Lançado edital para licitação de agências franqueadas

Nesta quarta-feira (14) foi publicado o edital de licitação para contratação de agências franqueadas dos Correios. No total, serão licitadas 818 agências em todo o Brasil.

O edital especifica todos os pré-requisitos necessários, tais como ser pessoa jurídica com comprovada idoneidade econômico-financeira e possuir regularidade fiscal. A apresentação das propostas deve ser feita dentro de 45 dias, a partir da publicação do edital. Após a aprovação, os selecionados terão prazo de um ano, a contar da assinatura do contrato, para colocar as agências em operação. Além de novos interessados, aqueles que já possuem permissão de funcionamento de franquia e desejam continuar com o negócio deverão também se submeter às regras do processo licitatório.

Os novos contratos terão validade de 10 anos, renováveis uma única vez por igual período. A expectativa é que todas as agências licitadas no novo modelo estejam funcionando no primeiro semestre de 2013. Atualmente, existem 1.372 pontos de franquias em funcionamento no País.

A transparência e o diálogo foram a base para construção do edital. Os Correios ouviram sugestões e críticas da sociedade e dos representantes dos franqueados, objetivando a melhor adequação entre as necessidades de ambos e o fortalecimento do serviço postal do País.


Esta entrada foi publicada em Negócios e Mercado e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

16 respostas a Lançado edital para licitação de agências franqueadas

  1. ROSA disse:

    Então teremos 1372 franqueadas que já funcionam e mais 818 novas ???
    Bom seria se pudessem existir franqueadas nas pequenas cidades distantes do interior substituindo as agências menores ,e mais agências próprias nas cidades mais desenvolvidas .

  2. Independiente disse:

    Rosa,

    Infelizmente a iniciativa privada nao se interessaria pelo que chamam de interior.

    Eles so ficam com a NATA.

  3. Alex Santa'gda disse:

    Independiente
    Concordo com você! Filé todo mundo quer.

  4. Independiente disse:

    Alex,

    Só os Correios levam integração e inclusão social aos 4 cantos do Brasil. Duvido que qualquer outra empresa privada, até mesmo outros órgãos do governo, cheguem aos pontos mais longínquos desse país de dimensões continentais.

    A ECT está mais do que certa. O antes víamos eram ACF’s em péssimo estado de conservação, mal localizadas, móveis velhos e totalmente fora do padrão de qualidade da ECT.

    Esse novo modelo de franqueadas (as AGF’s) são padronizadas, atendem às demandas da ECT. As novas “lojas” devem estar conforme a ECT exige, com padrão de atendimento em todo o Brasil. Se quiserem trabalhar para a ECT, que o façam com excelência.

  5. jose carlos disse:

    Inédito!Alex concordou com o independiente.Em consonância com opinião de ambos,é verdade só interessa o filé,a midia ainda induz o público que são eles os explorados.

  6. Marcio disse:

    A ECT esta certa, e outra coisa, quem tem que dar as cartas da forma que sera as próximas Agências Franqueadas, seria a própria ECT, a empresa é comandada por eles, a propósito, quanto a licitação, deve existir, os Franqueados adquiriram “na manha do gato” esta franquias a um bom tempo atrás e devemos perceber que esquemas com politicagens acabou, licitação já.

  7. Gilberto disse:

    Vocês não pereceberam que trata-se de uma forma de legalização das fraqueadas hoje existentes??
    E se a coisa não for do jeito que os atuais franqueados querem eles “melam” o processo com ações judiciais, conforme já fizeram com o processo (edital) passado.

  8. independiente disse:

    Gilberto,

    Não sabemos como foram os processos licitatórios, se houve vários concorrentes, ou se somente os que estavam é que se interessaram. Eu acredito que seja um bom negócio, e que tenham tido vários concorrentes nos processos no país, principalmente na chamada “nata”, ou seja, nos grandes centros urbanos.

    Mas realmente, foram várias vários mandados judiciais suspendendo os processos licitatórios, porém as licitações acontecerem no ano passado, com sucesso em todo o Brasil, inclusive temos várias Agências já prontas.

    Os “empresários” tiveram que participar sim, e dessa vez terão de investir (bem, diga-se de passagem!) para que suas “lojas” fiquem padronizadas, assim como as novas Agências dos Correios inauguradas.

  9. Marcos-RJ disse:

    Quem será os donos destas ACF’s? Alguém tem algum palpite?

  10. Alex Santa'gda disse:

    Você quer dizer modalidades e tipo de licitação Lei .8.666. É bom ter conhecimento para falar e ser um poeta ou se for esperto ficar quieto quando não tem conhecimento .

  11. antonio disse:

    jogo de cartas marcadas, atuais franqueados sao imensamente favorecidos no atual edital de licitaçao. quero participar.quais as minhas chances?nenhuma

  12. Marcio disse:

    Ninguem tem changes, a não ser os atuais Franqueados, parece que o edital, já é feito para deichar brechas para que os franqueados entrem judicialmente, caso tenham concorrentes. Isso é marmelada, isso é Brasil. Pode ficar travando judicialmente, estou envolvido já algum tempo na “licitação”, o negócio não é sério.

  13. Luiz Carlos disse:

    Gostaria de saber quantas franquias dos Correios estão previstas para Salvador/Bahia?
    Não acho justo que ( franqueados) participem desse licitação, está difícil acreditar na transparência, pois
    salvador já existe um cartel…., vamos pagar para ver.

  14. Correios disse:

    Luiz Carlos,
    Clicando na palavra “edital” localizada no texto, você tem acesso ao edital que contém todas as informações a respeito do processo licitatório.

  15. Marcio disse:

    Realmente, não demonstra transparência.

  16. Pedro disse:

    Bom Dia !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Estou com a opinião do Antonio e do Marcio, eu também quero participar, quais as chances que tenho ? nenhuma, isto porque ando dias com meus negócios e minha reputação, desculpas parece mais uma brecha de chuchu para os atuais franqueados que não dá oportunidades para os novos entrar, não temos nenhuma chance mesmo é coisa de Brasil infelizmente ……………….