Correios entrega até materiais biológicos

Você sabia que os Correios também entregam material biológico? Além do tradicional serviço de entrega de cartas, encomendas e outros documentos, a empresa recolhe e realiza a condução de sangue e seus componentes (concentrado de hemácias e plaquetas, por exemplo), fluídos corporais (bílis, sêmen e urina, entre outros) e material fecal para exames. A estatal ainda transporta partes de órgãos, tecidos e células para transplantes.

Todo o transporte segue regras específicas para cada tipo de material e o serviço é realizado por meio de contrato com pessoa jurídica que atue na área relacionada, como laboratórios, hospitais e empresas do mercado de genética.

Os Correios oferecem o serviço desde 2010, enviando as amostras para fins de análise, pesquisa, diagnóstico, tratamento, transplante e prevenção. Somente são aceitas encomendas que estiverem sendo permutadas entre laboratórios qualificados ou empresas especializadas que possuam estrutura para tratar desses materiais biológicos.


Esta entrada foi publicada em Institucional, Negócios e Mercado e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

31 respostas a Correios entrega até materiais biológicos

  1. JOÃO AMARAL DE MEDEIROS disse:

    Após anos e anos de luta junto ao STF para provar que os Correios não são empresa de transporte, e sim empresa postal, assunto ligado à imunidade tributária recíproca, em vez de se publicar:
    “Correios TRANSPORTAM até…”, deveríamos publicar:
    “Correios ENTREGAM”.

  2. Correios disse:

    Agradecemos a sugestão, João Amaral. Vamos alterar o título, inclusive. Muito obrigado!

  3. Carlos Silva disse:

    Gostaria de saber quanto o correios cobra para enviar 10 ml de sangue para o hospital fazer o exame HLA de compatibilidade para possível transplante de medula óssea?

  4. Correios disse:

    Carlos,
    O transporte segue regras específicas para cada tipo de material e o serviço é realizado por meio de contrato com pessoa jurídica que atue na área relacionada, como laboratórios, hospitais e empresas do mercado de genética.

  5. Artur disse:

    Fui enviar um material (soro sanguíneo) em uma agência dos correios hoje dia 24/04/2017 e lá fui informado que o material deveria estar acondicionado em embalagem especial
    Aliás disseram que tem uma legislação que as amostras tem que estar devidamente embalada , mas não me informaram qual era o procedimento que eu deveria fazer para o envio das mesmas gostaria de sabe como posso fazer o envio da mesma ?

  6. Correios disse:

    Artur,
    Para ser possível o envio de amostras de material biológico, como pretendido, você deve possuir contrato com os Correios. No nosso portal há a informação de proibição do transporte – http://www.correios.com.br/para-voce/precisa-de-ajuda/proibicoes-e-restricoes/proibicoes-e-restricoes. Caso celebre contrato conosco terá conhecimento sobre as regras estabelecidas para envio dessas amostras.

  7. Trabalho em um laboratório de genética molecular e gostaria de saber procedimentos e valores para o transporte de amostras de sangue e saliva não contaminantes. Possuímos contrato com os correios, mas na minha agência não souberam me esclarecer sobre as dúvidas acima.
    Desde já agradeço a atenção.

  8. Correios disse:

    Elisandro,
    O serviço de remessa expressa de material biológico consiste no recebimento nas unidades dos Correios, transporte e entrega domiciliar, em âmbito estadual e nacional, de encomendas SEDEX, SEDEX 10, SEDEX 12 e SEDEX Hoje, conforme tabelas contratadas, contendo exclusivamente amostras de material biológico humano ou animal, recolhidas para fins de análise, pesquisa, investigação, diagnóstico, tratamento, transplante ou prevenção. Para utilizá-lo, é preciso assinar contrato específico e observar todas as leis, normas e regulamentos pertinentes. A encomenda deve estar adequadamente identificada, classificada, embalada, marcada, etiquetada e acompanhada da documentação necessária para transporte. Solicitamos que você entre em contato novamente com a agência gestora do seu atual contrato para a contratação do serviço e conhecer todas as regras que se aplicam a esses envios. A agência foi orientada quanto aos procedimentos.

