Correios destina 4 mil lâmpadas para descarte adequado no Maranhão

Valéria Galdino, diretora da Maranhão Recycle, com o diretor regional dos Correios, Roosevelt Pereira de Carvalho. Foto: Priscila Cardoso/CorreiosNesta segunda-feira (10), os Correios assinaram, em São Luis, contrato para logística reversa de quatro mil lâmpadas fluorescentes inservíveis, acumuladas desde 2010. Esta foi mais uma iniciativa para minimizar os impactos ambientais das atividades da empresa no Estado.

Para o diretor regional dos Correios, Roosevelt Pereira de Carvalho, a realização do contrato é uma grande conquista, uma vez que a responsabilidade ambiental representa um passo largo rumo à excelência. “Esta é mais uma contribuição dos Correios para a comunidade onde estamos inseridos. No Maranhão, operamos em mais de 220 imóveis, com 427 veículos operacionais, incluindo furgões, caminhões e motos. Toda essa estrutura exige responsabilidade com os resíduos produzidos, então temos que trabalhar para minimizá-los”, afirmou.

Firmado com a empresa Maranhão Recycle, única na região a fazer o manejo das lâmpadas fluorescentes, o contrato possibilitará a trituração das lâmpadas, com a separação e recuperação de materiais, tais como as partes metálicas, pó fluorescente, vidro e mercúrio. “Os Correios são o primeiro órgão público do Estado a realizar a destinação adequada de lâmpadas fluorescentes, e merecem ser reconhecidos pela consciência e responsabilidade ambientais”, ressaltou a diretora da Maranhão Recycle, Valéria Galdino.

Gestão Ambiental – Em 2014, foi lançado o Sistema de Gestão Ambiental dos Correios, que é a sistematização e acompanhamento de todas as ações na área de sustentabilidade ambiental da empresa.

Atualmente, a estatal já realiza a coleta seletiva do lixo – para entrega sem ônus – a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Além disso, todos os pneus, baterias e óleos lubrificantes usados nos veículos da empresa são descartados da forma correta. A redução no consumo de energia, água, combustíveis e preferência pela compra de produtos e insumos recicláveis também são marcas da gestão ambiental dos Correios.


Esta entrada foi publicada em Institucional e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

6 respostas a Correios destina 4 mil lâmpadas para descarte adequado no Maranhão

  1. Iranildo Moreira de melo disse:

    Boa iniciativa, gostaria muito de ver se estender para todo o brasil. O que falta para que se torne realidade

  2. Antonio Eleandro Thaines disse:

    No RS temos a empresa RECYCLE instalada no pólo de Triunfo.

    http://www.recyclepolo.com.br/localizacao.html

  3. Fátima disse:

    Guardo algumas lâmpadas usadas da Agencia e gostaria de saber se na Bahia tem algum local para descarte das lâmpadas das agencias. Estamos no interior e de que forma poderia encaminha-las.

  4. Correios disse:

    Fátima,

    A empresa vem, gradativamente, implantando ações para evitar, reduzir e/ou minimizar os impactos ambientais gerados na execução de suas atividades postais. O descarte adequado de lâmpadas fluorescentes está dentre uma dessas ações, porém, esclarecemos que em muitas localidades somos impedidos de executá-la por falta de estrutura da própria cidade/município. A maioria das cidades brasileiras ainda não possui empresas que realizem ou ofereçam o serviço de coleta e destinação adequada de lâmpadas fluorescentes (Obs.: lâmpadas incandescentes podem ser descartadas normalmente no coletor de vidro).

    A lei 12.305/2010 institui a prática, por parte dos fabricantes e comerciantes, da logística reversa pós consumo desse tipo de resíduo e, portanto, cabe a esses agentes a responsabilidade de providenciar e oferecer para as empresas e cidadãos as condições necessárias para a sua execução e, isso, infelizmente está ocorrendo muito lentamente.

    Recomendamos entrar em contato com o representante do Sistema de Gestão Ambiental dos Correios – SGAC, Sr. Wladir Fernandes de Almeida- GAB/BA.

  5. Eliesio castelo Branco disse:

    Alguem tem o contato desta empresa, que recebe as lampadas usadas???

  6. Correios disse:

    Eliesio,

    Entre em contato com a empresa Maranhão Recycle, pois não fornecemos essa informação.