Correios testa veículo movido a energia solar no Paraná

Aliar eficiência energética à preservação ambiental. Essa é a proposta do novo veículo movido a energia solar, em fase de testes em Curitiba (PR). Com modelo semelhante ao Veículo Elétrico de Calçadão (VEC), de bateria recarregável, a iniciativa também contempla a coleta e a entrega de encomendas em áreas onde o acesso de automóveis e motocicletas é restrito pela legislação municipal.

A placa solar, instalada na parte superior do veículo, é responsável por carregar as baterias elétricas. A expectativa é que em dias nublados seja possível carregar 30% do consumo diário e, nos dias de sol, 100% do consumo.

O entusiasmo entre os empregados foi grande com a chegada do novo veículo, como relata o carteiro Evair Pires Lourenço, do Posto Tático do Centro de Entrega de Encomendas no Centro de Curitiba. “Um dos pontos mais importantes é a segurança, tanto para os carteiros quanto aos pedestres”. Segundo ele, o carro possui freio a ar e trava de segurança para descidas, além de botão de emergência, que desliga o veículo sem a necessidade de acionar a chave. A qualidade do motor também foi destacada pelo profissional. Dentre outras características estão as luzes de LED, de baixo consumo energético; o acelerador e o freio com manete, semelhantes aos de motocicleta.

Os testes, realizados em regime de comodato com a empresa Oficina do Metal, estendem-se até o mês de setembro.

Iniciativas dessa natureza reafirmam a adesão dos Correios ao Programa Global de Redução de Emissão de Carbono no Setor Postal, coordenado pela International Post Corporation (IPC). Trata-se do primeiro operador latino-americano a integrar o programa, comprometendo-se a reduzir, coletivamente, 20% das emissões de carbono até 2020.


Esta entrada foi publicada em Mudanças e inovações, Responsabilidade Socioambiental e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Uma resposta a Correios testa veículo movido a energia solar no Paraná

  1. Sandro Rogerio Binotti disse:

    interessante

    os de plantão que gostam de DENEGRIR a imagem dos CORREIOS

    agora DESAPARECERAM

    PORQUE?