolvido ou teremos que buscar na justiça.

  11. Ricardo disse:

    é QUE ELES JÁ ESTÃO SE ADIANTANDO, KKKKK.

  12. Ricardo disse:

    Iiii, não respondeu.
    O sistema deve estar fora do ar.