Correios lança selos que destacam borboletas brasileiras

selo borboletas brasileirasfolha_borboletas

 

 

 

 

 

 

 

 

Os Correios colocaram em circulação, nesta quinta-feira (20), os selos postais comemorativos “Borboletas Brasileiras”, em solenidade realizada na biblioteca do Instituto de Biologia da Unicamp, em Campinas (SP). Na ocasião, também foi lançado o carimbo de primeiro dia de circulação, com a imagem da borboleta da espécie Episcada hymenaea.

Professor Doutor Marcelo Brocchi, Diretor Associado do Instituto de Biologia da Unicamp. Ao centro, Antonio Carlos e a carteira Débora Silva. Foto: Angelo de Assis/CorreiosRepresentando o diretor regional dos Correios São Paulo Interior, Wilson Abadio de Oliveira, o analista de Correios Antonio Carlos Marques de Matos destacou o papel educacional que a emissão filatélica proporciona. “As coleções reúnem um belo, importante e grandioso acervo, que também é uma valiosa fonte de pesquisa”, pontuou. O lançamento contou ainda com a presença de filatelistas, autoridades e comunidade acadêmica.

Atualmente, diversas áreas da ciência se beneficiam das descobertas científicas em torno das borboletas. Entre as mais recentes, estão o desenvolvimento de produtos como visores de celulares, estruturas aerodinâmicas e, até mesmo, nanoestruturas.

Sobre os selos – A emissão “Borboletas Brasileiras” destaca 22 espécies, agrupadas em duas estampas distintas: minifolha e folha com 16 selos.

A minifolha é formada por seis selos expostos em três duplas, focando uma espécie de cada uma das seis famílias selecionadas para a sua composição. As borboletas figuram ao centro de cada selo, exibindo coloridas e belas asas, pousando sobre superfícies arenosas ou folhagens. Na área verde, externa ao conjunto de selos, vê-se a espécie Episcada hymenaea e os elementos responsáveis pela metamorfose, como ovos, lagarta e pupa. Em cada selo foi aplicada a logomarca do Mercosul.

Na folha com 16 selos, as borboletas são expostas em 8 pares, visualizadas ao centro de cada selo. As espécies enfocadas correspondem a quatro famílias de borboletas, selecionadas dentre a variedade de espécies encontradas no meio ambiente. Na parte verde, externa ao conjunto de selos, visualiza-se a pupa, um estágio importante da metamorfose das borboletas.

Os selos foram desenvolvidos a partir de fotografias capturadas pelo fotógrafo Almir Almeida, e a seleção e as identificações das espécies, além da preparação do edital, foram realizados pelo Prof. André V. L. Freitas (Instituto de Biologia – Unicamp). As emissões podem ser adquiridas nas agências e na loja virtual dos Correios.


Esta entrada foi publicada em Filatelia e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

2 respostas a Correios lança selos que destacam borboletas brasileiras

  1. Odacir Marcos Bernardi disse:

    Fantástico essa coleção!!

  2. Jonathas Alves Morningstar disse:

    Já Quero.