João do Pulo é homenageado em selo dos Correios

Amanhã (15), os Correios realizam, em São Bernardo do Campo (SP), o lançamento do selo especial e carimbo em homenagem a um dos maiores atletas brasileiros de todos os tempos: João Carlos de Oliveira, o “João do Pulo”.

A emissão, que utiliza a técnica de computação gráfica, destaca a imagem estilizada do atleta em movimento, finalizando o salto triplo que lhe rendeu o recorde mundial. O fundo é verde, com inscrições amarelas, numa referência às cores do Brasil. O selo pode ser adquirido em todas as agências dos Correios, na loja virtual e na Agência de Vendas a Distância.

Recorde mundial –  Há 41 anos, num 15 de outubro, durante os jogos Pan-americanos do México, o salto triplo do brasileiro João Carlos de Oliveira entrou para a história do atletismo internacional. Em competição realizada na pista do Estádio Olímpico Universitário, ele alcançou a inédita marca de 17,89m, superando em quase meio metro o recorde mundial da época, que era do soviético Viktor Seneyev.

Por uma década, o saltador, que passou a ser conhecido como “João do Pulo”, manteve o recorde mundial no salto triplo. Nos jogos pan-americanos, o recorde na modalidade continua sendo dele, que é também o brasileiro com mais títulos conquistados no atletismo.


Esta entrada foi publicada em Filatelia e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

4 respostas a João do Pulo é homenageado em selo dos Correios

  1. Thalita disse:

    Esses novos selos e carimbos que estão sendo lançados fazem parte dos concursos realizados ou de autoria própria de vocês?

  2. Correios disse:

    Thalita,
    Para o Programa Anual de Selos Postais, os Correios contam com um banco de artistas cadastrados que, conforme a o tema e motivo a ser focalizado no selo, são convidados a participar de uma seleção de propostas de arte (no mínimo 03 artistas por emissão). Também contamos com uma equipe de designers gráficos e artistas plásticos que, eventualmente, desenvolvem propostas para as emissões postais. No caso específico da emissão postal em homenagem ao saltador João do Pulo, a arte do selo e carimbo de 1º Dia de Circulação foi desenvolvida pela artista Lídia Marina Hurovich Neiva, funcionária dos Correios.

  3. Thalita disse:

    Obrigada pela explicação. Sempre tive curiosidade em saber como eram desenvolvidas as idéias para selos temáticos.

  4. Jonathas Alves Morningstar disse:

    Otimá resposta feita pelo correio, sempre vivi com essa curiosidade tambem.