  9. Mario disse:

    Sou pessoa física participante de um projeto mundial de análise de DNA e preciso enviar ao Estados Unidos minha amostra de saliva não contaminante. Como devo proceder? Grato

  10. Daniel Miranda disse:

    Tentei enviar material biológico (células em cotonete) para os EUA, empresa My Heritage, mas o correio me informou ser impossível. O material está acondicionado segundo a IATA e não é contaminante. Como fazer?

  11. Correios disse:

    Mario, o transporte de material biológico, por ter regras específicas, só é feito por meio de contrato com os Correios e assinatura de termo de compromisso para encaminhamento desse material. Assim, solicitamos que você peça à instituição de pesquisa responsável por esse projeto que entre em contato com os Correios por meio de um de nossos representantes comerciais. Você pode localizar o representante mais próximo em nosso site, pelo endereço http://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/contatos-comerciais

  12. Correios disse:

    Daniel, o transporte de material biológico, por ter regras específicas, só é feito por meio de contrato com os Correios e assinatura de termo de compromisso para encaminhamento desse material. Assim, solicitamos que você entre em contato com os Correios por meio de um de nossos representantes comerciais. Você pode localizar o representante mais próximo em nosso site, pelo endereço http://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/contatos-comerciais.

  13. Thaís Barra disse:

    Lendo dúvidas e reclamações na internet, é possível concluir que nossa legislação já pede por revisão e modernização.

    Tal como o Mário do comentário acima, também participo de uma pesquisa médica global, que envolve a simples remessa de um teste de DNA a outro país. Porém, tanto por “saliva” ser material biológico quanto por sermos pessoas físicas, esbarro eu também nesta grande problemática que parece condenar quase que tão somente o povo brasileiro, ainda limitado por restrições já não cabíveis aos tempos tecnológicos em que vivemos.

    Estou de posse de um envelope prioritário, pré-pago, com selo do acordo internacional UPU / IBRS, mas ninguém da agência aonde fui postá-lo possuía conhecimento do tratado. Agora, além de ter que buscar a legislação que comprova a validade da remessa e de descobrir como se posta aqui, vejo que há dezenas de outras observações me aguardando logo ali.

    A ANVISA, para o bem do avanço natural a que toda sociedade está acometida, deve se atentar para o fato de que, agora, testes de DNA cruzam o mundo em pequenas amostras, seguramente acondicionadas, reguladas por órgãos internacionais.

    Frente a tudo isso, já nem sei se vale a pena a pergunta:

    Como proceder com remessas internacionais pré-pagas, via acordo IBRS / UPU?

    Grata.

  14. Wesley carvalho disse:

    sou pessoa física e quero enviar uma amostra para analise de DNA em papel filtro para a USP.
    Como devo fazer?

  15. Correios disse:

    Wesley, o transporte de material biológico, por ter regras específicas, só é feito por meio de contrato com os Correios e assinatura de termo de compromisso para encaminhamento desse material. Assim, solicitamos que você peça à instituição de pesquisa responsável por esse projeto que entre em contato com os Correios por meio de um de nossos representantes comerciais. Você pode localizar o representante mais próximo em nosso site, pelo endereço http://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/contatos-comerciais.

  16. Correios disse:

    Thaís, esclarecemos que IBRS (International Business Reply Service) é o nome internacional do nosso serviço Carta/Cartão-Resposta Internacional (CCRI), com é conhecido em nossas agências. Segundo as regras da União Postal Universal – UPU, a aceitação de objetos CCRI (ou IBRS) em devolução à origem fica sujeita às regas postais do país de destino. No caso do Brasil, a postagem de remessas postais contendo “material biológico” somente são aceitas em remessas expressas (serviço EMS). Essas regras postais seguem determinações da própria UPU, segundo as quais as remessas contendo “material biológico” devem ser tratadas, embaladas e rotuladas seguindo procedimentos específicos, que não cabem em um serviço como o CCRI. Por fim, informamos que o controle sanitário do Brasil também determina procedimentos específicos para o envio de “material biológico” por via postal. Essas regras estão publicadas no nosso site: http://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/pdf/ems-mercadoria-expressa-1/arquivos-ems/instruvoes_material_biologico.pdf/view

  17. Alinsson disse:

    Resumindo, nada feito. Amostra de DNA de pessoa física pelos Correios, nem pensar.

