Retratos de família são destaque de mostra em Salvador

O Centro Cultural Correios leva a Salvador (BA), pela primeira vez, o trabalho da fotógrafa gaúcha Fifi Tong. Em cartaz até 8 de setembro, a mostra “Origem – Retratos de Família no Brasil” enfoca a influência da carga genética na construção da família brasileira. Em 31 retratos clicados ao longo de 15 anos de visita a diversas capitais, a artista apresenta famílias que se estabeleceram e construíram suas vidas longe de suas raízes.

“Tudo começou com meu retrato de família. Revendo vestidos chineses que eram de minha avó e minha mãe. Minha avó estava envelhecendo, achei que era uma oportunidade. Eram as gerações. Um retrato sem pretensão. Quando vi as fotos reveladas percebi que poderia ser um projeto significativo”, lembra Tong, que descende de chineses de Xangai.

Quando começou, a artista queria fotografar só mulheres, mas ao longo do projeto começou a buscar famílias com muitas gerações, trabalhando questões como a genética e a descendência. Assim, Fifi Tong – conhecida no meio publicitário como uma das grandes retratistas brasileiras – clicou filhos e netos de africanos, europeus e asiáticos, ligando passado e futuro em retratos de pais, avós e bebês, unidos na ancestralidade, na genética e nas circunstâncias.

A mostra “Origem – Retratos de Família no Brasil” pode ser conferida gratuitamente até 8 de setembro, de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. O Centro Cultural Correios Salvador está localizado no Largo do São Francisco, n°20, Pelourinho.


Esta entrada foi publicada em Agenda cultural e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.