Franqueados postais participam de reunião no Ministério das Comunicações

Nesta quarta-feira (6), o ministro das Comunicações e presidente do Conselho de Administração dos Correios, André Figueiredo, recebeu representantes da Associação Brasileira de Franquias Postais (Abrapost) de nove Estados para debater o modelo de negócios da empresa e a participação das franquias na busca pelo crescimento da receita dos Correios.

Durante o encontro, Figueiredo defendeu a importância da valorização dos franqueados na prestação do serviço e no processo de reestruturação da estatal. “É uma relação público-privada que busca a convergência para fortalecer os Correios e ampliar a qualidade dos serviços prestados para todos os brasileiros. Estamos determinados em alcançar resultados positivos já em 2016, o que passa pela redução de custos e reformulação das rotinas operacionais”, destacou.

A reunião com representantes da Abrapost contou com a participação do vice-presidente de Varejo dos Correios, Ney Campello; e do vice-presidente do Conselho de Administração da empresa, Adroaldo da Cunha.


Esta entrada foi publicada em Negócios e Mercado e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

10 respostas a Franqueados postais participam de reunião no Ministério das Comunicações

  1. HIELSON FERREIRA IVO disse:

    Tenho interesse em ser franqueado dos CORREIOS. tenho uma casa ampla na Avenida Melicio Machado na zona de expansão em ARACAJU – SE, ótimo ponto comercial, em frente a centro bancário, com rua e espaço para estacionamento. como faço para me manter informado sobre a franquia?
    Email: hielsonivo@bol.com.br ou hielsonfivo@gmail.com.
    ]

  2. Correios disse:

    Hielson,

    Informamos que para a operacionalização de agência de Correios franqueada é necessário que a pessoa jurídica participe de processo de licitação pública na modalidade concorrência, conforme previsto no Decreto 6.639/2008:

    Art. 5o A operação da AGF se dará, exclusivamente, mediante a celebração de contrato de franquia, firmado entre a ECT e a pessoa jurídica selecionada em procedimento licitatório, na modalidade concorrência, utilizando o critério de julgamento previsto no inciso IV do caput do art. 15 da Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995.

    Esclarecemos que não houve realização em 2015 de processo licitatório para contratação da instalação e operação de agências de correios franqueadas por pessoas jurídicas de direito privado, sob o regime de franquia postal.

  3. Jose Carlos disse:

    Boa tarde!
    Um franqueado pode passar uma Agencia a terceiros diretamente?
    Como o Correio atua nesse processo?

  4. Correios disse:

    José Carlos,

    A cláusula XIV do Contrato de Franquia Postal – CFP dispõe que os Correios realizam controle sobre algumas das possíveis alterações societárias na pessoa jurídica da franqueada, entre os itens elencados nesse dispositivo está a alteração da composição societária.

    Para que seja possível a alteração de sócio(s), a franqueada tem que observar o regramento específico relacionado ao ato, cujo rito consta do normativo interno dos Correios, o qual é disponibilizado às franquias por meio de site especifico, e aguardar a aprovação do proponente a sócio antes de concluir as etapas legais. A não observância do regramento pelo franqueado incidirá na aplicação de penalidade prevista do CFP.

  5. Kuesley Fernandes disse:

    Como faço para saber quando irá abrir a licitação para franquias dos correios?

  6. Correios disse:

    Kuesley,

    Será dada ampla divulgação nos veículos de comunicação dos Correios, inclusive aqui no blog.

  7. Daniela Machado da Rosa disse:

    Bom dia!
    Existe previsão de abertura de licitação para franquias em 2017?

  8. Correios disse:

    Daniela,

    Informamos que a proposta de nova licitação encontra-se em estudo interno na organização e tão logo seja definido o novo Edital a divulgação ocorrerá pela imprensa nacional e site dos Correios.

  9. mauro ramos disse:

    Alem das agências próprias e franqueadas o correio tem agências denominadas ACC, que são pequenas agências que funcionam dentro de um estabelecimento comercial. Minha duvidas suas as seguintes :

    1- Para instalar uma dessas unidades só através de concorrência pública, ou a implantação é de acordo com a necessidade geográfica da área ?
    2 – É possível transferir para terceiros uma ACC ?
    3- Como ela funciona ligada a uma atividade comercial, a transferência dessa atividade comercial já transfere automaticamente as atividades da ACC?
    4 – transferência de uma ACC ao franqueada a terceiro garante a esse terceiro as mesmas condições estabelecidas anteriormente?
    5 – Os correios estão renovando a concessão das ACC por mais cinco anos. Nessa renovação existe a garantia de manutenção de repasse a terceiros ?
    6 – Fala-se de fechamento de centenas de agências próprias dos correios. Existe algum estudo se muitos desses pontos poderão ser transformados em agencia franqueada, com o franqueado assumir as agencias ???

  10. Marcus vinicius disse:

    Boa tarde Mauro, tenho as mesmas dúvidas estou quase adquirindo uma franquia mas por repasse , conseguiu sanar suas dúvidas ? Conseguimos conversar para trocar informações ?