Correios inaugura Centro de Cinesioterapia Laboral no RJ

Os Correios inauguraram, na última segunda-feira (15), o Centro de Cinesioterapia Laboral do Rio de Janeiro, no Centro de Tratamento de Encomendas Benfica. O objetivo do centro é fortalecer o sistema muscular e melhorar o condicionamento físico dos empregados, por meio de técnicas terapêuticas aplicadas por profissionais especializados: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e educadores físicos.

O Centro de Cinesioterapia Laboral do Rio de Janeiro é o quarto do país – o primeiro foi inaugurado em Salvador (BA), o segundo no Complexo Vila Maria (SP) e o terceiro em Campinas (SP). O bairro de Benfica foi escolhido para receber o projeto por ser o “coração da logística” dos Correios no Estado, concentrando o tratamento do maior número de cargas. Além disso, o CTE/Benfica tem o maior número de empregados reabilitados no Rio de Janeiro e a maior taxa de absenteísmo por problemas de saúde ligados ao sistema osteomuscular.

A operadora de triagem e transbordo (OTT), Marcela da Costa Lima, já esteve afastada por dores na coluna e está otimista com o início do tratamento. “Nosso trabalho exige esforço constante. Pretendo corrigir minha postura ao pegar as encomendas e, assim, melhorar minha saúde e prevenir futuras lesões”, destacou.

A cinesioterapia é uma técnica de tratamento que se baseia nos conhecimentos de anatomia, fisiologia e biomecânica, com utilização de recursos e técnicas variadas. Além de proporcionar condicionamento físico, melhora a força, a massa muscular e óssea, a mobilidade e a flexibilidade. Também reduz doenças ocupacionais, promove reeducação postural, ajuda no controle do estresse e na manutenção da autoestima.


Esta entrada foi publicada em Institucional e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

6 respostas a Correios inaugura Centro de Cinesioterapia Laboral no RJ

  1. Karla Oliveira disse:

    Quando o Projeto de Cinesioterapia Laboral chegara em Recife/PE?

  2. Claudomiro S. Carvalho disse:

    Beneficia algumas Unidades enquanto outras se quer tem mobiliário adequado e ou de qualidade. Se pretende incentivar atividade física então que conceda um ” vale academia ” a todos os funcionários que tenham interesse na pratica de esportes.

    • Correios disse:

      Claudomiro,

      Testada inicialmente na Regional do Rio Grande do Sul, a Cinesioterapia Laboral (CL) é, comprovadamente, um dos melhores programas de prevenção e também de tratamento de lesões dos sistemas conjuntivo e osteomuscular, nos quais ocorre a maior quantidade de adoecimentos, gerando, consequentemente, um grande número de afastamentos na Empresa. Mas a CL não é a única ação da Empresa visando à proteção dos empregados. A ela somam-se: o Rodízio Operacional; o desenvolvimento e a instalação, em mais de 5050 agências e em todos os centros de tratamento, de mobiliário ergonômico; o desenvolvimento de calçados ergonômicos e uniformes funcionais para Carteiros e OTTs, dentre outras medidas, que visam melhorar constantemente as condições de trabalho dos maiores grupos de empregados dos Correios, ou seja, Atendentes Comerciais, OTTs e Carteiros.

      Ainda sobre a Cinesioterapia, a Empresa obteve resultados excelentes no teste piloto realizado na DR/RS. Em três anos de aplicação da técnica, o número total de dias de afastamento teve uma redução de 77%. Se forem considerados somente os afastamentos causados por problemas ortopédicos, a redução foi ainda maior: 86%.

  3. Armando Brito Oliveira disse:

    Bom dia. Excelente iniciativa , quer ver um funcionário produzir é o incentivando se possível diariamente. Esperamos essa prática na RPN GALEÃO RJ…Abraço..!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *