Exposição leva paisagens cariocas para Espaço Cultural Correios Fortaleza

A natureza e as formas de cenários mundialmente famosos, como o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Pedra da Gávea e o Morro Dois Irmãos, são retratadas nas telas com pinceladas de cores fortes e vívidas. Imagem: DivulgaçãoO Espaço Cultural Correios Fortaleza recebe, desde o dia 23 de dezembro, um pouco das cores e do cotidiano vibrante do Rio de Janeiro. Com 22 telas e dez fotografias que homenageiam a Cidade Maravilhosa, a exposição “Rio dos Mares de Morros”, do artista e geólogo cearense Francisco Ivo, tem como inspiração as paisagens cariocas e seus imensos afloramentos rochosos, esculpidos entre o céu e o oceano que emolduram o espaço urbano da cidade.

A natureza e as formas de cenários mundialmente famosos, como o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Pedra da Gávea e o Morro Dois Irmãos, são retratadas nas telas com pinceladas de cores fortes e vívidas, como se as rochas estivessem sendo iluminadas de dentro para fora, saltando aos olhos as propriedades geométricas e radiações luminosas dos minerais. A estética faz uma alusão ao mundo da cristalografia, ciência que estuda as leis que regem a formação dos minerais, com a qual Francisco Ivo teve contato ao longo de sua formação.

Também estarão expostas pinturas como “Temiminós – Mundus Novus”, em referência à tribo indígena que testemunhou o achado da baia de Guanabara, em 1502; e “Jangadeiros, 28”, inspirada na saga de quatro pescadores cearenses que, em 1941, a bordo de uma jangada, partiram para a antiga capital da República para cobrar justiça social e melhores condições de vida para os pescadores, promovendo na Baía de Guanabara uma procissão com dezenas de barcos e uma única jangada.

Além da sequência de “Rio dos Mares de Morros”, a exposição possui outras duas seções: “Lembranças”, que apresenta pinturas que resgatam a infância e a juventude do artista no Ceará, seja no sertão da cidade de Mombaça ou em Fortaleza; e “Fotografia”, com 10 obras nas quais Francisco Ivo celebra o cotidiano da capital carioca e da cidade de Niterói, explorando seu povo, suas manifestações políticas e artísticas, dentre outros aspectos.

“Rio dos Mares de Morros” pode ser visitada gratuitamente até 3 de março de 2017, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Espaço Cultural Correios está situado na Rua Senador Alencar, 38, térreo, Centro.


Esta entrada foi publicada em Agenda cultural e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.