Gestão de documentos dos Correios é destaque em congresso internacional

Os Correios participam, a partir dessa quarta (21), do 12º Congresso BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, que acontece até 23 de outubro, em Évora, Portugal.

Com o tema “Ligar. Transformar. Criar Valor”, o evento selecionou, entre milhares de artigos, o trabalho desenvolvido pelas arquivistas da estatal, Liliane Dutra Leonel e Valquíria Araújo da Cruz, intitulado “A Estruturação de Procedimentos de Gestão Documental e a Mudança de Paradigmas: o Caso dos Correios do Brasil”.

O artigo descreve a prática “Sistemática da Formação de Processo Administrativo”, que já foi homenageada internamente no Fórum de Boas Práticas dos Correios e agora ganha projeção internacional, reconhecendo o esforço feito pela empresa, que até 2011 não possuía procedimentos estruturados de gestão de documentos. Entre as dificuldades de implantá-los, as arquivistas destacam o tamanho da instituição, as diferenças regionais e o grande número de funcionários.

Memória institucional – A gestão de documentos visa garantir ao cidadão o acesso à informação e preservar a memória institucional. Responde também a questões legais, como a Lei 8.159, de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados, e está alinhada ao Plano Estratégico Correios 2020, ao contribuir para o alcance do objetivo de se tornar uma empresa de classe mundial.


Esta entrada foi publicada em Institucional e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.