Mostra reúne imagens de um subterrâneo urbano desaparecido

Aventura visual de Ricardo Nauenberg traz imagens de um subterrâneo urbano desaparecido. Foto: DivulgaçãoCom um extenso currículo em TV, cinema e  design, Ricardo Nauenberg tem no começo de sua formação a fotografia. Em 2015, o artista decidiu voltar ao imediatismo do clique e escolheu o subterrâneo da construção da Linha 4 do metrô carioca, inaugurada em agosto desse ano para a Olimpíada, para compor a mostra “Entre Terra”, em cartaz no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro.

A paisagem fotografada, à qual o público não teve acesso e que desapareceu definitivamente quando a obra ficou pronta, pode ser conferida em 89 imagens selecionadas por Nauenberg e pelo o curador da exposição, Marc Pottier. O ensaio fotográfico sobre as variações humanas e geográficas foi realizado nas escavações do Itanhangá (Barra da Tijuca), da Antero de Quental e Igarapava (Leblon) e Praça Nossa Senhora Sra. da Paz (Ipanema).

Registro estético – As fotografias em cor e em preto e branco não são sobre a obra de engenharia, mas sobre a capacidade de o homem interferir no meio ambiente. “Decidi mergulhar em um ensaio sobre o tema e durante um ano fotografei essas interferências, procurando focar se eram cicatrizes (se mal feitas) ou tatuagens (se bem planejadas)”, conta Nauenberg, que escolheu a lente de 600mm, responsável por achatar planos, e a 7mm, que distancia e cria linhas e perspectivas, para se afastar do enfoque documental jornalístico.

“Entre Terra”  pode ser visitada gratuitamente até 12 de março, de terça-feira a domingo, das 12h às 19h. O Centro Cultural Correios está localizado na Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro.


Esta entrada foi publicada em Agenda cultural e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Uma resposta a Mostra reúne imagens de um subterrâneo urbano desaparecido

  1. Zaira Santos disse:

    Quero ver essa exposição em São Paulo. Por favor CCCSP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *