Correios participa do Dia das Comunicações

Os Correios participaram, na última sexta-feira (5),em Curitiba, de solenidade em comemoração ao Dia Nacional das Comunicações. O evento foi promovido pela 5ª Companhia de Comunicações Blindada do Exército Brasileiro e contou com a presença do diretor regional dos Correios, Paulo Cezer Kremer dos Santos.

A programação contemplou formatura militar e exposição de material de instituições ligadas à área de telecomunicações, como Correios e Anatel. Destaque para a coleção de selos “V-mail… Airgraph – Comunicação Postal na Segunda Guerra”, cedida pelo filatelista Evair Soares de Sá, do Rio de Janeiro. O sistema de comunicação chamado de V-mail foi adotado para diminuir peso e espaço utilizados no transporte aéreo, evitando também a perda dos objetos postais em caso dedestruição dos aviões. As cartas eram microfilmadas e reveladas no destino e, após a confirmação de entrega, os originais eram destruídos.

“Os Correios e o Exército são duas instituições ligadas à comunicação e responsáveis pela integração nacional”, ressaltou o diretor regional, que lembrou também da construção de linhas telegráficas por Rondon. Já o comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, general de brigada Rodrigo Pereira Vergara, fez questão de mencionar o lançamento do primeiro satélite civil e militar brasileiro, em órbita nesta data. “Não devemos nos esquecer dos pioneiros que possibilitaram as tecnologias que utilizamos hoje”, afirmou.

Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon – Acelebração em 5 de maio é uma homenagem ao nascimento do Marechal Cândido Rondon, patrono das Comunicações no Brasil. Ele foi um dos responsáveis por uma maior integração nacional, com a criação de importantes linhas telegráficas no País, interligando a região Sudeste ao Centro-Oeste e Norte brasileiros.


Esta entrada foi publicada em Institucional e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *