Serviço de Informação ao Cidadão dos Correios completa cinco anos

O acesso à informação assegura não só a transparência, os princípios éticos e a boa governança de uma organização, mas também é fundamental para o próprio exercício da democracia. Um dos mecanismos fundamentais para o aperfeiçoamento desse processo nos Correios completa cinco anos nesta terça-feira (16): o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC).

Criado em maio de 2012, quando entrou em vigor o decreto que regulamentou a Lei de Acesso à Informação (LAI), o serviço permite a qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhar pedidos de acesso à informação de caráter institucional, acompanhar o prazo e receber a resposta de solicitações. Também é possível entrar com recursos e apresentar reclamações.

Nesses cinco anos, mais de 9 mil solicitações de informação foram registradas. Só em 2017, já foram recebidos 675 pedidos, com prazo médio de resposta de 7,1 dias, marca que demonstra a eficiência do e-SIC dos Correios. Nos demais órgãos e entidades da administração pública, a média do tempo de atendimento registrada no primeiro trimestre deste ano foi de 11,9 dias.

A LAI estabelece que as respostas devem ser imediatas, quando as informações estão disponíveis. Não sendo possível, é estabelecido um prazo de 20 dias, que pode ser prorrogado por mais 10 dias, mediante justificativa.

Cultura da transparência – Para o gerente de Serviços de Informação ao Cidadão dos Correios, Paulo Belém, ao abrir um canal de diálogo com a sociedade, o serviço ajuda a internalizar a cultura da transparência na empresa e contribui para a adoção das melhores práticas de gestão. “Os cidadãos, ao demandarem informações institucionais, participam, efetivamente, da gestão das organizações, inspirando sua transformação e atuando na direção da evolução dos princípios democráticos”, ressalta o gestor.


Esta entrada foi publicada em Institucional e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

2 respostas a Serviço de Informação ao Cidadão dos Correios completa cinco anos

  1. Consumidor Insatisfeito disse:

    A matéria publicada promete muito na teoria……

    mas na pratica infelizmente vemos que na mídia e nos sites de reclamações como “reclamão”, “reclame já” etc. os correios continuam ocupando lugar de destaque no pódio dos campeões de reclamações.

    ….e porque os correios não respondem nenhuma reclamação ?

    Cadê a transparência e a consideração aos clientes da ETC ?

    • Correios disse:

      Consumidor Insatisfeito,
      Os Correios têm o compromisso de atender solicitações/reclamações/dúvidas em seus canais oficiais, como acontece neste Blog, nas redes sociais da empresa, na Ouvidoria e no Fale com os Correios, por exemplo. A matéria oferece os números reais do nosso atendimento via SIC, que possui resultados bastante positivos e atua com celeridade, conforme comparativo com demais órgão públicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *