Mostra estimula debate sobre produção no campo das artes visuais

Com curadoria do artista e professor Luiz Sérgio de Oliveira, a exposição de arte contemporânea “Daquilo que nos cerca” apresenta ao público pinturas de Angelo Issa, fotografias de Daniel Moreira e esculturas de Leandro Gabriel, até o dia 21 de maio, no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro.

A mostra é composta por 50 obras que trazem à tona as implicações da tarefa de tentar compreender e dominar as complexidades da vida, através do que revelam os trabalhos dos artistas. Segundo o curador da exposição, Angelo Issa obriga a alargar a percepção e a compreensão da arte e da pintura para abrigar algo que parece fora de lugar, “algo que, vindo direto das ruas, carreia suas mazelas, suas contradições e sua riqueza”.

As fotografias de Daniel Moreira, por sua vez, trazem o olhar do artista/viajante, que não se contenta com a mera contemplação passiva. “Embora as melancólicas paisagens captadas nos alcancem inicialmente como situações estranhas e dissonantes, elas não tardam por nos aliar a seu sistema de harmonia”, avalia o artista e professor Alexandre Sequeira.

Para o crítico de arte Marcos de Lontra Costa, as esculturas de Leandro Gabriel falam de pesos e volumes, mas também incorporam características do plano como as cores e as texturas. “Há nelas uma estranha beleza, um estranho mistério que transforma a matéria fria, propensa à geometria e à razão, em algo plástico, maleável, elementos orgânicos que recriam a natureza, aproximando indústria e artesanato, arte e técnica, realidade e poesia, passado e presente”, afirma.

“Daquilo que nos cerca” pode ser conferida gratuitamente, de terça-feira a domingo, das 12 às 19h. O Centro Cultural Correios está localizado na Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro.


Esta entrada foi publicada em Agenda cultural e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.