Museu Correios recebe exposição Monóculo

Um convite a abstrair do entorno e iniciar uma experiência sensorial. É com essa proposta que a exposição “Monóculo” chega nesta quinta-feira (4) ao Museu Correios, em Brasília. Criadas pelo artista plástico alagoano radicado em Brasília, Fábio Pedrosa, as telas revelam séries pictóricas diferentes na paleta de cores e nas técnicas empregadas, mas que convergem ao aludir uma percepção utópica da vida.

A mostra propõe, como no monóculo, aumentar e aproximar o que está longe, para finalmente ver o que não se conseguia avistar. De acordo com o artista, o nome surgiu da ideia de que, em uma época de multitarefas, o apreciar requer uma pausa. “A pintura exige uma concentração, uma certa parada, um foco. E essa impressão remete ao monóculo, que também exige isso, que você pare e se isole do que está à sua volta, prestando atenção naquilo que está a sua frente. Quero que a minha pintura tenha essa impressão ou traga essa sensação para quem está olhando para ela”, afirma.

Durante a visitação poderão ser conferidas três séries: a primeira segue uma linha que tem a ver com o surrealismo; são cenas urbanas que recebem a interferência do artista, elementos que não fazem parte do real. A segunda traz três telas, as únicas em pintura à óleo, que remetem à água, fluidez na interação cromática – sem perspectiva, linhas, horizontes e planos definidos. A terceira, por sua vez, representa um universo onírico fantástico, que reúne imagens de sonhos, do inconsciente e remetem a algum sentimento, a alguma divindade ou experiência espiritual.

Monóculo tem abertura no 4 de abril, às 19h. Gratuita, a visitação acontece de 5 de abril a 25 de junho de 2017, de terça a sexta, das 10 às 19h e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. O Museu Correios está localizado na SCS quadra 4, bloco A, 256, ed. Apolo – Asa Sul, Brasília – DF.


Esta entrada foi publicada em Agenda cultural e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.