  18. Rony Nunes disse:

    Bom dia,

    Gostaria de saber como posso enviar de um estado para outro um material biológico conservado em álcool para fins de análise patológica. Como devo proceder?

    Obrigado desde já

  19. Correios disse:

    Rony,

    Todo o transporte segue regras específicas para cada tipo de material e o serviço é realizado por meio de contrato com pessoa jurídica que atue na área relacionada, como laboratórios, hospitais e empresas do mercado de genética.

  20. Rony Nunes disse:

    Caso não seja pessoa jurídica e sim entre professores de universidades, seria a mesma regra ? Onde eu poderia encontrar essas regras específicas?

  21. Correios disse:

    Rony,

    No caso do Brasil, a postagem de remessas postais contendo “material biológico” somente são aceitas em remessas expressas (serviço EMS). Essas regras postais seguem determinações da própria UPU, segundo as quais as remessas contendo “material biológico” devem ser tratadas, embaladas e rotuladas seguindo procedimentos específicos, que não cabem num serviço como o CCRI. Por fim, informamos que o controle sanitário do Brasil também determina procedimentos específicos para o envio de “material biológico” por via postal. Essas regras estão publicadas no nosso site: http://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/pdf/ems-mercadoria-expressa-1/arquivos-ems/instruvoes_material_biologico.pdf/view

  22. Rony Nunes disse:

    O que está descrito é para envio Internacional, vale para o envio Nacional que é o meu caso?

  23. Vanessa disse:

    Boa noite, necessito enviar amostras de sangue dos meus animais para o exterior. Já vi o procedimento do laboratório para envio, qual é o procedimento do Correios?

  24. Correios disse:

    Vanessa,

    No Brasil, a postagem de remessas postais contendo “material biológico” somente são aceitas em remessas expressas (serviço EMS). Essas regras postais seguem determinações da própria UPU, segundo as quais as remessas contendo “material biológico” devem ser tratadas, embaladas e rotuladas seguindo procedimentos específicos, que não cabem num serviço como o CCRI. Por fim, informamos que o controle sanitário do Brasil também determina procedimentos específicos para o envio de “material biológico” por via postal. Essas regras estão publicadas no nosso site: http://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/pdf/ems-mercadoria-expressa-1/arquivos-ems/instruvoes_material_biologico.pdf/view

  25. Correios disse:

    Rony,

    Sim.

  26. Marcelo disse:

    E então, como resolver essa situação? Contratar uma empresa especializada nesse tipo de transporte? Parece-me a única solução.

  27. Verena Melo Cedraz Pinto disse:

    Olá Vanessa, você conseguiu enviar? estou com a mesma dificuldade e no meu caso é para Portugal. Agradeço se puder me dar retorno. 71 982268349

  28. Fernando disse:

    Olá, os Correios já estão fazendo o envio de testes de dna caseiros para o exterior? Li em vários lugares que as empresas (como My Heritage, National Geographic, etc) estavam tendo dificuldades por conta das novas regras de remessas contendo material biológico, mesmo que fossem amostras de saliva. Muito obrigado.

  29. Rodrigo disse:

    Olá, Como e onde eu faço a postagem pelo serviço EMS?

  30. Romario pereira do nascimento disse:

    Queria saber c da pra envia o sangue para o nordeste pra exame de dna

  31. lucia bianca da cunha bezerra disse:

    Queria saber se é possível mandar partes de plantas, como folhas, flores, ou caules…. e como devo proceder.