Correios lança selos para comemorar 200 anos da Escola de Belas Artes do Rio

Para marcar o bicentenário da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, os Correios colocam em circulação, nesta sexta-feira (12), dois selos comemorativos que destacam a história e as atividades artísticas desenvolvidas na instituição.

A data faz referência à assinatura do decreto de criação da Academia Real de Belas Artes, em 12 de agosto de 1816, pelo então príncipe regente do Brasil, D. João VI.

Sobre os selos –  Os selos em homenagem ao bicentenário da EBA foram criados por Rui de Oliveira, designer, ilustrador, professor e ex-aluno da Escola de Belas Artes da UFRJ. Oliveira utilizou unicamente processos artesanais como guache e colagem de retícula. Evitou recursos digitais, mas abusou de recursos como emoção e criatividade.

No primeiro selo, vê-se o detalhe central da fachada da Escola Imperial de Belas Artes e, abaixo, em primeiro plano, uma representação das tradições da Escola, a partir das tendências da arte contemporânea, por meio de manchas coloridas, formando um bloco na base inferior do selo. Acima da fachada, visualizamos as nuvens, concebidas a partir de colagem de retículas, processo usado, oficialmente, pela primeira vez no cubismo.

O segundo selo foi inspirado nos significados e nobreza da Estátua de David, de Michelangelo, em cuja cabeça o artista fez uma releitura usando fotolito com tinta de PVA, pintada no verso, significando a modernidade e alguns movimentos importantes da arte contemporânea, como o abstracionismo informal – por meio de manchas – frotage e monotipia – em tempera ao ovo. Encontram-se representados, nessa concepção, ainda, o expressionismo abstrato, o futurismo e o abstracionismo geométrico, bem como formas geométricas próprias do neoplasticismo, vorticismo, De stijl e construtivismo russo, movimento fundamental da arte.

Cada selo tem valor de um porte comercial e pode ser adquirido nas agências dos Correios, na loja virtual e na Central de Vendas a Distância (centralvendas@correios.com.br).


Esta entrada foi publicada em Filatelia e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.