Alunos da rede pública de Natal aprendem a montar coleção de selos

O caderno e os tradicionais livros didáticos cederam lugar para lupas, pinças e um universo de conhecimento contido em um pequeno pedaço de papel: o selo. Em uma aula diferente, os alunos da primeira etapa do Ensino Fundamental de sete escolas da rede municipal de educação de Natal montaram sua primeira coleção de selos.

As visitas, realizadas nos meses de agosto e setembro de 2016, fazem parte do projeto Correios nas Escolas, que tem o objetivo de estimular alunos e educadores a utilizar os selos postais como instrumento de cultura, pesquisa, entretenimento e integração social. Durante os encontros, os estudantes assistiram a uma palestra sobre a história dos Correios e dos selos postais seguida da oficina filatélica.

Para montar a coleção, as crianças definem um tema e escolhem os selos que desejam utilizar. Elas também criam um título para a coleção e resumem, em poucas linhas, o significado e a importância de cada selo selecionado, com base nos conteúdos aprendidos em sala de aula. Entre os temas abordados nos trabalhos dos estudantes estão a fauna, flora, folclore, esportes, cidades brasileiras e personalidades históricas.

Heitor, 10 anos, aluno do 4º ano, selecionou selos que tratavam sobre meio ambiente. “São coisas importantes para o planeta. Por isso escolhi esse selo que fala da reciclagem do lixo e selos com animais, pois é preciso proteger a natureza”, explicou.

Cerca de 400 estudantes na faixa etária dos 8 aos 11 anos foram contemplados nesta edição do projeto.


Esta entrada foi publicada em Filatelia, Institucional, Sustentabilidade. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Uma resposta a Alunos da rede pública de Natal aprendem a montar coleção de selos

  1. Aparentemente muito interessante esse projeto, como posso inscrever uma escola ?