Seminário comemora três anos do Serviço de Informação ao Cidadão nos Correios

Para marcar os três anos da implantação do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) dos Correios, a empresa realizou, na manhã desta terça-feira (19), um seminário com a presença do ouvidor-geral adjunto da União, Gilberto Waller Junior, que traçou um panorama desde a implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI) até os dias atuais.

Desde que o SIC foi implantado na empresa, em maio de 2012, os Correios receberam cerca de seis mil pedidos de informação, dos quais 94,3% foram respondidos — pouco mais de 300 foram negados devido às restrições previstas na legislação. O prazo médio de resposta foi de 21 dias. Para a vice-presidenta de Negócios dos Correios, Morgana Cristina Santos, que participou da abertura do evento, os números demonstram “a ética na gestão da estatal”.

De acordo com o ouvidor-geral adjunto da União, a legislação surgiu a partir da necessidade de regulamentação do texto constitucional que trata dos direitos e garantias fundamentais. Waller informou ainda que, desde a publicação da LAI até maio deste ano, foram feitos, junto ao Poder Executivo Federal, 265 mil pedidos de informação.

Transparência e publicidade  –  Desde a aprovação de seu novo Estatuto Social e a sanção da Lei 12.490 pela presidenta Dilma Rousseff, em 2011, os Correios vêm implantando medidas para aprimorar a transparência e o relacionamento com a sociedade, entre as quais a reativação da Ouvidoria, a implantação do Serviço de Informações ao Cidadão e a publicação da Carta de Serviços ao Cidadão.

Por meio da LAI o cidadão tem acesso a informações públicas, sob a guarda dos Correios, e que são de interesse coletivo. Caso a informação não seja localizada, é possível solicitá-la por meio do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) da empresa. As perguntas cadastradas neste canal são respondidas em até 20 dias, prorrogáveis por mais 10.


Esta entrada foi publicada em Institucional e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.