Correios usa tecnologia para eliminar uso de papel na entrega

Os Correios estão realizando desde o começo deste mês, nos bairros paulistanos do Brás e Paraíso e na cidade de Formosa (GO), um projeto-piloto que tem o objetivo de economizar papel eliminando a impressão da Lista de Objetos Entregues ao Carteiro (LOEC). Esta é mais uma etapa do projeto Mobilidade dos Correios, uma das ações de revitalização da empresa, que buscam fortalecer a estatal como empresa pública e oferecer serviços mais adequados e eficientes à população.

Nas localidades do piloto, antes, o carteiro recebia em papel o roteiro de entregas do dia e o cliente assinava a lista, comprovando que recebeu a carta ou encomenda. Agora, em vez de receber o roteiro impresso, os carteiros estão acessando a lista virtualmente, por meio de smartphones corporativos, e usam o aparelho para fotografar o recibo com a assinatura do cliente (futuramente, a imagem será disponibilizada no Sistema de Rastreamento de Objetos – SRO, podendo ser consultada no site dos Correios).

Uma das principais vantagens da nova prática é a disponibilização em tempo real das informações de entrega para os clientes. Além disso, haverá economia de papel, tonner e energia elétrica, além da otimização de espaço nas unidades de distribuição, hoje utilizado para arquivar as listas impressas. Um levantamento feito em 2012 mostra que, somente nos 10 primeiros dias de maio daquele ano, foram impressas 209.465 listas em papel A4 no Estado de São Paulo.

Smartphones – Desde 2013 os Correios utilizam smartphones para atualizar em tempo real as informações sobre o andamento de entregas em 12 Estados e no Distrito Federal. Atualmente, a empresa possui 5,5 mil smartphones em uso.


Esta entrada foi publicada em Mudanças e inovações e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

2 respostas a Correios usa tecnologia para eliminar uso de papel na entrega

  1. Rose disse:

    “Por meio de smartphones corporativos, e usam o aparelho para( fotografar o recibo com a assinatura do cliente)”
    Não entendi a economia de papel se é necessário o recibo para assinatura e fotografar o recibo????
    Dá pra explicar melhor por favor.????:(

  2. Correios disse:

    Rose,

    Embora o recibo ainda seja necessário para comprovar a entrega, há eliminação das listas que eram usadas pelos carteiros. Para se ter uma ideia, um levantamento feito em 2012 mostra que, somente nos 10 primeiros dias de maio daquele ano, foram impressas 209.465 listas em papel A4 no Estado de São Paulo. Com a nova tecnologia, não é mais necessário imprimir essas listas.