19 de outubro: Dia Internacional contra o Câncer de Mama

20161019-outubro-rosa

Hoje, dia 19 de outubro, é comemorado o Dia Internacional contra o Câncer de Mama. Durante todo o mês de outubro, há um destaque para o movimento mundial conhecido como Outubro Rosa. O nome remete à cor do laço que representa a luta contra o câncer de mama, e tem como objetivo dar visibilidade ao tema e estimular a participação da população e entidades na luta contra a doença, além de sensibilizar o poder público sobre a importância do tema. Os Correios são uma das entidades engajadas nesta luta.

O movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, visando estimular a participação da população no controle do câncer de mama, além de compartilhar informações sobre o assunto e promover a conscientização sobre a importância de sua detecção precoce.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço e saída espontânea de líquido dos mamilos. Ao identificarem alterações persistentes nas mamas, as mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica. No entanto, vale ressaltar que tais alterações podem não ser câncer de mama.

A partir dos 40 anos de idade, o risco de a doença aparecer começa a aumentar significativamente. Por isso, é essencial conversar com seu médico sobre a necessidade ou não de realizar a mamografia. O exame consegue detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de um centímetro e não pode ser palpado.

Os Correios aderem à campanha, realizando anualmente uma programação interna aos seus empregados, com palestras e montagem de estandes de saúde, além de incentivá-los ao uso de roupas ou adereços da cor rosa, prestigiando, assim, o movimento mundial Outubro Rosa.

Mais informações sobre a campanha Outubro Rosa estão no site http://www.inca.gov.br/outubro-rosa.


Esta entrada foi publicada em Institucional e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Uma resposta a 19 de outubro: Dia Internacional contra o Câncer de Mama

  1. matheus alves de castro disse:

    otimo