Correios apresenta nova fachada de prédio histórico em SP

Nesta segunda-feira (4), foi apresentada a restauração da fachada do Prédio Histórico dos Correios em São Paulo (SP). Para esta etapa da obra, que integra um projeto de recuperação do prédio construído em 1922, foram investidos cerca de R$ 7,7 milhões.

“É obrigação da empresa cuidar dos seus bens e da história da cidade de São Paulo”, destacou o presidente dos Correios, Guilherme Campos Júnior durante a cerimônia de inauguração. Projetado pelo arquiteto Domiziano Rossi e finalizado por Felisberto Ranzini, o prédio histórico já foi sede da Diretoria Regional de São Paulo e abriga, atualmente, o Centro Cultural Correios de São Paulo, a Agência Central da cidade (a maior do País), a Agência Filatélica D. Pedro II e o Centro de Distribuição Domiciliária Sé.

Até chegar ao resultado atual foram quase quatro anos de trabalho, com obras realizadas pela empresa Bolanho Arquitetura Construção e Restauração e validadas pelo Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo (DPH). “Entendemos a complexidade de uma obra tombada pelo patrimônio histórico e o grande empenho administrativo aplicado aqui, para hoje apresentarmos a fachada muito próxima do que a sociedade paulistana viu em 1922”, afirmou o diretor regional dos Correios em São Paulo, Eugenio Valentim da Silva.

Durante o evento – que contou com a presença de mais de 100 convidados, entre empregados, aposentados, clientes, autoridades e representantes da área cultural – também ocorreu o lançamento do carimbo comemorativo “Restauro da Fachada do Prédio Histórico dos Correios”. A cerimônia de obliteração contou com a presença da diretora do DPH, Nadia Somekh, e do empregado aposentado dos Correios, Hélio Liporacci, um dos pioneiros na instalação da rede telegráfica no Brasil. O carimbo ficará disponível durante 30 dias na Agência Filatélica D. Pedro II.

Mostra inédita – A cerimônia de inauguração da fachada incluiu ainda a abertura da mostra “Poteiro por Inteiro”, com visita guiada feita pelo curador Enock Sacramento e pelo presidente do Instituto Antônio Poteiro, Américo Poteiro. Inédita, a exposição é composta por cinco esculturas e 30 pinturas do artista, um dos brasileiros de maior repercussão dentro e fora do País no domínio da arte naïf, popular e ingênua. “As obras foram selecionadas de nosso acervo de cerca de 120 peças”, ressaltou Américo, um dos filhos do pintor e escultor, que completaria 101 anos em 2016.

Gratuita, a mostra pode ser conferida até 4 de setembro no Centro Cultural Correios São Paulo (Av. São João, s/nº, Vale do Anhangabaú, Centro), de terça a domingo, das 11h às 17h.


Esta entrada foi publicada em Institucional e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

3 respostas a Correios apresenta nova fachada de prédio histórico em SP

  1. car disse:

    Porque deixe seu comentários? voçês apagam tudo.

  2. Å disse:

    Cvdrfcxcrddfsyfyfyufifoofoffpfofofccçfgqwérgv v frccxzáãàâäÅæ

  3. Anônimo disse:

    Muito lindo! parabés aos Correios de SP